sábado, 25 de março de 2017

Av2 - PED - Lic - Ensino de Língua Portuguesa

1)
Observe o texto a seguir:
São consideradas variedades dialetais de natureza social "os jargões profissionais ou de determinadas classes sociais bem definidas como grupos (linguagem dos artistas, professores, médicos, mecânicos, estivadores, dos marginais, classe social alta – econômica e/ou culturalmente , favelados, etc.)" 
(TRAVAGLIA, 2005, p. 45).
É correto afirmar que essas variações sociais podem:

Alternativas:
  • a)
    desaparecer: as pessoas deixam de falar por meio de jargões.
  • b)
    ser corrigidas pela norma padrão.
  • c)
    ser trocadas pela escrita.
  • d)
    denegrir a imagem da gramática formal e da norma padrão.
  • e)
    sofrer preconceito linguístico: pelas maneiras diferentes de falar.
    Alternativa assinalada
2)
Observe o texto a seguir:
Ensinar português significa, na prática pedagógica tradicional, inculcar um conjunto quase interminável de prescrições sintáticas consideradas "corretas", impor uma série de pronúncias artificiais que não correspondem a nenhuma variedade lingüística real, cobrar o conhecimento (ou, melhor, a memorização mecânica e estéril, a decoreba inútil) de uma nomenclatura falha e incoerente, junto com definições contraditórias e incompletas. Ao mesmo tempo, ensinar português é tentar convencer o aluno de que todas as formas de uso da língua – fonética, morfológicas, sintáticas, semânticas, lexicais – divergentes daquelas apresentadas na gramática normativa constituem erros, são "língua de índio", são "fala estropiada", ou simplesmente não são português.
(Bagno, Marcos. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. 4º ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, p. 9)

Com base no texto e nas reflexões sobre ensino de língua portuguesa, observe as afirmativas a seguir e assinale V para VERDADEIRO  e F para FALSO:

(   ) O ensino de LP deve considerar a variação linguística.
(   ) Ensinar português vai além das características gramaticais da língua.
(   ) O ensino de LP deve possuir práticas de gramática, leitura, produção de texto e oralidade.
(   ) Ensinar português inclui trabalhar as práticas dos alunos socialmente construídas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    V-V-F-F.
  • b)
    F-F-F-V.
  • c)
    V-V-V-V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    V-F-V-F.
  • e)
    F-V-V-F.
3)
A Variação Regional (dialetos), é a variação que ocorre segundo determinadas regiões geograficamente situadas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um exemplo adequado de variação regional:

Alternativas:
  • a)
    Variação lexical: pronúncia do (r) no Rio de Janeiro e Paraná.
  • b)
    Variação lexical: macaxeira, mandioca, aipim.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Variação fonética: pipa, papagaio.
  • d)
    Variação fonética: pobrema, problema, poblema.
  • e)
    Variação fonética: excessão, essessão.
4)
Sabemos que existem 4 tipos de variação linguística.
Nesse sentido, associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
I. variação geográfica
II. variação social
III. variação histórica
IV. variação estilística
a) O falante, ao dizer algo, deve adequar a sua fala aos tipos de receptores.
b) Formas diferentes na maneira de se expressar, por meio do vocabulário, do sotaque e outros fatores que distingue um falar de uma região para outra.
c) Palavras, expressões e construções que são consideradas arcaicas, pois, com o tempo, deixaram de ser usadas.
d) Jargões profissionais ou de determinadas classes sociais bem definidas como grupos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre colunas:

Alternativas:
  • a)
    I - b; II - d; III - c; IV - a.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I - a; II - d; III - b; IV - c.
  • c)
    I - d; II - c; III - b; IV - a.
  • d)
    I - c; II - d; III - a; IV - b.
  • e)
    I - a; II - b; III - c; IV - d.
5)
Observe a charge a seguir:
(Disponível em: http://experimentos-svp.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html Acesso em 27 de janeiro de 2016.)
Legenda: 
Gaúcho: Mas bah, guri!
Surfista: Tu é casca grossa.
A imagem acima retrata duas situações linguísticas referentes:

Alternativas:
  • a)
    uma variação regional, representada pelo gaúcho e uma variação social, representada pelo surfista.
    Alternativa assinalada
  • b)
    uma variação regional, representada pelo surfista e uma variação social, representada pelo gaúcho.
  • c)
    uma variação formal, representada pelo gaúcho e uma variação regional, representada pelo surfista.
  • d)
    uma variação escrita, representada pelo gaúcho e uma variação formal, representada pelo surfista.
  • e)
    uma variação antiga, representada pelo gaúcho e uma variação jovem, representada pelo surfista.

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