sábado, 25 de março de 2023

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

 Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!

1)

As teorias da aprendizagem pertencem ao campo da psicologia, pois explicam os processos cognitivos empregados para construir e armazenar conhecimentos. Psicólogos, médicos e pesquisadores se dedicaram a elaborar propostas capazes de esclarecer os mecanismos mentais responsáveis pelo processo de aprender. Leia as afirmativas a seguir e associe as colunas de acordo com os teóricos e as suas teorias:

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e quatro linhas. A primeira coluna traz quatro opções: 1. Skinner; 2. Piaget; 3. Wallon; 4. Vygotsky. A segunda coluna traz também três opções: A. Psicogênese da pessoa completa; B. Behaviorismo; C. Socioconstrutivismo; D. Construtivismo. Fim da descrição.

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as colunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

I. Skinner.

B. Behaviorismo.

II. Piaget.

D. Construtivismo.

III. Wallon.

A. Psicogênese da pessoa completa.

IV. Vygotsky.

C. Socioconstrutivismo.

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e quatro linhas. A primeira coluna traz quatro opções: 1. Skinner; 2. Piaget; 3. Wallon; 4. Vygotsky. A segunda coluna traz também três opções: B. Behaviorismo; D. Construtivismo; A. Psicogênese da pessoa completa C. Socioconstrutivismo. Fim da descrição.

Código da questão: 74179
2)

Cognição é a capacidade do ser humano de adquirir conhecimentos.

Em relação a este complexo processo psicológico, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

(   ) Este processo exige maturação cerebral e física (não é possível aprender a falar sem que as estruturas cerebrais sejam capazes de suportar o novo conhecimento e as novas habilidades).

(   ) As emoções exercem importante papel no processo de aprendizagem.

(  ) Os estímulos do meio ambiente e do meio social dos quais a criança participa não exercem influência sobre a cognição, já que este é um processo psicológico.

(   ) A motivação do próprio indivíduo não tem relação com o aprender.

(   ) A capacidade de manter atenção concentrada é um dos fatores que favorece o desenvolvimento cognitivo.

Assinale a alternativa
que contenha a sequência correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

A primeira, a segunda e a última afirmativas são verdadeiras.

Veja a forma correta das afirmativas falsas:

Terceira afirmativa: os estímulos do meio ambiente e do meio social dos quais a criança participa exercem influência sobre a cognição, já que este é um processo psicológico.

Quarta afirmativa: a motivação do próprio indivíduo tem fundamental relação com o aprender.

Código da questão: 74167
3)

Piaget (1967) chama de assimilação o processo de introdução de novas experiências, informações e conhecimentos nos esquemas mentais, e de acomodação o ajustamento destas novas aquisições a esquemas já existentes, modificando-os.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1967.

Sobre a função do emprego da assimilação e da acomodação, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

Ao se deparar com alguma novidade, ocorre o processo de desequilíbrio cognitivo, ou seja, a novidade não é identificada nos esquemas mentais pré-existentes do indivíduo. Para que esta novidade faça parte do seu rol de conhecimentos, o indivíduo realiza o processo de assimilação (introdução das novas experiências) e acomodação (ajustamento destas experiências aos esquemas que já existiam), visando retornar ao equilíbrio cognitivo.

Código da questão: 74176
4)

Os fatores _________ não são considerados transtornos de _________, uma vez que não estão associados diretamente a distúrbios __________. Porém, precisam ser _________ e tratados, pois podem afetar diversos âmbitos da vida do aprendente, causando os mais diversos impactos.

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

Os fatores psicoemocionais não são considerados transtornos de aprendizagem, uma vez que não estão associados diretamente a distúrbios neurobiológicos. Porém, precisam ser diagnosticados e tratados, pois podem afetar diversos âmbitos da vida do aprendente, causando os mais diversos impactos.

Código da questão: 74182
5)

Aberastury e Knobel (2003) apontam que a maioria dos adolescentes busca realizar três “direitos” essenciais à constituição de sua identidade, durante o processo de individuação.

Leia as afirmativas a seguir e associe as duas colunas conforme as perspectivas de cada “direito”:

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e três linhas. A primeira coluna traz três opções: 1. Direito de ir e vir; 2. Direito de usar o tempo; 3. Direito de viver um amor. A segunda coluna traz também três opções: A. Buscam a independência em relação à própria organização da rotina, mesmo que isso os afaste do convívio familiar; B. Buscam a liberdade de escolha sobre relacionamentos que tenham mais intensidade e intimidade; C. Buscam a independência em relação aos locais que pretendem frequentar e horários, sem supervisão de adultos. Fim da descrição.

ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal: enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as colunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

I. Direito de ir e vir.

C. Buscam a independência em relação aos locais que pretendem frequentar e horários, sem supervisão de adultos.

II. Direito de usar o tempo.

A. Buscam a independência em relação à própria organização da rotina, mesmo que isso os afaste do convívio familiar.

III. Direito de viver um amor.

B. Buscam a liberdade de escolha sobre relacionamentos que tenham mais intensidade e intimidade.

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e três linhas. A primeira coluna traz três opções: 1. Direito de ir e vir; 2. Direito de usar o tempo; 3. Direito de viver um amor. A segunda coluna traz também três opções: C. Buscam a independência em relação aos locais que pretendem frequentar e horários, sem supervisão de adultos; A. Buscam a independência em relação à própria organização da rotina, mesmo que isso os afaste do convívio familiar; B. Buscam a liberdade de escolha sobre relacionamentos que tenham mais intensidade e intimidade. Fim da descrição.

Código da questão: 74174
6)

Por volta dos seis anos de idade, a criança já tem um controle manual refinado o suficiente para escrever/desenhar, caso já tenha aprendido, pois é capaz de segurar o lápis com firmeza e coordenar movimentos motores finos.

Sobre o desenvolvimento motor relacionado à ação
de escrever ou desenhar, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

Em geral, por volta dos seis anos, o controle motor fino está bastante desenvolvido, de forma que a criança demonstra isso a partir da utilização de uma das mãos com maior frequência para escrever e desenhar, ainda que não seja uma postura definitiva.

Código da questão: 74165
7)

A adolescência é compreendida como a passagem da fase da infância para a fase da juventude, permeada por uma transição que traz grandes mudanças de ordem física, cognitiva e psicossocial.

Sobre a captação de recursos para esta empresa, analise as afirmativas a seguir:

I. Puberdade é um processo físico, biológico e fisiológico que conduz o indivíduo à maturidade sexual e à capacidade de se reproduzir.

II. O estirão de nascimento ocorre na puberdade e engloba o aumento rápido de altura, peso, musculatura e ossatura.

III. No estágio operatório formal, o adolescente já é capaz de dominar o pensamento abstrato, isto é, refletir e chegar a conclusões acerca de temas mais elaborados que não se constituem fisicamente e que podem sofrer variação de cultura para cultura, tais como fé, amor, religião, política, liberdade, exploração, entre outros.

IV. A indistinção é um processo da fase da adolescência que consiste na busca pela autonomia, individualidade, diferenciação dos demais e construção da própria identidade realizado pelo jovem, no qual ele busca criar uma fronteira para a influência dos pais.

V. Na adolescência, ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, ou seja, observa-se rapidez, precisão e alta capacidade em relação ao processamento das informações. Observa-se também melhor uso de recursos conceituais e abstratos, envolvimento intenso com temas que sejam do interesse do adolescente, uso cada vez mais apropriado e aprofundado da língua materna, bem como alto desenvolvimento do raciocínio e da lógica, entre outros aspectos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas.


Alternativas:

Resolução comentada:

I. Correta: a puberdade tem a função de preparar o corpo humano para a reprodução e inicia-se na adolescência ou na pré-adolescência.

II. Incorreta: trata-se do estirão do crescimento, e não do nascimento.

III. Correta: o estágio operatório-formal inicia-se na adolescência e continua durante toda a vida.

IV. Incorreta: trata-se do processo chamado individuação.

V. Correta: na adolescência, observa-se o grande desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências que são empregadas na idade adulta.

Código da questão: 74175
8)

Todos os seres humanos aprendem, em maior ou menor grau, com maior ou menor amplitude. Quando isso não ocorre, é preciso investigar os motivos que levam à não-aprendizagem, os quais, em geral, pertencem a um de dois fatores.

Sobre os dois tipos de fatores que levam à não-aprendizagem, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • CORRETO

Resolução comentada:

A aprendizagem é um processo regular do desenvolvimento humano. Quando não ocorre de forma regular, conforme esperado, é preciso identificar se a causa tem origem emocional (fatores psicoemocionais), isto é, se há algum abalo, trauma, problemas relacionados com a autopercepção, entre outras causas de ordem psicológica. Outra possibilidade é que exista algum transtorno de aprendizagem ou outros tipos de transtornos que afetam a aprendizagem, tais como TDAH, Dislexia, Discalculia, incluindo ainda neste rol alguma deficiência e o TEA.

Código da questão: 74181
9)

Após longos anos de estudo, Jean Piaget descobriu que o desenvolvimento das crianças ocorre por fases, que ele chamou estádios (ou estágios).

Leia as colunas a seguir e associe-as:


Alternativas:

Resolução comentada:

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e quatro linhas. A primeira coluna traz quatro opções: 1. Sensório-motor (0 a 2 anos); 2. Pré-operatório (2 a 6 anos); 3. Operatório concreto (7 a 11 anos); 4. Operatório formal (12 anos em diante). A segunda coluna traz também três opções: D. O conhecimento do mundo é baseado nos próprios sentidos e nas habilidades motoras da idade; B. Utiliza de símbolos, palavras e números para representar o mundo; A. Desenvolve operações lógicas baseadas em fatos de ordem concreta; ao final do estágio, inicia as operações abstratas com múltiplos enfoques; ainda atua em uma perspectiva individual; C. Amplia o pensamento abstrato e hipotético, é capaz de realizar raciocínio dedutivo. Fim da descrição.

Código da questão: 74168
10)

Sobre as alterações no percurso regular da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

(   ) Os fatores psicoemocionais não se configuram como transtornos, mas como uma dificuldade, que pode ser ampla ou restrita a um ou poucos aspectos.

(  ) As dificuldades de aprendizagem do tipo psicoemocionais podem ser superadas, desde que haja acolhimento e suporte dos familiares para a situação; se busque a causa da dificuldade de aprendizagem; se escolha o profissional mais adequado para a situação (psicólogo, psicopedagogo, professor particular, por exemplo); se realize processos de intervenção assertivos.

( ) O tratamento das dificuldades de aprendizagem relacionadas a fatores psicoemocionais depende exclusivamente do atendimento psicopedagógico, não sendo necessário adaptação da prática escolar nem envolvimento do educando.

(   ) As dificuldades de aprendizagem relacionadas a fatores psicoemocionais são frutos de traumas, situações do cotidiano (nascimento de irmãos, separação dos pais, mudanças de residência, falecimento de ente querido, entre outras) ou mesmo condições pessoais (sentimento de baixa autoestima, depressão, insegurança, entre outras).

(   ) Uma dificuldade de aprendizagem de ordem psicoemocional é um pedido de distanciamento cognitivo.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

A primeira, a segunda e a quarta afirmativas são verdadeiras.

Veja a forma correta das afirmativas falsas:

Terceira afirmativa: o tratamento das dificuldades de aprendizagem relacionadas a fatores psicoemocionais também depende de que o educando tenha motivação ou consiga ser motivado para recuperar seu vínculo com a aprendizagem e de que haja abertura da escola e intenção de ajudar o educando a recuperar o vínculo com sua aprendizagem.

Quinta
afirmativa: uma dificuldade de aprendizagem de ordem psicoemocional é um pedido
de socorro.

Código da questão: 74183

Nenhum comentário:

Postar um comentário