quinta-feira, 26 de maio de 2016

AV 02- Especialização em Educação Inclusiva- Deficiência Auditiva

Conferir antes do envio

Questão 1

Nota: Não gerada


Sabemos que a aprendizagem de leitura e escrita por crianças surdas ocorre de modo diferente em crianças ouvintes. Em relação a esse processo, devemos considerar que:


Alternativas

  • 1 - A língua portuguesa deve ser a língua materna da criança surda e a Libras deve ser introduzida somente em idade escolar.
  • 2 - A aprendizagem da língua portuguesa deve dar-se como a de uma segunda língua, considerando que a Libras deve ser a primeira língua da criança surda.
  • 3 - A língua portuguesa deve ser ensinada para a criança surda apenas na modalidade oral e a escrita em língua de sinais.
  • 4 - Na aprendizagem da escrita da língua portuguesa por crianças surdas não há interferência da Libras.
  • 5 - Para que haja igualdade de oportunidades os surdos devem ter acesso à língua portuguesa pelas mesmas vias de estratégias metodológicas e lingüísticas que os ouvintes.

Sua resposta

2 - A aprendizagem da língua portuguesa deve dar-se como a de uma segunda língua, considerando que a Libras deve ser a primeira língua da criança surda.

Questão 2

Nota: Não gerada


Quanto a seguinte classificação: Configuração de mãos, Ponto de articulação e Movimento, são correspondentes às /aos:


Alternativas

  • 1 - Parâmetros essenciais da Libras.
  • 2 - Aspectos sintáticos da Libras.
  • 3 - Parâmetros morfológicos da Libras.
  • 4 - Configurações secundárias da Libras.
  • 5 - Aspectos fonológicos da Libras.

Sua resposta

5 - Aspectos fonológicos da Libras.

Questão 3

Nota: Não gerada


Com base no Código de Ética do intérprete de Libras (FENEIS), diante de uma situação em que o intérprete precisa realizar a interpretação de um assunto polêmico como o aborto, por exemplo, a atitude mais adequada seria:

Alternativas

  • 1 - Esclarecer o assunto aos surdos de modo a evitar que sejam influenciados negativamente pelo palestrante.
  • 2 - Evitar esse tipo de interpretação para não confundir os surdos.
  • 3 - Manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias.
  • 4 - Interpretar somente algumas informações, que estejam de acordo com sua crença pessoal.
  • 5 - Ao invés de fazer a tradução do assunto, conversar com os surdos sobre o tema, independente da palestra, buscando suavizar o assunto.

Sua resposta

3 - Manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias.

Questão 4

Nota: Não gerada


A disponibilização de legendas (closed caption) em vários programas da televisão brasileira, nos últimos anos, tornou-se comum. Um dos fatores que contribuíram para isso foi:


Alternativas

  • 1 - À grande utilização de aparelhos de televisão em locais públicos, onde não se consegue ter pleno acesso ao som.
  • 2 - À necessidade de divulgação do serviço de legenda, visando o lucro para as empresas concessionárias.
  • 3 - O aumento da população de surdos no Brasil.
  • 4 - A aprovação das leis nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 (de acessibilidade na comunicação) e nº 10.436 de 24 de abril de 2002 ( de reconhecimento da Libras).
  • 5 - À necessidade de letramento das pessoas surdas.

Sua resposta

4 - A aprovação das leis nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 (de acessibilidade na comunicação) e nº 10.436 de 24 de abril de 2002 ( de reconhecimento da Libras).

Questão 5

Nota: Não gerada


Uma das principais característica que diferencia a língua de sinais da língua oral é a modalidade de língua. A modalidade da Libras corresponde à:


Alternativas

  • 1 - Oral-gestual, visto que os sinais são articulados simultaneamente à fala.
  • 2 - Espaço-visual, visto que a realização dessa língua se dá por meio da visão e do espaço.
  • 3 - Gestual-motora, visto que o movimento tem papel relevante na realização dos sinais.
  • 4 - Orofacial, visto que a expressão facial
  • 5 - Espaço-temporal, pois a noção de tempo em Libras é representada no espaço de realização.

Sua resposta

2 - Espaço-visual, visto que a realização dessa língua se dá por meio da visão e do espaço.

Um comentário: