segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Av. Guararapes terá faixa para ônibus que servirá também de ciclofaixa

Ciclofaixa na Avenida Guararapes em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)Ciclofaixa na Avenida Guararapes em Petrolina (Foto: Juliane Peixinho / G1)
A partir da próxima semana começa a funcionar uma faixa exclusiva de ônibus que será convertida em ciclofaixa na Avenida Guararapes, no Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A medida é para controlar o trânsito da via, que é uma das mais movimentadas da cidade. Portanto, de segunda a sábado, das 20h às 6h e nos domingos e feriados, a faixa será exclusivamente para os ciclistas. Já das 6h às 20h, a faixa será para o uso de ônibus, vans, táxi e mototáxi com passageiros.


De acordo com a engenheira de trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paula Lopes, para fiscalizar o uso da faixa serão instaladas três câmeras de monitoramento. “Não terá monitoramento com agentes de trânsito no local, vai ser apenas eletrônico. A central vai ser na EPTTC e um agente de trânsito ficará verificando cada infração e as multas serão enviadas a domicílio”, explica.



O vendedor Luiz da Costa que trabalha usando a bicicleta diariamente aprovou a instalação da sinalização na Avenida Guararapes. “Eu acho ótimo, a questão é a educação dos motoristas e ciclistas. A faixa vai ajudar bastante, porque eu já quase fui atingido por um ônibus, por isso eu só ando na contramão dos carros. Assim vai ficar mais seguro”, argumenta.

Faixa será usada para ônibus e como ciclofaixa em horários determinados (Foto: Juliane Peixinho / G1)Faixa será usada para ônibus e como ciclofaixa
em horários determinados
A estudante Islane Lucena que percorre a via todos os dias de carro, disse que a faixa vai ser favorável para todos os que utilizam a via, independente do veículo. “Eu achei ótimo, porque aqui não tem lugar para os ciclistas trafegarem e a faixa vai impedir que eles fiquem no meio da rua e evita os acidentes”, declara. Já o corretor de imóveis, Marcello Fatel, é contrário a mudança. “A a ciclofaixa devia ter obstáculos para os ciclistas trafegarem sem perigo e eu acredito que eles estão mais expostos, possa ser que na hora de uma ultrapassagem aconteçam acidentes”, relata.


Para evitar acidentes e ajudar a população absorver as mudanças no trânsito serão instaladas placas na Avenida Guararapes que vão indicar o local das faixas. “Vamos colocar 11 placas distribuídas na extensão de 1,5 km. São 3,30 m de distância do meio-fio para área de ônibus e 3, 20 m do meio-fio para área de ciclistas, que podem ser usadas em sentido duplo. A previsão é que a faixa de ônibus e ciclofaixa passe a vigorar na terça-feira (8)”, ressalta a engenheira da EPTTC, Paula Lopes.

Fonte: G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário