sábado, 28 de julho de 2012

Londres abre Olimpíada com festa filantrópica, desfile de ícones pop e rainha humorada


 Há quatro anos, os chineses abriram os Jogos de Pequim com uma impressionante demonstração de seu momento de gigantismo. Nesta sexta-feira, Londres inaugurou a sua Olimpíada do jeito que podia, sem querer competir com os asiáticos, mas desfilando um repertório quase infindável de contribuições à humanidade. Uma celebração mais humana e temperada com uma longa série de referências locais inconfundíveis, de Paul McCartney à revolução industrial, de Mr. Bean a Shakespeare. Com a cara britânica e o aval in loco da Rainha Elizabeth, a 30ª edição do evento que congrega o planeta está oficialmente aberta.

A celebração no novo estádio Olímpico da cidade, localizado no antigo bairro pobre de Stratfort, contou com uma intervenção impagável da monarca britânica. Em um esquete filmado que contou com a participação de James Bond, na pele do ator Daniel Craig, a Rainha Elizabeth saiu de seu palácio de helicóptero e chegar à arena de paraquedas. Depois a cara da realeza local deu as caras para de verdade para continuar o cerimonial.

Com a capitania presencial do beatle Paul McCartney, os anfitriões da Olimpíada de 2012 ainda mostraram ao mundo por que são fundamentais na história da cultura pop mundial, com o melhor do rock’n’roll da história, referências cinematográficas e uma vasta lista de clássicos da literatura infantil.

O primeiro ato da cerimônia assinada pelo diretor de cinema Danny Boyle apresentou uma impressionante e quase real transfiguração de uma Grã-Bretanha rural, com ovelhas e patos, até a nação que liderou a revolução industrial, com suas torres gigantes de fumaça.

Com pouco mais de 3 horas de duração, apesar de alguns momentos arrastados, a festa cumpriu a missão previamente anunciada pelo diretor dos filmes “Trainspotting” e “Quem Quer Ser Um Milionário?”. Se não dava para superar a magnitude da cerimônia anterior em Pequim, o objetivo de Londres era mostrar ao mundo uma cara única. Boyle abusou do elenco numeroso e colocou até animais em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário