sábado, 11 de novembro de 2017

Av 2 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1) Com relação a inclusão de surdos e sua integração social, leia as afirmativas abaixo e indique V para as verdadeiras e F para falsas.
(  ) Não há limitações cognitivas ou afetivas inerentes à surdez.
(  ) A integração social do surdo não está relacionada à aceitação da Língua de Sinais pela sociedade.
(  ) A integração social do surdo depende do aprendizado da língua oral do país.
(  ) A comunicação é fundamental para a integração do ser humano à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F indicada entre parênteses:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V, F.
  • b)
    V, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • c)
    F, F, F, V.
  • d)
    V, V, V, F.
  • e)
    F, V, F, V.
2)
Pesquisas demonstram que a educação bilíngue é importante para o desenvolvimento integral da pessoa surda, isto se considerar além do seu aprendizado, as questões cognitivas, sociais e afetivas. Leia as afirmativas abaixo e responda:
I. Na educação bilíngue a língua portuguesa é privilegiada frente à Língua de Sinais.
II. Na educação bilíngue a Língua de Sinais é considerada como a primeira língua do surdo, enquanto que a língua majoritária do país é a segunda.
III. Um dos objetivos da educação bilíngue está relacionado ao desenvolvimento do surdo enquanto sujeito, participante da sociedade.
IV. A educação bilíngue pressupõe o aprendizado da língua majoritária do país em sua modalidade oral.
A alternativa que corresponde às afirmativas corretas é:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    I e IV.
3)
Joana é fluente em LIBRAS e está aprendendo a língua portuguesa, em sua modalidade escrita. Por ser surda congênita, apresenta algumas dificuldades em escrita, principalmente em relação às questões gramaticais. A professora de português observou que embora conheça algumas regras do português, sua escrita ainda mantém algumas características de sua língua materna. Ou seja, a estrutura da frase ora apresenta características da LIBRAS, ora características gramaticais da língua portuguesa. Podemos afirmar que em relação ao aprendizado da segunda língua, Joana encontra-se no estágio:

Alternativas:
  • a)
    Transicional.
  • b)
    Interlíngua 3.
  • c)
    Interlíngua 2.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Informacional.
  • e)
    Interlíngua 1.
4)
Os alunos surdos apresentam algumas dificuldades específicas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Uma das dificuldades mais significativas está relacionada ao léxico, com palavras de difícil interpretação. Isso é ainda mais evidente com relação:

Alternativas:
  • a)
    Às palavras antônimas.
  • b)
    Aos palíndromos.
  • c)
    Às onomatopeias.
  • d)
    Às palavras ambíguas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Às palavras amórficas.
5)
As políticas públicas devem atuar de maneira a minimizar não apenas as barreiras arquitetônicas, mas também aquelas relacionadas às pessoas e ao preconceito, configurando grandes obstáculos à inclusão. Como é conhecido este tipo de barreira?

Alternativas:
  • a)
    Barreiras atitudinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Barreiras lexicais.
  • c)
    Barreiras profissionais.
  • d)
    Barreiras comunicativas.
  • e)
    Barreiras organizacionais.

rdos

Av 1 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1)
Esta língua é conhecida como a raiz de todas as outras línguas sinalizadas que foram disseminadas pelo planeta. Sua difusão se deu em decorrência da ida de professores surdos que trabalharam com o religioso Charles L"Epée (desenvolvedor da metodologia "Sinais Metódicos" – tradução para o português) a outros países, multiplicando essa metodologia. A que língua o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Língua Francesa de Sinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Língua Espanhola de Sinais.
  • c)
    Língua Americana de Sinais.
  • d)
    Língua Brasileira de Sinais.
  • e)
    Língua Portuguesa de Sinais.
2)
Os surdos necessitam de uma política educacional que atenda suas necessidades, portanto, necessitam de uma política linguística que norteie sua formação bilíngue. Assim, podemos afirmar que:
I.A proposta pedagógica para o surdo se restringe às adaptações curriculares.
II.As práticas pedagógicas devem conceber a LIBRAS apenas como um instrumento.
III.A LIBRAS não é apenas uma língua de instrução, mas sim de ensino e aprendizagem.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
  • a)
    I e III, apenas.
  • b)
    III, apenas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II, apenas.
  • d)
    I e II, apenas.
  • e)
    I, II e III.
3)
Leia e analise o trecho abaixo:
Segundo o decreto 5626/2005, a LIBRAS é uma _________________________ natural, relacionada aos costumes e ________________________ da comunidade surda brasileira que nasceu da _________________ de comunicação das pessoas surdas.
Quais palavras preenchem corretamente as lacunas acima?

Alternativas:
  • a)
    Abordagem; deveres; incapacidade.
  • b)
    Ciência; direitos; imposição.
  • c)
    Língua; cultura; necessidade.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Linguagem; mitos; inaptidão.
  • e)
    Área de conhecimento; necessidades, imposição.
4)
Em relação ao processo de inclusão escolar, sabemos que este se apresenta de forma complexa, mas o respeito à diferença linguística não deve ser a única mudança dentro do espaço educacional. Dentro das políticas educacionais, deve também se considerar a história da educação do surdo e sua cultura. Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para além da língua, deve-se mudar a concepção que se tem sobre o surdo e a surdez.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O mais importante é que o surdo aprenda a língua majoritária oral do país em que vive.
  • c)
    A presença do intérprete de LIBRAS garante a aprendizagem do aluno surdo.
  • d)
    O aluno surdo deve aprender em escolas especiais visto as dificuldades que apresenta.
  • e)
    A inclusão do surdo no ensino regular não deve ser parte das políticas educacionais.
5)
Para que a leitura ocorra, a criança passa por diferentes estágios de aprendizagem dentre eles o logográfico, o alfabético e o de pseudopalavras. Ana é uma criança que ao final do primeiro ciclo é capaz de ler fluentemente e compreender a leitura que realiza. Podemos afirmar que esta fluência foi possibilitada pela capacidade de:

Alternativas:
  • a)
    Decodificar palavras.
  • b)
    Codificar pseudo palavras.
  • c)
    Utilizar rota fonológica.
  • d)
    Utilizar desenho e cores.
  • e)
    Utilizar rota lexical.
    Alternativa assinalada

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Av1 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

1)
Diante dos aspectos legais sobre a formação de professores, diante do cenário nacional, observamos que ainda há proposta que estão centradas exclusivamente em caráter emergencial, que ainda não contemplam a necessidade efetiva de formação continuada do professor.
Complete as lacunas sobre o que é formação continuada de professores e em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Formação contínua é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores em exercício com objetivo ____________________, realizadas individualmente ou em grupo, visando tanto o desenvolvimento ____________________ como o __________________, na direção de prepará-los para a realização de suas atuais tarefas ou outras novas que se coloquem (GARCIA, 1995 apud ALMEIDA, 2005, p. 4).
(ALMEIDA, I. A. Formação contínua de professores. Proposta Pedagógica: formação continuada de professores. São Paulo, v. 3, p.4, ago. 2005.) 

Alternativas:
  • a)
    financeiro - pessoal - profissional. 
  • b)
    formativo – psicológico – profissional.
  • c)
    formativo – pessoal - social.
  • d)
    formativo – psicológico – social. 
  • e)
    formativo – pessoal - profissional.
    Alternativa assinalada
2)
Em se tratando de formação de professores, que pode ser inicial ou continuada, ainda identificamos a formação em serviço.
Sobre a formação em serviço, leia as alternativas e em seguida assinale o que você considera correta:
I – A formação em serviço é uma estratégia de formação continuada.
II – A formação em serviço são atividades de formação continuada que acontecem somente no local de trabalho.
III – A formação em serviço pode ser indicada pela equipe gestora da escola ou sistemas de ensino, com base nas realidades profissionais dos professores.

Alternativas:
  • a)
    As alternativas II e III estão corretas. 
  • b)
    As alternativas I e II estão corretas.
  • c)
    Somente a alternativa II está correta.
  • d)
    As alternativas I e III estão corretas. 
    Alternativa assinalada
  • e)
    As alternativas I, II e III estão corretas. 
3)
É importante considerar que durante toda a trajetória profissional o professor passa por formação continuada, visto que todos os estudos e capacitações realizados após sua formação inicial são considerados formação continuada.
Marque a alternativa correta: 

Alternativas:
  • a)
    A formação do professor deve ser pensada pela direção da escola, que buscará atingir os objetivos institucionais.  
  • b)
    A formação do professor deve ter caráter de construção coletiva para mudar a realidade educativa.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A formação continuada deve ser responsabilidade exclusiva do profissional.
  • d)
    A formação do professor deve ser organizada pelos sistemas de ensino na educação básica pública e não precisa ter a participação dos profissionais da educação.
  • e)
    A formação do professor é importante, porém não altera a realidade do trabalho educativo. 
4)
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN, 9394/96, a formação continuada de professores tomou significativa importância, pois inicia-se perspectivas de novos horizontes em relação à esta temática. Diante deste cenário, marque V para verdadeiro e F para falso, e assinale a alternativa correta:
( ) A formação de professores é de responsabilidade exclusiva dos municípios.
( ) A formação de professores é responsabilidade única dos empregadores.
( ) A formação de professores é uma responsabilidade pessoal.
( ) A formação de professores é de responsabilidade da nação, estados e municípios.

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, F, V, V.
  • c)
    F, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    F, V, F, V. 
  • e)
    V, V, V, F.
5)
A partir da concepção e da legislação que trata sobre a formação de professores, em 2004 foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Entre seus objetivos, a criação desta rede esta rede visava:

Alternativas:
  • a)
    Contribuir para a melhoria da formação dos professores da educação básica dos sistemas públicos de educação.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Contribuir para a formação dos professores que atuavam apenas na educação infantil.
  • c)
    Proporcionar formação para os professores do ensino médio exclusivamente.
  • d)
    Proporcionar formação aos professores que estivessem atuando na rede privada de ensino. 
  • e)
    Contribuir com a formação continuada apenas dos gestores das escolas da rede pública de ensino.

Av2 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

1)
A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9394/96, assegura a oferta da Educação do Campo, a Resolução do CNE/CEB 1, de 03/04/2002, instituiu diretrizes operacionais para as escolas de campo.
Complete as lacunas e em seguida marque a alternativa que as completa corretamente: 
A Educação do Campo, além de se preocupar com o cultivo da ________________ cultural camponesa, precisa recuperar os veios da educação dos grandes valores humanos e sociais: emancipação, justiça, igualdade, liberdade, respeito à diversidade, bem como reconstruir nas novas gerações o valor da utopia e do ___________________ pessoal a causas coletivas, humanas (PARANÁ, 2005, p. 24).
(PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: educação do campo. Curitiba: SEED-PR, 2005.)

Alternativas:
  • a)
    identidade – engajamento.
    Alternativa assinalada
  • b)
    separação – engajamento.
  • c)
    separação – desrespeito.
  • d)
    exclusão – engajamento. 
  • e)
    identidade – aspecto. 
2)
A educação é um direito de todos, segundo a Constituição Federal de 1988. O Conselho Nacional de Educação através da Resolução n.02/01, determina e orienta que deve ser oportunizado aos alunos o atendimento educacional especializado, caso esteja impossibilitado de frequentar à escola por motivo de saúde.
A Pedagogia Hospitalar tem como objetivo: 

Alternativas:
  • a)
    Distrair a criança enquanto passa por uma situação de doença complexa, estando em internação hospitalar. 
  • b)
    Acompanhamento pedagógica da criança doente em sua residência. 
  • c)
    Integrar a criança doente, em situação de internação hospitalar a partir de brincadeiras,apenas. 
  • d)
    Acompanhamento psicológico da família enquanto a criança passa por doença e internação hospitalar.
  • e)
    Integrar a criança doente mantendo contado através do atendimento pedagógico- educacional durante período de internação hospitalar.
    Alternativa assinalada
3)
A Pedagogia Hospitalar tem ampliado seu atendimento a partir da conscientização dos profissionais em relação à prestação deste serviço em todos os espaços de saúde em que se faz necessário.
Sobre a organização e oferta dos serviços da Pedagogia Hospitalar, marque V para verdadeiro e F para falso, e em seguida assinale a alternativa correta:
( ) Compete às Secretarias de Educação o atendimento pedagógico hospitalar, a contração e capacitação dos professores.
( ) Compete à família do aluno em situação de internação hospitalar a contratação de professor especializado para atendimento pedagógico.
( ) Compete apenas ao hospital a contratação de professor especializado para atender alunos em situação de internação hospitalar. 

Alternativas:
  • a)
    V, V, V.
  • b)
    V, F, F. 
    Alternativa assinalada
  • c)
    V, V, F. 
  • d)
    F, F, V
  • e)
    F, V, F. 
4)
O trabalho do professor que atua na Pedagogia Hospitalar possui especificidades, e este deve ter uma formação peculiar quanto à sua atuação pedagógica.
Sobre o trabalho do professor na Pedagogia Hospitalar é correto afirmar: 

Alternativas:
  • a)
    O professor deve apenas tornar o ambiente acolhedor ao aluno dentro do hospital, devido sua situação de internação hospitalar. 
  • b)
    O professor deve respeitar o currículo da escola do aluno em situação de internação, não é possível adaptar o currículo.
  • c)
    O professor deve desenvolver as mesmas atividades a todos os alunos que estão em situação de internação hospitalar, não há especificidades. 
  • d)
    O professor deve sendo necessário, inserir adaptações curriculares para o processo de ensino e aprendizagem ao aluno em situação de internação hospitalar.
    Alternativa assinalada
  • e)
    O hospital deve construir um currículo que atenda alunos que encontram-se em situação de internação hospitalar.
5)
Na Educação do Campo, é necessário que o professor tenha um preparo para atuar neste espaço educativo a partir da formação inicial e formação continuada de professores.
Neste sentido, os currículos das escolas do campo:

Alternativas:
  • a)
    Devem estar desvinculados de qualquer proposta pedagógica.
  • b)
    Devem estar iguais aos currículos das escolas urbana, visto que a lei nacional é para as escolas, independe de especificidade.
  • c)
    Devem superar o currículo das escolas urbanas, pois cada um possui sua especificidade. 
    Alternativa assinalada
  • d)
    Devem ser organizados pelos Sistemas de Educação, pois possuem maior conhecimento de organizar um currículo para a escola do campo. 
  • e)
    Devem se pautar apenas nos conteúdos, pois não há especificidade que altere o currículo para esta modalidade de ensino.

Av2 - PED - Lic - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

1)
Avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I. As organizações que investem em seus talentos e em seus conhecimentos tácitos e explícitos estimulam a alta performance de suas equipes.
Porque
II. Para que isso ocorra, os gestores devem ser preparados para engajar esses profissionais no ambiente de trabalho, sem produzir soluções à altura das necessidades profissionais dos talentos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
  • b)
    A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • d)
    As asserções I e II são proposições falsas.
  • e)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
2)
No ambiente de trabalho, configura-se _________ quando há um conjunto de condutas abusivas, frequentes e intencionais, usadas para constranger e desqualificar uma pessoa. Não se trata de uma simples situação de conflito ou estresse.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
  • a)
    assédio moral.
    Alternativa assinalada
  • b)
    castigo.
  • c)
    multa.
  • d)
    desvio de conduta.
  • e)
    estresse.
3)
Para a discutir a visão de mundo existem alguns conceitos fundamentais. Sabendo disso, leia atentamente as seguintes definições:
I – São regras, princípios ou padrões que são mantidos ou aceitos pela sociedade, nos quais o homem se baseia para atuar.
II – É um fenômeno que se relaciona a diminuição das barreiras entre países, promovendo uma integração social, cultural e política.
III - São princípios que se relacionam à convicção sobre determinadas ideias, independentemente da realidade objetiva, pois não se ligam necessariamente a provas concretas.
IV - São mudanças alcançadas nas últimas décadas em relação aos recursos tecnológicos que auxiliam o homem nas diversas atividades que realiza.
V – É a característica de um processo que busca uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem trazer prejuízos às gerações futuras.
Associe as definições descritas referem-se aos seguintes conceitos:
( ) Valores.
( ) Crenças.
( ) Sustentabilidade.
( ) Globalização.
( ) Evolução tecnológica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:
  • a)
    I-III-IV-II-V.
  • b)
    I-III-V-II-IV.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II-IV-I-III-V.
  • d)
    V-IV-III-II-I.
  • e)
    IV-V-I-II-III.
4)
Sabemos que o trabalho é fundamental na vida humana e está intimamente ligado à evolução das sociedades e a garantia de um constante desenvolvimento do meio em que o homem vive, além disso, compreendemos que a noção de trabalho se modifica de acordo com a época em que ocorre e devido aos recursos oferecidos. 
A partir disso analise as afirmativas a seguir e as classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O significado que se dá ao trabalho varia em função das condições oferecidas, podendo ser motivador ou até mesmo instrumento de dominação.
( ) O trabalho sofreu mudanças nas últimas décadas por conta do fenômeno da globalização, que transformou as formas de produção e o próprio mercado de trabalho.
( ) Em função das modificações ocorridas no mundo do trabalho, o cliente deixou de ser levado em conta e suas exigências não são consideradas tão importantes.
( ) O empreendedorismo é um relevante componente do mundo do trabalho e contribui para a criação de novas e diferentes maneiras de empreender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    V - F - F - F.
  • b)
    F - V - F - V.
  • c)
    V - F - V - F.
  • d)
    V - V - F - V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    V - V - V - V.
5)
Dar ou receber feedback não é uma tarefa fácil de ser realizada, mas, muitas vezes, é necessário para reestabelecer um relacionamento pessoal ou profissional, no qual esteja havendo algum desencontro ou problema entre as expectativas e o que está ocorrendo efetivamente. Para que um feedback seja produtivo e promova as mudanças de comportamento desejadas, a crítica deve ser feita de forma construtiva, independentemente de o conteúdo a ser tratado ter um foco positivo ou negativo CINTRA, J. C.; CIZOTO, S. Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
Acerca do processo de críticas, analise as afirmativas abaixo marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é necessário desenvolver a habilidade de comunicação para se elaborar e receber críticas de maneira construtiva.
( ) A assertividade e a empatia fazem parte do processo de críticas.
( ) As críticas são essenciais para evitar o desgaste dos relacionamentos e mantê-los saudáveis e produtivos.
( ) Deve-se ter cuidado com as críticas, pois, dependendo da maneira como são feitas, pode-se configurar em assédio moral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
  • b)
    V – V – V – F.
  • c)
    V – V – F – F.
  • d)
    F – F – V – V.
  • e)
    F – V – F – V.