sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Av1 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

1)
Diante dos aspectos legais sobre a formação de professores, diante do cenário nacional, observamos que ainda há proposta que estão centradas exclusivamente em caráter emergencial, que ainda não contemplam a necessidade efetiva de formação continuada do professor.
Complete as lacunas sobre o que é formação continuada de professores e em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Formação contínua é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores em exercício com objetivo ____________________, realizadas individualmente ou em grupo, visando tanto o desenvolvimento ____________________ como o __________________, na direção de prepará-los para a realização de suas atuais tarefas ou outras novas que se coloquem (GARCIA, 1995 apud ALMEIDA, 2005, p. 4).
(ALMEIDA, I. A. Formação contínua de professores. Proposta Pedagógica: formação continuada de professores. São Paulo, v. 3, p.4, ago. 2005.) 

Alternativas:
  • a)
    financeiro - pessoal - profissional. 
  • b)
    formativo – psicológico – profissional.
  • c)
    formativo – pessoal - social.
  • d)
    formativo – psicológico – social. 
  • e)
    formativo – pessoal - profissional.
    Alternativa assinalada
2)
Em se tratando de formação de professores, que pode ser inicial ou continuada, ainda identificamos a formação em serviço.
Sobre a formação em serviço, leia as alternativas e em seguida assinale o que você considera correta:
I – A formação em serviço é uma estratégia de formação continuada.
II – A formação em serviço são atividades de formação continuada que acontecem somente no local de trabalho.
III – A formação em serviço pode ser indicada pela equipe gestora da escola ou sistemas de ensino, com base nas realidades profissionais dos professores.

Alternativas:
  • a)
    As alternativas II e III estão corretas. 
  • b)
    As alternativas I e II estão corretas.
  • c)
    Somente a alternativa II está correta.
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas. 
    Alternativa assinalada
  • e)
    As alternativas I, II e III estão corretas. 
3)
É importante considerar que durante toda a trajetória profissional o professor passa por formação continuada, visto que todos os estudos e capacitações realizados após sua formação inicial são considerados formação continuada.
Marque a alternativa correta: 

Alternativas:
  • a)
    A formação do professor deve ser pensada pela direção da escola, que buscará atingir os objetivos institucionais.  
  • b)
    A formação do professor deve ter caráter de construção coletiva para mudar a realidade educativa.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A formação continuada deve ser responsabilidade exclusiva do profissional.
  • d)
    A formação do professor deve ser organizada pelos sistemas de ensino na educação básica pública e não precisa ter a participação dos profissionais da educação.
  • e)
    A formação do professor é importante, porém não altera a realidade do trabalho educativo. 
4)
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN, 9394/96, a formação continuada de professores tomou significativa importância, pois inicia-se perspectivas de novos horizontes em relação à esta temática. Diante deste cenário, marque V para verdadeiro e F para falso, e assinale a alternativa correta:
( ) A formação de professores é de responsabilidade exclusiva dos municípios.
( ) A formação de professores é responsabilidade única dos empregadores.
( ) A formação de professores é uma responsabilidade pessoal.
( ) A formação de professores é de responsabilidade da nação, estados e municípios.

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, F, V, V.
  • c)
    F, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    F, V, F, V. 
  • e)
    V, V, V, F.
5)
A partir da concepção e da legislação que trata sobre a formação de professores, em 2004 foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Entre seus objetivos, a criação desta rede esta rede visava:

Alternativas:
  • a)
    Contribuir para a melhoria da formação dos professores da educação básica dos sistemas públicos de educação.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Contribuir para a formação dos professores que atuavam apenas na educação infantil.
  • c)
    Proporcionar formação para os professores do ensino médio exclusivamente.
  • d)
    Proporcionar formação aos professores que estivessem atuando na rede privada de ensino. 
  • e)
    Contribuir com a formação continuada apenas dos gestores das escolas da rede pública de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário