sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Abertas inscrições para a Semana da Conciliação em Petrolina, PE

Será realizada a Semana da Conciliação entre os dias 21 a 25 de novembro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ideia é resolver as causas de forma amigável e dar celeridade aos processos judiciais.  No município, 79% dos 189 processos que são atendidos por mês, 79% são resolvidos com a conciliação.
A inscrição pode ser feita até o dia 17 de outubro, na Central de Conciliação que fica na Avenida São Francisco, no bairro Atrás da Banca. Também podem ser feitas pela internet preenchendo um formulário online que fica disponível http://www.tjpe.jus.br/. Já os magistrados que quiserem se inscrever, basta acessar o sistema do TJ-PE, que eles já possuem acesso.
O coordenador da Central de Conciliação, o juiz Francisco Josafá Moreira, explica que a conciliação é o caminho mais curto de resolução dos conflitos. "As partes são chamadas a se sentarem em uma mesa, através de um mediador, de um conciliador ou do próprio juiz e nessa conversa são apresentadas as propostas e em média 80% a 85% saem as conciliações, é um processo rápido e consensual, que é a restauração da paz entre as partes. É um caminho mais curto de resolução de conflitos e mais eficiente, porque as partes que se conciliam não esperam para que seja executado esse processo”.
De acordo com o juiz, as conciliações que sejam cadastradas na Central de Conciliação se resolvem na central. Já os processos cadastrados no site, que se refere a processos antigos e que estão cadastrados nas varas, se resolvem nas varas, onde o processo está tramitando.
O Hospital Dom Tomáz está sendo construído na Rua da Paz, no bairro Gercino Coelho.

Fonte: Do G1 Petrolina

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Visitantes do canal youtube, agradecimentos




Olá, muito boa noite a todos!
Estou aqui para agradecer a todos vocês que visitas o meu canal no youtube, já estou com mais de 800.000 visualizações.
Meu muito obrigada de todo o meu coração... Estou muito feliz e grata por isso.
Continue visualizando o meu canal, inscreva-se, compartilhe e divulgue... Ficarei desde já então muito grata.

40 opções de atividades físicas – escolha a sua!

Sua saúde é a coisa mais importante que você tem, não espere perdê-la para entender isto. Para ajudar quem ainda não encontrou uma atividade física que goste, aí vai uma lista enorme com muitas opções de exercícios, a descrição e os benefícios de cada um:

1) Yoga

O grande benefício da yoga são as transformações mentais e psicológicas, o bem-estar, a paz interior e a qualidade de vida, mas ela é também uma atividade física que trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, aliando os benefícios para o corpo e a mente. É a atividade que escolhi para chamar de “minha” e posso recomendá-la de olhos fechados, porque está mudando a minha vida para melhor ao mesmo tempo em que me tira do sedentarismo.

yoga

2) Ballet fitness

Abdominais, agachamentos e exercícios localizados com movimentos inspirados no ballet clássico. As aulas são feitas de sapatilha, com apoio nas barras e foco na postura, mas não é uma aula de dança, a intenção é tonificar os músculos de uma forma diferente e mais empolgante do que os exercícios comuns de academia.

3) Crossfit

Atividade super intensa, mas todo mundo que faz diz que ama e não troca por nada. Envolve vários tipos de exercícios misturados: corrida, levantamento de peso, agachamento, exercícios com bolas, cordas, barras, argolas, elásticos e correntes. As aulas variam muito, inclusive podem ser feitas no espaço fechado e também ao ar livre, por isso, ao contrário da academia, é difícil enjoar do Crossfit.

4) Circo

Tecido, trapézio, cambalhotas, cama elástica, malabares…a arte circense é única, não existe nada igual. As aulas têm exercícios no solo e aéreos, que trabalham força, equilíbrio e coordenação.  As atividades são variadas, divertidas e desafiadoras, então não há monotonia e o stress vai embora.

5) Hidroginástica

Idosa de 77 anos que estava desaparecido, foi encontrada morta em Petrolina-PE.

Idosa desaparecida é encontrada morta em Petrolina, PE (Foto: Amanda Franco / TV Grande Rio)Idosa desaparecida é encontrada morta em Petrolina, PE (Foto: Amanda Franco / TV Grande Rio)
Uma idosa de 77 anos que estava desaparecida há seis dias foi encontrada morta, nesta segunda-feira (3), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O corpo foi localizado por populares dentro da Caatinga, próximo ao residencial Vivendas. A causa da morte ainda não foi esclarecida.
De acordo com informações da Polícia Militar o corpo estava em estado de decomposição. O Instituto de Criminalística (IC) esteve no local e após os procedimentos periciais removeu o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML). Até a manhã desta terça-feira (4), a necrópsia ainda não tinha sido realizada.
Familiares informaram que a idosa desapareceu por volta das 11h do dia 28 de setembro, quando ela saiu da Rua 7, do Bairro Vila Marcela, Zona Leste de Petrolina. Segundo a família, a mulher foi vista circulando pelas ruas do Bairro Areia Branca. No dia 30 de setembro os familiares foram à delegacia e registraram o boletim de ocorrência. A Polícia Civil estava investigando o caso.
“A gente tem, extraoficial, tanto o resultado do IML, como do IC e não há indícios de que a idosa tenha sido assassinada. Tudo indica que tenha sido uma morte acidental, ou natural no momento em que ela estava pedida. É o que apontam as investigações iniciais”, disse o delegado Marceone Ferreira, responsável pelo caso.


Fonte: oo G1 Petrolina

domingo, 2 de outubro de 2016

Vereadores Eleitos em Petrolina



1 – Osório Siqueira – 4.743 votos
2 – Maria Elena – 3.540 votos
3 – Zenildo do Alto do Cocar – 3.476 votos
4 – Edilsão do Trânsito – 3.061 votos
5 – Elias Jardim – 3.050 votos
6 – Major Enfermeiro – 2.934 votos
7 – Manoel da ACOSAP – 2.930 votos
8 – Paulo Valgueiro – 2.734 votos
9 – Gilberto Melo – 2.581 votos
10 – Professor Zé Batista – 2.492 votos
11 – Gaturiano Cigano – 2.406 votos
12 – Gabriel Menezes – 2.346 votos
13 – Elismar Gonçalves – 2.264 votos
14 – Domingos de Cristália – 2.056 votos
15 – Osinaldo – 1.926 votos
16 – Cristina Costa – 1.856 votos
17 – Ronaldo Cancão – 1.852 votos
18 – Alex de Jesus – 1.798 votos
19 – Professor Gilmar Santos – 1.622 votos
20 – Cícero Freire – 1.619 votos
21 – Ronaldo Silva – 1.560 votos
22 – Ruy Wanderley – 1.355 votos
23 – Rodrigo Araújo – 887 votos

Prefeito Eleito
Miguel Coelho 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

AV1 - LICENCIATURAS - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Questão 1

Nota: Excelente
Para planejar temos que ter claro o educando que queremos formar e a escola que temos e queremos, ter clareza quanto a nossa concepção de escola e sociedade. Implica em uma tomada de decisão, onde precisamos saber o que pretendemos (objetivos).
Considerando o ponto de vista didático, analise as asserções abaixo:
I. O conteúdo deve ser contextualizado e partir dos saberes prévios dos alunos;
II. Objetivos são elementos não utilizados em planos de ensino;
III. No planejamento de ensino deve haver uma relação direta entre objetivos, conteúdo e avaliação;
IV. A relação professor e aluno não influencia a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
V. O conhecimento dos instrumentos de avaliação é fator determinante na elaboração de provas e testes.

Assinale a sequência que apresenta somente afirmações CORRETAS.

Alternativas

  • 1 -
    Apenas as afirmações II,  III e V estão corretas.
  • 2 -
    Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
  • 3 -
    Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
  • 4 -
    Apenas as afirmações I , II e IV estão corretas.
  • 5 -
    Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Sua resposta

3 -
Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.

Resposta gabarito

Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.

Comentário do gabarito

<p>Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.</p>

Questão 2

Nota: Excelente
Na organização do trabalho pedagógico deve ser apreciada a ação de planejar, nesta situação, alguns aspectos básicos devem permear o planejamento de uma boa aula, para que aconteça o desenvolvimento e a aprendizagem.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    Saber cuidar dos alunos e conhecer as suas famílias.
  • 2 -
    Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.
  • 3 -
    Saber educar os alunos e conhecer a direção escolar.
  • 4 -
    Conhecer as famílias e saber cuidar dos alunos.
  • 5 -
    Conhecer a equipe escolar e a comunidade escolar.

Sua resposta

2 -
Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.

Resposta gabarito

Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.

Comentário do gabarito

<p>Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.</p>

Questão 3

Nota: Excelente
É sabido que a avaliação precisa estar contida na organização do trabalho pedagógico, uma vez que demonstra as aprendizagens e as dificuldades do aluno, a fim de orientar o trabalho do docente.
Face ao exposto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de avaliação que o educador deve utilizar no seu planejamento diário para formar novos conhecimentos e novas aprendizagens em seus alunos.

Alternativas

  • 1 -
    Avaliação terapêutica.
  • 2 -
    Avaliação quantitativa.
  • 3 -
    Avaliação formativa.
  • 4 -
    Avaliação somativa.
  • 5 -
    Avaliação prognóstica.

Sua resposta

3 -
Avaliação formativa.

Resposta gabarito

Avaliação formativa.

Comentário do gabarito

<p>Avaliação formativa.</p>

Questão 4

Nota: Insuficiente ( resposta correta é a questão (5 - Auxiliar o educador ensinar melhor e o educando a aprender mais.)
O processo de avaliação faz parte da organização do trabalho pedagógico do educador, o que é preciso é que ele compreenda qual é a sua finalidade.
Assinale a alternativa que descreve, o objetivo da avaliação da aprendizagem na ação do educador.

Alternativas

  • 1 -
    Apontar as dificuldades dos alunos.
  • 2 -
    Apontar as aprendizagens dos alunos.
  • 3 -
    Demonstrar para os pais e para a direção o que o educador trabalhou.
  • 4 -
    Distinguir a capacidade do educador.
  • 5 -
    Auxiliar o educador ensinar melhor e o educando a aprender mais.

Sua resposta

2 -
Apontar as aprendizagens dos alunos.

Resposta gabarito

Auxiliar o educador ensinar melhor e o educando a aprender mais.

Comentário do gabarito

<p>Auxiliar o educador ensinar melhor e o educando a aprender mais.</p>

Questão 5

Nota: Excelente
O projeto político-pedagógico, indica um avanço quando verificamos, consensualmente, que sua elaboração se deu de forma participativa. Participação essa que abrangeu conflitos e negociações, resolvidas a partir de decisões majoritárias, recomendando uma nova forma de organização escolar, que rejeita o caráter hierárquico historicamente estabelecido.
Marques L. R. O projeto político-pedagógico e a construção da autonomia e da democracia nas representações dos conselheiros. In: Educação e Sociedade, 83(24): 577-97, 2003 (com adaptações).
Assinale a alternativa que não corresponde as finalidades do Projeto político-pedagógico.

Alternativas

  • 1 -
    Ser elemento estruturante da identidade da instituição.
  • 2 -
    Possibilitar a gestão democrática da escola: ser um canal de participação efetiva.
  • 3 -
    Mobilizar pessoas em torno de uma causa comum, gerando solidariedade e parceria.
  • 4 -
    Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.
  • 5 -
    Ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da escola.

Sua resposta

4 -
Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.

Resposta gabarito

Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.

Comentário do gabarito

<p>Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.</p>

terça-feira, 27 de setembro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Questão 1

Nota: Não gerada
A primeira Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde reconheceu que a promoção da saúde deveria ser um paradigma adotado pelos países, buscando resolver os crescentes problemas de saúde.
Sobre a Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, analise as afirmativas abaixo:
I – Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde
II – O conceito de Promoção da Saúde destaca a necessidade da obtenção de recursos sociais e pessoais que promovam o desenvolvimento social, econômico e pessoal.
III - O processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, inclui uma menor participação no controle dos processos.
Com base na avaliação das afirmativas, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • 2 -
    Apenas a afirmativa III está correta.
  • 3 -
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • 4 -
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • 5 -
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Sua resposta

3 -
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Questão 2

Nota: Não gerada
A educação em saúde pretende colaborar na formação de uma consciência crítica no ambiente escolar, resultando na aquisição de práticas visando a promoção da saúde nas diferentes dimensões.
A promoção da saúde na escola apresenta 3 componentes principais, são eles:

Alternativas

  • 1 -
    A educação em saúde com um enfoque integral; a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.
  • 2 -
    A educação em saúde com a provisão de saúde; A criação de serviços de saúde e a provisão de educação para saúde.
  • 3 -
    Serviços de saúde que atendam o aluno; preocupação com a merenda escolar e a provisão de serviços de saúde.
  • 4 -
    Serviços de saúde que atendam o aluno; a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.
  • 5 -
    Educação em saúde com enfoque pessoal; Serviços de saúde que atendam a comunidade e provisão de entornos saudáveis.

Sua resposta

1 -
A educação em saúde com um enfoque integral; a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.

Questão 3

Nota: Não gerada
A genética constitui um dos principais fatores relacionados ao crescimento humano. No entanto, o processo de aprendizagem é determinado pelas relações com o meio em que vive e se desenvolve.
Sendo assim, podemos afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    O meio onde ele vive dificulta seu desenvolvimento e seu processo de aprendizagem.
  • 2 -
    O meio onde ele vive, contribui para o desenvolvimento e dificulta a aprendizagem.
  • 3 -
    O meio a qual o indivíduo pertence é um fator importante no de desenvolvimento e aprendizagem.
  • 4 -
    O meio no qual ele habita é preponderante no crescimento e pouco contribui na aprendizagem.
  • 5 -
    O meio onde ele vive, contribui para a aprendizagem e pouco acrescenta no desenvolvimento.

Sua resposta

3 -
O meio a qual o indivíduo pertence é um fator importante no de desenvolvimento e aprendizagem.

Questão 4

Nota: Não gerada
Educar para a sexualidade não é tarefa das mais simples, na medida em que não se reduz meramente à transmissão de informações de um sujeito que sabe para outro que aprende.
Sobre a abordagem da sexualidade na escola, analise as asserções abaixo:
I – Sexualidade é algo constituinte do ser humano, se apresenta intrinsecamente relacionada ao âmbito privado.
Porque
II – Por se tratar de um tema polêmico, deve ser considerado com uma multiplicidade de visões, crenças e valores.
Agora, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • 2 -
    As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • 3 -
    A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
  • 4 -
    A asserção I é falsa, e a asserção II verdadeira.
  • 5 -
    As asserções I e II são falsas.

Sua resposta

2 -
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Questão 5

Nota: Não gerada
A escola tem como missão trabalhar a orientação sexual dentro de seu projeto educativo, com isso existe uma necessidade de nortear os princípios envolvidos nesse trabalho, bem como um envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de orientação sexual dos alunos.
Sobre a orientação sexual na escola, analise as afirmativas abaixo:
I – Para envolver a orientação sexual no cotidiano escolar é preciso adotar certas posturas diante de questões relacionadas à sexualidade e suas manifestações no ambiente escolar, até mesmo na escolha dos conteúdos a serem trabalhados com aos alunos.
II – A sexualidade deve ser primeiramente abordada no espaço coletivo, principalmente dentro da sala de aula, de forma direta, transmitindo valores que as famílias esperam que suas crianças e jovens assumam no futuro.
III – A escola deve contemplar os diferentes pontos de vista, crenças e valores existente nos diversos eixos da sociedade, auxiliando o aluno a construir uma visão própria sobre o tema, norteado pelo processo reflexivo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

  • 1 -
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • 2 -
    Apenas a afirmativa III está correta.
  • 3 -
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • 4 -
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • 5 -
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Sua resposta

4 -
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

AV1 - PEDAGOGIA - ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Questão 1

Nota: Não gerada
Um conceito bastante enfatizado em Didática das Ciências é o conceito de "transposição didática". Esse conceito foi introduzido pelo sociólogo Michel Verret em 1975 e em 1980 foi desenvolvido  por Yves Chevallard em Didática da Matemática. Esse é um importante conceito relacionado ao ensino. Quanto à transposição didática é possível afirmar que: 

Alternativas

  • 1 -
    É a apropriação do conhecimento cotidiano pelo aluno  que deve ser priorizado pelo professor
  • 2 -
    É a transformação do conhecimento popular em científico com intuito de favorecer a aprendizagem 
  • 3 -
    É uma adaptação feita ao  conhecimento científico para que possa ser ministrado em sala de aula de maneira apropriada
  • 4 -
    É apresentar o conhecimento científico exatamente como foi produzido na academia, caso contrário não teria nenhuma confiabilidade para ser ensinado
  • 5 -
    A transposição didática só é feita para os alunos da Educação Infantil por serem menores e não compreenderem o conhecimento científico

Sua resposta

3 -
É uma adaptação feita ao  conhecimento científico para que possa ser ministrado em sala de aula de maneira apropriada

Questão 2

Nota: Não gerada
O estudo sobre as diferentes práticas pedagógicas vem sendo bastante discutido nas últimas décadas. Dentre elas, destaca-se o uso das atividades experimentais, considerada por muitos professores, como indispensável para o bom desenvolvimento do ensino ( REGINALDO, SHEID, GULICH, 2012). Sabemos que as atividades de experimentação despertam bastante o interesse dos alunos. Para que estas atividades possam ser mais proveitosas elas devem ser ministradas:
REGINALDO, C. C; SHEID, U. N. J; GUILICH, R. I. C. O Ensino de Ciências e a experimentação. IX ANPED. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012

Alternativas

  • 1 -
    Sempre a partir do quinto ano, por ser uma fase em que os estudantes apresentam melhor compreensão dos conceitos científicos. 
  • 2 -
    A partir  de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento
  • 3 -
    Com a finalidade de comprovar o que o professor ministrou em sala referente as teorias científicas
  • 4 -
    A partir de um roteiro que oriente os estudantes nos passos a serem desenvolvidos no decorrer da atividade
  • 5 -
    Por um professor especialista na área referente ao conhecimento em que a atividade será desenvolvida

Sua resposta

2 -
A partir  de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento

Questão 3

Nota: Não gerada
  • No  artigo indicado na web aula 1 "O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental" , o autor faz referência a um estudo de Mizukami et. al. (2002). Nesse estudo a autora aponta um importante resultado sobre a atuação de professores nos anos iniciais. Assinale a alternativa que apresenta essa afirmação:

Alternativas

  • 1 -
    Os professores dos anos iniciais têm pleno domínio dos conteúdos das áreas de Ciências Naturais
  • 2 -
    Os professores dedicam-se a duas áreas específicas: Português e Matemática
  • 3 -
    Os cursos de Pedagogia têm formado satisfatoriamente os professores para ministrarem diferentes áreas do conhecimento
  • 4 -
    Os cursos de Pedagogia têm formado os professores com muitas deficiências nas questões metodológicas e de conteúdo disciplinares
  • 5 -
    Os professores não se interessam pela área de Ciências da Natureza e sim por Matemática

Sua resposta

2 -
Os professores dedicam-se a duas áreas específicas: Português e Matemática

Questão 4

Nota: Não gerada
Em relação aos conteúdos a serem ministrados em Ciências Naturais, os mesmos não podem ser estanques sem contextualização. Nesse caso, pode-se afirmar que os conteúdos devem:

Alternativas

  • 1 -
    Abordar principalmente aspectos biológicos por serem necessários ao aluno para a compreensão das relações entre os seres vivos
  • 2 -
    Dar menor ênfase às relações que se estabelecem entre ciências,  tecnologia e sociedade
  • 3 -
    Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos para contemplar o currículo para os Anos Iniciais
  • 4 -
    Abordar preferencialmente o eixo sobre corpo humano para os alunos conhecerem o funcionamento do organismo
  • 5 -
    Proporcionar apenas conhecimentos de conceitos por serem prioritários nessa fase de escolaridade

Sua resposta

3 -
Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos para contemplar o currículo para os Anos Iniciais

Questão 5

Nota: Não gerada
Analise a afirmação abaixo:
" Os alunos são construtores de seus conhecimentos, o professor é considerado um mediador nas atividades de ensino e não transmissor de conhecimentos." Nesta perspectiva de ensino pode-se afirmar corretamente que:

Alternativas

  • 1 -
     É uma proposta interacionista.Os alunos têm papel ativo na aprendizagem  e o  professor é  mediador  das atividades de ensino . 
  • 2 -
    É uma proposta behaviorista. O professor tem papel de transmissor, mas entende que os alunos podem também construir seus conhecimentos
  • 3 -
    É uma proposta interacionista.  O aluno é uma tabula rasa , mas seus conhecimentos prévios devem ser considerados
  • 4 -
    É uma proposta behaviorista. Dentro dos fundamentos construtivistas o conhecimento é considerado totalmente pronto e dificilmente construído
  • 5 -
    É uma proposta interacionista. Os alunos são construtores de seus conhecimentos, o professor é considerado um transmissor nas atividades de ensino e não um mediador de conhecimentos

Sua resposta

1 -
 É uma proposta interacionista.Os alunos têm papel ativo na aprendizagem  e o  professor é  mediador  das atividades de ensino . 

domingo, 25 de setembro de 2016

AV 1 - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CURSOS LIVRES)

Questão 1

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que corresponde a uma visão equivocada ligada a EJA, podendo assim ser considerada como INCORRETA.

Alternativas

  • 1 -
    A EJA, entendida como modalidade educacional que atende principalmente a elite, classe mais abastada, tem como finalidade o compromisso com a formação geral, acesso à cultura mais erudita, aprimoramento da consciência, atitudes submissas e compromisso alienante, visando a manutenção das relações de poder autoritárias.
  • 2 -
    A educação de jovens e adultos também deve voltar-se a uma formação na qual os educandos possam aprender, refletir de modo crítico, agir com responsabilidade, participar do trabalho e da vida coletiva, comportar-se de forma solidária, acompanhar as mudanças sociais, enfrentar problemas apresentando soluções originais com agilidade e rapidez, utilizando-se de metodologias adequadas e envoltas em conhecimento científico e tecnológico.
  • 3 -
    A escola voltada à educação de jovens e adultos, é ao mesmo tempo local de ensino e aprendizagem e local de confronto de culturas.
  • 4 -
    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, no que concerne ao Ensino Médio, a educaçãose consolida através da escolarizaçãoAlém de apresentar-se como um direito do cidadão, a educação deve auxiliar o aluno, em seu preparo para a prática social.
  • 5 -
    Uma concepção mais ampliada de EJA - Educação de Jovens e Adultos, deve ser a de entender educação como direito de aprender, de ampliar conhecimentos ao longo da vida, e não apenas de se escolarizar.

Sua resposta

1 -
A EJA, entendida como modalidade educacional que atende principalmente a elite, classe mais abastada, tem como finalidade o compromisso com a formação geral, acesso à cultura mais erudita, aprimoramento da consciência, atitudes submissas e compromisso alienante, visando a manutenção das relações de poder autoritárias.

Questão 2

Nota: Não gerada
Na Web Aula I, procuramos indicar os conceitos e relações existentes entre o processo de Alfabetização e Letramento indicados pelos autores que se debruçam em pesquisas envolvendo especificidades e características da Educação de Jovens e Adultos. Assim é Correto afirmar que uma das principais diferenças entre Alfabetização e Letramento é:

Alternativas

  • 1 -
    Alfabetização é aprender a ler, enquanto que Letramento é aprender a escrever.
  • 2 -
    Alfabetização significa adquirir uma tecnologia e Letramento significa codificar a língua escrita.
  • 3 -
    Alfabetização é apropriar-se da escrita e torná-la própria é entendê-la como fenômeno social, Letramento é memorização das palavras.
  • 4 -
    Alfabetização pode ser entendida como apropriação da língua, da leitura e da escrita enquanto que, Letramento pode ser entendido como a utilização da leitura e escrita para a prática social.
  • 5 -
    Alfabetização é poder codificar a língua escrita e Letramento é poder decodificar a língua escrita.

Sua resposta

4 -
Alfabetização pode ser entendida como apropriação da língua, da leitura e da escrita enquanto que, Letramento pode ser entendido como a utilização da leitura e escrita para a prática social.

Questão 3

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa INCORRETA.
Historicamente, quando analisamos a preocupação do governo brasileiro para com a Educação de Jovens e Adultos, podemos notar que:
I)Durante a República o panorama educacional brasileiro apontava que apenas 35% de sua população era composta de sujeitos analfabetos,
II)Era visível a valorização/desvalorização existente entre o trabalho manual e o trabalho intelectual,
III)Existia interesses camuflados - da elite, no que concerne a formação econômica e cultural do país,
IV) A marginalização do atendimento às classes populares, indicava a preocupação do governo com a alfabetização de toda população,
V) Existia a preocupação do governo, em buscar formas de conscientizar as pessoas através da alfabetização, sobre sua real condição de explorada pela "elite",
Seguindo leitura e análise identifique a alternativa INCORRETA:

Alternativas

  • 1 -
    Todas as afirmações são Incorretas.
  • 2 -
    Somente a afirmativa II é Incorreta.
  • 3 -
    As afirmativas I e IV, V são Incorretas.
  • 4 -
    Somente a afirmativa IV é Incorreta.
  • 5 -
    Somente a afirmativa V é Incorreta.

Sua resposta

3 -
As afirmativas I e IV, V são Incorretas.

Questão 4

Nota: Não gerada
Paulo Freire conferiu à Educação de Jovens e Adultos um novo patamar. Muito embora alguns educadores não concordem, Paulo Freire, com a ajuda de outros profissionais, acabou por indicar referências teórico-metodológicas próprias para a EJA, o que permitiu posteriormente, a inserção dessa modalidade de ensino, no debate político educacional brasileiro. Assim, seguindo o texto da Web Aula, indique o período em que campanhas nacionais de iniciativa oficial, sem muito sucesso; foram levadas a efeito, com vistas a erradicar o analfabetismo no Brasil:

Alternativas

  • 1 -
    De 1946 a 1958.
  • 2 -
    De 1965 a 1968, com o MOVA.
  • 3 -
    De 1926 a 1935, com o MOBRAL.
  • 4 -
    De 1946 a 1948, com o Letramento.
  • 5 -
    Nenhuma das anteriores.

Sua resposta

1 -
De 1946 a 1958.

Questão 5

Nota: Não gerada
As experiências populares de alfabetização, inicialmente no nordeste brasileiro e posteriormente em todo o Brasil, ganharam o mundo. O método de alfabetização caracterizado pela busca da conscientização das classes populares demarcou uma revolução conceitual para a Educação de Adultos. O mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, que participou como idealizador e organizador dessa proposta de alfabetização foi:

Alternativas

  • 1 -
    Moacir Gadotti.
  • 2 -
    Paulo Freire.
  • 3 -
    Francisco Weffort.
  • 4 -
    Thiago de Mello.
  • 5 -
    Dermeval Saviani.

Sua resposta

2 -
Paulo Freire.

sábado, 24 de setembro de 2016

AV 2 - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CURSOS LIVRES)

Questão 1

Nota: Não gerada
Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Na LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A LDB 9394/96, desresponsabiliza os municípios no que diz respeito à gratuidade do Ensino Fundamental, aos jovens que não puderam efetuar seus estudos em tempo apropriado.
  • 2 -
    A LDB 9394/96, estabelece que; nem sempre cabe aos sistemas de ensino, garantir a gratuidade do ensino, aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos em idade regular.
  • 3 -
    A LDB 9394/96, mantém a EJA como ensino privado, e assegura sua obrigatoriedade disposta na Constituição Federal, inclusive àqueles sujeitos que não tiveram acesso à escola, em idade própria aos estudos.
  • 4 -
    Durante o Governo Collor houve maior valorização, de políticas de alfabetização, de jovens e adultos, a partir da extinção da Fundação Educar.
  • 5 -
    Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

Sua resposta

5 -
Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere a alternativa INCORRETA:
Educação Formal, se caracteriza como:

Alternativas

  • 1 -
    Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial.
  • 2 -
    Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96).
  • 3 -
    Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.
  • 4 -
    Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
  • 5 -
    Aprendizagem mais efetiva, que ao final do curso é coroada com êxito através de uma certificação, (boletim, histórico escolar, diploma), ou titulação que capacite o indivíduo a prosseguir graus mais avançados em seus estudos.

Sua resposta

3 -
Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.

Questão 3

Nota: Não gerada
Considere as afirmativas abaixo:
I)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
II)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.
III)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo os Movimentos Sociais, também podem ofertar a Educação de Jovens e Adultos, quando voltada apenas para Alfabetização.
IV)Seguindo inclusive a legislação, alguns entendem a EJA como processo compensatório, no qual muitas vezes se desqualificam seus frequentadores, alunos trabalhadores que trazem para o ambiente da escola a marca da destituição de direitos e luta pela vida.
V)Devemos considerar a EJA, respeitando sua história indicada pelas experiências de seus organizadores e participantes. A EJA, sempre mereceu destaque, apoio, elogios, além de condecoração do governo brasileiro principalmente na década de 1960.
Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:

Alternativas

  • 1 -
    A alternativa I e V apresenta dados incorretos.
  • 2 -
    A alternativa I, II, III e IV apresentam dados incorretos.
  • 3 -
    A alternativa II apresenta dados incorretos.
  • 4 -
    A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
  • 5 -
    A alternativa V apresenta dados incorretos.

Sua resposta

5 -
A alternativa V apresenta dados incorretos.

Questão 4

Nota: Não gerada
A elaboração das Fichas de Cultura, a partir de desenhos e fotos; no momento da alfabetização eram representadas em cartazes ou projetadas em slides, partindo sempre de situações existenciais, provocando assim, os primeiros debates. Tais Fichas eram criadas:

Alternativas

  • 1 -
    pela própria comunidade.
  • 2 -
    pelo educador.
  • 3 -
    pelo Ministério da Educação.
  • 4 -
    por Paulo Freire.
  • 5 -
    Nenhuma das Anteriores.

Sua resposta

1 -
pela própria comunidade.

Questão 5

Nota: Não gerada
Atualmente podemos observar que, pautada em legislação; uma das principais funções da escola, centra-se em procurar a melhor forma de democratizar conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Nessa perspectiva, é sugerido que o trabalho dos professores seja ressignificado, bem como sua forma de organizar as atividades em Sala de Aula, para tanto é Correto afirmar que o professor deve:

Alternativas

  • 1 -
    Buscar o entendimento de que alunos da EJA possuem ainda não experiências significativas que contribuem para sua aprendizagem.
  • 2 -
    A condição de analfabeto, quando adulto, implica em patologia tais como; déficit ou deficiência que não possibilitaram sua aprendizagem em tempo oportuno.
  • 3 -
    O analfabetismo deve ser entendido como expressão individual de fracasso, do aluno que não conseguiu se adequar as regras do espaço escolar.
  • 4 -
    Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.
  • 5 -
    O universo vocabular dos alunos (linguagem falada), não deve ser valorizado pelo professor, haja vista que os alunos pronunciam palavras erradas e nem sempre de fácil entendimento.

Sua resposta

4 -
Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.

Petrolina 121 anos de emancipação

O município de Petrolina comemorou na última quarta-feira, dia 21, aniversário de 121 anos de emancipação política. 
Para celebrar, a prefeitura realizarou o tradicional desfile cívico na Avenida Guararapes, no Centro, além de shows musicais. As festividades começaram às 5h, com a Alvorada Festiva, com participação da Orquestra Philarmônica 21 de setembro pelas principais ruas.
O desfile cívico teve inicio às 18h20min, reunindo 50 pelotões, entre escolas públicas municipais, estaduais, com carros alegóricos, bem como fanfarra, instituições e representantes da segurança pública.
As apresentações musicais iniciam às 20h30min com o DJ Rhuan, na Orla da cidade. A banda Aviões do Forró sobe ao palco às 21h30min, para encerrar as comemorações do aniversário do município.
Desfile Cívico celebrou os 121 anos de Petrolina (Foto: Felipe Perreira / TV Grande Rio)