domingo, 8 de novembro de 2015

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - PROVA FINAL - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Em qual das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?

Alternativas

  • 1 - Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
  • 2 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
  • 3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
  • 4 - Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
  • 5 - Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde

Sua resposta

3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere as seguintes frases e, a seguir, preencha os espaços pontilhados com o “porquê” adequado.
  1. Marcela não fez a pesquisa ................ estava doente.
  2. ............ João não conta a verdade?
  3. Não quis ir ao cinema ..................?
  4. Nem imagino o ............... de tanta alegria.

Os “porquês” retirados são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    porque, Por que, por quê, porquê.
  • 2 -
    por que, Por que, porquê, porquê.
  • 3 -
    porque, Porque, por quê, por quê.
  • 4 -
    por que, porque, porquê, por quê.
  • 5 -
    porquê, Por quê, por que, porque.

Sua resposta

1 -
porque, Por que, por quê, porquê.

Questão 3

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:

Alternativas

  • 1 - bússola, império, platéia, cajú, Panamá
  • 2 - bussola, imperio, plateia, caju, Panama
  • 3 - bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
  • 4 -
    bússola, império, plateia, caju, Panamá
  • 5 - bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

Sua resposta

4 -
bússola, império, plateia, caju, Panamá

Questão 4

Nota: Não gerada
(FAL) “Apesar de bons os resultados obtidos, os alunos queriam ainda mais”.
As palavras destacadas na frase acima funcionam, respectivamente, como:

Alternativas

  • 1 -
    Locução prepositiva, adjetivo, advérbio.
  • 2 -
    Locução adverbial, adjetivo, conjunção.
  • 3 -
    Locução adverbial, verbo, conjunção.
  • 4 -
    Locução conjuntiva, adjetivo, advérbio.
  • 5 -
    Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Sua resposta

5 -
Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FUVEST) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.

  1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nós partíramos..."
  2. ....... estivesse doente faltei à escola.                       
  3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.                                   
  4. Pedro será aprovado ....... estude.                            
  5. ....... chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - quando, ainda que, sempre que, desde que, como
  • 2 - que, como, embora, desde que, ainda que
  • 3 - como, que, porque, ainda que, desde que
  • 4 - que, ainda que, embora, como, logo que
  • 5 - que, quando, embora, desde que, já que

Sua resposta

2 - que, como, embora, desde que, ainda que

Questão 6

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa em que haja erro de concordância:

Alternativas

  • 1 -
    Hoje são quatorze de junho.
  • 2 -
    É zero hora em São Paulo.
  • 3 -
    Tudo eram memórias de infância.
  • 4 -
    Esta maçã está meia podre.
  • 5 -
    Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

Sua resposta

4 -
Esta maçã está meia podre.

Questão 7

Nota: Não gerada
(PUCC-SP) Identifique a frase em que o uso da forma verbal é incorreto:

Alternativas

  • 1 -
    Já fazem três semanas que não a vejo.
  • 2 -
    Naquelas férias ficou ventando muitos dias.
  • 3 -
    Haverá comemorações na sala ao lado?
  • 4 -
    Não será por deslizes pequenos que iremos
    condená-lo.
  • 5 -
    Não constam em nossos arquivos os nomes que
    você procura.

Sua resposta

1 -
Já fazem três semanas que não a vejo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:

Alternativas

  • 1 -
    Uso louça e copo velhos.
  • 2 -
    Uso louça e copo velho.
  • 3 -
    Uso copo e louça velhos.
  • 4 -
    Uso copo e louça velha.
  • 5 -
    Uso copo e louça velhas.

Sua resposta

5 -
Uso copo e louça velhas.

Questão 9

Nota: Não gerada
(Unesp–SP) Considere as seguintes frases:
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno. ”
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por uma outra pessoa qualquer. ”
“E, às vezes, me julgava importante. ”
Assinalar a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática.

Alternativas

  • 1 -
    predicativo, sujeito, objeto direto.
  • 2 -
    objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.
  • 3 -
    aposto, agente da passiva, predicativo.
  • 4 -
    complemento nominal, adjunto adverbial, aposto.
  • 5 -
    vocativo, adjunto adnominal, predicativo.

Sua resposta

2 -
objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.

Questão 10

Nota: Não gerada
A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:

1. Objeto direto
2. Objeto indireto
3. Complemento nominal
4. Agente da passiva

(  ) “A fome pode determinar a supressão de uma delas.”
(  ) “A destruição não atinge o princípio universal e comum.”
(  ) “Uma das tribos será exterminada pela outra.”
(  ) “... e morrem de inanição.”

Alternativas

  • 1 - 3, 1, 4, 2
  • 2 - 1, 2, 3, 4
  • 3 - 2, 4, 1, 3
  • 4 - 4, 3, 2, 1

  • 5 - 3, 4, 1, 2

Sua resposta

1 - 3, 1, 4, 2

Questão 11

Nota: Não gerada
Leia com atenção o quadrinho a seguir:
Figura 1 – Tira Garfield
A análise sintática está correta em todas as alternativas, exceto em:

Alternativas

  • 1 -
    No 1º quadrinho você é o sujeito da oração.
  • 2 -
    Comeu é VTD e meu irmão é OD.
  • 3 -
    A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.
  • 4 -
    Essa família, no último quadrinho, tem a mesma função sintática de meu irmão, no 1º quadrinho.
  • 5 -
    A forma verbal é pertence ao grupo dos verbos de ligação.

Sua resposta

3 -
A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.

Questão 12

Nota: Não gerada
"Não quero aparelhos
para navegar
Ando naufragando,
Ando sem destino.
Pelo voo dos pássaros
quero me guiar..."
(Jorge de Lima)
Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto - verbo de ligação.
  • 2 -
    Transitivo indireto – intransitivo.
  • 3 -
    Transitivo direto – intransitivo.
  • 4 -
    Transitivo indireto -  verbo de ligação.
  • 5 -
    Transitivo direto e indireto – verbo de ligação.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto – intransitivo.

Questão 13

Nota: Não gerada
Leia com atenção a história em quadrinhos abaixo:
Figura 2 – Charge Brown - Schulz
Fonte: Disponível em: < http://fatimalp.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html >. Acesso em: 15 mai. 2015.
Todas as alternativas estão corretas, exceto:

Alternativas

  • 1 -
    Charlie Brown, no primeiro quadrinho, é vocativo.
  • 2 -
    O verbo andar, no segundo quadrinho, é verbo intransitivo.
  • 3 -
    No terceiro quadrinho, o verbo arrancar é um VTD.
  • 4 -
    O sujeito da oração “não sei”, no segundo quadrinho, é desinencial.
  • 5 -
    “De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Sua resposta

5 -
“De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Questão 14

Nota: Não gerada
Figura 3 – Charge Menino Maluquinho - Ziraldo Fonte: Disponível em:
É correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    As palavras “maluca”, “C.D.F.” e “tapado” atuam como sujeitos das orações.
  • 2 -
    A expressão “A Carolina é verde radical” não é uma oração, pois não possui verbo.
  • 3 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é o amigo do Menino Maluquinho.
  • 4 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.
  • 5 -
    A oração “O Junim é “cri-cri”” é uma oração sem sujeito.

Sua resposta

4 -
Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.

Questão 15

Nota: Não gerada
“Nunca deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.” Na voz passiva ficaria:

Alternativas

  • 1 -
    Nunca deixara sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 2 -
    Nunca foi deixado sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 3 -
    Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 4 -
    Nunca deixaram a esperança de um dia revê-lo.
  • 5 -
    Nunca se deixaram a esperança de um dia revê-lo.

Sua resposta

3 -
Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.

Questão 16

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa incorreta quanto à classificação do termo em destaque na frase:

Alternativas

  • 1 -
    “Compra-se todas as propriedades desta região.” – Partícula apassivadora.
  • 2 -
    “Por onde se vai ao estádio?” – Partícula de indeterminação do sujeito.
  • 3 -
    “Os inimigos olham-se agora como amigos.” – objeto direto.
  • 4 -
    “Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.
  • 5 -
    “A lua se elevava nos céus.” – objeto direto.

Sua resposta

4 -
“Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.

Questão 17

Nota: Não gerada
(Centec-BA) Há erro de colocação de vírgula em:

Alternativas

  • 1 -
    É linda a igreja, mas sua beleza é realmente muito triste.
  • 2 -
    Oh! Não, disse a menina, eu te ensinei a conhecer Deus.
  • 3 -
    Ele prometeu fazer alguma coisa, e eu creio que o fará.
  • 4 -
    Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.
  • 5 -
    Abaixou-se, examinou o solo, recusou continuar com os outros.

Sua resposta

4 -
Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.

Questão 18

Nota: Não gerada
(Unesp- Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:

Alternativas

  • 1 -
    Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
  • 2 -
    Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
  • 3 -
    Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
  • 4 -
    Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
  • 5 -
    Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

Sua resposta

1 -
Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.

Questão 19

Nota: Não gerada
EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 2 -
    subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
  • 3 -
    subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 4 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
  • 5 -
    subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

Sua resposta

4 -
subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;

Questão 20

Nota: Não gerada
UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”, à oração principal segue-se uma oração subordinada:

Alternativas

  • 1 -
    substantiva subjetiva;
  • 2 -
    substantiva objetiva direta;
  • 3 -
    adjetiva restritiva;
  • 4 -
    adverbial causal;
  • 5 -
    adverbial concessiva.

Sua resposta

1 -
substantiva subjetiva;



OBS.: ENVIADAS SEM ERROS, ESPERO AJUDAR A TODOS.

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 6 - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(FCMSC- SP - modificada) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando os períodos seguintes:

I - Não caía um galho, não balançava uma folha.
II - O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame.
III -  O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.

Nota-se que existe coordenação assindética:

Alternativas

  • 1 - apenas em I.
  • 2 -
    apenas em II.
  • 3 -
    apenas em III.
  • 4 -
    em I, II, III.
  • 5 - em nenhum deles.

Sua resposta

2 -
apenas em II.

Questão 2

Nota: Não gerada
(FUVEST) Dentre os períodos abaixo, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética adversativa. Assinalar a alternativa correspondente a este período:  

Alternativas

  • 1 -
    A frustração cresce e a desesperança não cede. 
  • 2 - O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crítica pungente ou a autoabsolvição. 
  • 3 - É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. 
  • 4 -
    Sejamos francos. 
  • 5 -
    Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

Sua resposta

5 -
Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

Questão 3

Nota: Não gerada
(PUC - modificada) A conjunção "e" não tem valor aditivo na frase:

Alternativas

  • 1 -
    Cheguei, vi e venci.
  • 2 -
    Deitei-me exausto e não consegui dormir.
  • 3 -
    Arrumou as malas e despediu-se.
  • 4 -
    Analise os dados restantes e envie-os ao diretor.
  • 5 -
    Comprei uma blusa e uma calça.

Sua resposta

2 -
Deitei-me exausto e não consegui dormir.

Questão 4

Nota: Não gerada
(FGV) Compare as duas frases, observando sua pontuação.

Nesta festa, só beijarei as meninas, que são feias.
Nesta festa, só beijarei as meninas que são feias.

Assinale a alternativa correta quanto ao sentido dessas frases.

Alternativas

  • 1 -
    A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.
  • 2 -
    A primeira afirma que somente as meninas feias serão beijadas; as bonitas não.
  • 3 -
    A segunda afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.
  • 4 - A segunda afirma que somente as meninas bonitas serão beijadas; as feias não.
  • 5 -
    As duas frases afirmam que as meninas bonitas serão beijadas.

Sua resposta

1 -
A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.

Questão 5

Nota: Não gerada
(UFMG - modificado) A oração sublinhada está corretamente classificada, EXCETO em:

Alternativas

  • 1 - O menino que brinca desenvolve-se / oração subordinada adjetiva restritiva. 
  • 2 - Via-se muito que D. Glória era alcoviteira / oração subordinada substantiva subjetiva.
  • 3 -
    Tudo que possuímos vem desses cem mil réis / oração subordinada adjetiva restritiva. 
  • 4 -
    Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva indireta. 
  • 5 - A ideia é tão santa que não está mal no santuário / oração subordinada adverbial consecutiva. 

Sua resposta

4 -
Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva indireta. 

Questão 6

Nota: Não gerada
(FUVEST) Classifique as orações em destaque do período seguinte: "Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu."

Alternativas

  • 1 - principal, subordinada adverbial final.
  • 2 -
    principal, subordinada substantiva objetiva direta. 
  • 3 - subordinada adverbial temporal, subordinada adjetiva restritiva. 
  • 4 -
    subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta. 
  • 5 -
    subordinada adverbial temporal, principal.  

Sua resposta

4 -
subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta. 

Questão 7

Nota: Não gerada
  1. “Ficava-me a certeza de que havia ali vários trabalhos” (Graciliano Ramos).  

A oração destacada é:

Alternativas

  • 1 - subordinada adverbial condicional. 
  • 2 - subordinada substantiva completiva nominal. 
  • 3 - subordinada substantiva subjetiva.
  • 4 - coordenada sindética adversativa.
  • 5 -
    subordinada adjetiva restritiva.

Sua resposta

2 - subordinada substantiva completiva nominal. 

Questão 8

Nota: Não gerada
  1. (PUC) As orações subordinadas desempenham funções sintáticas nas orações principais. Considerando, no terceiro trecho, os períodos:


I. "Conheci que Madelena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez."

II. "A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste."


Pode-se dizer que as orações em destaque simples desempenham, respectivamente, funções sintáticas de:

Alternativas

  • 1 - objeto direto e adjunto adnominal.
  • 2 - objeto direto e adjunto adnominal.
  • 3 - objeto indireto e adjunto adverbial.
  • 4 - sujeito e adjunto adverbial.
  • 5 - sujeito e adjunto adverbial.

Sua resposta

1 - objeto direto e adjunto adnominal.

Questão 9

Nota: Não gerada
Leia, com atenção, os períodos abaixo:

I – Se eu pudesse estudar mais, me sairia melhor no concurso.
II – Coma, meu filho, nem que seja um pouquinho.
III – Não acreditas em amor à primeira vista porque nunca amaste.
     
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:

Alternativas

  • 1 - condição, concessão, causa. 
  • 2 -
    tempo, causa, concessão.
  • 3 - condição, consequência, comparação.
  • 4 - condição, consequência, comparação.
  • 5 -
    concessão, causa, conformidade.

Sua resposta

1 - condição, concessão, causa. 

Questão 10

Nota: Não gerada
(AFTN) Indique o período em que as vírgulas não isolam oração subordinada adjetiva:

Alternativas

  • 1 -
    Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 
  • 2 -
    Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 
  • 3 -
    No fim do século XI constituiu-se uma língua de civilização, cujo o berço é a França Meridional, hoje denominada "provençal clássico." 
  • 4 -
    Os comediantes italianos, que vinham com frequência a Paris, representavam a comédia improvisada em torno de um esquema: a "commedia dell’arte." 
  • 5 -
    Como consequência de tudo isso os gramáticos, que eram senhores absolutos da língua, impunham arbitrariamente regras cerebrinas. 

Sua resposta

2 -
Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 


OBS.: ENVIADA SEM ERROS

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 4 - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(IFPR -2010 modificado)
Assinale a alternativa que não está de acordo com as regras de concordância da língua padrão:

Alternativas

  • 1 -
    Muitos jovens não consegue concluírem o Ensino Médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.
  • 2 -
    Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.
  • 3 -
    As ações governamentais, em sua maioria, não visam o bem público, mas valorizar a imagem do governo.
  • 4 -
    Os objetivos desse plano podem ser resumidos na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas.
  • 5 -
    Para tornar mais claras as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudessem deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários.

Sua resposta

1 -
Muitos jovens não consegue concluírem o Ensino Médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.

Questão 2

Nota: Não gerada
(Mack – SP) Identifique a alternativa cuja sequência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período:
Nós _______ socorremos o rapaz e a moça ________ _________.

Alternativas

  • 1 -
    Mesmos-bastante-machucados.
  • 2 -
    Mesmos-bastantes-machucados.
  • 3 -
    Mesmo-bastantes-machucados.
  • 4 -
    Mesmo-bastante-machucada.
  • 5 -
    Mesmos-bastantes-machucada.

Sua resposta

2 -
Mesmos-bastantes-machucados.

Questão 3

Nota: Não gerada
(TER – MG - modificada) Assinale a frase incorreta:

Alternativas

  • 1 -
    Remeto-lhe anexas as certidões.
  • 2 -
    No shopping ela comprou vestidos e roupas novas.
  • 3 -
    Na reunião foi discutida a política latino-americana.
  • 4 -
    É meio-dia e meio.
  • 5 -
    Bons argumentos foram apresentados na exposição do conferencista.

Sua resposta

4 -
É meio-dia e meio.

Questão 4

Nota: Não gerada
(TCU - modificada) Assinale a única opção gramaticalmente correta:

Alternativas

  • 1 -
    Encaminhamos, anexo, cópia do ofício, para avaliação e pronunciamento.
  • 2 -
    Encaminhamos, anexa, cópia do oficio, para avaliação e pronunciamento.
  • 3 -
    Encaminhamos, cópia anexo do ofício, para avaliação e pronunciamento.
  • 4 -
    Encaminhamos cópia, anexo, do ofício para avaliação e pronunciamento.
  • 5 -
    Encaminhamos, em anexo, cópia do ofício para avaliação e pronunciamento.

Sua resposta

2 -
Encaminhamos, anexa, cópia do oficio, para avaliação e pronunciamento.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FEI-SP – modificada) Em “Pagarei a dívida, João”, o verbo pagar é:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto e indireto.
  • 2 -
    Transitivo indireto.
  • 3 -
    Transitivo direto.
  • 4 -
    Intransitivo.
  • 5 -
    N.d.a.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto.

Questão 6

Nota: Não gerada
(Mack – SP) Identifique a alternativa na qual o verbo da oração é transitivo direto.

Alternativas

  • 1 -
    Tereza saiu lentamente, com os olhos baixos, semicerrados.
  • 2 -
    Ficou em pé, atordoado, com o absurdo daquela discussão.
  • 3 -
    Sentira claramente isto com a culpa e a fragilidade de uma criança.
  • 4 -
    Com estas bases inseguras, você haverá de ficar sempre debaixo de minha guarda.
  • 5 -
    Todos o consideram um perturbado mental, apesar de sua falta de proteção.

Sua resposta

3 -
Sentira claramente isto com a culpa e a fragilidade de uma criança.

Questão 7

Nota: Não gerada
(UEBA) Assinale a alternativa em que as palavras destacadas permanecem invariáveis, se colocada a frase no plural:

Alternativas

  • 1 -
    Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude .
  • 2 -
    Meia palavra, meio tom – índices de sua sensatez.
  • 3 -
    Estava  naquela ocasião; acreditei, pois, em meia promessa.
  • 4 -
    Passei muito inverno .
  • 5 -
     estudei o elementar; o que me deixa meio apreensivo.

Sua resposta

5 -
 estudei o elementar; o que me deixa meio apreensivo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(ESAF - modificada) Assinale a única frase em desacordo com a norma:

Alternativas

  • 1 -
    Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.
  • 2 -
    Seguem anexas as provas do processo.
  • 3 -
    Estamos quites com o fisco.
  • 4 -
    A mercadoria estava meio escondida.
  • 5 -
    É proibida a entrada de frutas cítricas no país.

Sua resposta

1 -
Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.

Questão 9

Nota: Não gerada
(FCL/SP - modificada) Considere estas frases:

I. Aos participantes serão distribuídos bastantes livros.
II. Eles nunca se preparavam bastante para os exames.
III. Havia bastantes gente na festa de confraternização.

Está incorreta ou estão incorretas em relação à palavra em destaque:

Alternativas

  • 1 - I
  • 2 - II
  • 3 - III
  • 4 - I e III
  • 5 - I, II e III

Sua resposta

3 - III

Questão 10

Nota: Não gerada
Assinale a única opção cujos termos destacados correspondem ao agente da passiva e partícula apassivadora, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    Os sapatos foram consertados por ele. / Alugam-se casas.

  • 2 -
    A coragem do menino era admirada por todos. / Ela machucou-se.
  • 3 -
    Eu não tenho medo de você. / Vendem-se apartamentos.
  • 4 -
    Ele foi cercado de amigos sinceros. / Abraçaram-se.
  • 5 -
    Eu tenho coragem de pular. / Compram-se roupas.

Sua resposta

1 -
Os sapatos foram consertados por ele. / Alugam-se casas.


OBS.: FOI SEM ERROS

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 5 - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(PUC – Campinas) Observe as frases:

 I – Ele foi, logo eu não fui.
II –O menino, disse ele, não vai.
III – Deus, que é pai, não nos abandona.
IV – Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.

Assinale a afirmativa correta:

Alternativas

  • 1 - Em I há erro de pontuação.
  • 2 -
    Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.
  • 3 -
    Em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
  • 4 - Na II, faltam dois pontos depois de disse.
  • 5 -
    N.d.a.

Sua resposta

2 -
Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.

Questão 2

Nota: Não gerada
(FAU/Santos) Terminada a aula, o professor Jacinto, dirigindo-se à classe, disse: “Todos deverão trazer dicionário na próxima aula”.
No texto, as aspas foram colocadas:

Alternativas

  • 1 - para enfatizar a necessidade do dicionário.
  • 2 - porque a oração entre aspas vem depois dos dois pontos.
  • 3 - porque os componentes da frase estão em ordem inversa.
  • 4 - para sugerir que a falta do dicionário será prejudicial aos alunos.
  • 5 -
    para indicar uma citação.

Sua resposta

5 -
para indicar uma citação.

Questão 3

Nota: Não gerada
(Mack-SP) Os trechos a seguir tiveram sinais de pontuação suprimidos e alterados. Aponte aquele cuja pontuação permaneceu gramaticalmente correta.

Alternativas

  • 1 -
    "A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica 'Nature', é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e desenvolvimento dos seres vivos."
  • 2 -
    "Parece que, o Pelé do milésimo gol, que pedia escola para 'esses meninos,' também era bem mais sábio do que o que hoje lhes propõe 'cadeia'."
  • 3 -
    "Os otimistas olham e dizem: Ah, está meio cheio. Mas os pessimistas, veem o mesmo copo, a mesma quantidade de água e acham que está meio vazio."
  • 4 -
    "A ideia do ministro extraordinário dos Esportes, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé de colocar na cadeia 'os meninos' que participam de brigas entre torcidas organizadas é para ficar no jargão esportivo, uma 'bola fora'."
  • 5 -
    "Como os bens públicos não podem ser penhorados os precatórios entram em ordem cronológica no orçamento do governo."

Sua resposta

1 -
"A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica 'Nature', é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e desenvolvimento dos seres vivos."

Questão 4

Nota: Não gerada
(E.S. Propaganda e Marketing) “Continental 2001 Grand Prix II: Nossa homenagem ao bom gosto da mulher brasileira

Alternativas

  • 1 -
    Complemento nominal, sujeito.
  • 2 - Adjunto adnominal, objeto direto.
  • 3 -
    Complemento nominal, adjunto adnominal.
  • 4 -
    Sujeito, complemento nominal.
  • 5 - Complemento nominal, complemento nominal.

Sua resposta

3 -
Complemento nominal, adjunto adnominal.

Questão 5

Nota: Não gerada
(ESPM-SP) O vocativo, quando no meio da frase (como acontece com o aposto), deve vir entre vírgulas? Identifique a alternativa certa:

Alternativas

  • 1 -
    Entre vírgulas.
  • 2 -
    Não necessariamente.
  • 3 -
    Pode variar.
  • 4 -
    O vocativo nunca vem acompanhado por vírgulas, pois trata-se de um termo independente da oração.
  • 5 - Utiliza-se ponto final.

Sua resposta

1 -
Entre vírgulas.

Questão 6

Nota: Não gerada
(UFPI) “Jatene está convicto de suas ideias”.

“ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.

Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - Complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal.
  • 2 - Objeto indireto - adjunto adnominal – complemento nominal.
  • 3 - Complemento nominal - adjunto adnominal – objeto indireto.
  • 4 - Adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
  • 5 - Complemento nominal - complemento nominal - objeto indireto.

Sua resposta

3 - Complemento nominal - adjunto adnominal – objeto indireto.

Questão 7

Nota: Não gerada
(ESPM-SP) Observe os termos destacados das opções que se seguem e identifique a alternativa que apresenta a classificação correta da função sintática.
Sempre esteve acostumada ao luxo.
Naquela época ainda obedecia aos pais.
Esta roupa não está adequada à ocasião.
Os velhos soldadinhos de chumbo foram esquecidos.

Alternativas

  • 1 -
    Complemento nominal - complemento nominal – objeto indireto - complemento nominal.
  • 2 -
    Complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal - adjunto adnominal.
  • 3 -
    Objeto indireto – complemento nominal – complemento nominal – adjunto adnominal.
  • 4 -
    Objeto indireto - objeto indireto - objeto indireto – complemento nominal.
  • 5 -
    Adjunto adnominal – objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.

Sua resposta

2 -
Complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal - adjunto adnominal.

Questão 8

Nota: Não gerada
“Em homenagem aos pais, eles executaram uma bonita canção”. O termo em destaque exerce a mesma função de qual dessas opções?

Alternativas

  • 1 -
    O médico assistiu o paciente até o último suspiro.
  • 2 -
    O médico mostrava-se atencioso para com os idosos.
  • 3 -
    O cofre foi arrombado pelos bandidos.
  • 4 -
    O estranho homem deu dinheiro às crianças aos montes.
  • 5 - A casa foi a leilão no mês passado.

Sua resposta

2 -
O médico mostrava-se atencioso para com os idosos.

Questão 9

Nota: Não gerada
Classifique os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte código: 1 – Complemento Nominal; 2 – Adjunto Adnominal

(   ) O poeta bêbado caminhou pela praça.
(   ) Nossa história é cheia de reviravoltas.
(   ) Minha confiança em você não tem limites.
(   ) A dor que se simula dói mais. (Machado de Assis)
(   ) Os alunos desconfiados deixaram o colégio.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:

Alternativas

  • 1 -
    1;2;1;2;2.
  • 2 -
    1;1;1;2;1.
  • 3 -
    2;1;2;1;1.
  • 4 -
    2;1;1;2;2.
  • 5 -
    2;1;2;1;2

Sua resposta

4 -
2;1;1;2;2.

Questão 10

Nota: Não gerada
(FMU) Leia as expressões destacadas na seguinte passagem: “E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem.
Tais expressões exercem, respectivamente, a função sintática de:

Alternativas

  • 1 -
    Complemento nominal e aposto.
  • 2 -
    Objeto indireto e aposto.
  • 3 -
    Adjunto adnominal e adjunto adverbial de modo.
  • 4 -
    Objeto indireto e predicativo do sujeito.
  • 5 - Complemento nominal e adjunto adverbial de modo.

Sua resposta

1 -
Complemento nominal e aposto.


OBS.: ENVIADA SEM ERROS, ESPERO TER AJUDADO.

Lucélia Santos escapa de acidente fatal durante viagem: “Vi a morte de frente”

Lucélia Santos
Lucélia  Santos


Lucélia Santos sofreu um grande susto, na última sexta-feira (6), enquanto viajava com três amigos de São Paulo para Serra Fina, em Minas Gerais. O carro em que estava bateu em um caminhão desgovernado enquanto descia a serra.

O veículo havia atingido outro caminhão, que estava à frente do automóvel em que estava a atriz. Felizmente, a artista e seus colegas não se machucaram no acidente.

“Já está tudo bem. Foi a primeira vez que eu vi a morte de perto. Mas, felizmente, ninguém se machucou. Agora, só quero celebrar a vida”, declarou ao jornal “Extra”.

sábado, 7 de novembro de 2015

Como esquecer um amigo ou um amor que não te valoriza


O sofrimento de muitas pessoas está no fato de gostarem muito de alguém, mas não serem correspondidos da mesma forma. E quando isso acontece é quase uma dor crônica, pois, não ter de uma pessoa o mesmo sentimento que se espera dela, faz com que fiquemos cheios de aflição, tristes e causa até certa agonia. Existe uma frase muito bonita que diz: “Só porque uma pessoa não te ama do jeito que você quer, não significa que ela não te ama com tudo que pode”, mas será realmente isto verdade?

Os motivos para alguém não te valorizar podem ser os mais variados e vão desde a pessoa não gostar de você até ela está brincando com seus sentimentos, porém para muitas pessoas isso já chegou a um limite onde já não é possível aguentar mais nada desse alguém que não a corresponde, que mente e chega uma hora em que a pessoa diz para si mesmo: Como esquecer um amigo ou um antigo amor que não me valoriza? 

como esquecer um amor


Como esquecer um amigo ou um antigo amor se tem um relacionamento

Se ele/ela está em um relacionamento e não se sente valorizado por este alguém, pode ser que seu amado ou amada não goste de você verdadeiramente ou não saiba demonstrar isso do jeito que você está esperando.

No primeiro caso minha dica para você é que avalie se vale apena ficar chorando por este amor que não te dá amor de volta ou se é preciso partir para outra tentativa com outro alguém. No segundo caso minha dica para você é que avalie se vale a pena você ficar sofrendo por que mente e te engana,  pois, no caso de servir, então você vai ter que arrumar paciência e costume para estar com uma pessoa que provavelmente nunca vai fazer as coisas do jeito que você espera. Mas, se a frase não servir, então abra o jogo com seu parceiro(a) e diga o que está sentindo e, caso ele ou ela goste mesmo de você, vai tentar se adaptar às suas exigências. Mas atenção, você também precisa se adaptar a seu companheiro(a) para que isso dê certo, pois o amor é uma troca diária em busca da felicidade.

Pergunte-se se você realmente quer saber como esquecer um amor ou se gostaria de resgatar o seu relacionamento e deixa-lo melhor.

A pessoa não tem um relacionamento


Quando isso acontece é normalmente aquele velho caso de amor platônico, quando uma pessoa gosta de outra, mas esta outra nem sabe que ela existe ou não dá a mínima para isso. Se a pessoa a quem se ama nunca te deu a menor esperança de que no futuro pudesse acontecer um relacionamento entre vocês dois, então porque ficar esperando e sofrendo por isso? “Caia na real”.

Quando alguém não gosta da gente, tem que ter paciência, pois o mais importante é seguir em frente em busca da nossa felicidade. Não existe essa de: “Ai! fulano não gosta de mim, vou me afogar num copinho de coca-cola”. Larga isso de mão caramba (hehe). Você tem que pensar é deste jeito:

“NÃO GOSTA DE MIM? PACIÊNCIA, POIS VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO E LÁ NA FRENTE VOCÊ VAI SE ARREPENDER QUANDO SE DER CONTA DE QUE ME PERDEU”

A frase acima é o espírito da coisa para se valorizar e saber como esquecer um amor. Temos que nos valorizar em primeiro lugar, só então seremos valorizados por alguém. Podem te interessar ler também o seguinte:

Existem dois tipos de pessoas: Aquelas que sofrem e aquelas que escolheram não sofrer.

Aquelas que sofrem normalmente são as acomodadas que estão esperando sua felicidade ser entregue pelas mãos de outrem.

Aquelas que escolheram não sofrer são as que, mesmo diante das dificuldades amorosas, resolveram lutar pela sua felicidade, pois sabem que só depende delas encontrar o que tanto procuram.