terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Entenda o avanço da febre amarela no Brasil

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O Ministério da Saúde (MS) anunciou, na terça-feira (9), uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela, que, após viver no ano passado seu maior surto no Brasil desde 1980, dá indícios de que voltará a se espalhar pelo país neste verão. Entre fevereiro e março deste ano, 24,4 milhões de pessoas de 75 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, devem ser vacinadas.
Com o aumento das áreas de recomendação da vacina, o governo brasileiro decidiu reduzir de 0,5 ml para 0,1 ml sua dose padrão, que desde 2014 é considerada dose única (com duração por toda a vida) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em pronunciamento oficial, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que o fracionamento é seguro, mas emergencial. "Fracionaremos a vacina para garantir cobertura rápida em curto período de tempo", disse.
Com durabilidade de oito anos, a vacina fracionada terá um selo diferenciado, para que no futuro seja exigida uma dose de reforço. No entanto, algumas críticas consideram a decisão pela redução da dose – medida já aplicada em países como Angola e Congo –, como sendo resultado da falta de planejamento do governo.
De acordo com o médico infectologista José Valdez Ramalho Madruga, para que o governo brasileiro vacinasse com a dose padrão todas as pessoas que vivem nas regiões afetadas, a quantidade de vacina necessária seria equivalente a um terço de toda a produção mundial. Por esse motivo, ele destaca que a dose fracionada é uma solução, mas com exceções.
"Ela pode ser utilizada nessas situações de surto, mas precisamos fazer uma ressalva: algumas situações específicas precisam da dose plena, como as pessoas que têm infecção pelo vírus do HIV ou alguma outra doença imunológica, crianças abaixo de dois anos e gestantes", explicou.
Madruga ressalta ainda que a dose fracionada da vacina não está sendo aceita para viagens internacionais. Nesse caso, a pessoa pode levar para os postos de saúde um comprovante de que viajará para algum país que peçam o atestado da vacina, e então poderá tomar a dose completa. A imunização deve ser feita em até dez dias antes da viagem, seja para o exterior, seja para as áreas de risco dentro do Brasil.
Contexto
Em outubro de 2017, mais de 26 parques foram fechados em São Paulo, após serem encontrados macacos mortos pelo vírus da febre amarela. Os primatas são os principais hospedeiros do vírus, que é transmitido aos seres humanos através de mosquitos silvestres, principalmente o Haemagogus e o Sabethes. O ciclo de transmissão urbano, que tem como principal vetor de transmissão o mosquito Aedes Aegypti, não é registrado no Brasil desde 1942. Por esse motivo, a febre amarela é mais comum em áreas rurais e de mata, onde ocorre o ciclo silvestre.
O médico infectologista e diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Gerson Salvador ressalta que "os casos de febre amarela documentados no Brasil até agora foram de transmissão silvestre,. Não tivemos confirmação de casos transmitidos pelo ciclo urbano. Isso é uma informação importante, porque as pessoas vão precisar ser imunizadas com orientação da Vigilância Sanitária, mas sem pânico, porque o pânico acaba atrapalhando as próprias campanhas de imunização".
No entanto, ao longo dos anos, o mapa das regiões recomendadas de vacinação no país foi se ampliando. Em 1997, segundo dados do Ministério da Saúde, a maior parte dos estados do Nordeste, do Sudeste e do Sul não era afetada pelo vírus. Mas entre dezembro de 2016 e agosto de 2017 foram confirmados 777 casos e 261 óbitos pela doença. O sudeste concentrou a grande maioria dos casos: 764 confirmados.
Nos últimos meses, 11 novos casos foram confirmados: oito deles em São Paulo, um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal. Quatro pessoas morreram e outros 92 casos estão em investigação. Apenas na terça-feira (9), três mortes foram confirmadas no interior de São Paulo: duas em Atibaia e uma em Jarinu.
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Sintomas
A febre amarela causa sintomas genéricos como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza, vômitos, dores musculares e nas articulações. Entretanto, sua principal especificidade, é a icterícia, definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas (como o interior do nariz e da boca) ou nos olhos. Em sua fase mais grave, a doença pode causar inflamação no fígado e nos rins, hemorragias e levar à morte.
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Tratamento
O tratamento da doença é apenas de amenização dos sintomas, através do uso de antitérmicos e analgésicos. Em estágios graves, há a hospitalização para reposição de líquidos e perdas sanguíneas.
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Prevenção
Para a prevenção da doença, a vacina é recomendada para crianças a partir de nove meses, e pode ser encontrada nas unidades públicas de saúde, com dose gratuita. O aumento da demanda, entretanto, provocou a falta em alguns postos. Na rede privada, as doses podem chegar a cerca de R$250.
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Exceção
A vacina não pode ser tomada por bebês menores de seis meses, mulheres que amamentam crianças até essa idade e por pessoas alérgicas a ovo. Além disso, testes já mostraram que os maiores de 60 anos têm maior risco de sofrer efeitos colaterais graves na primeira vacinação, e devem procurar um médico antes de receber a dose.
Para essas exceções e a população em geral, a doença também pode ser prevenida por meio do uso de repelentes, do uso de roupas compridas e claras em regiões de mata, de mosquiteiros e telas. Para controle da proliferação do mosquito, é essencial evitar água parada.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Mais de 10 pessoas foram mortas na madrugada deste sábado (27) no Bairro Cajazeiras - Fortaleza.

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Mais de 10 pessoas foram mortas na madrugada deste sábado (27). A chacina ocorreu na rua Madre Teresa de Calcutá, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
Um grupo armado em pelo menos três veículos invadiu uma festa chamada popularmente por “Forró do Gago” e atirou contra as vítimas.
Ainda não há um balanço oficial de quantas pessoas foram mortas. Feridos foram encaminhados ao Frotinha da Messejana.
Conforme a assessoria de imprensa do Instituto Doutor José Frota (IJF), seis pessoas chegaram ao local feridas. Dois meninos e duas menina de 16 anos, uma mulher de 19 e uma criança de 12 anos. Ele acompanhava o pai, um vendedor ambulante, que estava estava na festa trabalhando.
Os corpos ficaram espalhados no clube, nas calçadas e entre as vítimas muitas mulheres.
Fonte: O Povo Online

Sopa que elimina gordura da barriga

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Quem resiste a uma sopa saborosa e saudável?
Difícil, não é?
Pois bem, é o caso desta sopa, que contém cinco poderosos alimentos anti-inflamatórios e desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, açafrão da terra e inhame.
O alecrim tem os potentes antioxidantes ácidos rosmarínico, carnosol e ácido carnósico.

Eles atuam combatendo e prevenindo inflamações.
A cebola é outro poderoso anti-inflamatório, além de ser ótima para "afinar" o sangue.
O gengibre é mais um ótimo anti-inflamatório natural, além de acelerar o metabolismo.
O açafrão da terra tem também seus agentes anti-inflamatórios e, inclusive, é considerado, por pesquisas científicas, um alimento anticâncer.
E o inhame, com reconhecida fama de excelente purificador do sangue, é mais um a enriquecer a sopa.
Por todas essas virtudes, esta sopa é ótima para compor o cardápio de qualquer pessoa, inclusive dos que querem emagrecer e alcançar saúde com a dose certa de calorias.
Como Fazer?

INGREDIENTES
1 xícara de abóbora descascada e picada
3 inhames pequenos
1 cenoura picada
1 tomate sem casca e sementes picado
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) cheia de gengibre ralado
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de açafrão da terra
1 ramo de alecrim
1 colher (chá) de tomilho (opcional)
Sal marinho a gosto
MODO DE PREPARO
Refogar a cebola e alho no azeite até murcharem.
Acrescentar a cenoura, tomate, inhame e abóbora e refogue mais um pouco.
Coloque água e deixe ferver até amolecer.
Bata no liquidificador e leve de novo ao fogo para engrossar um pouco.
Ponha o açafrão, o gengibre, o alecrim e o sal.
Sirva em seguida.
Para uma desintoxicação, tome esta sopa no almoço e jantar por três dias.



quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Lula é condenado por maioria do TRF4.

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A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região já tem votos para confirmar, nesta quarta-feira (24), a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Já se manifestaram favoravelmente à condenação os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen — ambos votaram para aumentar a pena de Lula para 12 anos e 1 mês de prisão. Ainda falta votar o desembargador Victor Laus, que disse que concluirá seu voto ainda hoje.
Com base na Lei da Ficha Limpa, a decisão que se desenha dificulta a candidatura de Lula à Presidência da República nas Eleições de 2018. Depois de oficializada a decisão, o petista depende de uma série de recursos no próprio TRF4 ou em tribunais superiores para ser elegível em outubro.
O petista, entretanto, não deve ser preso. Em suas manifestações, os dois desembargadores deixaram claro que a pena só vai começar a ser executada, ter início de fato, depois que esgotarem todos os recursos possíveis na própria corte. O procurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum, que representa a acusação e pediu o aumento de pena, também havia se manifestado publicamente para dizer que não pediria a prisão do petista — pelo menos por enquanto.
O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator do processo no TRF4, votou pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Ele ampliou a pena imposta de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão.
“Há prova acima do razoável de que o ex-presidente foi um dos articuladores, senão o principal, do esquema de corrupção. No mínimo, tinha ciência e dava suporte ao esquema de corrupção na estatal, com destinação de boa parte da propina a campanhas políticas”, afirmou Gebran em seu voto, de mais de 400 páginas.
Revisor do processo, o desembargador Leandro Paulsen acompanhou seu colega. Ao falar de crimes cometidos por presidentes e ex-presidentes e da punição a eles, ele afirmou que o juiz Sergio Moro acertou ao escrever na sentença que condenou Lula em primeira instância que “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”.


Para Paulsen, Lula agiu por ação e omissão para prática criminosa e que o ex-presidente foi beneficiário direito da propina do tríplex. “O tríplex é relevante por uma razão importante: ele torna evidente o beneficio pessoal, que se sabia da conta geral de propinas, que o presidente tinha conhecimento dela e fazia uso”, disse o magistrado.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Av2 - PEDAGOGIA - Ensino de História e Geografia

1)
Após ter realizado a leitura do texto "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental", de Helena Copetti Callai, aponte a alternativa correta para a função da Geografia na escola:

Alternativas:
  • a)
    Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.

  • b)
    Ler o mundo está restrito a leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas.
  • c)
    A Geografia ensina a refletir sobre as sociedades históricas e os patrimônios culturais apenas.
  • d)
    A leitura cartográfica é essencial para a compreensão do mundo e sem ela não estudo geográfico.
  • e)
    A leitura geográfica e cartográfica são antagônicas, logo ler o mundo é algo não relevante.
2)
Sabe-se que a alfabetização cartográfica de acordo com Simielli (1999), nos anos iniciais deve-se preparar os alunos, para que adquiram gradativamente a capacidade de ler e interpretar mapas. A alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:
I- projeção / imagem tridimensional e bidimensional, 
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação
IV- proporção e escala

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.
  • b)
    I e III estão corretas

  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II, III e IV estão corretas.
  • e)
    III, IV estão corretas.
3)
Referente ao fatorbidimensional e tridimensional, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    mapa está para bidimensional como Planalto da Borborema está para tridimensional.

  • b)
    maquete está para bidimensional como planta está para tridimensional.
  • c)
    museu está para bidimensional como Chapada dos Guimarães está para tridimensional.
  • d)
    Chapada dos Veadeiros está para bidimensional como mapa está para tridimensional.
  • e)
    museu está para bidimensional e também para tridimensional, devido sua função histórica.
4)
Referente ao texto "Um passeio histórico geográfico- Ensino de Geografia" de Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva, disponível em sua web-aula, leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I-O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo;
II- O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível.
III- Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência exata, e do espaço geográfico como espaço histórico, resultado da progressiva humanização da natureza.

Alternativas:
  • a)
    I está correta.
  • b)
    I e II estão corretas.
  • c)
    III está correta.
  • d)
    I e III estão corretas.

  • e)
     II está correta.
5)
Agora que você assistiu ao vídeo da web aula sobre globalização, indique a alternativa que apresenta a conceituação correta:
I- A maior parte dos autores trabalha com o início da globalização com a colonização dos portugueses e espanhóis.
II- A globalização é um processo dividido em quatro fases, sendo a primeira do século XV até a Revolução Industrial.
III- A quarta fase está relacionada com a Nova Ordem Mundial.
IV- O conceito de globalização é sinônimo de Fetiche.

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas.

  • b)
    I e III estão corretas
  • c)
    II e IV estão corretas.
  • d)
    I, II e III estão corretas.
  • e)
    III, IV estão corretas.

Av1 - PEDAGOGIA - Ensino de História e Geografia

2)
Para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.
3)
Sabe-se que o trabalho com documentos históricos em sala de aula, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir:
( ) O trabalho do professor com documentos em sala de aula é o mesmo do historiador em seu ofício.
( ) O professor ao trabalhar com o documento em sala de aula, não trabalha com a fonte histórica, já que este não é o documento original.
( ) O aluno ao participar da atividade com documentos históricos não domina o contexto histórico, ou seja, o momento em que o documento foi produzido.
( ) É necessário que o professor transforme o documento histórico em material didático para ser utilizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – F – V.
  • d)
    F – F – F – V.
  • e)
    F – V – V – V.
    Alternativa assinalada
4)
Entende-se que o processo de ensino e aprendizagem em história deve considerar as ideias prévias dos alunos e que o professor deve atuar como mediador entre essas ideias e os novos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem em História, julgue as afirmações a seguir:
( ) O professor deve elaborar atividades problematizadoras que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitem a aquisição de novos conhecimentos.
( ) O aluno é visto como um receptor de novos conhecimentos que irão substituir todas suas ideias prévias sobre o tema estudado.
( ) O conhecimento histórico só pode ser adquirido no espaço da sala de aula. O que é aprendido fora desse espaço consiste em senso comum e, portanto, deve ser descartado.
( ) Ao considerarmos as ideias prévias dos alunos sobre o tema estudado, estamos colocando-os como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem de História.

Alternativas:
  • a)
    F – V – V – F.
  • b)
    F – F – V – V.
  • c)
    V – V – V – F.
  • d)
    V – F – F – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – V – F – V.
5)
São sugeridas algumas etapas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. São elas: a investigação dos conhecimentos prévios, o recorte temático, o uso de documentos históricos e o trabalho com o conceito de tempo histórico.Sobre essas etapas, julgue os itens a seguir:
I- Ao investigarmos os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser estudado é importante também buscar informações que possam auxiliar no entendimento das percepções dos alunos relacionados ao ensino e aprendizagem da História.
II- Definir o recorte temático e a temporalidade é essencial para o que desenvolvimento do conhecimento histórico seja possível, visto que direciona o aluno em seus estudos e possibilita que o mesmo conheça diferentes sociedades em diferentes períodos.
III- O trabalho com documentos históricos nas aulas deve contemplar apenas documentos escritos, visto que esses são considerados oficiais, portanto, inquestionáveis.
Agora assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
    Alternativa assinalada
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    II.
  • e)
    III.
6)
Sabe-se que para o ensino de história nas séries iniciais uma importante estratégia é a visita à museus, pois os objetos presentes nos museus permitem que o aluno estabelece um diálogo com o passado. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A visita ao museu em si basta para que o aluno construa seu conhecimento histórico sobre o passado.
  • b)
    Compreender a mensagem proposta pela exposição do museu pouco contribui para que o aluno compreenda o papel dos objetos no passado.
  • c)
    A exposição do museu transmite mensagens aos visitantes, por isso, é importante que o professor se informe sobre o conteúdo antes de levar os alunos e realize um trabalho que prepare os alunos para compreender a exposição.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Na visita ao museu o aluno deve ficar solto para observar o que quiser, pois assim poderá elencar o que achar mais importante.
  • e)
    A visita ao museu serve para divertir os alunos das séries iniciais, é uma forma de tirá-los de sala de aula sem a preocupação com os fins pedagógicos.