segunda-feira, 17 de outubro de 2016

AV1 - LICENCIATURAS - SEMINÁRIO DA PRÁTICA II

Questão 1

Nota: Não gerada
Na atualidade podemos constatar que a prática do bullying nas escolas é muitas vezes confundida com brincadeiras ou com o que os alunos gostam de chamar de "zoações". Mas por trás desta atitude esconde-se algo muito danoso a qualquer ser humano, já que o bullying deve ser entendido:

Alternativas

  • 1 -
    Como uma prática comum entre crianças e adolescentes em função da pouca idade e da consequente falta de maturidade.
  • 2 -
    Como algo que deve ser constantemente evitado, mas é importante as crianças enfrentarem como propósito de amadurecimento.
  • 3 -
    Como um comportamento dirigido ao outro com a intenção deliberada de intimidar e consequentemente causar profundo sofrimento.
  • 4 -
    Como uma prática comum para a idade dos estudantes, portanto o professor não deve interferir quando se deparar com situações ligadas ao bullying.
  • 5 -
    Como algo que deve ser punido de modo severo, se possível com a expulsão dos praticantes e o impedimento de futuras matrículas em outros ambientes escolares.

Sua resposta

3 -
Como um comportamento dirigido ao outro com a intenção deliberada de intimidar e consequentemente causar profundo sofrimento.

Questão 2

Nota: Não gerada
Na ânsia por solucionar problemas ligados ao desrespeito e a prática do bullying, muitos questionamentos e dúvidas se fazem presente na prática cotidiana dos profissionais envolvidos com a educação na contemporaneidade. Assim, é primordial aos profissionais envolvidos com a educação se atentar a seguinte premissa:

Alternativas

  • 1 -
    É preciso saber gerenciar o comportamento dos alunos ao invés de tentar controlar a disciplina.
  • 2 -
    Para se combater a prática do bullying, uma educação pautada no autoritarismo é primordial.
  • 3 -
    Apenas punições severas aos praticantes do bullying pode eliminar definitivamente este comportamento.
  • 4 -
    A melhor solução seria deixar os alunos resolverem sozinhos qualquer situação de adversidade que se faça presente.
  • 5 -
    As práticas do bullying só serão combatidas quando políticas estatais forem desenvolvidas para esta finalidade.

Sua resposta

1 -
É preciso saber gerenciar o comportamento dos alunos ao invés de tentar controlar a disciplina.

Questão 3

Nota: Não gerada
Nas práticas cotidianas que envolvem o bullying algumas variáveis presentes no ambiente escolar acabam, ao invés de auxiliar a minar definitivamente ou quem sabe eliminar por completo tal prática, contribuindo para a disseminação de atitudes ligadas ao desrespeito entre os estudantes. Nas alternativas a seguir, assinale as variáveis que devem ser evitadas por professores:

Alternativas

  • 1 -
    O constante diálogo entre aluno e professor, o respeito mútuo e a competição sem regras.
  • 2 -
    Aulas interdisciplinares, atividades em grupo e o respeito para com a pluralidade de ideias.
  • 3 -
    Regras que punem em excesso, trabalhos em dupla ou grupo e a ideia de que o fim justifica os meios.
  • 4 -
    A competição desmedida, regras punitivas e não reflexivas e a conquista de algo a qualquer custo.
  • 5 -
    A aproximação com os alunos, a compreensão do contexto social do educando e o constante diálogo.

Sua resposta

4 -
A competição desmedida, regras punitivas e não reflexivas e a conquista de algo a qualquer custo.

Questão 4

Nota: Não gerada
Algumas atitudes colocadas em práticas pelos profissionais da educação impactam positivamente no sentido de minar as prática que envolvem o bullying entre os estudantes. Dentre estas atitudes podemos destacar a compaixão, que basicamente consiste em refletir na seguinte premissa:

Alternativas

  • 1 -
    Envolve pensar que a educação na atualidade só funciona dentro de prerrogativas que atendem aos pressupostos ligados ao assistencialismo estatal.
  • 2 -
    Pressupor que se as pessoas tem a possibilidade de serem instrumentalizadas para tomar boas decisões poderiam optar pelo respeito ao próximo.
  • 3 -
    Leva o indivíduo a conjecturar ideias vinculadas ao ato de ter dó, pena pelo próximo, sentimento essencial para a erradicação total e plena do bullyin nas escolas. 
  • 4 -
    Implica na tentativa de se colocar em prática ideias voltadas a uma atitude mais próxima do autoritarismo, já que exercer a autoridade só com o diálogo não resolve.
  • 5 -
    Tentar compreender o contexto do qual o aluno faz parte para, assim, envolvê-lo em prática escolares homogêneas, sendo assim mais fácil controlar a indisciplina dos alunos.

Sua resposta

2 -
Pressupor que se as pessoas tem a possibilidade de serem instrumentalizadas para tomar boas decisões poderiam optar pelo respeito ao próximo.

Questão 5

Nota: Não gerada
Em uma sociedade como a nossa, repleta de conflitos e interesses subjetivos, o despertar para a reflexão ética e moral de nossas atitudes no cotidiano é um caminho interessante de se trabalhar com os alunos. Sendo assim, qual alternativa a seguir apresenta a importância de se estudar questões ligadas a valores éticos e morais para formação social de nossos alunos?

Alternativas

  • 1 -
    Para fazer com que nossos alunos entendam a importância de decorar as regras e leis instituídas na sociedade para posteriormente coloca-las em prática sem questionar.
  • 2 -
    Esta no fato de buscar alternativas que visem romper com práticas heterogêneas e, portanto, de respeito para com a diversidade presente no ambiente escolar.
  • 3 -
    A Importância se deve ao fato do despertar para a percepção de que a todo instante podemos refletir sobre os efeitos das nossas atitudes no dia a dia.
  • 4 -
    É interessante este trabalho já que pode muito bem ser utilizado no dia a dia das relações escolares. Uma pena que, na sociedade em si, reflexões deste tipo não funcionam.
  • 5 -
    Ética e moral são temas que podem ser trabalhados apenas com alunos do Ensino Médio, devido a maturidade adquirida por estes estudantes ao longo de anos de estudo.

Sua resposta

3 -
A Importância se deve ao fato do despertar para a percepção de que a todo instante podemos refletir sobre os efeitos das nossas atitudes no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário