sexta-feira, 14 de junho de 2019

Atividades de Português 1° ano ensino fundamental para imprimir

  • Escreva as letras de acordo com os símbolos e leia as palavrinhas
  • Qual é a sílaba que falta para completar a palavra
  • Pinte a família silábica do H
  • Ordene as silabas
  • Atividades de português 1° ano fundamental para imprimir
  • Veja o desenho e escreva a letra inicial dele
  • Escreva o nome dos desenhos: Bola, Pipa, Mala, Barco
  • Atividades para relembrar o alfabeto
  • Complete as palavras com a letra E
  • Escreva o nome das figuras
Atividades de Português 1° ano fundamental para imprimir
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Atividades de Português 1° ano fundamental para imprimir
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sábado, 25 de maio de 2019

FAMÍLIA SILÁBICA B - Z



“Fiquem certos, eu sou o presidente de todos vocês”, diz Bolsonaro em Petrolina



O presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou seu discurso durante a inauguração de um residencial do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Petrolina, na tarde de hoje (24), para reforçar que o Nordeste é prioridade para seu governo.
Povo trabalhador de Pernambuco, muito obrigado pela confiança. Fiquem certos, eu sou o presidente de todos vocês”, afirmou, dizendo que o país é uma só região. “Eu não estou no Nordeste, estou no Brasil. O Brasil é uma só região.”

sábado, 11 de maio de 2019

BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Confira os destaques da Base nesse segmento

Assim como a BNCC da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais e Finais deve ser implementada nas escolas de todo o Brasil até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as mudanças já começam a aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições e na rotina escolar como um todo.
Por isso é fundamental compreender como a Base se faz presente no dia a dia das escolas e em cada segmento da educação básica. Neste post, vamos te explicar a abordagem pedagógica e os principais destaques da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais (1º ao 5º ano). Vamos ler?

Qual a abordagem pedagógica da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais?

Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Segundo o documento da BNCC:
Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
(BNCC)
Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade − a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo. Ou seja:
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
(BNCC)
Além disso, essa proposta pedagógica deve assegurar, ainda, um percurso contínuo de aprendizagens e uma maior integração entre as duas etapas do Ensino Fundamental.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais, vamos ver seus destaques?

O que a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais traz de novidade?

A BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla a primeira etapa do segmento, bem como estudantes e professores do 1º ao 5º ano, enquanto os Anos Finais contemplam alunos e professores do 6º ao 9º ano.
Por fazerem parte de uma mesma Base, a BNCC da Educação Básica, a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais possuem vários pontos em comum para garantir o percurso de aprendizagem contínuo, como a divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas.
A seguir destacamos alguns destes pontos para você. Vamos conferir?

●       Áreas do Conhecimento

A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental. 
De acordo com a BNCC, “as competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades.” 
Portanto, para além das competências, cada uma dessas áreas tem papel fundamental na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental. Isso aparece nos textos de apresentação das áreas na BNCC. Além de mostrar tal papel, o documento dá destaque às particularidades do segmento, levando em consideração as especificidades e as demandas pedagógicas de cada etapa educacional.

●       Componentes curriculares

O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. Mas como assim? As disciplinas não deixaram de existir, o que mudou foi: a BNCC não chama mais Língua Portuguesa, por exemplo, de disciplina ou matéria. A Base a compreende como um componente curricular da área de conhecimento de Linguagens.
Você já sabe em qual área cada componente curricular está presente na BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais? Confira a lista que preparamos para você!
  1. Linguagens
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
  1. Matemática
Componente curricular: Matemática.
  1. Ciências da Natureza
Componente curricular: Ciências.
  1. Ciências Humanas
Componentes curriculares: História e Geografia.
  1. Ensino Religioso
Componente curricular: Ensino Religioso.
Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, cada componente curricular possui – conforme indicado no texto da BNCC – um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam em unidades temáticas.

●       Alfabetização

Outro aspecto que muda com a BNCC Ensino Fundamental − Anos iniciais é a alfabetização. A partir da implementação da Base, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano. Antes, esse prazo era até o terceiro ano – de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Portanto, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação pedagógica deve ser a alfabetização. Isso é sistematizado pela BNCC nos tópicos abaixo, que mostram as competências e as habilidades envolvidas no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver:
  • Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
  • Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
  • Conhecer o alfabeto;
  • Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
  • Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
  • Saber decodificar palavras e textos escritos;
  • Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
  • Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
Então, se a alfabetização deve ser concluída ao final do 2º ano, o aluno já deve sair dessa etapa escrevendo tudo corretamente? Não! No final desse período ele deve desenvolver as competências e habilidades que te mostramos acima.
Ao longo dos próximos anos processo de alfabetização será complementado com foco na ortografia, que ampliará os conhecimentos e as habilidades linguísticas do estudante.

●       Unidades Temáticas

Com a implementação da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, a forma com que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula ganhou novo foco. A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade.
Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental. Por exemplo, a unidade temática “Matéria e Energia” de Ciências aparece do 1º ao 9º ano, o que muda são os objetos de conhecimento e as habilidades exigidas para cada etapa. Segundo a BNCC:
Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades […]. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
(BNCC)
Portanto, a partir dessas unidades, o conteúdo trabalhado em um ano pode ser retomado e ampliado nos anos seguintes, permitindo que o professor trabalhe novas habilidades em sala de aula.
Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o componente Língua Portuguesa – da área de Linguagens – não está estruturado em unidades temáticas. Ou seja, ela se organiza em práticas de linguagem (leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades.

Conclusão

Neste post, trouxemos para você os principais pontos de destaque da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais, bem como sua proposta pedagógica − que se diferencia em diversos pontos da BNCC  Ensino Fundamental − Anos Finais.
Dessa forma, quando não há rupturas nesta transição, uma vez que existe respeito às necessidades de cada estudante e à sua idade. No “passar de bastão” da Educação Infantil ao Ensino Fundamental − Anos Iniciais é fundamental dar atenção a ampliação das aprendizagens, ao aprofundamento das experiências e da alfabetização − que deve acontecer no 1º e 2º anos desta etapa.
Já na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais é importante preparar o aluno para as mudanças que estão por vir ou que já estão acontecendo durante o 5º e 6º ano, como a mudança do professor generalista para o professor especialista. Além disso, é preciso adaptar os currículos para evitar a ruptura nesse processo, garantido ao aluno − como afirma a própria BNCC.

domingo, 28 de abril de 2019

BNCC na educação infantil: o guia completo das competências previstas


Após a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, começaram as discussões visando a melhor forma de implementar as novas diretrizes da BNCC na Educação Infantil de todo o país.
Nessa etapa da Educação Básica, a BNCC define direitos de aprendizagem e os campos de experiências substituem as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Em cada campo existem objetivos de aprendizado e desenvolvimento do aluno, em vez de unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
É responsabilidade das escolas garantir que seus alunos receberão, em sala de aula, as competências gerais estabelecidas pelo documento. Dessa forma, o cenário educacional nacional se torna mais justo e igualitário para todas as crianças.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como trabalhar as competências gerais previstas na BNCC na Educação Infantil. Boa leitura!

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Av2 - Seminário da Prática Viii: Tópicos Especiais II

1)
Conforme Estatuto da Criança e do Adolescente , Capítulo IV, art. 53, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
O referido artigo também assegura alguns direitos. Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( )  igualdade de condições para o acesso e permanência na escolar.
( )  direito de ser respeitado por seus educadores.
( )  acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F
  • b)
    F, F, V
  • c)
    V, F, V
  • d)
    F, V, F
  • e)
    V, V, V
    Alternativa assinalada
2)
Com relação às organizações inseridas no Terceiro Setor é possível identificar que as mesmas podem requer e atingir qualificações e certificações que contribuem para sua gestão. 
Deste modo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação a qualificações e certificações.

Alternativas:
  • a)
    A qualificação de Organização da Sociedade Civil Organizada – OSCIP, foi extinta na década de 1970 para dar lugar ao Título de Utilidade Pública Federal.
  • b)
    O Título de Utilidade Pública Federal teve sua origem na década de 1930 e foi extinto recentemente.
    Alternativa assinalada
  • c)
    O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social pode ser requerido junto ao Ministério da Justiça.
  • d)
    A qualificação como Organização Social deve ser pleiteada junto ao Conselho Nacional de Assistência Social.
  • e)
    As alternativas (a) e (d) estão corretas.
3)
Conforme Baptista (2000), quais são as qualidades esperáveis de um projeto.
Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) simplicidade e clareza na redação;disposição gráfica adequada.
( ) objetividade e exatidão nas informações, na terminologia e nas especificações técnicas.
( ) ter relação invisível entre as operações previstas e o alcance dos resultados desejados.
( )apresentar limitação temporal e espacial.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, F.
    Alternativa assinalada
  • b)
    F, F, V,V.
  • c)
    V, F, V,F.
  • d)
    F, V, F,V.
  • e)
    V, V, V,F.
4)
No que se refere à educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos alunos público alvo da educação especial (BRASIL, 2008). Configura-se como público alvo da educação especial (PAEE) de acordo com a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2018) aquele constituído por estudantes com:

Alternativas:
  • a)
    Deficiência, transtornos de aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento.
  • b)
    Transtornos globais do desenvolvimento, déficit de atenção e altas habilidades/superdotação.
  • c)
    Surdocegueira, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação.
  • d)
    Deficiência, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação.
  • e)
    Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
    Alternativa assinalada
5)
O processo de planejamento é uma ferramenta indispensável para a gestão de organizações do Terceiro Setor. Deste modo, compreendendo os diferentes conceitos imersos neste processo.
Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
    Alternativa assinalada
  • b)
    PROGRAMA – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
  • c)
    PROGRAMA – É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • d)
    PLANO – É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • e)
    PLANO – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.

Av1 - Seminário da Prática Viii: Tópicos Especiais II

1)
Um marco na história da legislação nacional para a promoção da inclusão escolar se refere a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Esse documento garante o atendimento educacional especializado (AEE), por exemplo aos alunos público alvo da educação especial (PAEE). O professor do AEE deve acompanhar a educação escolar do aluno de forma geral, na sala de aula regular e em todos os espaços da escola.
Sobre as atividades desenvolvidas pelo professor do AEE no ensino regular, analise se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O professor do AEE deve acompanhar a educação escolar do aluno na sala de aula regular e em todos os espaços da escola, para identificar quais recursos podem ou não contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem do aluno (PAEE).
( ) O professor do AEE deve orientar o professor sobre o uso e funcionamento de tecnologias e equipamentos usados pelo aluno, além de ensinar o professor e a família a usar tal recurso com o aluno.
( ) O professor do AEE deve evitar estabelecer parcerias com outros profissionais que atendem o aluno (PAEE) fora da escola, pois ele é quem tem o conhecimento na área.
( ) O professor do AEE pode atuar como tradutor e interprete de Libras, professor de Braille, professor de Soroban, oferecendo orientação e mobilidade.
Assinale as alternativas verdadeiras:

Alternativas:
  • a)
    V-F-F-V.
  • b)
    V-V-V-F.
  • c)
    V-V-F-V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    F-F-V-F.
  • e)
    F-V-F-V.
2)
Sobre o conceito de educação, analise as afirmativas abaixo:
I – É um processo social vivenciado no âmbito restrito às políticas públicas.
II - A educação e escolarizaçãoo são sinônimos.
III – São processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    somente I e III
  • b)
    somente II e III
  • c)
    somente II
  • d)
    somente III
    Alternativa assinalada
  • e)
    I, II e III
3)
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. A educação inclusiva é um caminho importante para abranger a diversidade por meio da construção de uma escola que ofereça uma proposta ao grupo (como um todo) ao mesmo tempo em que atende às necessidades de cada um, principalmente àqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação na sala de aula (ALONSO, 2013).
Com base no excerto, analise as afirmativas que abordam a educação inclusiva.
I. Na educação inclusiva, a escola deve estar preparada para lidar com as diferenças, com a singularidade e a diversidade de todas as crianças.
II. No paradigma da educação inclusiva, todos os alunos precisam ser incluídos e a escola deve ter um modelo único de pensamento, sem adaptações.
III. A escola deve promover a acessibilidade, removendo as barreiras arquitetônicas, promovendo a adaptação de mobiliário e produzindo materiais didático-pedagógicos adaptados para os alunos PAEE.
IV. A inclusão escolar envolve a inserção do público alvo da educação especial (PAEE) em classes de ensino regular, com direito ao atendimento educacional especializado (AEE) no contraturno.
Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas:
  • a)
    Apenas as afirmativas I e II.
  • b)
    Apenas as afirmativas I e III.
  • c)
    Apenas as afirmativas II e III.
  • d)
    Apenas as afirmativas I, II e III.
  • e)
    Apenas as afirmativas I, III e IV.
    Alternativa assinalada
4)
Ao destacamos os conteúdos referentes ao Terceiro Setor contemplamos que este é fruto de um processo que emerge na sociedade de forma recente. Neste sentido, com base nos argumentos contidos no material analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas:
  • a)
    O Estado é contido dentro do segundo setor.
  • b)
    Quando nos referimos às empresas capitalistas com finalidades lucrativas estamos compreendendo que estas se alocam junto ao primeiro setor.
  • c)
    As associações da sociedade civil organizada fazem parte do primeiro setor.
  • d)
    O Terceiro Setor compreende as organizações da sociedade civil organizada que não buscam lucro em suas atividades e que não se confundem com o aparelho estatal.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Compreendemos que junto ao Terceiro Setor sua função principal é o retorno dos investimentos financeiros dos seus dirigentes.
5)
"Aquela que acontece de forma institucionalizada, intencional, sistemática e está submetida ao sistema oficial de ensino."
A afirmativa elencada acima faz menção ao conceito de:

Alternativas:
  • a)
    educação informal
  • b)
    educação formal
    Alternativa assinalada
  • c)
    educação não-formal
  • d)
    educação não-regular
  • e)
    educação de convivência