sábado, 30 de setembro de 2017

Av2 - PED - Lic - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

1)
Avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I. As organizações que investem em seus talentos e em seus conhecimentos tácitos e explícitos estimulam a alta performance de suas equipes.
Porque
II. Para que isso ocorra, os gestores devem ser preparados para engajar esses profissionais no ambiente de trabalho, sem produzir soluções à altura das necessidades profissionais dos talentos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
  • b)
    A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • d)
    As asserções I e II são proposições falsas.
  • e)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
2)
No ambiente de trabalho, configura-se _________ quando há um conjunto de condutas abusivas, frequentes e intencionais, usadas para constranger e desqualificar uma pessoa. Não se trata de uma simples situação de conflito ou estresse.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
  • a)
    assédio moral.
    Alternativa assinalada
  • b)
    castigo.
  • c)
    multa.
  • d)
    desvio de conduta.
  • e)
    estresse.
3)
Para a discutir a visão de mundo existem alguns conceitos fundamentais. Sabendo disso, leia atentamente as seguintes definições:
I – São regras, princípios ou padrões que são mantidos ou aceitos pela sociedade, nos quais o homem se baseia para atuar.
II – É um fenômeno que se relaciona a diminuição das barreiras entre países, promovendo uma integração social, cultural e política.
III - São princípios que se relacionam à convicção sobre determinadas ideias, independentemente da realidade objetiva, pois não se ligam necessariamente a provas concretas.
IV - São mudanças alcançadas nas últimas décadas em relação aos recursos tecnológicos que auxiliam o homem nas diversas atividades que realiza.
V – É a característica de um processo que busca uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem trazer prejuízos às gerações futuras.
Associe as definições descritas referem-se aos seguintes conceitos:
( ) Valores.
( ) Crenças.
( ) Sustentabilidade.
( ) Globalização.
( ) Evolução tecnológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:
  • a)
    I-III-IV-II-V.
  • b)
    I-III-V-II-IV.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II-IV-I-III-V.
  • d)
    V-IV-III-II-I.
  • e)
    IV-V-I-II-III.
4)
Sabemos que o trabalho é fundamental na vida humana e está intimamente ligado à evolução das sociedades e a garantia de um constante desenvolvimento do meio em que o homem vive, além disso, compreendemos que a noção de trabalho se modifica de acordo com a época em que ocorre e devido aos recursos oferecidos. 
A partir disso analise as afirmativas a seguir e as classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O significado que se dá ao trabalho varia em função das condições oferecidas, podendo ser motivador ou até mesmo instrumento de dominação.
( ) O trabalho sofreu mudanças nas últimas décadas por conta do fenômeno da globalização, que transformou as formas de produção e o próprio mercado de trabalho.
( ) Em função das modificações ocorridas no mundo do trabalho, o cliente deixou de ser levado em conta e suas exigências não são consideradas tão importantes.
( ) O empreendedorismo é um relevante componente do mundo do trabalho e contribui para a criação de novas e diferentes maneiras de empreender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    V - F - F - F.
  • b)
    F - V - F - V.
  • c)
    V - F - V - F.
  • d)
    V - V - F - V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    V - V - V - V.
5)
Dar ou receber feedback não é uma tarefa fácil de ser realizada, mas, muitas vezes, é necessário para reestabelecer um relacionamento pessoal ou profissional, no qual esteja havendo algum desencontro ou problema entre as expectativas e o que está ocorrendo efetivamente. Para que um feedback seja produtivo e promova as mudanças de comportamento desejadas, a crítica deve ser feita de forma construtiva, independentemente de o conteúdo a ser tratado ter um foco positivo ou negativo CINTRA, J. C.; CIZOTO, S. Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
Acerca do processo de críticas, analise as afirmativas abaixo marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é necessário desenvolver a habilidade de comunicação para se elaborar e receber críticas de maneira construtiva.
( ) A assertividade e a empatia fazem parte do processo de críticas.
( ) As críticas são essenciais para evitar o desgaste dos relacionamentos e mantê-los saudáveis e produtivos.
( ) Deve-se ter cuidado com as críticas, pois, dependendo da maneira como são feitas, pode-se configurar em assédio moral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
  • b)
    V – V – V – F.
  • c)
    V – V – F – F.
  • d)
    F – F – V – V.
  • e)
    F – V – F – V.

Av1 - PED - Lic - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

1)
Em uma das etapas do processo seletivo, o selecionador pode utilizar _______________, onde as situações são estruturadas para acontecer em grupo. As pessoas participam desempenhando um papel, cumprindo uma tarefa, relacionando-se com outros candidatos, discutindo e debatendo, sempre com propósitos já estabelecidos pelo selecionador. O objetivo é identificar comportamentos que preencham os requisitos para a escolha do candidato.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
  • a)
    provas técnicas.
  • b)
    testes psicológicos.
  • c)
    testes práticos.
  • d)
    entrevistas.
  • e)
    dinâmicas de grupo.
    Alternativa assinalada
2)
Os seres humanos são seres sociais, visto que interagem constantemente e em diversos ambientes e um deles é o de trabalho. Sabendo disso, analise a seguinte situação: Maria trabalha em uma empresa em que a maioria dos funcionários é homem. Desde que começou a trabalhar é constantemente humilhada por um dos seus chefes, sendo chamada de incompetente dentre outras coisas. Em toda reunião que participam juntos, quando Maria vai começar a falar ele a interrompe e impõe sua fala para mostrar que é ele que sabe e que somente ele pode opinar sobre tudo.
Com base, nessa situação assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Esse chefe está fazendo o marketing pessoal da Maria.
  • b)
    Esse chefe está realizando assédio moral com Maria.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Esse chefe está sendo solidário com Maria.
  • d)
    Esse chefe está sendo apenas mal educado com a Maria.
  • e)
    Esse chefe não está humilhando a Maria, já que ela é sua amiga.
3)
Leia atentamente a seguinte definição: "Conjunto de ações que focam o desenvolvimento das habilidades e a busca de conhecimentos favoráveis à conquista ou à manutenção de uma colocação no mercado de trabalho" (CINTRA; CIZOTO, 2015, p. A definição anterior diz respeito a uma importante noção trazida à tona, especialmente, devido às novas configurações do mundo do trabalho.
Sabendo disso assinale a alternativa a que ela se refere:

Alternativas:
  • a)
    Empregabilidade.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Proatividade.
  • c)
    Globalização.
  • d)
    Competência.
  • e)
    Carreira.
4)
Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I - Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II - O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III - Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV - Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V - Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização. 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    II e V.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I, III e V.
  • c)
    I, II e V.
  • d)
    III, IV e V.
  • e)
    II, III, IV e V.
5)
Para o candidato iniciar o processo, é importante investir na elaboração de um bom currículo, para que ele possa favorecer seu ingresso na organização.
Tendo como base este trecho e os conceitos estudados sobre currículo, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I.O currículo deve demonstrar suas principais habilidades, conquistas e experiências, ser sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída.
PORQUE
II. É um documento em que deve conter claramente seus objetivos, dando destaque para seu potencial, além de dados pessoais, objetivo, formação acadêmica, resumo das qualificações, experiência profissional, cursos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
  • b)
    A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • c)
    A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • d)
    As asserções I e II são proposições falsas.
  • e)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
    Alternativa assinalada

Av2 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

1)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola. O Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários, são instâncias colegiadas na qual seus eleitos representam a comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, é Correto afirmar, que o Grêmio Estudantil:

Alternativas:
  • a)
    Possibilita aos alunos da escola, participação de maneira organizada e compreensão sobre as adversidades da vida.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Assegura defesa dos interesses e das necessidades ligadas especificamente à direção do espaço educativo.
  • c)
    Desarticula-se das demais instâncias colegiadas por reivindicar benefícios próprios, ligados aos alunos.
  • d)
    Instrumentaliza os alunos à reproduzirem o "controle social e político, através do movimento estudantil.
  • e)
    Pode contribuir para o fortalecimento das decisões orçamentárias na escola, com responsabilidade sobre os gastos financeiros.
2)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado em 2007 pelo MEC, por meio do INEP. No que se refere à avaliação; o IDEB combina dois indicadores:
I)Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicando sua relação com o Ensino Médio,
II) Sistema de Avaliação indicada pelos professores de cada escola para seus alunos da Educação Básica,
III)Desempenho dos estudantes – avaliado pela Prova Brasil, nas áreas de língua portuguesa e matemática,
IV)Programa Internacional de Avaliação de alunos – PISA, padronizada e aplicada anualmente pelo MEC,
V)Fluxo escolar que consiste em passagem dos alunos pelas séries/ano, sem reprovação por meio do Programa Educacenso,
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
    Alternativa assinalada
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
3)
Para o pedagogo é considerado pertinente saber diferenciar Conselho Escolar do Conselho de Classe. Dentre as atribuições do Conselho Escolar destaca-se a aprovação, acompanhamento e efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Consta que, uma das funções avaliativas, do Conselho Escolar, consiste em identificar os problemas e as possíveis alternativas de solução ou minimização de conflitos. Ainda sobre o Conselho Escolar é importante considerar que:

Alternativas:
  • a)
    Seus membros, indicados em assembleia, recebem remuneração e benefícios condizentes com o cargo que ocupam. 
  • b)
    A representação comunitária, expressada pelos participantes, possui caráter político partidário e religioso. 
  • c)
    O assistencialismo é o compromisso maior dessa instância colegiada, indicada pela comunidade.
  • d)
    A representatividade amplia a possibilidade de fortalecimento do mecanismo de decisão coletiva. 
    Alternativa assinalada
  • e)
    Os membros do conselho são eleitos para manipular, pois tornam-se instrumento de legitimação de decisões autoritárias.
4)
A Avaliação institucional, bem como a avaliação educacional, quando bem empregadas, contribuem para o redirecionamento da prática. Dando sequência, realize a leitura do enunciado indicado logo abaixo e, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, surgiu da necessidade de se analisar _____________do processo de avaliação nacional, bem como ____________ligadas à educação básica. A cada dois anos,________ é aplicada aos alunos de escolas da rede pública que frequentam do 5º ao 9º ano. Além de avaliar o processo de construção do __________; consegue detectar _____________de aprendizagem, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pela educação básica. 

Alternativas:
  • a)
    especificidades,dificuldades,conhecimento,Prova Brasil,resultados,
  • b)
    Prova Brasil,resultados, dificuldades, especificidades, conhecimento,
  • c)
    Prova Brasil,dificuldades, especificidades, conhecimento, resultados,
  • d)
    resultados, especificidades, Prova Brasil, conhecimento, dificuldades,
    Alternativa assinalada
  • e)
    dificuldades, especificidades, conhecimento, Prova Brasil,resultados,
5)
Com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala no Brasil a partir de 1985, começou-se a pensar na elaboração de pesquisas que conseguissem apresentar através de dados estatísticos o desempenho dos alunos, além de oferecer subsídios para o monitoramento das políticas públicas ligadas à educação. Nessa perspectiva, um dos grandes equívocos sobre avaliação é utilizar-se da mesma para punir os desinteressados ou beneficiar os "bons" alunos ao classificá-los. Ainda sobre avaliação torna-se incoerente afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A nota ou conceito deve ser o único objetivo da avaliação, por expressar apenas o nível de aproveitamento escolar do aluno.
  • b)
    A avaliação cumpre papel pedagógico e didático, de diagnóstico e de controle frente à instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  • c)
    A nota ou conceito de uma avaliação acaba por se traduzir em resultado/produto, diante do processo de ensino e aprendizagem.
  • d)
    A avaliação serve para descobrir quem sabe tudo o que foi ensinado ou apenas expor publicamente quem nada aprendeu.
    Alternativa assinalada
  • e)
    A avaliação ajuda a analisar os processos que fazem parte da ação docente, bem como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Av1 - Ser Social - Direito e Legislação

Conferir as respostas antes do envio
1-a   2-b   3-b   4-c    5-a
1)
Toda sociedade é organizada com base na escolha de uma Forma de Governo e uma Regime Político. Há diversas formas de se organizar esta sociedade, ora valorizando-se a liberdade, ora dotando-se um regime mais restritivo. Assinale a alternativa que contemple, respectivamente, a "forma de governo" e "regime político" adotado no Brasil.

Alternativas:
  • a)
    República e Democracia
  • b)
    Monarquia e Democracia
  • c)
    Democracia e República
  • d)
    República e Totalitarismo
2)
As relações sociais estão permeadas de interesses antagônicos; dentre estas situações encontram-se conflitos de interesses entre empregados e empregadores, que podem, em uma dada oportunidade, divergir sobre a aplicabilidade da legislação trabalhista. Em certas situações, esta divergência pode ocasionar a realização de movimentos grevistas. A respeito das greves, é correto afirmar, à luz da legislação brasileira, que: 

Alternativas:
  • a)
    A realização de greve pelos empregados consiste em ato ilícito, que pode ser punido mediante a demissão por justa causa e a punição criminal dos contraventores. 
  • b)
    A realização de greve consiste em direito garantido pela Constituição Federal, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender
  • c)
    A realização de greve é uma faculdade jurídica que apenas será lícita caso os trabalhadores solicitem, previamente, autorização do empregador para a sua realização em data e hora previamente convencionada
  • d)
    A realização da greve é um direito constitucional, garantido a todo e qualquer trabalhador brasileiro, inclusive aos militares e demais membros das forças armadas
3)
o artigo 5° da Constituição Federal prevê uma série de direitos fundamentais dos cidadãos. À luz do que dispõe este dispositivo constitucional e dos princípios por ele ilustrados, analise a situação abaixo:
J.B, em 19 de Julho de 2017, foi acusado do crime de estelionato. O acusado chegou a ser preso em flagrante delito, quando tentava "vender" um suposto bilhete premiado à idosa M.F. Contudo, após o pagamento da fiança, J.B aguarda o julgamento em liberdade. Foi instaurado inquérito policial e, após a colheita de provas, houve a propositura da respectiva denuncia pelo Ministério Público. Sobre o caso, é correto afirmar que: 

Alternativas:
  • a)
    J.B deve ser considerado um criminoso, pois foi pego em flagrante delito. Em razão do flagrante, ele é presumidamente culpado, até que prove sua inocência na justiça.
  • b)
    J.B é presumidamente inocente até que haja o trânsito em julgado de eventual condenação criminal, em razão do princípio constitucional da presunção de inocência.
  • c)
    J. B é presumidamente culpado por ter o Ministério Público entendido pelo cabimento da propositura da denúncia após a conclusão do Inquérito.
  • d)
    J.B é presumidamente culpado, por ter sido preso em flagrante delito, o que, por si só, já caracteriza sua situação de delinquência.
4)
A Constituição Federal Brasileira está próxima de completar 30 anos. Criada em 1988, é conhecida como "Constituição Cidadã", título que lhe foi atribuído por um dos integrantes da Assembléia Nacional Constituinte, Ulisses Guimarães. A respeito da Constituição Federal, é correto afirmar que: 

Alternativas:
  • a)
    A Constituição Federal, após a sua criação pela Assembléia Constituinte, não poderá sofrer qualquer modificação em suas disposições, de modo que qualquer tentativa de reforma será considerado um "golpe de estado".
  • b)
    A Constituição Federal está em segundo lugar na hierarquia das leis, pois, acima dela, encontram-se as decisões judiciais proferidas pelo Supremo Tribunal Federal
  • c)
    A Constituição Federal, após ser elaborada pela Assembléia Constituinte, poderá ser modificada através do Poder Constituinte Derivado, que realizará a mudança por meio do devido processo legislativo.
  • d)
    A Constituição Federal é assim conhecida por prever apenas direitos aos cidadãos brasileiros, não dispondo sobre seus deveres, o que prejudicou a organização da sociedade. 
5)
As condutas humanas em um sociedade organizada são regidas por normas jurídicas, as quais definirão o que são ações permitidas, proibidas ou obrigatórias aos cidadãos; estas normas podem ser explícitas ou implícitas no texto legislativo. A respeito do que se entende por "princípios fundamentais" é correto afirmar que: 

Alternativas:
  • a)
    os princípios fundamentais expressam os valores da nação brasileira, prevendo a base valorativa que funda e estrutura todo sistema jurídico nacional. São, portanto, normas de observância obrigatória.
  • b)
    os princípios fundamentais não são normas jurídicas e, por isso, não são de observação obrigatória, pois são genéricos e não aplicáveis às situações práticas do dia a dia.
  • c)
    os princípios fundamentais estão contidos apenas no preâmbulo da Constituição Federal e são direcionados especialmente aos servidores públicos.
  • d)
    os princípios fundamentais regulam exclusivamente a atividade política brasileira, pois se tratam dos valores declarados pela Assembléia Constituinte durante os debates prévios à elaboração do texto constitucional

Av1 - Ser Social - Serviço Social e Processo de Trabalho

1)
Segundo web aula, uma das premissas de Karl Marx quando concebe seu "novo humanismo" é que o homem, como ser vivo:

Alternativas:
  • a)
    precisa aceitar passivamente as condições de sua existência 
  • b)
    precisa produzir as condições de sua existência por meio do trabalho
    Alternativa assinalada
  • c)
    precisa lutar por mais salários
  • d)
    precisa unir-se a outras concepções ideológicas para o bem comum
  • e)
    precisa garantir práticas solidárias e assistencialistas
2)
Analise as afirmativas abaixo e assinale V,  para verdadeiras e F, para falsas:
(  ) Para Habermas, o processo de evolução da sociedade não se apoia na contradição dialética entre as forças produtivas e as relações de produção na luta de classes como afirma Marx, mas as forças produtivas desenvolvem-se e as formas de integração social vão amadurecendo conforme a capacidade dos sujeitos.
(  ) A teoria de evolução de Habermas se constrói sobre uma crítica ao materialismo histórico, que elege o nível de desenvolvimento das condições de trabalho (as forças produtivas) como o único critério de evolução das sociedades.
(  ) Habermas explicita que o processo de emancipação do sujeito passa a ser entendido como um processo de comunicação. O processo da comunicação linguística, o diálogo sem coerções externas, é caracterizado como uma saída para a alienação, para a perda da individualidade dos homens, além de promover a recuperação da autonomia da sociedade.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    F, F, V
  • b)
    V, F, V
  • c)
    F, F, F
  • d)
    V, V, F
  • e)
    V, V, V
    Alternativa assinalada
3)
"pelas ___________________ que o homem vai estabelecer as relações sociais de produção, antagonismos sociais e alienação, sob a forma de apropriação dos meios de produção. As relações sociais vão ser constituídas a partir da ação humana de produção material e sobre a reprodução da vida dos homens."
O termo que preenche corretamente a lacuna é:

Alternativas:
  • a)
    classes sociais
    Alternativa assinalada
  • b)
    ações transformadoras
  • c)
    vias solidárias
  • d)
    práticas profissionais
  • e)
    negações do materialismo
4)
Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
(  ) As consequências sociais do ajuste neoliberal na América Latina, segundo Soares (2003, p.21, 22), foram denominadas de desajuste social.
(  ) Caracteriza-se uma nova massa gigantesca de pobreza estrutural, que atenua situações de desigualdade social e um aumento inusitado de desemprego, precariedade, e instabilidade no trabalho, fazendo com que essa massa se torne vulnerável socialmente e desprovida de proteção social.
(  ) O sistema capitalista gera um ciclo de pobreza que perpassa sobre muitas famílias. As consequências da exploração do proletariado e seu crescente estado de alienação fazem com que comprometam muito mais o futuro das pessoas.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F
  • b)
    F, F, F
  • c)
    F, V, V
  • d)
    V, F, V
  • e)
    V, V, V
    Alternativa assinalada
5)
Sobre a divisão Analise as afirmativas abaixo:
I - Estamos inseridos no modo de produção capitalista. Neste ocorre a divisão do trabalho não só como um meio para se alcançar a produção de mercadorias, mas como a divisão de tarefas entre as pessoas e nas relações de propriedade. 
II - A divisão do trabalho pode ser entendida como a divisão dos meios de produção e da força de trabalho. É importante ressaltar que a divisão do trabalho é um fenômeno que sempre existiu e que se torna inerente ao trabalho humano.
III - O resultado da divisão do trabalho, questão considerável na produção de Marx, é o estado de alienação do proletariado, que também se reflete nas formas de dominação da burguesia.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    somente I e III
  • b)
    somente III
  • c)
    somente II e III
  • d)
    somente I e  II
  • e)
    I, II e III
    Alternativa assinalada