quinta-feira, 28 de maio de 2015

Após assassinato da estudante, Univasf discute violência de gênero

Campus Sede da Univasf em Petrolina (Foto: Leciane Lima / TV Grande Rio)

Após o assassinato da estudante de residência de enfermagem, Rosilene Ramos do Rio, ocorrido no último dia 30 de abril na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que chamou a atenção da comunidade acadêmica e público em geral, a instituição realiza neste sábado (30) um seminário que vai discutir ideias para prevenção e combate à violência de gênero. O evento é aberto ao público e acontece no auditório do Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina, Sertão pernambucano, a partir das 8h.
O '1º Seminário de Combate à Violência de Gênero na Univasf' tem no ocorrido com a estudante um dos motivadores para a ação. “A Univasf já aborda esta temática em seu núcleo de estudos, mas claro que o feminicídio fez com que a universidade pensasse o assunto no formato de urgência”, explicou uma das organizadoras do evento, Paula Galrão.
O seminário acontece até às 13h e deverão ser debatidas propostas para o combate deste tipo de violência. “A ideia é ouvir da população sugestões para este tipo de crime”, disse. Participam do debate, a diretora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Bianca Rocha, a coordenadora do centro Integrado de Atendimento à Mulher do município de Juazeiro (CIAM), Marli Carvalho, a coordenadora regional do Sertão do São Francisco da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Normeide Farias, a representante da Câmara de Assistência Estudantil e da Marcha das Mulheres, Tatiane Carvalho e Paula Galrão enquanto coordenadora do Núcleo de Estudos Étnicos Afro-Brasileiros Abdias do Nascimento e Ruth de Souza (NEAFRAR).
Ao final do evento será inaugurada uma um monumento referente à temática, que ficará exposto entre o Restaurante Universitário e a biblioteca, próximo ao local onde a estudante foi assassinada pelo ex-companheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário