segunda-feira, 18 de junho de 2018

ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto “Dançando com o morto” e responda as questões a seguir.

Dançando com o morto

A viúva estava na cozinha com o filho, contando feliz o dinheiro que tinha encontrado debaixo do fogão, quando o marido, falecido fazia meses, apareceu e veio sentar-se à mesa com eles.
A mulher não se intimidou:
__ O que você está fazendo aqui, seu miserável? Me dá paz! Você está morto! Trate de voltar para debaixo da terra.
__ Nem pensar __ disse o morto. __ Estou me sentindo vivinho.
A mulher mandou o filho buscar um espelho. Entregou ao morto para que ele visse a sua cara de cadáver.
__ É...  Realmente estou abatido. Talvez seja falta de exercício __ disse o falecido.
E mandou o filho buscar a sanfona, e convidou a mulher para dançar. Ela é claro, não quis saber de dançar com o defunto, que cheirava pior que gambá.
O morto nem ligou. Começou dançar sozinho. De repente a mulher viu que um dedo dele estava caindo, e ordenou:

__ Toca mais rápido, menino!
Assim que o ritmo se acelerou, caiu outro pedaço.
__Mais depressa! Hoje eu quero é dançar! __ ela resolveu.
E começou a requebrar, saltar e jogou a perna para o alto e balançar a saia.
O marido, animado, tratava de acompanhar as piruetas da mulher, e enquanto isso o corpo dele desmoronava. Até que só ficou a caveira pulando no chão, batendo o queixo.
A mulher caprichou uma pirueta, a caveira imitou e o queixo desmontou. Pronto.
Mais que depressa, a mulher mandou o filho buscar um baú para guardar os pedaços do marido:
__Põe tudo que é dele, filho. Tudo! Que eu vou procurar uns pregos e um martelo.
Dali a pouco ela voltou e caprichou nas marteladas, para que o morto nunca mais escapulisse.
Enterraram o defunto de novo. Depois jogaram bastante cimento em cima.
Só no dia seguinte a viúva lembrou do dinheiro do marido, que ela tinha deixado em cima da mesa.
__ Cadê!?!
__ Uai, Mãe! Não era pra guardar no baú tudo que fosse dele?
Ângela Lago


1 – O texto “Dançando com o morto” é:    (0,5)
(    ) fábula          (    ) conto        (    ) instrutivo       (    ) receita         (    ) poema


2 – Ao dizer “O que você está fazendo aqui, seu miserável?”, a mulher   (0,5)
(    ) elogiou o marido.
(    ) maltratou o marido.
(    ) demonstrou estar feliz ao ver o marido.

3 – O que levou a mulher a mudar de ideia e dançar com o morto foi    (0,5)
(    ) o medo do marido morto.
(    ) a alegria de encontrar o marido.
(    ) ela percebeu que dançando, o corpo do marido se despedaçava.

4 – No trecho “Enterraram o defunto de novo”, a palavra em destaque significa     (0,5)
(    ) caveira               (    ) morto                 (    ) marido

5 – O marido fedia mais que um gambá porque    (0,5)
(    )  não gostava de tomar banho.
(    ) mexeu com um gambá.
(    ) estava morto.

6 – Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, classificando os advérbios em destaque: (1,0)
(  1 )  O que você está fazendo aqui, seu miserável?                          (      ) modo
(  2 )  O morto nem ligou. Começou dançar sozinho.                           (      ) intensidade
(  3 )  Toca mais rápido, menino!                                                          (      ) afirmação
(  4 )  Hoje eu quero é dançar!                                                              (      ) negação
(  5 )  A mulher não se intimidou.                                                          (      ) dúvida.
(  6 ) Talvez seja falta de exercício.                                                      (      ) tempo
(  7 ) Realmente estou abatido.                                                             (      ) lugar


7 – Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.

                  Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Cecília Meireles

a)    Em qual pessoa do discurso o texto foi escrito? (0,5)
______________________________________________________________________
b)    Em quantas estrofes está organizado o poema? (0,5)
______________________________________________________________________
c)    Quantos versos há no poema? (0,5)
______________________________________________________________________



Grife os adjetivos nos versos abaixo: (1,0)

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

8 - Complete as frases com o comparativo de superioridade dos adjetivos entre parênteses: (1,0)
a)           O dia está ____________________ que ontem. (mau)
b)           A casa de Marcos é ____________________que a de André. (bom)
c)            A girafa é __________________________que o cavalo (grande)
d)           O carro de titio é ___________________que o de papai. (pequeno)

9 – Complete as frases abaixo com o verbo indicado, conjugando-o no modo imperativo. (1,0)
a)    _________ tudo como o professor pediu. (fazer)
b)    Não __________ lixo no chão. (jogar)
c)    _______________ o meio ambiente para que tenhamos um mundo melhor. (preservar)
d)    __________ seu filho para ser vacinado contra a rubéola. (trazer – você)

10. Complete as palavras a seguir com s, ss, c, sc, ç, x:      (0,5)

superfí____ie
almo____ o
pró_____imo
e...........pecial
e _____ cursão

11. Complete as palavras abaixo com esa ou eza:             (0,5)

Prince____a
Bele____a
Portugue____a
Triste____a
Pobre____a


12. Escreva um conto de suspense. Itens a serem avaliados: uso de letra maiúscula e minúscula; pontuação, estrutura do gênero e criatividade na produção. (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 16 de junho de 2018

BRASIL ESTREIA NO MUNDIAL RUSSIA NESTE DOMINGO (17/06)

Resultado de imagem para brasil

O ponta pé inicial da Copa do Mundo Rússia 2018 para os brasileiros tem inicio neste domingo (17/06). Os torcedores do Brasil estão esperando  este domingo para ver a seleção em campo, na estreia contra a Suíça, às 15h, na Rostov Arena, em Rostov on Don.
A fase de grupos da Copa do Mundo terá 48 jogos, disputados de 14 a 28 de junho. São oito grupos, com quatro seleções em cada um. Elas jogam entre si dentro do grupo, totalizando três partidas para cada uma delas. As duas melhores colocadas se classificam para a segunda fase, com os jogos sendo eliminatórios.
Brasil compõe o Grupo E, junto com a Sérvia, Costa Rica e Suíça. Caso se classifique como primeiro do grupo E, enfrentará o segundo colocado do Grupo F. Já se ficar em segundo, disputará as oitavas com o primeiro colocado do Grupo F.

ARGENTINA X ISLÂNDIA, NÃO SAI DE 1 X 1

Resultado de imagem para argentina messi
Uma estreia decepcionante para quem ocupou as ruas de Moscou desde o início da semana. 
A Argentina tropeça em empate com a Islândia, não sai do 1 x 1. Os argentinos invadiram as ruas de Moscou para vê no dia 16/06 o dito fracasso de sua equipo.
O craque argentino Leonel Messi deixou escapar a vitória da sua equipe, cobrando o pênalti que poderia ter dado a vitória a Argentina.

NA ESTREIA O PERU PERDE PARA DINAMARCA

Game feed photo

O Peru, perde grande chance de abrir o marcador com Cueva, que toca muito embaixo da bola e manda a chance do Peru sai a frente na estreia depois de 36 anos sem participar de um mundial.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Av1 - Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social

1)
O benefício previdenciário concedido às pessoas que trabalham em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, como a efetiva exposição a agentes químicos, físicos, biológicos ou à associação de agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos, dependendo do fator de risco envolvido, é:

Alternativas:
  • a)
    Aposentadoria por tempo de Contribuição;
  • b)
    Auxilio Doença;
  • c)
    Aposentadoria Especial;
    Alternativa assinalada
  • d)
    Aposentadoria por Invalidez;
  • e)
    Pensão por Morte;
2)
O Seguridade Social nos moldes como temos atualmente refere ao processo de construção de conquistas e perdas ao longo do século XX que culminou na Constituição Federal de 1988. Em qual Constituição foi a primeira a estabelecer o custeio tríplice da Previdência Social, com a participação do Estado, dos empregadores e dos empregados:

Alternativas:
  • a)
    A Carta magna de 1891;
  • b)
    A Carta Magna de 1934;
    Alternativa assinalada
  • c)
    A Carta magna de 1946;
  • d)
    A Carta Magna de 1967;
  • e)
    A Carta Magna de 1988;
3)
No Governo de Getúlio Vargas, a partir de 1930, a organização do sistema previdenciário passou a ser não mais por empresa como era anteriormente, mas por categoria profissional. Como passou a chamar esse novo sistema?

Alternativas:
  • a)
    Institutos de Aposentadoria e Pensão – IAPs;
    Alternativa assinalada
  • b)
    Caixa de Aposentadoria e Pensão – CAPs;
  • c)
    Legião Brasileira de Aposentadoria – LBA;
  • d)
    Instituto Nacional de Previdência Social – INPS;
  • e)
    Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
4)
Política de Seguridade Social têm como objetivo o amparo aos cidadãos brasileiros em momentos de dificuldades, especialmente em momentos como nascimento, morte, doenças e desempregos. As políticas que fazem parte da Seguridade Social são:

Alternativas:
  • a)
    Trabalho, Educação e Previdência social;
  • b)
    Saúde, Educação e Trabalho;
  • c)
    Educação, Trabalho e Moradia;
  • d)
    Saúde, Previdência e Assistência Social;
    Alternativa assinalada
  • e)
    Trabalho e Assistência aos desamparados;
5)
A seguridade social, nos moldes como temos atualmente, foi constituída na última Carta Magna. Nela o Estado é responsabilizado pela proteção social a todos os cidadãos brasileiros. Diferente da anterior que protegia apenas aqueles vinculados ao sistema previdenciário. Onde é registrado este conjunto de direitos de proteção?

Alternativas:
  • a)
    Capítulo dos Direitos Sociais;
  • b)
    Capítulo da Organização dos Poderes
  • c)
    Capítulo da Ordem Social, entre os artigos 194 a 204;
    Alternativa assinalada
  • d)
    Capítulo dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;
  • e)
    Capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais;

domingo, 15 de abril de 2018

Sistemas do Corpo Humano

corpo humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular,imunológico, linfático, tegumentar. Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo.

Sistemas do Corpo Humano