segunda-feira, 17 de outubro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Paulo Freire apresenta a reflexão de que a escola não é a única produtora de conhecimentos. Com esta afirmação ele não desvaloriza a escola, mas apenas a desmistifica.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Paulo Freire propôs uma educação a partir de uma prática aristocrática, fundamentada no convívio político partidário, com vistas à participação do cidadão nas eleições governamentais.
  • 2 -
    Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.
  • 3 -
    Paulo Freire entende a Educação Bancária como uma prática que inibe o poder criador dos alunos, porém de caráter autenticamente reflexivo. Essa tendência pedagógica favorece o constante ato de desvelar a realidade.
  • 4 -
    A educação se torna "domesticadora" na medida em que incentiva a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.
  • 5 -
    Para Paulo Freire a Educação Bancária refere-se à educação na formação profissional do aluno para atuar na realidade em que estão inseridos.

Sua resposta

2 -
Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.

Questão 2

Nota: Não gerada
Atualmente a Educação de Jovens e Adultos se pauta no discurso em que se afirma a necessidade de restaurar um direito negado ao cidadão. Leia as proposições abaixo, relacionadas ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, e assinale a alternativa correta:
I – Tem o direito de ter acesso e frequentar o espaço escolar.
II – Tem direito a um modelo de educação que atenda às suas reais e específicas necessidades de aprendizagem.
III – Tem direito a uma educação que ignore seus conhecimentos prévios de forma permanente.
IV – Tem direito a uma educação que favoreça sua inserção no mundo do trabalho, na vida social e cultural.

Alternativas

  • 1 -
    Estão corretas as alternativas I, II, e III, apenas.
  • 2 -
    Estão corretas as alternativas II e III, apenas.
  • 3 -
    Estão corretas as alternativas I e III, apenas.
  • 4 -
    Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.
  • 5 -
    Estão corretas as alternativas III e IV, apenas.

Sua resposta

4 -
Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.

Questão 3

Nota: Não gerada
Ao tratar a educação da escola tradicional, numa concepção autoritária, Paulo Freire apresenta reflexões acerca da postura do professor, permeada de autoritarismo. Nesse direcionamento, baseando-se nessa perspectiva de ensino, as pessoas são consideradas objetos e não sujeitos no processo de construção do conhecimento.
Preencha a lacuna e em seguida assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Paulo Freire reitera que é condição importante para o diálogo que aqueles que dialogam estejam numa relação de _________________ e nunca verticalidade, sem que se perca a riqueza das diferenças entre educador e educando.

Alternativas

  • 1 -
    hierarquia
  • 2 -
    dominação
  • 3 -
    horizontalidade
  • 4 -
    poder
  • 5 -
    superioridade

Sua resposta

3 -
horizontalidade

Questão 4

Nota: Não gerada
Paulo Freire defendeu o conhecimento popular e reconheceu sua importância como elemento educativo.
Sobre o conhecimento, assinale a alternativa correta de acordo com o posicionamento de Paulo Freire:

Alternativas

  • 1 -
    Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.
  • 2 -
    Paulo Freire propôs que o conhecimento científico e artístico não tinha validade para o processo de construção do conhecimento dos alunos.
  • 3 -
    Paulo Freire defendeu que apenas o conhecimento popular deveria ser considerado na Educação de Jovens e Adultos.
  • 4 -
    Paulo Freire defendeu os conteúdos programáticos desenvolvidos no Sistema Educacional Brasileiro.
  • 5 -
    Paulo Freire propôs que o professor é quem determina os conteúdos a serem estudados, para eficácia do processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento, sem compreender a realidade dos alunos.

Sua resposta

1 -
Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.

Questão 5

Nota: Não gerada
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de uma prática correspondente às suas necessidades. Desta forma, cabe ao professor conhecer sua realidade, as experiências de vida, enfim compreender as histórias de vida do aluno e de seu (re) ingresso no espaço escolar.
Sobre a EJA na perspectiva Freireana, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    A EJA é um local de ensino e aprendizagem e que não necessita de metodologias adequadas.
  • 2 -
    A EJA se consolida por meio da escolarização, e não deve auxiliar o aluno em seu preparo para a prática social.
  • 3 -
    A EJA, entendida como modalidade educacional, atende principalmente a elite e tem como finalidade o compromisso com a formação humana.
  • 4 -
    A EJA não se pauta em aprimoramento da consciência crítica, atitudes éticas e compromisso político para o desenvolvimento de autonomia intelectual.
  • 5 -
    A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

Sua resposta

5 -
A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

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