terça-feira, 24 de novembro de 2015

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 4

Questão 1

Nota: Não gerada
(IFPR -2010 modificado)
Assinale a alternativa que não está de acordo com as regras de concordância da língua padrão:

Alternativas

  • 1 -
    Muitos jovens não consegue concluírem o Ensino Médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.
  • 2 -
    Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.
  • 3 -
    As ações governamentais, em sua maioria, não visam o bem público, mas valorizar a imagem do governo.
  • 4 -
    Os objetivos desse plano podem ser resumidos na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas.
  • 5 -
    Para tornar mais claras as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudessem deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários.

Sua resposta

1 -
Muitos jovens não consegue concluírem o Ensino Médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.

Questão 2

Nota: Não gerada
(Mack – SP) Identifique a alternativa cuja sequência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período:
Nós _______ socorremos o rapaz e a moça ________ _________.

Alternativas

  • 1 -
    Mesmos-bastante-machucados.
  • 2 -
    Mesmos-bastantes-machucados.
  • 3 -
    Mesmo-bastantes-machucados.
  • 4 -
    Mesmo-bastante-machucada.
  • 5 -
    Mesmos-bastantes-machucada.

Sua resposta

2 -
Mesmos-bastantes-machucados.

Questão 3

Nota: Não gerada
(TER – MG - modificada) Assinale a frase incorreta:

Alternativas

  • 1 -
    Remeto-lhe anexas as certidões.
  • 2 -
    No shopping ela comprou vestidos e roupas novas.
  • 3 -
    Na reunião foi discutida a política latino-americana.
  • 4 -
    É meio-dia e meio.
  • 5 -
    Bons argumentos foram apresentados na exposição do conferencista.

Sua resposta

4 -
É meio-dia e meio.

Questão 4

Nota: Não gerada
(TCU - modificada) Assinale a única opção gramaticalmente correta:

Alternativas

  • 1 -
    Encaminhamos, anexo, cópia do ofício, para avaliação e pronunciamento.
  • 2 -
    Encaminhamos, anexa, cópia do oficio, para avaliação e pronunciamento.
  • 3 -
    Encaminhamos, cópia anexo do ofício, para avaliação e pronunciamento.
  • 4 -
    Encaminhamos cópia, anexo, do ofício para avaliação e pronunciamento.
  • 5 -
    Encaminhamos, em anexo, cópia do ofício para avaliação e pronunciamento.

Sua resposta

2 -
Encaminhamos, anexa, cópia do oficio, para avaliação e pronunciamento.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FEI-SP – modificada) Em “Pagarei a dívida, João”, o verbo pagar é:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto e indireto.
  • 2 -
    Transitivo indireto.
  • 3 -
    Transitivo direto.
  • 4 -
    Intransitivo.
  • 5 -
    N.d.a.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto.

Questão 6

Nota: Não gerada
(Mack – SP) Identifique a alternativa na qual o verbo da oração é transitivo direto.

Alternativas

  • 1 -
    Tereza saiu lentamente, com os olhos baixos, semicerrados.
  • 2 -
    Ficou em pé, atordoado, com o absurdo daquela discussão.
  • 3 -
    Sentira claramente isto com a culpa e a fragilidade de uma criança.
  • 4 -
    Com estas bases inseguras, você haverá de ficar sempre debaixo de minha guarda.
  • 5 -
    Todos o consideram um perturbado mental, apesar de sua falta de proteção.

Sua resposta

3 -
Sentira claramente isto com a culpa e a fragilidade de uma criança.

Questão 7

Nota: Não gerada
(UEBA) Assinale a alternativa em que as palavras destacadas permanecem invariáveis, se colocada a frase no plural:

Alternativas

  • 1 -
    Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude .
  • 2 -
    Meia palavra, meio tom – índices de sua sensatez.
  • 3 -
    Estava  naquela ocasião; acreditei, pois, em meia promessa.
  • 4 -
    Passei muito inverno .
  • 5 -
     estudei o elementar; o que me deixa meio apreensivo.

Sua resposta

5 -
 estudei o elementar; o que me deixa meio apreensivo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(ESAF - modificada) Assinale a única frase em desacordo com a norma:

Alternativas

  • 1 -
    Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.
  • 2 -
    Seguem anexas as provas do processo.
  • 3 -
    Estamos quites com o fisco.
  • 4 -
    A mercadoria estava meio escondida.
  • 5 -
    É proibida a entrada de frutas cítricas no país.

Sua resposta

1 -
Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem.

Questão 9

Nota: Não gerada
(FCL/SP - modificada) Considere estas frases:

I. Aos participantes serão distribuídos bastantes livros.
II. Eles nunca se preparavam bastante para os exames.
III. Havia bastantes gente na festa de confraternização.

Está incorreta ou estão incorretas em relação à palavra em destaque:

Alternativas

  • 1 - I
  • 2 - II
  • 3 - III
  • 4 - I e III
  • 5 - I, II e III

Sua resposta

3 - III

Questão 10

Nota: Não gerada
Assinale a única opção cujos termos destacados correspondem ao agente da passiva e partícula apassivadora, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    Os sapatos foram consertados por ele. / Alugam-se casas.

  • 2 -
    A coragem do menino era admirada por todos. / Ela machucou-se.
  • 3 -
    Eu não tenho medo de você. / Vendem-se apartamentos.
  • 4 -
    Ele foi cercado de amigos sinceros. / Abraçaram-se.
  • 5 -
    Eu tenho coragem de pular. / Compram-se roupas.

Sua resposta

1 -
Os sapatos foram consertados por ele. / Alugam-se casas.

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 3

Questão 1

Nota: Não gerada
(UEPG-PR) Só em um caso a oração é sem sujeito. Identifique-a:

Alternativas

  • 1 -
    Faltavam três dias para o batismo.
  • 2 -
    Houve por improcedente a reclamação do aluno.
  • 3 -
    Só me resta uma esperança.
  • 4 -
    Havia tempo suficiente para as comemorações.
  • 5 -
    N.D.A.

Sua resposta

4 -
Havia tempo suficiente para as comemorações.

Questão 2

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa onde o sujeito não foi corretamente grifado.

Alternativas

  • 1 -
    De vez em quando, novos interessados se apresentavam.
  • 2 - Carolina chorava compulsivamente. 
  • 3 -
    Todas as cartas estavam sobre a mesa.
  • 4 -
    Um pressentimento terrível tomou conta de todos.
  • 5 -
    Nenhum colega meu esteve na festa.

Sua resposta

4 -
Um pressentimento terrível tomou conta de todos.

Questão 3

Nota: Não gerada
(PUC-SP) Identifique a alternativa que contém uma oração sem sujeito:

Alternativas

  • 1 -
    Ontem fez muito calor. 
  • 2 -
    Vive-se bem em apartamentos.
  • 3 -
    Existem muitos apartamentos à venda. 
  • 4 -
    O dia de ontem foi muito quente.
  • 5 -
    Vendem-se apartamentos.

Sua resposta

1 -
Ontem fez muito calor. 

Questão 4

Nota: Não gerada
(FMU-SP) Observe a estrofe:
“Lembra-me que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”

Aparece aí a inversão do:

Alternativas

  • 1 -
    objeto direto: um pobre cão.
  • 2 -
    sujeito: um pobre cão.
  • 3 -
    sujeito: certo dia.
  • 4 -
    predicado: lembra-me.
  • 5 -
    predicativo do sujeito: me.

Sua resposta

2 -
sujeito: um pobre cão.

Questão 5

Nota: Não gerada
(CONVEST-AM) Nas frases abaixo:
I. “O pessoal da minha rua ficou perplexo quando de repente ela apareceu.” (Mundo Mundo Vasto Mundo – Carlos Gomes)
II. “A opinião ostensiva do médico era que a doença do Quincas Borba iria saindo devagar.” (Quincas Borba – Machado de Assis)

Os predicados:
  1. Ficou perplexo.
  2. Quando de repente apareceu.
  3. Era que a doença do Quincas Borba...
  4. Iria saindo devagar.
Classificam-se respectivamente em:

Alternativas

  • 1 -
    a)    Verbal – nominal – verbal – nominal
  • 2 -
    a)    Verbo-nominal – verbal – verbal – nominal
  • 3 -
    a)    Verbal – verbal – nominal – verbo-nominal
  • 4 -
    a)    Nominal – verbal – nominal – verbal
  • 5 -
    Nominal – nominal – verbo-nominal – verbal

Sua resposta

4 -
a)    Nominal – verbal – nominal – verbal

Questão 6

Nota: Não gerada
(MACK) Em "E quando o brotinho lhe telefonou, dias depois, comunicando que estudava o modernismo, e dentro do modernismo sua obra, para que o professor lhe sugerira contato pessoal com o autor, ficou assanhadíssimo e paternal a um tempo.”
Os verbos assinalados são, respectivamente: 

Alternativas

  • 1 -
    transitivo direto, transitivo indireto, de ligação, transitivo direto e indireto.
  • 2 -
    transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto, de ligação.
  • 3 -
    transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo indireto, de ligação.
  • 4 - transitivo indireto, transitivo direto e indireto, de ligação, transitivo direto.
  • 5 -
    transitivo indireto, transitivo direto e indireto, transitivo direto, de ligação.

Sua resposta

2 -
transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto, de ligação.

Questão 7

Nota: Não gerada
(UF-GO) "O corpo e a alma do carpinteiro não podem ser mais brutos do que a madeira." A função sintática dos termos em destaque é, pela ordem: 

Alternativas

  • 1 -
    predicativo do sujeito – sujeito.
  • 2 - predicativo do sujeito - predicativo do sujeito
  • 3 - predicativo do sujeito - predicativo do sujeito
  • 4 -
    sujeito – sujeito.
  • 5 -
    objeto direto - predicativo do sujeito.

Sua resposta

1 -
predicativo do sujeito – sujeito.

Questão 8

Nota: Não gerada
(ADVISE 2009) Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:

Alternativas

  • 1 - sujeito simples.
  • 2 -
    sujeito oculto.
  • 3 - sujeito composto.
  • 4 - sujeito composto.
  • 5 - sujeito indeterminado.

Sua resposta

2 -
sujeito oculto.

Questão 9

Nota: Não gerada
(UECE) “Cuspi no chão com um nojo desgraçado daquele sangue...”, o verbo cuspir é:

Alternativas

  • 1 -
    transitivo direto e indireto
  • 2 -
    transitivo direto e indireto
  • 3 - intransitivo.
  • 4 - transitivo indireto.
  • 5 -
    N.D.A.

Sua resposta

3 - intransitivo.

Questão 10

Nota: Não gerada
(Mack-SP) Em “Ao sol chispa a areia doirada” e “Uma moça ri”, os verbos chispar rir são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    transitivo direto e intransitivo.
  • 2 -
    intransitivo e intransitivo.
  • 3 -
    transitivo indireto e intransitivo.
  • 4 -
    intransitivo e transitivo direto.
  • 5 -
    intransitivo e transitivo direto.

Sua resposta

1 -
transitivo direto e intransitivo.

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 2

Questão 1

Nota: Não gerada
(Fatec-SP) Leia, atentamente, o trecho extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas, abaixo transcrito:
"(...) a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto., mas um defunto autor, para quem a campa foi um berço (...)"
Identifique a classificação morfológica de autor e de defunto:
I. No primeiro caso, autor é substantivo e defunto é adjetivo.
II. No segundo caso, defunto é substantivo e autor é adjetivo.
III. Em ambos os casos, temos substantivos compostos.
Agora, identifique a alternativa CORRETA:

Alternativas

  • 1 -
    Todas estão corretas.
  • 2 -
    I e III estão corretas.
  • 3 -
    II e III estão corretas.
  • 4 - I e II estão corretas.
  • 5 - Todas estão incorretas.

Sua resposta

4 - I e II estão corretas.

Questão 2

Nota: Não gerada
(PUC-RJ) Em qual frase há erro quanto ao uso do artigo:

Alternativas

  • 1 -
    Nem todas opiniões são valiosas.
  • 2 -
    Andou por todo Portugal.
  • 3 - Leu todos os dez romances do escritor.
  • 4 -
    Disse-me que conhece todo o Brasil.
  • 5 - Ela lê o jornal.

Sua resposta

2 -
Andou por todo Portugal.

Questão 3

Nota: Não gerada
(PUCCAMP- SP) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:
Dois artigos _______ por um jornalista que foi _______ grandes vítimas de um episódio envolvendo parlamentares, bem esclarecem em que medida a impunidade é um desrespeito aos ________ deste país.

Alternativas

  • 1 - recéns-publicados, um dos, cidadãos.
  • 2 -
    recéns-publicados, uma das, cidadãos.
  • 3 -
    recém-publicados, um dos, cidadões.
  • 4 - recém-publicados, uma das, cidadãos.
  • 5 - recém-publicados, um de, cidadãos.

Sua resposta

4 - recém-publicados, uma das, cidadãos.

Questão 4

Nota: Não gerada
Complete as lacunas com eu ou mim:
Não há desentendimentos entre _________ e ti.
O plano era para _______ desistir.
É triste para _______ aceitar isso.
Saímos ele e _________.
Deixem _________ explicar o que houve.

Alternativas

  • 1 - mim, eu, eu, eu, eu.
  • 2 -
    eu, eu, mim, mim, me.
  • 3 -
    mim, eu, mim, mim, eu.
  • 4 -
    mim, eu, mim, mim, me.
  • 5 -
    eu, mim, eu, mim, eu.

Sua resposta

1 - mim, eu, eu, eu, eu.

Questão 5

Nota: Não gerada
(ESPM-SP modificado) Leia o texto a seguir:
Futurolândia
George Jetson não poderia desejar TV mais bacana que esta. Chama-se The Satelite, e foi criada pela empresa norte-americana Mercury 7. Possui monitor de 14 polegadas e repousa sobre uma esfera de alumínio polido. Os tubos de plástico ABS conduzem a fiação para duas esferas: na menor, vermelha, está instalado o alto-falante; e na maior, com um globo terrestre, fica o sensor do controle remoto. O resultado é absolutamente inovador.
 (Revista Carta Capital, 19 mar. 1997)
Quanto ao termo bacana polido, podemos afirmar que são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - um substantivo e um advérbio.
  • 2 -
    um adjetivo e um substantivo.
  • 3 - adjetivos.
  • 4 - um verbo e um adjetivo.
  • 5 -
    um pronome e um adjetivo.

Sua resposta

3 - adjetivos.

Questão 6

Nota: Não gerada
(Unifor-CE) A questão a seguir se baseia no seguinte texto:
Se fizermos uma comparação com os índios, poderemos dizer que os civilizados são uma sociedade sofrida. O índio, por sua vez, estacionou no tempo e no espaço. O mesmo arco que ele faz hoje, seus antepassados faziam há mil anos. Se eles pararam nesse sentido, evoluíram quanto ao comportamento do homem dentro de sua sociedade. O índio em sua tribo tem um lugar estável e tranquilo. É totalmente livre, sem precisar dar satisfações a quem quer que seja. Toda a estabilidade tribal, toda a sua coesão mergulha nas águas de um mundo mítico. Que diferença enorme entre as duas humanidades: uma tranquila, em que o homem é dono de todos os seus atos; outra, uma sociedade em explosão, em que é preciso um aparato, um sistema repressivo para poder manter a ordem e a paz dentro da sociedade. Se um indivíduo der um grito no centro de São Paulo, uma radiopatrulha poderá levá-lo preso.
 Se um índio der um tremendo berro no meio da aldeia, ninguém olhará para ele, nem irá perguntar por que ele gritou. O índio é um homem livre.
(Orlando Vilas Boas)

No seguinte trecho: “Se eles pararam nesse sentido, evoluíram quanto ao comportamento do homem dentro de sua sociedade”.
Assinale a alternativa em que as formas verbais simples grifadas na frase acima estão corretamente substituídas por formas verbais compostas.

Alternativas

  • 1 -
    tiverem parado - haveriam evoluído
  • 2 -
    haverão parado - terão evoluído
  • 3 - tivessem parado - teriam evoluído
  • 4 -
    têm parado - haviam evoluído
  • 5 -
    haviam parado - tenham evoluído

Sua resposta

3 - tivessem parado - teriam evoluído

Questão 7

Nota: Não gerada
(PUC-RJ) Indique a série que corresponde às formas apropriadas para os enunciados abaixo:
I. As diferenças existentes entre homens e mulheres_______ ser um fato indiscutível.   1. parece  2. parecem
II. Alguns cientistas, desenvolvendo uma nova pesquisa sobre a estrutura do cérebro, os efeitos dos hormônios e a psicologia infantil, ________que as diferenças entre homens e mulheres não se devem apenas à educação.
3. propõe  4. propõem

III. ___________ diferenças cerebrais condicionadoras das aptidões tidas como tipicamente masculinas ou femininas.
5. Haveria  6. Haveriam

IV. _____________  ainda pesquisadores que consideram os machos mais agressivos, em virtude de sua constituição hormonal.
7. Existe  8. Existem

V. Como sempre, discute-se se é a força da Biologia, ou meramente a Educação, que _________sobre o comportamento humano.
9. predomina 10. Predominam

Alternativas

  • 1 - 2, 4, 5, 8, 9
  • 2 - 1, 4, 6, 8, 9
  • 3 - 2, 4, 6, 7, 10
  • 4 -
    2, 3, 5, 8, 10
  • 5 -
    2, 4, 6, 7, 9

Sua resposta

1 - 2, 4, 5, 8, 9

Questão 8

Nota: Não gerada
(UFU-MG) - Em todas as alternativas a palavra em destaque indica circunstância de tempo, EXCETO:

Alternativas

  • 1 -
    "Mas  estavam atrasados para a peixada de Mestre Manuel e o jeito, daí a pouco, foi despertar Quincas." (J. Amado).
  • 2 - "Ao seu lado, solidários na dor e na cabeça, vagabundos diversos faziam coro às suas lamentações e suspiros.  tivera conhecimento da notícia, compreendeu Curió ao ver a cena." (J. Amado).
  • 3 -
    "Chegara o tempo do merecido descanso.  poderia falar livremente de Joaquim Soares da Cunha, louvar-lhe a conduta de funcionário, esposo e pai." (J. Amado)
  • 4 -
    "Mas Eduardo tampouco estava de acordo e era uma opinião de peso,  que o comerciante concorda em dividir as despesas do enterro." (J. Amado)
  • 5 -
    "A pergunta coçava-lhe a garganta, não resistiu: - O padre  veio?." (J. Amado)

Sua resposta

4 -
"Mas Eduardo tampouco estava de acordo e era uma opinião de peso,  que o comerciante concorda em dividir as despesas do enterro." (J. Amado)

Questão 9

Nota: Não gerada
(IME - modificado) "Não é o homem um mundo pequeno que está dentro do mundo grande, mas é um mundo grande que está dentro do pequeno. Baste por prova o coração humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. (...) O mar, com ser um monstroindômito, chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrário, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar para, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambição ou apetite o falta: tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele".
(Padre Antônio Vieira)
Observe as palavras indicadas no texto: "por"; "indômito"; "as"; "para". Identifique a alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras:

Alternativas

  • 1 -
    verbo - substantivo - pronome – preposição
  • 2 -
    preposição - substantivo - artigo – verbo
  • 3 -
    preposição - adjetivo - pronome – verbo
  • 4 -
    preposição - adjetivo - artigo – preposição
  • 5 - verbo - adjetivo - artigo – verbo

Sua resposta

3 -
preposição - adjetivo - pronome – verbo

Questão 10

Nota: Não gerada
"Os enfermeiros cuidaram bem dos pacientes, por conseguinte o diretor do hospital lhes ofereceu um belíssimo jantar." A conjunção que substitui o termo sublinhado é:

Alternativas

  • 1 -
    conquanto
  • 2 -
    porquanto
  • 3 -
    logo
  • 4 -
    entretanto
  • 5 - todavia

Sua resposta

3 -
logo

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 1

Questão 1

Nota: Não gerada
(Fafeod-MG) Qual é a alternativa que melhor define o acento tônico?

Alternativas

  • 1 - maior intensidade silábica.
  • 2 - sílaba tônica associada a sinal gráfico.
  • 3 - sinal gráfico, marcando a sílaba de maior intensidade.
  • 4 - sinal gráfico, marcando a intensidade silábica. 

Sua resposta

1 - maior intensidade silábica.

Questão 2

Nota: Não gerada
(UFPA) Na pronúncia do grupo de palavras
Sábia/ sabiá
Fábrica/ fabrica
Secretária/ secretaria
a mudança de significado é condicionada:

Alternativas

  • 1 - pela nasalidade.
  • 2 - pelo deslocamento do acento tônico.
  • 3 - pela alternância do timbre vocálico.
  • 4 -
    pelo ambiente sonoro.
  • 5 - pelas consoantes oclusivas.

Sua resposta

2 - pelo deslocamento do acento tônico.

Questão 3

Nota: Não gerada
Complete as lacunas com a alternativa correta, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

“Muitos famosos compareceram à _________. O ator Otavio _________ disse estar emocionado com o _________ da _________. “É a primeira vez que interpreto um ______”- disse ele.

Alternativas

  • 1 - estréia/ Muller/ apoio/ plateia/ herói.
  • 2 - estréia/ Müller/ apóio/ plateia/ herói
  • 3 - estreia/ Müller/ apoio/ platéia/ heroi.
  • 4 - estreia/ Muller/ apóio/ platéia/ herói.
  • 5 - estreia/ Müller/ apoio/ plateia/ herói.

Sua resposta

5 - estreia/ Müller/ apoio/ plateia/ herói.

Questão 4

Nota: Não gerada
(Mack-SP) As palavras está e será acentuam-se por serem:

Alternativas

  • 1 - terminadas pela vogal tônica a.
  • 2 - oxítonas terminadas em a.
  • 3 - monossílabas tônicas em a.
  • 4 - oxítonas e monossílabas átonas em a.

Sua resposta

2 - oxítonas terminadas em a.

Questão 5

Nota: Não gerada
(Puccamp-SP) “Apenas na Amazônia os sertanistas estão no encalço de 22 tribos que se embrenharam na floresta para fugir dos brancos. O trabalho da Funai desenvolve-se em nove frentes, que permitem,até agora, a aproximação com cinco novos grupos indígenas.”
As palavras destacadas são acentuadas pelas mesmas razões que justificam os acentos das seguintes palavras, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - área, lá, saída.
  • 2 - índios, dendê, inquérito.
  • 3 - parabéns, ânimo, herói.
  • 4 -
    Antônio, três, íris.

Sua resposta

2 - índios, dendê, inquérito.

Questão 6

Nota: Não gerada
(UNIT-MG) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo:

“O __________ do chefe de gabinete não teve a ________de ofender o _______do prédio”.

Alternativas

  • 1 - acessor/ intensão/ ascensorista.
  • 2 - ascessor/ intenção/ ascensorista.
  • 3 - assessor/ intenção/ ascensorista.
  • 4 - assessor/ intensão/ ascensorista.

Sua resposta

3 - assessor/ intenção/ ascensorista.

Questão 7

Nota: Não gerada
(UNIR-RO) Acentuam-se pela mesma razão os vocábulos:

Alternativas

  • 1 - Ignácio – até.
  • 2 - Fantástico – histórias.
  • 3 - Tecnológicos – básicos.
  • 4 - Vídeo – público.
  • 5 - Impossível – rápidas.

Sua resposta

3 - Tecnológicos – básicos.

Questão 8

Nota: Não gerada
(Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “ninguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - hífen, também, impossível.
  • 2 - armazém, útil, açúcar.
  • 3 - têm, anéis, éter.
  • 4 - há, impossível, crítico.
  • 5 - pólen, magnólias, nós.

Sua resposta

2 - armazém, útil, açúcar.

Questão 9

Nota: Não gerada
Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.

Alternativas

  • 1 - juíza – urubú – item – tórax.
  • 2 - ímã – virús – interíni – nínha.
  • 3 - polén – lons – paúl – bônus.
  • 4 - climax – saci – almôço – caráter.
  • 5 - amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo).

Sua resposta

5 - amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo).

Questão 10

Nota: Não gerada
Dentre os termos porquepor quepor quê e porquê, assinale a alternativa que completa corretamente as frases a seguir.

____________você não respondeu a meu chamado?
As crianças não foram hoje à escola ____________?
Desconhecemos muitas vezes o ____________ de tanta maldade.
Ele corria ____________ não queria chegar atrasado ao colégio.

Alternativas

  • 1 - Por que. Por quê. Porquê. Porque.
  • 2 - Porque. Porquê. Porquê. Porque.
  • 3 - Por que. Porque. Por quê. Porquê.
  • 4 - Porque. Porque. Por quê. Por quê.

Sua resposta

1 - Por que. Por quê. Porquê. Porque.


Roberto Carlos - O amor é mais

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

El Niño vai piorar a seca no Nordeste, diz especialista


O semiárido do Nordeste é uma das regiões que mais sofre com os efeitos do fenômeno climático El Niño, agravando a seca. O fenômeno ocorre durante cerca de um ano dentro de três ou cinco anos (periodicidade irregular). “O El Niño é um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico, principalmente. A temperatura do mar aumenta, próximo à costa da América do Sul, por vários fatores da dinâmica do oceano e da atmosfera, vem uma onda de calor do oeste do Pacífico, na Indonésia. E isso traz as nuvens também, traz precipitação que normalmente ocorreria lá longe aqui próximo da América do Sul“, explica o professor doutor em meteorologia Paulo Nobre. Quando a precipitação ocorre próximo à América do Sul, gera um braço de circulação atmosférica sobre o Nordeste, o que gera a seca. “É por isso que o El Niño é muito temido. Porque ele normalmente contribui para diminuir a chuva pela circulação atmosférica que causa“, completa. Em 2015, começou por volta do mês de maio e tem previsão de duração de um ano. De acordo com o especialista, as expectativas são de que o El Niño atual seja um dos piores já registrados. As edições do fenômeno climático que trouxeram mais problemas ocorreram entre 1982-1983 e 1997-1998, provocando secas no Nordeste e enchentes no Sul do Brasil. Os motivos incluem as ações praticadas pelos seres humanos, como o uso intenso dos combustíveis fósseis – que provocam emissões de gás carbônico – em vez de energias mais limpas. “Usamos ainda carros com motor à combustão interna, ainda se usa petróleo, uma coisa de 1900!“, critica Nobre.

Energia Solar

Para Paulo Nobre, o investimento em energia solar pode contribuir para o combate à fome do semiárido nordestino por meio da geração de emprego (fabricação, instalação e manutenção) e renda no semiárido. “Num período de muito sol, você pode ter atividades econômicas que se beneficiem do sol, de forma que a ausência de chuva não prejudique [a economia]“, explica. O potencial de geração elétrica nacional solar é de 23,4 PWh/ano, enquanto o da eólica é de 6,7 PWh/ano e a da hidráulica, de 2,3 PWh/ano, de acordo com especialista. Segundo Nobre, o uso de painéis fotovoltaicos em telhados de casas do semiárido e em hidrelétricas do Brasil poderia promover a inclusão social da população, já que, com maior independência econômica das pessoas, seria possível investir mais em educação. Áreas em estado avançado de desertificação em Pernambuco chegam a 11 mil quilômetros quadrados, que também poderiam ser aproveitadas para a produção de energia solar. As informações foram dadas pelo professor na palestra de abertura do “Encontro de Clima: El Niño no Nordeste brasileiro, impactos e ações para o enfrentamento“, realizado nesta sexta-feira (20) na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Nós vamos com nossos técnicos refletir como podemos incorporar isso dentro das metas do FDNE. Acredito que a colaboração foi muito grande dada pelo professor e que renascem ainda mais as esperanças de uma saída econômica para o Nordeste do Brasil“, afirmou o superintendente da Sudene, João Paulo. De acordo com o superintendente, o órgão criou o Grupo de Trabalho Semiárido Sudene, com o objetivo de aprofundar os estudos e encontrar alternativas para superar a seca no Nordeste. 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Significado do Natal

O que é o Natal:

significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".

Origem do Natal

Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.
Apesar disso, alguns estudiosos afirmam que Jesus terá nascido em Abril, e que a data foi instituído pela Imperador Romano Constantino para agradar os cristãos.

História do Natal

A história do Natal está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.
 Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal se encontra na Bíblia, em Lucas 2:1-14:
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
o seu favor".

Significado dos Símbolos de Natal

As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.

Papai Noel

Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.

Estrela de Natal

Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

Presentes de Natal

Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.

Velas de Natal

Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".
Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade. Todas as tradições associadas às comemorações natalinas proporcionam um forte aumento das vendas, constituindo a melhor época para os comerciantes.