domingo, 29 de junho de 2014

Técnica de Valderrama e gols de Falcao no caminho no Brasil: James Rodríguez, o craque precoce da Colômbia

A seleção colombiana já não conta com a cabeleira de Valderrama há mais de 15 anos e meses antes desta Copa do Mundo perdeu a a chance de contar com o lesionado Falcao Garcia nos...


A seleção colombiana já não conta com a cabeleira de Valderrama há mais de 15 anos e meses antes desta Copa do Mundo perdeu a a chance de contar com o lesionado Falcao Garcia nos gramados do Brasil. Mas a técnica do antigo camisa dez e os gols do atual principal atacante do país parecem ter se encontrado nos pés do camisa dez da Colômbia neste Mundial. Pés que estarão no caminho do Brasil nas quartas de final.

O meia James Rodríguez é o artilheiro da Copa, com cinco gols marcados em quatro jogos, e tem sido decisivo. Balançou as redes em todos os jogos da Colômbia no torneio, as últimas duas vezes na vitória sobre o Uruguai por 2 a 0, neste sábado no Maracanã, pelas oitavas. Os gols marcados fazem os torcedores colombianos não sentiram falta de Falcao, e a qualidade na organização de jogadas faz a imprensa local compará-lo à lenda Valderrama.

Aos 22 anos, o craque do momento na Colômbia aparenta ter a tranquilidade de um veterano dentro de campo. E não é por acaso. O início de James Rodríguez no futebol foi bastante precoce. Aos 14 anos, ele fez o seu primeiro jogo como profissional pelo Envigado, clube onde atuou depois de começar a carreira na base do Tolima.

Filho de um ex-jogador colombiano, Wilson James Rodríguez Bedoya, o camisa dez deixou o seu país em 2008, aos 16 anos para atuar pelo Banfield, da Argentina. Depois disso, se transferiu em 2010 para o Porto, onde conquistou uma Liga Europa, três Campeonato Portugueses e duas Taças de Portugal. O sucesso na Europa fez o meia ser valorizado e, em 2013, foi contratado pelo Monaco por 45 milhões de euros.

O excelente de desempenho de James Rodríguez na Copa do Mundo no Brasil já fez o jogador receber elogios de diversos treinadores adversários. Mas a sorte mesmo é do técnico argentino José Pekerman, que comanda a seleção da Colômbia, e pode contar com a categoria do camisa dez a seu favor.

"O James foi fundamental, dentro de um time que está em todos os sentidos com um bom rendimento. Deu muito de si, sempre aparece, enfrentou com personalidade, é um jogador tão jovem do qual se espera sempre que jogue bem. Ele faz isso e cresceu muito com toda essa responsabilidade. Estamos vendo um James impressionante nesse torneio", afirmou Pekerman, após a vitória sobre o Uruguai.

A inédita classificação para as quartas de final já colocou James Rodríguez na história da Colômbia. Na próxima sexta-feira, às 17h, em Fortaleza, ele terá a chance de escrever o seu nome na história de outro país. Capítulo que os brasileiros esperam que não seja escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário