sábado, 28 de maio de 2016

Vacinação contra a gripe é prorrogada em Petrolina, PE

Campanha segue até dia 20 de maio (Foto: Reprodução / TV TEM)
Campanha segue até dia 3 de junho em Petrolina (Foto: Reprodução / TV TEM)
A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 3 de junho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram vacinadas 42.832 pessoas, o que corresponde a 75,81% do grupo priortário.  A meta é imunizar 80% do publico-alvo da campanha.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Petrolina, Jeane Moares, destaca que mesmo com a grande procura pela vacina, o município ainda não conseguiu atingir os números preconizados pelo Ministério da Saúde e, por isso, o prazo final para a campanha teve que ser prorrogado.

“Já atingimos a meta de alguns grupos, como crianças, profissionais de saúde e pessoas do sistema prisional. Mas, ainda não alcançamos em relação as gestantes e aos idosos. E como ainda estamos recebendo doses da vacina, conseguimos ampliar o prazo”, ressaltou Jeane.

Ainda segundo a cooredanora, muitos idosos ficam com receio de tomar a vacina porque acreditam que podem adoecer e por isso não procuram os postos de saúde. “A substância possui três tipos de vírus inativos, é trivalete, é segura e não tem porque ter receio. Ela não tem efeitos adversos. A única contra indicação é para pessoas que têm alergia a ovo”, explica.

Para atender a população, as doses foram distribuídas para 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Todos os postos de vacinação já receberam a cota da vacina e a partir da segunda-feira (23), faremos uma nova redistribuição, abastecendo as unidades. Então, é importante que essas pessoas tomem a vacina, porque fazem parte do grupo de risco.  Se tiverem contato com o vírus, podem adoecer e desenvolver um quadro grave, podendo chegar até a morte”, enfatiza Jeane.

As unidades de saúde da Zona Urbana ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e na Zona Rural das 7h às 14h. 

Grupo prioritário
A vacina é destinada a idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade, como pessoas do sistema carcerário. 

Vacina
A vacina é trivalente e protege contra três vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. Todos os anos a vacina da gripe é atualizada para adequá-la aos vírus que circulam na atual estação. A composição é definida pela Organização Munidal da Saúde.

Secretaria Estadual de Saúde
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, até a quinta-feira (19) foram imunizadas em todo o Estado 1.617.88 pessoas, o que equivale a 77,1%. O objetivo é atingir 80%.

Ainda segundo a secretaria, todas as doses recebidas pelo Ministério da Saúde (MS) já foram enviadas para os municípios pernambucanos. Ao todo, 2,2 milhões de vacinas foram distribuídas. A secretaria ressalta que o número é suficiente para imunizar todo o grupo prioritário, formado por 2.095.962 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário