terça-feira, 14 de março de 2017

Ouvido

ouvido é o órgão responsável pela captação de vibrações no ar (sons) e transformação desses, em impulsos nervosos que o cérebro “codifica”. Além dessa função, este órgão também está relacionado com o equilíbrio do corpo. Ele é dividido em três partes:

  • Ouvido externo é a parte que recebe as ondas sonoras;
  • Ouvido médio, onde há a transformação dessas ondas em vibrações mecânicas que será transmitida para a próxima parte;
  • Ouvido interno, onde as vibrações estimulam os receptores e sofrem transdução para impulsos nervosos que vão alcançar o sistema nervoso central, via nervo acústico.

Ouvido externo


Compreende o pavilhão auricular (ou orelha), o meato acústico externo e a membrana do tímpano.
O pavilhão auricular participa na captação do som, possui forma irregular e é constituído essencialmente por uma placa de cartilagem elástica coberta por uma fina camada de pele dos dois lados, onde são encontradas glândulas sebáceas e poucas glândulas sudoríparas.
O meato acústico externo vai desde o pavilhão até a membrana do tímpano. Apresenta-se como um canal achatado, de paredes rígidas, que o mantém constantemente aberto. O terço externo desse canal apresenta cartilagem elástica, que é continuação da cartilagem do pavilhão auricular. O arcabouço dos dois terços internos é formado pelo osso temporal.
O meato acústico é revestido internamente por pele rica em pêlos e glândulas sebáceas e ceruminosas (glândulas sudoríparas modificadas). Ao produto resultante da secreção dos dois tipos glandulares, dá-se o nome de cerúmen (substância pastosa de coloração marrom). Tanto o cerúmen quanto o pêlos do meato possuem função protetora, dificultando a penetração de objetos estranhos.
No fundo do meato está presente a membrana timpânica (ou tímpano), de formato oval. Essa membrana é externamente recoberta por uma fina camada de pele e internamente por epitélio cubóide simples. Entre as duas camadas epiteliais, são encontradas duas camadas de fibras colágenas e fibroblastos. Na camada externa, estas fibras orientam-se radialmente, de modo que na cama interna são circulares. Além do colágeno, encontra-se também uma fina rede de fibras elásticas. No quadrante superior ântero-superior do tímpano não há a presença de fibras, sendo, portanto, flácida essa região, recebendo o nome de membrana de Shrapnell. A membrana timpânica é a estrutura que transmite as ondas sonoras para os ossículos do ouvido médio.

Ouvido Médio


Localiza-se na espessura do osso temporal, como uma cavidade que separa a membrana timpânica da superfície óssea do ouvido interno. Em sua porção anterior, se comunica com a faringe pela tuba auditiva (ou Trompa de Eustáquio). Em sua porção posterior, se comunica com as cavidades cheias de ar do processo mastóide do osso temporal. O ouvido médio é revestido por epitélio simples pavimentoso, cuja lâmina própria se apresenta aderida ao periósteo. Próximo ao orifício da tuba auditiva, o epitélio torna-se prismático ciliado e, ao passo que se aproxima da faringe, observa-se a sua gradual transição para epitélio pseudo-estratificado ciliado. Normalmente, a tuba auditiva encontra-se fechada, abrindo-se durante o ato de deglutição, para que haja o equilíbrio da pressão externa com o ouvido médio.
Na parede medial, existem duas regiões sem osso, recobertas apenas por uma membrana conjuntivo-epitelial, são as janelas oval e redonda.
Unindo a janela oval ao tímpano existe um sistema de três ossículos articulados, formado pelo martelo, bigorna e estribo, que transmitem as vibrações mecânicas geradas na membrana timpânica até o ouvido interno. O martelo insere-se na membrana timpânica e o estribo na janela oval, sendo a bigorna encontrada entre esses dois ossículos.
No ouvido médio são encontrados dois pequenos músculos estriados esqueléticos, o tensor do tímpano e o tensor do estribo, que se inserem no martelo e no estribo, respectivamente. Esses músculos participam da regulação da condução do estímulo sonoro.

Ouvido Interno


Recebe também o nome de labirinto. É uma estrutura complexa formada por sacos membranosos, cheios de líquido, que estão alojados dentro de cavidades na porção pétrea do osso temporal.
Ao conjunto de cavidades e canais limitados por tecido ósseo, denomina-se labirinto ósseo. Dentro deste, encontram-se estruturas membranosas que ocupam parcialmente as cavidades ósseas, seguindo, normalmente, a sua forma. Recebe o nome de labirinto membranoso, que, apesar de se ligar à parede óssea em certas regiões, na maior parte de sua extensão está separado do osso. Existe, pois, um espaço entre o labirinto ósseo e o membranoso, que é uma continuação do espaço subaracnóideo das meninges, que se apresentam cheios de líquido, a perilinfa (composição semelhante ao líquido cefalorraquidiano).
Além da perilinfa, também são encontradas finas traves de tecido conjuntivo contendo vasos, que unem o periósteo que reveste o labirinto ósseo às estruturas membranosas. O interior dessas estruturas é repleto de endolinfa (líquido de composição e origem diferentes da perilinfa). O labirinto membranoso é composto principalmente por epitélio de revestimento pavimentoso, circundado por uma fina camada de tecido conjuntivo. No entanto, na região mais profunda, o epitélio do labirinto membranoso tem origem ectodérmica, pois se origina de uma invaginação ectodérmica da parede lateral do esboço cefálico do embrião. Esta invaginação transforma-se gradualmente em uma vesícula, denominada vesícula óptica. Esta, por sua vez, prolifera e cresce irregularmente, dando origem a diversos compartimentos do labirinto membranoso no adulto. O epitélio de suas paredes, em determinadas regiões, estabelece contato com os nervos vestibular e coclear, espessando-se e diferenciando-se em órgãos especiais, os receptores, que são: as máculas, as cristas e o órgão de Corti.
O labirinto ósseo é constituído por uma cavidade central de forma irregular, o vestíbulo, onde desembocam, de um lado, os canais semicirculares e, de outro, a cóclea. O vestíbulo contém duas estruturas: o sacúolo e o utrículo. Neste último desembocam os canais semicirculares. Cada canal apresenta uma dilatação numa das suas extremidades, denominadas ampolas. Já o sacúolo une o utrículo à cóclea por meio de estreitos canais.




Fontes:
http://www.ines.gov.br/ines_livros/1/1_001.HTM
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orelha
http://www.neurinoma.org.br/conteudo.asp?id=17
Histologia Básica – Luiz C. Junqueira e José Carneiro. Editora Guanabara Koogan S.A. (10° Ed), 2004.

Abertas inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Petrolina

(AsCom Prefeitura de Petrolina)

Os interessados em participar do processo de seleção simplificada da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina já podem comparecer à Secretaria para fazer sua inscrição e concorrer a uma das vagas.

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas imediatas além de cadastro reserva para a contratação de Auxiliar Administrativo, Cozinheiro, Auxiliar de Limpeza, Motorista, Digitador/Entrevistador, Educador Social, Advogado, Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista e Coordenador.

As oportunidades são para profissionais de nível fundamental, médio e superior e os salários variam de R$ 937,00 a R$ 1.800,00. A seleção dos candidatos será feita mediante Avaliação Curricular de Títulos e Experiência Profissional.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, Vila Mocó, entre os dias 13 e 24 de Março das 8h às 13h. Os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 30 de Abril e o edital com todas as informações está disponível no http://www.petrolina.pe.gov.br/petrolina2015/noticias.php?id=11652 da Prefeitura de Petrolina ou pelo Tel. (87) 3862-9113. 

domingo, 12 de março de 2017

AMOR À DISTÂNCIA

Um amor que chega sem ser esperado...
Um amor que através de uma mensagem deixada em sua postagem de uma foto...
Que não pede permissão para entrar...
Mas que invade o corpo inteiro... Como se dono fosse do meu ser...
Um amor que vi aos poucos dentro de mim crescer!
Um amor que a distância não impediu,
De aflorar na minha existência tão sem graça.
Que me trouxe a alegria de estar vivo...

Que despertou a emoção adormecida!
Quando descobri que estavas em minha vida,
Ah esse amor que chega a doer de tanta saudade...
Que anseia em seus braços um dia ser aconchegado.
Que sonha com seu rosto um dia acariciar.

Em teu corpo os delírios do prazer sentir...
E o seu coração com o meu amor seduzir!
Ah esse amor..., esse amor...
Que deixa meu corpo em brasas.
Quando em sonho muitas vezes acordado.
Sinto o seu corpo sob o meu, e
Assim por ti estar sendo amado.

O que seria de mim se não sonhasse!
Talvez perdesse a esperança....
Mas eu sonho, e tenho esperança.
Que um dia em nossas vidas vou lhe encontrar,
Com meu carinho e meu amor poder dizer,
Que eu nasci para lhe amar e ser amado por você!

sexta-feira, 10 de março de 2017

Av2 - PED - Lic - Alfabetização e Letramento

1)
Resultado de imagem para charge de leitura
Baseado nas leituras da seção 2 Identifique as alternativas corretas:
I.O fato de os olhos estarem abertos não indica que a informação visual a nossa volta está sendo recebida e interpretada pelo cérebro.
II. Toda leitura deve ser rápida, seletiva e necessita de conhecimentos prévios.
III. Para ler o cérebro se utiliza de apenas uma região do cérebro, uma função única que é ativada no próprio ato de ler.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente a alternativa I está correta
  • b)
    Somente a alternativa II está correta 
  • c)
    As alternativas I e II estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas
  • e)
    As alternativas II e III estão corretas
2)
A descoberta de que o significado das palavras evolui tira o estudo do pensamento e da linguagem de um beco sem saída. Os significados das palavras passam a ser formações dinâmicas e não já estatísticas, transformam-se à medida que as crianças se desenvolvem e alteram-se também com as várias formas como o pensamento funciona. Se os significados das palavras se alteram na sua natureza interna, então a relação entre o pensamento e a palavra também se modifica. Para compreender a dinâmica dessa relação, teremos que complementar a abordagem genética do nosso estudo principal com a análise funcional e examinar o papel do significado da palavra no processo de pensamento. (Vygotsky, s/d, p. 56)
Leia o trecho com atenção e complete as lacunas corretamente:
Pela leitura e escrita serem atos ___________, estes sempre são carregados de intencionalidade, por isso são atividades ____________, pois direcionamos nossos atos ao que nos interessa. Sendo também _____________, determinados por nossos objetivos e expectativas.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

Alternativas:
  • a)
    Prescritivos; seletivas; limitadora.
  • b)
    Objetivos; seletivas; limitadora.
  • c)
    Objetivos; seletivas; antecipatória. 
    Alternativa assinalada
  • d)
    Prescritivos; seletivas; antecipatória.
  • e)
    Objetivos; alternativas; antecipatória.
3)
O significado duma palavra representa uma amálgama tão estreita de pensamento e linguagem que é difícil dizer se se trata de um fenômeno de pensamento, ou se se trata de um fenômeno de linguagem. Uma palavra sem significado é um som vazio; portanto, o significado é um critério da palavra e um seu componente indispensável (Vygotsky, s/d, p. 56)
A. Refere-se às propensões do sujeito. 
B. É o engajamento do sujeito em ato de pensamentos de natureza significativa.
C. Refere-se ao fato de que a linguagem e o pensamento sempre têm um tema.
I. Conhecimento prévio
II. Disposição
III. Autoridade

Alternativas:
  • a)
    AII – B I – C III
  • b)
    AII – B III – C I
    Alternativa assinalada
  • c)
    AI – BII – C III
  • d)
    AIII – BI – CII
  • e)
    AI – BIII – CII
4)
[...] podemos entender que o objetivo principal da aprendizagem do ato de ler na escola é desenvolver competências e habilidades para questionar e interagir com o texto. Hoje, não mais aceitamos a ideia de que o ato de ler seja apenas decodificar! (FERRONATO, R. F. Alfabetização e Letramento / Raquel Franco - Londrina: UNOPAR, 2014, p. 92)
Há estratégias de leituras que devem ser trabalhadas pelos professores, para que os alunos sejam estimulados à leitura, são elas:

Alternativas:
  • a)
    predicado; adivinhas; inferenciação; identificação das ideias.
  • b)
    predição; adivinhação; inferenciação; identificação das ideias.
    Alternativa assinalada
  • c)
    predição; adivinhação; interação; interpretação das ideias.
  • d)
    predição; adivinhas; inferenciação; interpretação das ideias.
  • e)
    predicado; adivinhas; interação; interpretação das ideias.
5)
"Um importante conceito é de que a leitura de um texto é feita pelo cérebro como um todo e não somente pelo reconhecimento do significado de cada grafema." (ASSENCIO – FERREIRA, V. J. O que todos professor precisa saber sobre neurologia- São José dos Campos: Pulso, 2005)
Quando a criança chega aos seis anos ela passa a ter um refinamento das relações entre pensamento e linguagem, assinale as alternativas corretas a respeito dessas relações.
I. A linguagem só serve como expressão de um pensamento pronto.
II. A palavra conscientizada é a transformação do pensamento em palavra.
III. A linguagem interior não antecede a linguagem exterior, nem mesmo a linguagem exterior antecede a linguagem interior.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente a alternativa I está correta
  • b)
    Somente a alternativa II está correta 
  • c)
    As alternativas I e II estão corretas
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas
  • e)
    As alternativas II e III estão corretas
    Alternativa assinalada

terça-feira, 7 de março de 2017

Av 1 - Recursos Educacionais Abertos

1)
Temos visto que, nem sempre a tecnologia na escola causou melhorias no aprendizado dos alunos. Aquilo que chamamos "ensino tradicional com roupagem moderna" ainda ocorre porque as relações sociais de aprendizagem nem sempre são alteradas. Para transformar esse panorama nas escolas, é preciso:

Alternativas:
  • a)
    que o uso de novas mídias possa compreender e abordar mudanças sociais, baseadas numa proposta de trabalho que corresponda à realidade social da escola.
    Alternativa assinalada
  • b)
    que o PBLE seja implementado em todas as escolas e os professores sejam treinados.
  • c)
    que as novas mídias não vão influenciar a relação dos alunos com o conhecimento, visto que não há uso de tecnologia na escola.
  • d)
    propor discussão a fim de tirar o máximo proveito da multimodalidade oferecida pela tecnologia.
  • e)
    investir em formação continuada dos docentes para que saibam indicar boas pesquisas aos seus alunos, utilizando a tecnologia.
2)
Assinale a alternativa que melhor define CONCEITUAÇÃO, um dos fenômenos recentes, relacionados às novas mídias.

Alternativas:
  • a)
    novas formas de abstrair e de compreender a semântica de hipertexto.
    Alternativa assinalada
  • b)
    novas formas de colocar em prática as pesquisas realizadas na web.
  • c)
    organização de conceitos da informática para melhor uso das mídias.
  • d)
    novas formas de leitura, os chamados "textos não lineares".
  • e)
    organização dos textos impressos e dos hipertextos.
3)
As relações sociais na web têm demonstrado relacionamento menos assimétrico devido à interatividade. Há o favorecimento da igualdade e da liberdade. A isso se denomina "divergência", outro fenômeno relacionado às novas mídias.
Podemos dizer que a divergência ocorre por que:
I. A cultura atual é híbrida e fluida, contestável, aberta; é um paradoxo da globalização;
II. Podemos assumir nossa identidade somente se não estivermos conectados em rede;
III.Os textos passam a ser produzidos sem a antiga visão hegemônica da sociedade contemplando múltiplas semioses e diferentes linguagens.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    todas estão corretas.
  • b)
    somente III está correta.
  • c)
    somente II está incorreta.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I e II estão corretas.
  • e)
    II e III estão incorretas.
4)
A tarefa mais difícil para a escola atualmente é favorecer uma reflexão a fim de buscar respostas para as novas formas de ensino e aprendizagem. É preciso ultrapassar as práticas baseadas somente na escrita.
As ideias citadas acima são do autor Daley, estudioso da Linguística, sobre as configurações de ensino na escola brasileira do século XXI.
Assinale a alternativa com a justificativa correta para o explicitado no enunciado acima.

Alternativas:
  • a)
    O trabalho nas escolas deverá ser pensado e realizado a partir da aceitação da linguagem multimidiática e das mudanças de paradigmas como: a dominação da ciência e da racionalidade, da abstração e da teoria.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A escola deverá buscar soluções para que seja trabalhado o texto escrito em primeiro lugar e, quando houver possibilidade, a linguagem multimidiática.
  • c)
    As mudanças nos paradigmas dentro das escolas devem ser questionadas, principalmente quando não há infraestrutura para o trabalho com a tecnologia.
  • d)
    A norma padrão e a literatura padrão são mais importantes que os conteúdos disponíveis na web e devem continuar sendo priorizados, porém com pesquisas em sites especializados.
  • e)
    A linguagem multimidiática ainda não atinge a maioria dos professores, portanto o trabalho e a reflexão propostos por Daley ainda não pode ser realizado de maneira eficaz e que atinja diretamente os alunos.
5)
Segundo Daley (2010), "Cria-se e constrói-se mídia ao invés de escrevê-la, e navega-se explora-se mídia ao invés de lê-la".
Assinale a alternativa correta que confirma e contribui com as ideias do autor citado.

Alternativas:
  • a)
    Há uma distinção no vocabulário usado para descrever as ações realizadas nas novas mídias. Isso encoraja outras habilidades, diferentes daquelas usadas para se escrever textos.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Não existe interatividade para a escrita de textos na web.
  • c)
    Mesmo tendo interatividade, o processo não permite muitos pontos de vista.
  • d)
    Não há distinção no vocabulário usado para descrever as ações realizadas nas novas mídias. Outras habilidades, diferentes daquelas usadas para se escrever textos não são favorecidas.
  • e)
    A escrita é um exercício solitário que, mesmo com a interatividade, não se modifica muito ao ser publicado na web.

Av1 - PED - Lic - Ensino de História e Geografia

2)
Para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.
3)
Sabe-se que o trabalho com documentos históricos em sala de aula, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir:
( ) O trabalho do professor com documentos em sala de aula é o mesmo do historiador em seu ofício.
( ) O professor ao trabalhar com o documento em sala de aula, não trabalha com a fonte histórica, já que este não é o documento original.
( ) O aluno ao participar da atividade com documentos históricos não domina o contexto histórico, ou seja, o momento em que o documento foi produzido.
( ) É necessário que o professor transforme o documento histórico em material didático para ser utilizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – F – V.
  • d)
    F – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
4)
Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem em história deve considerar as ideias prévias dos alunos e que o professor deve atuar como mediador entre essas ideias e os novos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem em História, julgue as afirmações a seguir:
( ) O professor deve elaborar atividades problematizadoras que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitem a aquisição de novos conhecimentos.
( ) O aluno é visto como um receptor de novos conhecimentos que irão substituir todas suas ideias prévias sobre o tema estudado.
( ) O conhecimento histórico só pode ser adquirido no espaço da sala de aula. O que é aprendido fora desse espaço consiste em senso comum e, portanto, deve ser descartado.
( ) Ao considerarmos as ideias prévias dos alunos sobre o tema estudado, estamos colocando-os como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem de História.

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – V – F – V.
5)
São sugeridas algumas etapas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. São elas: a investigação dos conhecimentos prévios, o recorte temático, o uso de documentos históricos e o trabalho com o conceito de tempo histórico.Sobre essas etapas, julgue os itens a seguir:
I- Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser estudado é importante também buscar informações que possam auxiliar no entendimento das percepções dos alunos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
II- Definir o recorte temático e a temporalidade é essencial para o que desenvolvimento do conhecimento histórico seja possível, visto que direciona o aluno em seus estudos e possibilita que o mesmo conheça diferentes sociedades em diferentes períodos.
III- O trabalho com documentos históricos nas aulas deve contemplar apenas documentos escritos, visto que esses são considerados oficiais, portanto, inquestionáveis.
Agora assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    II.
  • e)
    III.
6)
Sabe-se que para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.