domingo, 29 de julho de 2012

ÓRGÃOS PÚBLICOS JUNTOS EM COMBATE AO CRIME AMBIENTAL



A Polícia Rodoviária Federal finalizou ontem (27), a 28ª etapa da FPI-Fiscalização Preventiva Integrada. Esta operação integrou as ações do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA),  PRF, IBAMA, INEMA, CREA-BA e ADAB com objetivo de coibir os crimes de natureza fiscal e ambiental na região da Bacia do Rio São Francisco. O encerramento da operação ocorreu em Audiência Pública, tarde passada no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, em Juazeiro.


Desde o dia 17/07, início da operação, foram apreendidos 240 animais silvestres, 116 m³ de madeira nativa e quatro veículos com ocorrência de furto/roubo, adulterados ou clonados, que foram recuperados. Também foi desenvolvido um trabalho educativo e preventivo com a distribuição de folders a respeito da prática ilegal de manter animais silvestres em cativeiro, bem como das consequências disto para o meio ambiente.  Há cinco anos, a PRF atua na FPI em parceria com MP/BA e os demais órgãos desta operação visando à preservação da fauna e flora brasileira.

 Somente na quinta-feira (26), os agentes da PRFs e do IBAMA apreenderam 165 animais silvestres no município de Uauá, entre os quais 2 asas-brancas, ave típica da caatinga, mas que está ficando cada vez mais rara de ser encontrada por conta da caça predatória e um curió, extremamente raro na região e bastante procurado por criadores pela beleza do seu canto. Os agentes ainda percorreram diversos locais da região, fiscalizando possíveis ilícitos ambientais e apreenderam mais 39cardeais, 01 papa-arroz, 16 azulões, 03 tico-ticos, 02 juritis, 02 bicos-de-veludo, 18 periquitos-da-caatinga, 02 estévãos, 02 cancões, 03 sabiás-laranjeiras, 02 sofrês, 01 garibaldi,  01 saíra, 08 manés-magos, 02 pêgas, 01 pássaro-preto, 08 canários-da-terra, 18 papa-capins, 2 bigodes, 02 bigodes, 13 coleiros, 03 caboclinhos, 02 papagaios-verdadeiros, 02 periquitões, 01 pomba caldo-de-feijão, 07 tipius, e 02 jabutis.

Os responsáveis foram autuados pelo IBAMA e os animais, alguns deles machucados e bastante debilitados, foram encaminhados para o CEMAFAUNA-CAATINGA - Centro de Manejo e Conservação de Fauna da Caatinga, em Petrolina/PE, onde ficarão sob os cuidados de uma equipe de veterinários e biólogos, e permanecerão até obterem condições de serem reintroduzidos no seu habitat natural. O combate ao crime ambiental já é uma prática diuturna da PRF. Somente este ano 23 pessoas foram presas pela prática desta modalidade criminosa nas estradas federais da Bahia, sendo apreendido com eles 324 animais silvestres, 625 m³de carvão vegetal, 283 m³de madeira nativa e 3,3 toneladas de pescado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário