quinta-feira, 22 de setembro de 2016

AV2 - LICENCIATURAS - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Questão 1

Nota: Não gerada
Esta corrente teórica da Psicologia tem como um de seus fundamentos a existência do Inconsciente enquanto região mental que contém diversos conteúdos aos quais não temos acesso, mas que influenciam nossos comportamentos. Busca compreender o funcionamento psíquico e os processos inconscientes que influenciam a conduta normal ou patológica do indivíduo. Assinale a alternativa que representa esta teoria

Alternativas

  • 1 -
    Behaviorismo.
  • 2 -
    Psicologia humanista.
  • 3 -
    Psicologia cognitiva.
  • 4 -
    Psicanálise.
  • 5 -
    Construtivismo.

Sua resposta

4 -
Psicanálise.

Questão 2

Nota: Não gerada
Segundo Piaget, a criança nasce com um conjunto de mecanismos sensório-motores, os quais comportam funções e estruturas. As funções consistem nos modos biologicamente herdados de interação do indivíduo com o ambiente, e, entre elas, duas são básicas: a função de organização e a função de adaptação. Ao longo do desenvolvimento, enquanto as funções permanecem inalteradas, as estruturas se inserem num movimento ininterrupto de mudanças. Esse movimento de passagem é designado como processo

Alternativas

  • 1 -
    de acomodação.
  • 2 -
    de maturação.
  • 3 -
    de equilibração.
  • 4 -
    da centralização.
  • 5 -
    reflexo.

Sua resposta

3 -
de equilibração.

Questão 3

Nota: Não gerada
A teoria histórico-cultural de Vigotski é baseada no pressuposto de que a qualidade do trabalho pedagógico está relacionada com as interações sociais que são a base para que o indivíduo consiga compreender as representações mentais de seu grupo social e tenha um aprendizado.Do ponto de vista de Vigotski, que papel desempenha o educador, aqui compreendido como: pais, professores, parceiros mais experientes, no processo de desenvolvimento?

Alternativas

  • 1 -
    Explorador.
  • 2 -
    Detentor do conhecimento.
  • 3 -
    Mediador.
  • 4 -
    Transmissor de conteúdo.
  • 5 -
    Amigo.

Sua resposta

3 -
Mediador.

Questão 4

Nota: Não gerada
Segundo Skinner, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre ação e seu efeito. O comportamento que tem como consequência um estímulo que afeta sua frequência é chamado

Alternativas

  • 1 -
    reflexo.
  • 2 -
    reforçado. 
  • 3 -
    secundário. 
  • 4 -
    operante. 
  • 5 -
    condicionado negativamente.

Sua resposta

4 -
operante. 

Questão 5

Nota: Não gerada
Para Freud, na sua teoria do desenvolvimento psicossexual, a gratificação passa por uma série ordenada de fases: oral, anal, fálica, latência e genital, definidas em termos de partes do corpo que as pessoas usam para satisfazer seus impulsos. Analise as sentenças abaixo sobre as fases do desenvolvimento psicossexual e assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    Na fase fálica, a atenção da criança dirige-se da zona oral para a zona anal, acompanhando a maturidade fisiológica para controlar os esfíncteres (2-3 anos de idade).
  • 2 -
    Na fase de latência, a libido concentra-se nos órgãos genitais, sendo uma organização da sexualidade muito próxima àquela do adulto.
  • 3 -
    Na fase oral, a necessidade de satisfação oral pode vir independente da necessidade de alimento, mesmo sem fome, a criança chupa o dedo, leva objetos à boca, porque busca o alívio das tensões internas.
  • 4 -
    A fase anal tem sua origem na dissolução do Complexo de Édipo, onde a figura do pai não tem relevância para o filho.
  • 5 -
    A fase genital é o estágio inicial do desenvolvimento libidinal instintual e a satisfação erógena encontra-se na região oral.

Sua resposta

3 -
Na fase oral, a necessidade de satisfação oral pode vir independente da necessidade de alimento, mesmo sem fome, a criança chupa o dedo, leva objetos à boca, porque busca o alívio das tensões internas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário