terça-feira, 26 de abril de 2016

Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil

1)
O ensino de questões que envolvem o Eixo Natureza e a Sociedade são fundamentais para a formação dos alunos na Educação Infantil. Para esta fase de escolaridade, o ensino de natureza e sociedade propõe:

Alternativas:
  • a)
    Que os alunos conheçam a vida de alguns cientistas brasileiros famosos.
  • b)
    Que os alunos dominem aos poucos o vocabulário científico.
  • c)
    Favorecer a compreensão de diferentes áreas que envolvem as Ciências Naturais e Sociais.
  • d)
    Experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.
2)
Como integrantes de grupos socioculturais, as crianças vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana.
De acordo com o mundo em que vivem, as crianças mostram-se:

Obs: Clica para seguir as respostas nas "mais informações".
clique aqui>>>

Alternativas:
  • a)
    Indiferentes porque nesta fase de escolaridade as crianças são muito pequenas para compreender os fenômenos naturais.
  • b)
    Curiosas, mas com poucas habilidades para investigarem o ambiente, que deverão ser desenvolvidas somente nos anos finais.
  • c)
    Curiosas e investigativas. Dessa forma a escola deve aproveitar a curiosidade dos alunos para as questões de ensino e aprendizagem.
  • d)
    Indiferentes, por isso, a escola deve motivá-las oferecendo oportunidades para compreensão dos fenômenos naturais.
3)
O Eixo Natureza e Sociedade apresentado no Referencial Curricular para a Educação Infantil apresenta diferentes propostas que visam a compreensão dos fenômenos naturais e sociais pelos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva de trabalho com esse eixo:

Alternativas:
  • a)
    Discutir a importância da construção de valores, habilidades, voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
  • b)
    Aprender vocabulário, conhecer números e realizar as primeiras operações matemáticas.
  • c)
    Estudar a linguagem em suas diversas manifestações, como escrita e falada.
  • d)
    Desenvolver habilidades para desenhos, pinturas e demais representações artísticas.
4)
As diferentes formas de compreender, explicar e representar elementos do mundo coexistem e fazem parte do repertório sociocultural da humanidade. Neste sentido pode-se afirmar corretamente quanto aos mitos e lendas:

Alternativas:
  • a)
    Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
  • b)
    Os mitos e lendas nunca podem ser usados para explicar fenômenos da natureza.
  • c)
    Na Educação Infantil e Anos Iniciais o professor deve usar sempre os mitos para explicar fenômenos naturais.
  • d)
    Os mitos devem ser usados na educação formal para explicar os fenômenos sociais.
5)
Sabemos que o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Neste sentido é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    No trabalho com o eixo Natureza e Sociedade devem ser considerados aspectos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais.
  • b)
    Para abordar questões sobre o Eixo Natureza e Sociedade devem ser priorizados os temas referentes à Educação Ambiental.
  • c)
    Os assuntos prioritariamente abordados devem contemplar a Educação Sexual.
  • d)
    Os assuntos priorizados neste eixo devem ser aqueles relativos aos aspectos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário