sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GUERRA FRIA


História da Guerra Fria, corrida armamentista, definição, OTAN e Pacto de Varsóvia, guerras, corrida espacial, Plano Marshall, Queda do Muro de Berlim
INTRODUÇÃO

Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS após a II Guerra Mundial. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência. Ela divide o mundo em dois blocos, com sistemas econômicos e político opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos EUA, e o mundo comunista, encabeçado pela URSS. Provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos e coloca o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear. 
Após a II Guerra Mundial, os soviéticos controlam os países do Leste Europeu e os norte-americanos tentam manter o resto da Europa sob sua influência. Apoiado na Doutrina Truman – segundo a qual cabe aos EUA a defesa do mundo capitalista diante do avanço do comunismo –, o governo norte-americano presta ajuda militar e econômica aos países que se opõem à expansão comunista e auxilia a instalação de ditaduras militares na América Latina. O Plano Marshall, por exemplo, resulta na injeção de US$ 13 bilhões na Europa. A URSS adota uma política isolacionista, a chamada Cortina de Ferro. Ajudada pelo Exército Vermelho, transforma os governos do Leste Europeu em satélites de Moscou. 
Nos anos 50 e 60, a política norte-americana de contenção da expansão comunista leva à participação da nação na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnã. A Guerra Fria repercute na própria política interna dos EUA, com o chamado macarthismo, que desencadeia no país uma onda de perseguição a supostos simpatizantes comunista.
Corrida nuclear – A Guerra Fria amplia-se a partir de 1949, quando os soviéticos explodem sua primeira bomba atômica e inauguram a corrida nuclear. Os EUA testam novas armas nucleares no atol de Bikini, no Pacífico, e, em 1952, explodem a primeira bomba de hidrogênio. A URSS lança a sua em 1955. As superpotências criam blocos militares reunindo seus aliados, como a OTAN, que agrega os anticomunistas, e o Pacto de Varsóvia, do bloco socialista. 
Com a descoberta da instalação de mísseis soviéticos em Cuba, em 1962, os EUA ameaçam um ataque nuclear e abordam navios soviéticos no Caribe. A URSS recua e retira os mísseis. O perigo nuclear aumenta com a entrada do Reino Unido, da França e da China no rol dos detentores de armas nucleares. Em 1973, as superpotências concordam em desacelerar a corrida armamentista, fato conhecido como Política da Détente. Esse acordo dura até 1979, quando a URSS invade o Afeganistão. Em 1985, com a subida ao poder do líder soviético Mikhail Gorbatchov, a tensão e a guerra ideológica entre as superpotências começam a diminuir. O símbolo do final da Guerra Fria é a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Alemanha é reunificada e, aos poucos, dissolvem-se os regimes comunistas do Leste Europeu. Com a desintegração da própria URSS, em 1991, o conflito entre capitalismo e comunismo cede lugar às contradições existentes entre o hemisfério norte, que reúne os países desenvolvidos, e o hemisfério sul, onde está a maioria dos subdesenvolvidos. 

Observações: 

Existiu também a "Aliança para o Progresso" um plano de ajuda econômica para ajudar os países da América Latina a sair do subdesenvolvimento porem com valores bem inferiores ao plano Marshal. 
No Brasil a Guerra Fria se fez sentir principalmente no governo Dutra com o rompimento de relações diplomáticas com os países socialistas, na "Aliança para o Progresso", No golpe militar de 1964 e no apoio a ditadura militar (1964 a 1985) 

RESPONDENDO QUESTIONAMENTO
1. Corrida Armamentista
Com o advento da Guerra Fria, os Estados Unidos tornaram-se grandes fabricantes de armas, desenvolvendo a chamada corrida armamentista. Desde a Guerra da Coréia (1950-53) até a crise dos mísseis soviéticos em Cuba (1962), os norte-americanos intervieram em quase uma dezena de crises e guerras externas, gerando em todo o mundo um verdadeiro sentimento antiamericanista.
Quando, em 1949, a URSS anunciou ao mundo a explosão de um artefato atômico, o Ocidente viu confirmada a sua opinião de que os soviéticos desejariam destruir o “mundo livre” e Washington iniciou a construção de bombas de hidrogênio.
A corrida armamentista foi, assim, uma espécie de “pingue-pongue do medo”. Cada ação do inimigo, interpretada como ofensiva, levava a uma reação defensiva, considerado pelo bloco oposto como agressiva, o que provocava uma atitude de salva­guarda, também tida, pelo outro lado, como hostil.
Essa lógica do pânico colocou o mundo à beira do caos, num iminen­te conflito nuclear. A partir de 1946, a imprensa passou a usar a expressão “Guerra Fria” em oposição a uma eventual “Guerra Quente Nuclear“.
Na década de 60, com a presidência de John F. Ken­nedy, o aumento do orçamento do Estado e a expansão industrial permitiram o financiamento de programas de ajuda aos países em desenvolvimento, bem como dos pro­jetos espaciais (Corrida Espacial) e do rearmamento. Como consequência, ampliou-se o seu arsenal nuclear e convencional. Intensi­ficaram-se as intervenções militares norte-americanas em guerras localizadas, nas quais se assinalava também a intervenção soviética: Laos, Cambodja e Vietnã. Sob a presidência de Lindon Johnson (1964).
Ainda no âmbito da luta contra o comunismo, os Estados Unidos passaram a estimular as ditaduras militares na América Latina (como no Uruguai, Brasil e Argentina) e, da mesma forma, procuraram garantir as ditaduras já instaladas com seu apoio (como na República Dominicana, Nicarágua, Haiti e Para­guai).

2. Quais blocos sociais disputavam o poder em quais países?
                                                 
O bloco capitalista ou bloco ocidental, durante o período da Guerra Fria, foi o nome que se deu ao grupo de países ligados á ideologia liberal-capitalista. O bloco era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central(exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.
No final da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos e a União Soviética surgiram como as duas únicas superpotências. Neste contexto a Segunda Guerra Mundial representou uma mudança fundamental no equilíbrio do poder internacional, e nas futuras estratégias ou coalizões de poder que se formaram após a vitória dos aliados.
Durante a guerra a maior parte da Europa tinha sido ocupada pela Alemanha nazista e as duas superpotências do pós-guerra foram responsáveis ​​pela criação de novos governos nos países europeus. Foi acordado que haveria o restabelecimento da soberania destas nações, podendo ser também restaurados os sistemas democráticos nestes.
Com o acirramento ideológico entre os EUA (potência capitalista) e a URSS (potência comunista), houve então uma repartição de poder em esfera global entre os sistemas destas duas nações. Relações entre a União Soviética e os Estados Unidos continuaram a se esfacelar, gerando conflitos indiretos (guerras por procuração) entre as duas potências. Entre estes conflitos pode-se destacar:
·         Guerra da Coreia;
·         Guerra do Vietname;
·         Conflitos árabe-israelenses;
·         Crise dos mísseis de Cuba.
Expansão soviética na Europa Oriental levou os Estados Unidos e os países europeus ocidentais a formar a NATO (OTAN). A NATO surgiu ideologicamente "para coordenar as defesas militares dos países membros contra a agressão soviética possível". O Pacto de Varsóvia foi formado como uma contra resposta à NATO. Este pacto existia para proteger os países satélites soviéticos que se formaram após a Segunda Guerra Mundial.

3. Porque essa guerra foi denominada assim?
Guerra Fria é a designação de um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a extinção da União Soviética em 1991.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha, logo após o inimigo ser derrotado, os antigos aliados se transformaram em adversários.
A Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações.
A guerra é chamada de fria porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi um dos maiores objetivos durante a primeira metade da Guerra Fria.
A rivalidade entre as duas nações tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada uma, já que possuíam sistemas políticos distintos e organizavam suas economias de modos diferentes da outra.
Os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa; enquanto a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da propriedade privada, a igualdade econômica e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos.
Dada a impossibilidade da resolução do confronto pela via tradicional da guerra aberta e direta, as duas nações passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo.
Neste contexto, foram criados dois grandes blocos militares, sendo cada um correspondente a um dos lados dos países envolvidos na Guerra Fria: OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte (representando os Estados Unidos) e o Pacto de Varsóvia (composto pelos países que apoiavam a União Soviética).
A Guerra Fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista, uma vez que a URSS estava destruída economicamente devido aos gastos com armamentos e com a queda do Muro de Berlim em 1989.
Consequência da Guerra Fria

Por causa da Guerra Fria, o mundo presenciou importantes episódios que mudaram o estilo de vida de todos os cidadãos, como:
·         Aumento da produção de armamento nuclear;
·         Desenvolvimento de redes de espionagem, seja militar ou política;
·         Desenvolvimento da corrida espacial;
·         Formação de alianças militares – OTAN, representando o capitalismo, e o Pacto de Varsóvia, representando o socialismo;
·         Divisão da Alemanha em Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista), através do Muro de Berlim. 


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Av2 - Pedagogia - Seminário VII - UNOPAR


1)A instituição de ensino básico infantil deveria ser o local mais apropriado para o desenvolvimento da criatividade como potencial humano. Sobre o contexto da escola, que exibe o fracasso no desenvolvimento da criatividade da criança, assinale a alternativa falsa.

Alternativas:

a)A criança não possui criatividade até o momento em que ingressa na escola, esse potencial deve ser desenvolvido pelo professor. Caso isso não aconteça na infância será impossível desenvolver na idade adulta.

b)A criança é criativa quando ingressa na escola, contudo a partir desse evento a escola dificulta a criatividade da criança, inibindo sua fantasia, tirando os seus sonhos e a levando a reproduzir coisas, falas, situações.

c)Ainda que o sistema de ensino seja engessado, nem mesmo isso tem a capacidade de tolher por completo a ação criativa de um professor comprometido com a formação de seu aluno.

d)Desenvolver esse potencial criativo a partir das condições de aprendizagem leva a criança a perceber de forma crítica os fenômenos sociais e científicos.

2)Outro aspecto que também é preocupante e influi no desenvolvimento do potencial criativo da criança é a ação de planejar ações inadequadas à idade. Isso ainda é muito comum acontecer nas instituições de ensino infantil. Sobre a formação de professores para atuação docente assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) A falta de condições em que os professores desempenham sua profissionalidade leva-os a verem somente a sua condição, a reivindicarem melhorias para si, leva-os a não perceberem a criança em sua trajetória individual.

( ) Quando o professor não tem capacidade de dominar aspectos básicos referente à docência, também não há intencionalidade na promoção de atividades que autorizem a criança a criar.

( ) Uma atividade simples, do dia a dia, bem compreendida pelo professor, pode se tornar uma excelente possibilidade para a criança criar, isso dependerá da forma como o professor conduz a mediação da aprendizagem.

( ) O planejamento de uma aula funciona da mesma forma, ainda que ministrado por professores diferentes, ou seja o mais importante é o planejamento, por isso é aconselhável utilizarmos modelos prontos.

Alternativas:

a)V, F, V, F
b) F, V, F, V
c)F, V, V, V
d)V, V, V, F

3)A estética infantil procede de uma intenção ética, do desejo de ser ético, de proporcionar a liberdade ao outro. Sobre a ética infantil, assinale a alternativa correta, a partir do texto de estudo disponibilizado na web aula.

Alternativas:

a)A criança não desenvolveu ainda sua sensibilidade, em momentos lúdicos, não percebe o outro e não interage eticamente com seus pares.

b)A criança, quando ouvida, sente-se participante, sua esperança é alimentada, passam a acreditar na possibilidade de um mundo melhor para todos.

c)A criança pelo seu egocentrismo, não possui atitude cidadã e somente na idade adulta possui capacidade de administrar e usar sua liberdade.

d)A criança, de forma geral, pensa somente no bem estar de si mesma. Dessa forma não precisamos ouvi-las, basta ditar as regras.

4)Na maioria das vezes, é possível constatar que os professores não experimentaram em suas trajetórias acadêmicas, momentos ou práticas escolares de cunho criativo em ambientes que favorecessem a criatividade. Referente a condição do potencial criativo do professor, assinale F para Falso e V para Verdadeiro:

( ) Não podemos atribuir unicamente ao professor a responsabilidade pela falta de criatividade no ambiente escolar. Embora o ambiente seja um dos elementos que favorece o trabalho criativo, devemos considerar outros fatores inibidores dessa ação.

( ) Promover um espaço democrático não faz parte das ações necessárias que nos levam a um caminho assertivo para o desenvolvimento do potencial criativo da criança.

( ) Enquanto professores comprometidos não podemos deixar-nos influenciar por fatores como a falta de recursos da escola, a ponto de nos acomodarmos e deixarmos de promover uma educação que desenvolve o potencial criativo.

( ) O respeito à individualidade, a liberdade, a disciplina, responsabilidade, segurança psicológica e tolerância, o reconhecimento e a valorização dos trabalhos e avanços de cada aluno, entre outros, são características peculiares ao ensino criativo.

Alternativas:

a)F, V, V, F

b)F, F, V, V

c)V, F, V, V

d)V, V, F, V

5)Quando propomos ações didáticas para a educação básica infantil deve ser levado em consideração que as crianças precisam do agora, pois amanhã já cresceram, sabem que a infância é ligeira e não espera. Ainda nesse contexto, considere e analise as 

afirmativas:

I – Quando a criança tem a palavra, ou seja, pode falar, isso deixa de ser apenas um direito, para o qual vale a pena levantar a mão, e se torna um dever;

II - Escutar significa ficar ao lado delas, estar disposto a defender suas posições e seus pedidos.

III – A configuração do ensino atual atende todas as necessidades da infância e ainda as levam a cultivar, durante toda a trajetória escolar o prazer de ir à escola e o desejo de aprender.

IV - O ensino didático no ambiente escolar é racional e engessado, contudo isso não interfere no desenvolvimento da capacidade criativa da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)I e II

b)III e IV

c)I, II e III

d)II, III e IV


RESPOSTAS:  É 1-A... 2-C... 3-C... 4-D  E  5-B    CERTIFIQUE ANTES DO ENVIO

AV 1 - ADM - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR - UNOPAR



  Questão 1 Nota: Não gerada
Na WEB AULA – Unidade 1 são destacadas algumas mudanças que têm impacto direto na atuação do Administrador. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que NÃO foi citada no texto como mudanças na sociedade:
  Alternativas 1 - A inversão e algumas nações antes detentoras de maior parte do poder estão perdendo Forças para países emergentes; 2 - O crescimento de um mercado consumidor muito mais informado e exigente;
Nota: Não gerada
3 - A rapidez da informação e o acesso a novas tecnologias; 4 - A preocupação ambiental tem sido alvo de discussões em todo o planeta 5 - Novas estruturas organizacionais; Sua resposta 5 - Novas estruturas organizacionais; Questão 2
   Alguns seguimentos apresentam mudanças que têm impacto na área de Administração na era da globalização, as afirmativas abaixo indicam alguns destes seguimentos que foram destacados no texto: I) Mudança na Sociedade; II) Mudança na Educação;
5 - Nenhuma afirmativa é correta;
III) Mudança nas Empresas; Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA: Alternativas 1 - Apenas a afirmativa I é correta; 2 - Apenas a afirmativa II é correta; 3 - Apenas a afirmativa III é correta; 4 - Todas as afirmativas são corretas;
   Sua resposta 4 - Todas as afirmativas são corretas; Questão 3 Nota: Não gerada
1 - Administração e seleção de pessoal/RH;
3) No site do CFA - Conselho Federal de Administração (indicado na página 3 – WA Unidade 1) são destacados alguns campos de atuação do administrador. Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a nenhum destes campos: Alternativas
   2 - Orçamento; 3 - Medicina do trabalho; 4 - Administração de materiais e logística; 5 - Administração da produção; Sua resposta 3 - Medicina do trabalho; Questão 4 Nota: Não gerada
Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
Segundo o site do CFA (Conselho Federal de Administração), na área de recursos humanos (RH) a atuação do profissional de Administração destaca-se em: I) Controle e coordenação de pessoal; II) Controle e custo orçamentário; III) Interpretação de performance e recrutamento;
   Alternativas 1 - As afirmativas I e III são corretas; 2 - Apenas a afirmativa II é correta; 3 - Apenas a afirmativa III é correta; 4 - Apenas as afirmativas II e III são corretas; 5 - Apenas a afirmativa I é correta; Sua resposta 1 - As afirmativas I e III são corretas; Questão 5 Nota: Não gerada
II) A falta do pagamento da anuidade torna ilegal e punível o exercício da profissão de Administrador;
Segundo o site do CFA (Conselho Federal de Administração), conforme previsão do §1º, do art. 14, da Lei nº 4.769/65 e art. 51 do Regulamento Aprovado pelo Decreto 61.934/67: I) É obrigatório o registro no CRA (Conselho Regional de Administração) a todo profissional bacharel em Administração para atuar de forma legalizada;
   III) O registro no CRA é facultativo para o profissional bacharel em Administração; Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA: Alternativas 1 - Apenas a afirmativa I é correta; 2 - As afirmativas I e II são corretas; 3 - Apenas a afirmativa II é correta; 4 - Apenas as afirmativas I e III são corretas; 5 - Apenas a afirmativa III é correta; Sua resposta
2 - As afirmativas I e II são corretas




1-A 2-B 3-C 4-A 5-D TODAS FORAM CORRETAS

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - PROVA FINAL

Questão 1

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Em qual das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?

Alternativas

  • 1 - Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
  • 2 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
  • 3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
  • 4 - Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
  • 5 - Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde

Sua resposta

3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere as seguintes frases e, a seguir, preencha os espaços pontilhados com o “porquê” adequado.
  1. Marcela não fez a pesquisa ................ estava doente.
  2. ............ João não conta a verdade?
  3. Não quis ir ao cinema ..................?
  4. Nem imagino o ............... de tanta alegria.

Os “porquês” retirados são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    porque, Por que, por quê, porquê.
  • 2 -
    por que, Por que, porquê, porquê.
  • 3 -
    porque, Porque, por quê, por quê.
  • 4 -
    por que, porque, porquê, por quê.
  • 5 -
    porquê, Por quê, por que, porque.

Sua resposta

1 -
porque, Por que, por quê, porquê.

Questão 3

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:

Alternativas

  • 1 - bússola, império, platéia, cajú, Panamá
  • 2 - bussola, imperio, plateia, caju, Panama
  • 3 - bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
  • 4 -
    bússola, império, plateia, caju, Panamá
  • 5 - bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

Sua resposta

4 -
bússola, império, plateia, caju, Panamá

Questão 4

Nota: Não gerada
(FAL) “Apesar de bons os resultados obtidos, os alunos queriam ainda mais”.
As palavras destacadas na frase acima funcionam, respectivamente, como:

Alternativas

  • 1 -
    Locução prepositiva, adjetivo, advérbio.
  • 2 -
    Locução adverbial, adjetivo, conjunção.
  • 3 -
    Locução adverbial, verbo, conjunção.
  • 4 -
    Locução conjuntiva, adjetivo, advérbio.
  • 5 -
    Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Sua resposta

5 -
Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FUVEST) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.

  1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nós partíramos..."
  2. ....... estivesse doente faltei à escola.                       
  3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.                                   
  4. Pedro será aprovado ....... estude.                            
  5. ....... chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - quando, ainda que, sempre que, desde que, como
  • 2 - que, como, embora, desde que, ainda que
  • 3 - como, que, porque, ainda que, desde que
  • 4 - que, ainda que, embora, como, logo que
  • 5 - que, quando, embora, desde que, já que

Sua resposta

2 - que, como, embora, desde que, ainda que

Questão 6

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa em que haja erro de concordância:

Alternativas

  • 1 -
    Hoje são quatorze de junho.
  • 2 -
    É zero hora em São Paulo.
  • 3 -
    Tudo eram memórias de infância.
  • 4 -
    Esta maçã está meia podre.
  • 5 -
    Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

Sua resposta

4 -
Esta maçã está meia podre.

Questão 7

Nota: Não gerada
(PUCC-SP) Identifique a frase em que o uso da forma verbal é incorreto:

Alternativas

  • 1 -
    Já fazem três semanas que não a vejo.
  • 2 -
    Naquelas férias ficou ventando muitos dias.
  • 3 -
    Haverá comemorações na sala ao lado?
  • 4 -
    Não será por deslizes pequenos que iremos
    condená-lo.
  • 5 -
    Não constam em nossos arquivos os nomes que
    você procura.

Sua resposta

1 -
Já fazem três semanas que não a vejo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:

Alternativas

  • 1 -
    Uso louça e copo velhos.
  • 2 -
    Uso louça e copo velho.
  • 3 -
    Uso copo e louça velhos.
  • 4 -
    Uso copo e louça velha.
  • 5 -
    Uso copo e louça velhas.

Sua resposta

5 -
Uso copo e louça velhas.

Questão 9

Nota: Não gerada
(Unesp–SP) Considere as seguintes frases:
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno. ”
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por uma outra pessoa qualquer. ”
“E, às vezes, me julgava importante. ”
Assinalar a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática.

Alternativas

  • 1 -
    predicativo, sujeito, objeto direto.
  • 2 -
    objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.
  • 3 -
    aposto, agente da passiva, predicativo.
  • 4 -
    complemento nominal, adjunto adverbial, aposto.
  • 5 -
    vocativo, adjunto adnominal, predicativo.

Sua resposta

2 -
objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.

Questão 10

Nota: Não gerada
A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:

1. Objeto direto
2. Objeto indireto
3. Complemento nominal
4. Agente da passiva

(  ) “A fome pode determinar a supressão de uma delas.”
(  ) “A destruição não atinge o princípio universal e comum.”
(  ) “Uma das tribos será exterminada pela outra.”
(  ) “... e morrem de inanição.”

Alternativas

  • 1 - 3, 1, 4, 2
  • 2 - 1, 2, 3, 4
  • 3 - 2, 4, 1, 3
  • 4 - 4, 3, 2, 1

  • 5 - 3, 4, 1, 2

Sua resposta

1 - 3, 1, 4, 2

Questão 11

Nota: Não gerada
Leia com atenção o quadrinho a seguir:
Figura 1 – Tira Garfield
A análise sintática está correta em todas as alternativas, exceto em:

Alternativas

  • 1 -
    No 1º quadrinho você é o sujeito da oração.
  • 2 -
    Comeu é VTD e meu irmão é OD.
  • 3 -
    A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.
  • 4 -
    Essa família, no último quadrinho, tem a mesma função sintática de meu irmão, no 1º quadrinho.
  • 5 -
    A forma verbal é pertence ao grupo dos verbos de ligação.

Sua resposta

3 -
A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.

Questão 12

Nota: Não gerada
"Não quero aparelhos
para navegar
Ando naufragando,
Ando sem destino.
Pelo voo dos pássaros
quero me guiar..."
(Jorge de Lima)
Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto - verbo de ligação.
  • 2 -
    Transitivo indireto – intransitivo.
  • 3 -
    Transitivo direto – intransitivo.
  • 4 -
    Transitivo indireto -  verbo de ligação.
  • 5 -
    Transitivo direto e indireto – verbo de ligação.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto – intransitivo.

Questão 13

Nota: Não gerada
Leia com atenção a história em quadrinhos abaixo:
Figura 2 – Charge Brown - Schulz
Fonte: Disponível em: < http://fatimalp.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html >. Acesso em: 15 mai. 2015.
Todas as alternativas estão corretas, exceto:

Alternativas

  • 1 -
    Charlie Brown, no primeiro quadrinho, é vocativo.
  • 2 -
    O verbo andar, no segundo quadrinho, é verbo intransitivo.
  • 3 -
    No terceiro quadrinho, o verbo arrancar é um VTD.
  • 4 -
    O sujeito da oração “não sei”, no segundo quadrinho, é desinencial.
  • 5 -
    “De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Sua resposta

5 -
“De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Questão 14

Nota: Não gerada
Figura 3 – Charge Menino Maluquinho - Ziraldo Fonte: Disponível em:
É correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    As palavras “maluca”, “C.D.F.” e “tapado” atuam como sujeitos das orações.
  • 2 -
    A expressão “A Carolina é verde radical” não é uma oração, pois não possui verbo.
  • 3 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é o amigo do Menino Maluquinho.
  • 4 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.
  • 5 -
    A oração “O Junim é “cri-cri”” é uma oração sem sujeito.

Sua resposta

4 -
Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.

Questão 15

Nota: Não gerada
“Nunca deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.” Na voz passiva ficaria:

Alternativas

  • 1 -
    Nunca deixara sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 2 -
    Nunca foi deixado sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 3 -
    Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 4 -
    Nunca deixaram a esperança de um dia revê-lo.
  • 5 -
    Nunca se deixaram a esperança de um dia revê-lo.

Sua resposta

3 -
Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.

Questão 16

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa incorreta quanto à classificação do termo em destaque na frase:

Alternativas

  • 1 -
    “Compra-se todas as propriedades desta região.” – Partícula apassivadora.
  • 2 -
    “Por onde se vai ao estádio?” – Partícula de indeterminação do sujeito.
  • 3 -
    “Os inimigos olham-se agora como amigos.” – objeto direto.
  • 4 -
    “Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.
  • 5 -
    “A lua se elevava nos céus.” – objeto direto.

Sua resposta

4 -
“Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.

Questão 17

Nota: Não gerada
(Centec-BA) Há erro de colocação de vírgula em:

Alternativas

  • 1 -
    É linda a igreja, mas sua beleza é realmente muito triste.
  • 2 -
    Oh! Não, disse a menina, eu te ensinei a conhecer Deus.
  • 3 -
    Ele prometeu fazer alguma coisa, e eu creio que o fará.
  • 4 -
    Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.
  • 5 -
    Abaixou-se, examinou o solo, recusou continuar com os outros.

Sua resposta

4 -
Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.

Questão 18

Nota: Não gerada
(Unesp- Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:

Alternativas

  • 1 -
    Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
  • 2 -
    Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
  • 3 -
    Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
  • 4 -
    Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
  • 5 -
    Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

Sua resposta

1 -
Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.

Questão 19

Nota: Não gerada
EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 2 -
    subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
  • 3 -
    subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 4 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
  • 5 -
    subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

Sua resposta

4 -
subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;

Questão 20

Nota: Não gerada
UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”, à oração principal segue-se uma oração subordinada:

Alternativas

  • 1 -
    substantiva subjetiva;
  • 2 -
    substantiva objetiva direta;
  • 3 -
    adjetiva restritiva;
  • 4 -
    adverbial causal;
  • 5 -
    adverbial concessiva.

Sua resposta

1 -
substantiva subjetiva;