quinta-feira, 27 de outubro de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE ESPAÇO GEOGRÁFICO

“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.
(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).
No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
Ver Resposta
QUESTÃO 2
“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.
(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
Ver Resposta
QUESTÃO 3
Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.
Ver Resposta
QUESTÃO 4
(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
Ver Resposta
RESPOSTAS
Questão 1
No trecho citado, o autor ressalta que o espaço é construído e transformado ao longo do tempo pelas diferentes técnicas desenvolvidas pela sociedade, sendo, portanto, o reflexo sobre como essas populações modificavam a realidade por meio de seu trabalho.
Alternativa correta: letra E
Questão 2
O conceito de espaço geográfico, ao ser visto como a relação entre a sociedade e os sistemas naturais, faz com que a ciência geográfica porte-se como a área que estrutura a interação entre esses elementos naturais e sociais, com todas as suas respectivas complexidades.
Alternativa correta: letra B
Questão 3
O espaço geográfico é, em grande parte, compreendido pela construção humana e sua relação com o meio natural, em que o emprego das técnicas permite a edificação física e intelectual de um meio de vivência.
Alternativa correta: letra C
Questão 4
A paisagem pode ser composta por elementos visíveis e também “não visíveis” do espaço, não correspondendo somente ao sentido da visão. Além disso, ela engloba aspectos naturais e também sociais. O espaço geográfico, por sua vez, é a construção e reconstrução das atividades humanas por meio das técnicas, de modo a integrar aspectos físicos e antrópicos do mundo.
Alternativa incorreta: letra A

Nenhum comentário:

Postar um comentário