domingo, 8 de novembro de 2015

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - PROVA FINAL - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Em qual das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?

Alternativas

  • 1 - Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
  • 2 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
  • 3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
  • 4 - Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
  • 5 - Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde

Sua resposta

3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere as seguintes frases e, a seguir, preencha os espaços pontilhados com o “porquê” adequado.
  1. Marcela não fez a pesquisa ................ estava doente.
  2. ............ João não conta a verdade?
  3. Não quis ir ao cinema ..................?
  4. Nem imagino o ............... de tanta alegria.

Os “porquês” retirados são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    porque, Por que, por quê, porquê.
  • 2 -
    por que, Por que, porquê, porquê.
  • 3 -
    porque, Porque, por quê, por quê.
  • 4 -
    por que, porque, porquê, por quê.
  • 5 -
    porquê, Por quê, por que, porque.

Sua resposta

1 -
porque, Por que, por quê, porquê.

Questão 3

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:

Alternativas

  • 1 - bússola, império, platéia, cajú, Panamá
  • 2 - bussola, imperio, plateia, caju, Panama
  • 3 - bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
  • 4 -
    bússola, império, plateia, caju, Panamá
  • 5 - bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

Sua resposta

4 -
bússola, império, plateia, caju, Panamá

Questão 4

Nota: Não gerada
(FAL) “Apesar de bons os resultados obtidos, os alunos queriam ainda mais”.
As palavras destacadas na frase acima funcionam, respectivamente, como:

Alternativas

  • 1 -
    Locução prepositiva, adjetivo, advérbio.
  • 2 -
    Locução adverbial, adjetivo, conjunção.
  • 3 -
    Locução adverbial, verbo, conjunção.
  • 4 -
    Locução conjuntiva, adjetivo, advérbio.
  • 5 -
    Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Sua resposta

5 -
Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FUVEST) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.

  1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nós partíramos..."
  2. ....... estivesse doente faltei à escola.                       
  3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.                                   
  4. Pedro será aprovado ....... estude.                            
  5. ....... chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - quando, ainda que, sempre que, desde que, como
  • 2 - que, como, embora, desde que, ainda que
  • 3 - como, que, porque, ainda que, desde que
  • 4 - que, ainda que, embora, como, logo que
  • 5 - que, quando, embora, desde que, já que

Sua resposta

2 - que, como, embora, desde que, ainda que

Questão 6

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa em que haja erro de concordância:

Alternativas

  • 1 -
    Hoje são quatorze de junho.
  • 2 -
    É zero hora em São Paulo.
  • 3 -
    Tudo eram memórias de infância.
  • 4 -
    Esta maçã está meia podre.
  • 5 -
    Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

Sua resposta

4 -
Esta maçã está meia podre.

Questão 7

Nota: Não gerada
(PUCC-SP) Identifique a frase em que o uso da forma verbal é incorreto:

Alternativas

  • 1 -
    Já fazem três semanas que não a vejo.
  • 2 -
    Naquelas férias ficou ventando muitos dias.
  • 3 -
    Haverá comemorações na sala ao lado?
  • 4 -
    Não será por deslizes pequenos que iremos
    condená-lo.
  • 5 -
    Não constam em nossos arquivos os nomes que
    você procura.

Sua resposta

1 -
Já fazem três semanas que não a vejo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:

Alternativas

  • 1 -
    Uso louça e copo velhos.
  • 2 -
    Uso louça e copo velho.
  • 3 -
    Uso copo e louça velhos.
  • 4 -
    Uso copo e louça velha.
  • 5 -
    Uso copo e louça velhas.

Sua resposta

5 -
Uso copo e louça velhas.

Questão 9

Nota: Não gerada
(Unesp–SP) Considere as seguintes frases:
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno. ”
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por uma outra pessoa qualquer. ”
“E, às vezes, me julgava importante. ”
Assinalar a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática.

Alternativas

  • 1 -
    predicativo, sujeito, objeto direto.
  • 2 -
    objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.
  • 3 -
    aposto, agente da passiva, predicativo.
  • 4 -
    complemento nominal, adjunto adverbial, aposto.
  • 5 -
    vocativo, adjunto adnominal, predicativo.

Sua resposta

2 -
objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.

Questão 10

Nota: Não gerada
A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:

1. Objeto direto
2. Objeto indireto
3. Complemento nominal
4. Agente da passiva

(  ) “A fome pode determinar a supressão de uma delas.”
(  ) “A destruição não atinge o princípio universal e comum.”
(  ) “Uma das tribos será exterminada pela outra.”
(  ) “... e morrem de inanição.”

Alternativas

  • 1 - 3, 1, 4, 2
  • 2 - 1, 2, 3, 4
  • 3 - 2, 4, 1, 3
  • 4 - 4, 3, 2, 1

  • 5 - 3, 4, 1, 2

Sua resposta

1 - 3, 1, 4, 2

Questão 11

Nota: Não gerada
Leia com atenção o quadrinho a seguir:
Figura 1 – Tira Garfield
A análise sintática está correta em todas as alternativas, exceto em:

Alternativas

  • 1 -
    No 1º quadrinho você é o sujeito da oração.
  • 2 -
    Comeu é VTD e meu irmão é OD.
  • 3 -
    A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.
  • 4 -
    Essa família, no último quadrinho, tem a mesma função sintática de meu irmão, no 1º quadrinho.
  • 5 -
    A forma verbal é pertence ao grupo dos verbos de ligação.

Sua resposta

3 -
A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.

Questão 12

Nota: Não gerada
"Não quero aparelhos
para navegar
Ando naufragando,
Ando sem destino.
Pelo voo dos pássaros
quero me guiar..."
(Jorge de Lima)
Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto - verbo de ligação.
  • 2 -
    Transitivo indireto – intransitivo.
  • 3 -
    Transitivo direto – intransitivo.
  • 4 -
    Transitivo indireto -  verbo de ligação.
  • 5 -
    Transitivo direto e indireto – verbo de ligação.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto – intransitivo.

Questão 13

Nota: Não gerada
Leia com atenção a história em quadrinhos abaixo:
Figura 2 – Charge Brown - Schulz
Fonte: Disponível em: < http://fatimalp.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html >. Acesso em: 15 mai. 2015.
Todas as alternativas estão corretas, exceto:

Alternativas

  • 1 -
    Charlie Brown, no primeiro quadrinho, é vocativo.
  • 2 -
    O verbo andar, no segundo quadrinho, é verbo intransitivo.
  • 3 -
    No terceiro quadrinho, o verbo arrancar é um VTD.
  • 4 -
    O sujeito da oração “não sei”, no segundo quadrinho, é desinencial.
  • 5 -
    “De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Sua resposta

5 -
“De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Questão 14

Nota: Não gerada
Figura 3 – Charge Menino Maluquinho - Ziraldo Fonte: Disponível em:
É correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    As palavras “maluca”, “C.D.F.” e “tapado” atuam como sujeitos das orações.
  • 2 -
    A expressão “A Carolina é verde radical” não é uma oração, pois não possui verbo.
  • 3 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é o amigo do Menino Maluquinho.
  • 4 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.
  • 5 -
    A oração “O Junim é “cri-cri”” é uma oração sem sujeito.

Sua resposta

4 -
Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.

Questão 15

Nota: Não gerada
“Nunca deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.” Na voz passiva ficaria:

Alternativas

  • 1 -
    Nunca deixara sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 2 -
    Nunca foi deixado sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 3 -
    Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 4 -
    Nunca deixaram a esperança de um dia revê-lo.
  • 5 -
    Nunca se deixaram a esperança de um dia revê-lo.

Sua resposta

3 -
Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.

Questão 16

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa incorreta quanto à classificação do termo em destaque na frase:

Alternativas

  • 1 -
    “Compra-se todas as propriedades desta região.” – Partícula apassivadora.
  • 2 -
    “Por onde se vai ao estádio?” – Partícula de indeterminação do sujeito.
  • 3 -
    “Os inimigos olham-se agora como amigos.” – objeto direto.
  • 4 -
    “Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.
  • 5 -
    “A lua se elevava nos céus.” – objeto direto.

Sua resposta

4 -
“Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.

Questão 17

Nota: Não gerada
(Centec-BA) Há erro de colocação de vírgula em:

Alternativas

  • 1 -
    É linda a igreja, mas sua beleza é realmente muito triste.
  • 2 -
    Oh! Não, disse a menina, eu te ensinei a conhecer Deus.
  • 3 -
    Ele prometeu fazer alguma coisa, e eu creio que o fará.
  • 4 -
    Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.
  • 5 -
    Abaixou-se, examinou o solo, recusou continuar com os outros.

Sua resposta

4 -
Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.

Questão 18

Nota: Não gerada
(Unesp- Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:

Alternativas

  • 1 -
    Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
  • 2 -
    Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
  • 3 -
    Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
  • 4 -
    Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
  • 5 -
    Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

Sua resposta

1 -
Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.

Questão 19

Nota: Não gerada
EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 2 -
    subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
  • 3 -
    subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 4 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
  • 5 -
    subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

Sua resposta

4 -
subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;

Questão 20

Nota: Não gerada
UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”, à oração principal segue-se uma oração subordinada:

Alternativas

  • 1 -
    substantiva subjetiva;
  • 2 -
    substantiva objetiva direta;
  • 3 -
    adjetiva restritiva;
  • 4 -
    adverbial causal;
  • 5 -
    adverbial concessiva.

Sua resposta

1 -
substantiva subjetiva;



OBS.: ENVIADAS SEM ERROS, ESPERO AJUDAR A TODOS.

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 6 - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(FCMSC- SP - modificada) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando os períodos seguintes:

I - Não caía um galho, não balançava uma folha.
II - O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame.
III -  O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.

Nota-se que existe coordenação assindética:

Alternativas

  • 1 - apenas em I.
  • 2 -
    apenas em II.
  • 3 -
    apenas em III.
  • 4 -
    em I, II, III.
  • 5 - em nenhum deles.

Sua resposta

2 -
apenas em II.

Questão 2

Nota: Não gerada
(FUVEST) Dentre os períodos abaixo, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética adversativa. Assinalar a alternativa correspondente a este período:  

Alternativas

  • 1 -
    A frustração cresce e a desesperança não cede. 
  • 2 - O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crítica pungente ou a autoabsolvição. 
  • 3 - É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. 
  • 4 -
    Sejamos francos. 
  • 5 -
    Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

Sua resposta

5 -
Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

Questão 3

Nota: Não gerada
(PUC - modificada) A conjunção "e" não tem valor aditivo na frase:

Alternativas

  • 1 -
    Cheguei, vi e venci.
  • 2 -
    Deitei-me exausto e não consegui dormir.
  • 3 -
    Arrumou as malas e despediu-se.
  • 4 -
    Analise os dados restantes e envie-os ao diretor.
  • 5 -
    Comprei uma blusa e uma calça.

Sua resposta

2 -
Deitei-me exausto e não consegui dormir.

Questão 4

Nota: Não gerada
(FGV) Compare as duas frases, observando sua pontuação.

Nesta festa, só beijarei as meninas, que são feias.
Nesta festa, só beijarei as meninas que são feias.

Assinale a alternativa correta quanto ao sentido dessas frases.

Alternativas

  • 1 -
    A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.
  • 2 -
    A primeira afirma que somente as meninas feias serão beijadas; as bonitas não.
  • 3 -
    A segunda afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.
  • 4 - A segunda afirma que somente as meninas bonitas serão beijadas; as feias não.
  • 5 -
    As duas frases afirmam que as meninas bonitas serão beijadas.

Sua resposta

1 -
A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.

Questão 5

Nota: Não gerada
(UFMG - modificado) A oração sublinhada está corretamente classificada, EXCETO em:

Alternativas

  • 1 - O menino que brinca desenvolve-se / oração subordinada adjetiva restritiva. 
  • 2 - Via-se muito que D. Glória era alcoviteira / oração subordinada substantiva subjetiva.
  • 3 -
    Tudo que possuímos vem desses cem mil réis / oração subordinada adjetiva restritiva. 
  • 4 -
    Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva indireta. 
  • 5 - A ideia é tão santa que não está mal no santuário / oração subordinada adverbial consecutiva. 

Sua resposta

4 -
Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva indireta. 

Questão 6

Nota: Não gerada
(FUVEST) Classifique as orações em destaque do período seguinte: "Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu."

Alternativas

  • 1 - principal, subordinada adverbial final.
  • 2 -
    principal, subordinada substantiva objetiva direta. 
  • 3 - subordinada adverbial temporal, subordinada adjetiva restritiva. 
  • 4 -
    subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta. 
  • 5 -
    subordinada adverbial temporal, principal.  

Sua resposta

4 -
subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta. 

Questão 7

Nota: Não gerada
  1. “Ficava-me a certeza de que havia ali vários trabalhos” (Graciliano Ramos).  

A oração destacada é:

Alternativas

  • 1 - subordinada adverbial condicional. 
  • 2 - subordinada substantiva completiva nominal. 
  • 3 - subordinada substantiva subjetiva.
  • 4 - coordenada sindética adversativa.
  • 5 -
    subordinada adjetiva restritiva.

Sua resposta

2 - subordinada substantiva completiva nominal. 

Questão 8

Nota: Não gerada
  1. (PUC) As orações subordinadas desempenham funções sintáticas nas orações principais. Considerando, no terceiro trecho, os períodos:


I. "Conheci que Madelena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez."

II. "A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste."


Pode-se dizer que as orações em destaque simples desempenham, respectivamente, funções sintáticas de:

Alternativas

  • 1 - objeto direto e adjunto adnominal.
  • 2 - objeto direto e adjunto adnominal.
  • 3 - objeto indireto e adjunto adverbial.
  • 4 - sujeito e adjunto adverbial.
  • 5 - sujeito e adjunto adverbial.

Sua resposta

1 - objeto direto e adjunto adnominal.

Questão 9

Nota: Não gerada
Leia, com atenção, os períodos abaixo:

I – Se eu pudesse estudar mais, me sairia melhor no concurso.
II – Coma, meu filho, nem que seja um pouquinho.
III – Não acreditas em amor à primeira vista porque nunca amaste.
     
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:

Alternativas

  • 1 - condição, concessão, causa. 
  • 2 -
    tempo, causa, concessão.
  • 3 - condição, consequência, comparação.
  • 4 - condição, consequência, comparação.
  • 5 -
    concessão, causa, conformidade.

Sua resposta

1 - condição, concessão, causa. 

Questão 10

Nota: Não gerada
(AFTN) Indique o período em que as vírgulas não isolam oração subordinada adjetiva:

Alternativas

  • 1 -
    Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 
  • 2 -
    Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 
  • 3 -
    No fim do século XI constituiu-se uma língua de civilização, cujo o berço é a França Meridional, hoje denominada "provençal clássico." 
  • 4 -
    Os comediantes italianos, que vinham com frequência a Paris, representavam a comédia improvisada em torno de um esquema: a "commedia dell’arte." 
  • 5 -
    Como consequência de tudo isso os gramáticos, que eram senhores absolutos da língua, impunham arbitrariamente regras cerebrinas. 

Sua resposta

2 -
Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 


OBS.: ENVIADA SEM ERROS

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 4 - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
(IFPR -2010 modificado)
Assinale a alternativa que não está de acordo com as regras de concordância da língua padrão:

Alternativas

  • 1 -
    Muitos jovens não consegue concluírem o Ensino Médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.
  • 2 -
    Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.
  • 3 -
    As ações governamentais, em sua maioria, não visam o bem público, mas valorizar a imagem do governo.
  • 4 -
    Os objetivos desse plano podem ser resumidos na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas.
  • 5 -
    Para tornar mais claras as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudessem deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários.

Sua resposta

1 -
Muitos jovens não consegue concluírem o Ensino Médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.

Questão 2

Nota: Não gerada
(Mack – SP) Identifique a alternativa cuja sequência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período:
Nós _______ socorremos o rapaz e a moça ________ _________.

Alternativas

  • 1 -
    Mesmos-bastante-machucados.
  • 2 -
    Mesmos-bastantes-machucados.
  • 3 -
    Mesmo-bastantes-machucados.
  • 4 -
    Mesmo-bastante-machucada.
  • 5 -
    Mesmos-bastantes-machucada.

Sua resposta

2 -
Mesmos-bastantes-machucados.

Questão 3

Nota: Não gerada
(TER – MG - modificada) Assinale a frase incorreta:

Alternativas

  • 1 -
    Remeto-lhe anexas as certidões.
  • 2 -
    No shopping ela comprou vestidos e roupas novas.
  • 3 -
    Na reunião foi discutida a política latino-americana.
  • 4 -
    É meio-dia e meio.
  • 5 -
    Bons argumentos foram apresentados na exposição do conferencista.

Sua resposta

4 -
É meio-dia e meio.

Questão 4

Nota: Não gerada
(TCU - modificada) Assinale a única opção gramaticalmente correta:

Alternativas

  • 1 -
    Encaminhamos, anexo, cópia do ofício, para avaliação e pronunciamento.
  • 2 -
    Encaminhamos, anexa, cópia do oficio, para avaliação e pronunciamento.
  • 3 -
    Encaminhamos, cópia anexo do ofício, para avaliação e pronunciamento.
  • 4 -
    Encaminhamos cópia, anexo, do ofício para avaliação e pronunciamento.
  • 5 -
    Encaminhamos, em anexo, cópia do ofício para avaliação e pronunciamento.

Sua resposta

2 -
Encaminhamos, anexa, cópia do oficio, para avaliação e pronunciamento.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FEI-SP – modificada) Em “Pagarei a dívida, João”, o verbo pagar é:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto e indireto.
  • 2 -
    Transitivo indireto.
  • 3 -
    Transitivo direto.
  • 4 -
    Intransitivo.
  • 5 -
    N.d.a.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto.

Questão 6

Nota: Não gerada
(Mack – SP) Identifique a alternativa na qual o verbo da oração é transitivo direto.

Alternativas

  • 1 -
    Tereza saiu lentamente, com os olhos baixos, semicerrados.
  • 2 -
    Ficou em pé, atordoado, com o absurdo daquela discussão.
  • 3 -
    Sentira claramente isto com a culpa e a fragilidade de uma criança.
  • 4 -
    Com estas bases inseguras, você haverá de ficar sempre debaixo de minha guarda.
  • 5 -
    Todos o consideram um perturbado mental, apesar de sua falta de proteção.

Sua resposta

3 -
Sentira claramente isto com a culpa e a fragilidade de uma criança.

Questão 7

Nota: Não gerada
(UEBA) Assinale a alternativa em que as palavras destacadas permanecem invariáveis, se colocada a frase no plural:

Alternativas

  • 1 -
    Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude .
  • 2 -
    Meia palavra, meio tom – índices de sua sensatez.
  • 3 -
    Estava  naquela ocasião; acreditei, pois, em meia promessa.
  • 4 -
    Passei muito inverno .
  • 5 -
     estudei o elementar; o que me deixa meio apreensivo.

Sua resposta

5 -
 estudei o elementar; o que me deixa meio apreensivo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(ESAF - modificada) Assinale a única frase em desacordo com a norma:

Alternativas

  • 1 -
    Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.
  • 2 -
    Seguem anexas as provas do processo.
  • 3 -
    Estamos quites com o fisco.
  • 4 -
    A mercadoria estava meio escondida.
  • 5 -
    É proibida a entrada de frutas cítricas no país.

Sua resposta

1 -
Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.

Questão 9

Nota: Não gerada
(FCL/SP - modificada) Considere estas frases:

I. Aos participantes serão distribuídos bastantes livros.
II. Eles nunca se preparavam bastante para os exames.
III. Havia bastantes gente na festa de confraternização.

Está incorreta ou estão incorretas em relação à palavra em destaque:

Alternativas

  • 1 - I
  • 2 - II
  • 3 - III
  • 4 - I e III
  • 5 - I, II e III

Sua resposta

3 - III

Questão 10

Nota: Não gerada
Assinale a única opção cujos termos destacados correspondem ao agente da passiva e partícula apassivadora, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    Os sapatos foram consertados por ele. / Alugam-se casas.

  • 2 -
    A coragem do menino era admirada por todos. / Ela machucou-se.
  • 3 -
    Eu não tenho medo de você. / Vendem-se apartamentos.
  • 4 -
    Ele foi cercado de amigos sinceros. / Abraçaram-se.
  • 5 -
    Eu tenho coragem de pular. / Compram-se roupas.

Sua resposta

1 -
Os sapatos foram consertados por ele. / Alugam-se casas.


OBS.: FOI SEM ERROS