segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Av 2 - Psicologia e Desenvolvimento e Aprendizagem

1)
Assinale a alternativa correta no que tange ao processo ensino- aprendizagem das abordagens apresentadas:

Alternativas:
  • a)
    O professor que considera suas ideias como verdades absolutas, que limita a aula a autores ou a conceitos dados por ele, auxilia a aprendizagem significativa do aluno, pois a verdade do professor torna-se a verdade do aluno.
  • b)
    A aprendizagem centrada no estudante é realizada em pequenos grupos, o professor é um mediador ativo, que funciona como fonte de informação que transmite conhecimentos para um receptor passivo (aluno).
  • c)
    A sala de aula é um espaço de aprendizagens e tudo que se refere a ela também é. A organização, a metodologia, a postura do professor, a relação professor-aluno dentro e fora da sala, a relação entre alunos, todos esses fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Professores condescendentes, que aceitam qualquer produto de trabalho, exigem pouco, porque preferem agradar o aluno, facilitam o processo de aprendizagem, pois a afetividade, mesmo que sozinha, é suficiente para a construção do pensamento.
  • e)
    A aprendizagem significativa é percebida quando o aluno consegue, mesmo sem conhecer verdadeiramente o conceito, reproduzir integralmente o que é dito pelo professor ou o que é pedido do livro didático.
2)
Para Freire (2003) "O bom senso do educando prega sermos coerentes, diminuindo a distância entre o discurso e a prática, julgando se a sua autoridade na sala de aula é ou não é autoritarismo, pois ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos e exige também a compreensão da realidade".

Alternativas:
  • a)
    A imposição de regras é necessária, mas se o professor servir como exemplo, respeitar os alunos e tiver uma boa relação com eles, automaticamente já terá o respeito dos alunos sem precisar ser autoritário.
  • b)
    O professor tem que saber relacionar-se com os alunos, ser hábil e qualificado no planejamento das rotas que vai percorrer, capacitar-se para tornar a aula interessante e prazerosa e também demonstrar que a sua voz é a de comando e autoridade.
  • c)
    A relação estabelecida entre o professor e os alunos deve ser construída por ambos, em comum acordo, conduzindo os educandos a aceitar e entender as regras como posturas a serem tomadas, e com as possibilidades de mudanças.
  • d)
    Uma pessoa na função de professor adquire o poder de determinar as ações dos alunos, que devem legitimar esse poder, pois é passada de geração a geração, a imagem do professor, como uma figura que tem o direito de ser autoritário.
    Alternativa assinalada
  • e)
    O reflexo que as atitudes autoritárias do professor exercem podem ser exemplificados por alunos que afirmam que, ao se sentirem intimidados, não conseguem questionar, nem tirar dúvidas do conteúdo, prejudicando sua aprendizagem.
3)
Sobre a relação professor-aluno é incorreto afirmar:

Alternativas:
  • a)
    O fato de o professor manter uma relação mais próxima com os alunos, menos hierarquizada e menos distante facilita a aprendizagem, de modo que estes se sentem motivados e interessados nas aulas.
  • b)
    No processo de apropriação do conhecimento, o outro possui grande importância, mediando a relação entre sujeito e o conhecimento, por meio de objetos culturalmente configurados.
  • c)
    O vínculo afetivo é necessário para criar uma boa aprendizagem, mas uma boa aprendizagem pode também propiciar um vínculo afetivo positivo.
  • d)
    Os professores têm a responsabilidade de interferir na ZDP do aluno, de debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.
  • e)
    O trabalho concreto do professor em sala de aula (didática, metodologia, conteúdo, procedimentos de correção e avaliação), mesmo de desempenho inferior, não influenciam a aprendizagem, se os alunos tiverem um vínculo positivo com o professor.
    Alternativa assinalada
4)
Considerando a afirmação "A emergência da psicologia genética de Piaget possibilitou a configuração do papel ativo do sujeito da cognição", é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A complexidade do fenômeno educativo se desfaz ao se considerar os aspectos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
  • b)
    Os limites da relação entre a psicologia e a educação são definidos pela aplicação direta dos princípios e explicações da psicologia piagetiana.
  • c)
    O interacionismo se opõe às perspectivas inatista e empirista na psicologia da educação da época.
    Alternativa assinalada
  • d)
    O construtivismo integra o inatismo e o empirismo tanto na psicologia como na pedagogia.
  • e)
    O construtivismo se associa a pedagogia tradicional ao deparar-se com dificuldades do processo de ensino-aprendizagem.
5)
Na afirmativa "Embora se note preocupação com relações sociais, a ênfase dada é na capacidade do aluno de integrar informações e processá-las", está subjacente uma concepção do processo de desenvolvimento da aprendizagem condizente com a abordagem:

Alternativas:
  • a)
    Cognitivista
    Alternativa assinalada
  • b)
    Comportamentalista
  • c)
    Humanista
  • d)
    Sócio-cultural
  • e)
    Tradicional

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Av 1 - Psicologia e Desenvolvimento e Aprendizagem

1)
A zona de desenvolvimento proximal é um (a)

Alternativas:
  • a)
    Imagem piagetiana de como as estruturas mentais vão gradativamente aproximando o aluno do raciocínio abstrato.
  • b)
    Conceito de Vygotsky que expressa as limitações de alguns estudantes, cujo desenvolvimento cognitivo é proximal, mas não é efetivo.
  • c)
    Conceito de Piaget para enfatizar o papel do desenvolvimento na facilitação da aprendizagem.
  • d)
    Conceito adotado por Vygotsky para enfatizar o papel da aprendizagem no processo de desenvolvimento humano.
  • e)
    Conceito de Vygotsky para explica porque algumas crianças não aprendem.
2)
Assinale a alternativa correta segundo a Teoria Inatista:

Alternativas:
  • a)
    Características como personalidade, valores, hábitos, crenças, pensamentos, emoções, conduta social e caráter estão prontos desde o nascimento.
  • b)
    As características das pessoas são desenvolvidas na convivência no ambiente.
  • c)
    A personalidade muda constantemente.
  • d)
    O caráter só se forma depois da adolescência, quando a pessoa pode escolher o que quer ser.
  • e)
    A Teoria Inatista concorda com os pressupostos da Teoria Ambientalista.
3)
A teoria ambientalista explica que o desenvolvimento humano é decorrente de quais fatores?

Alternativas:
  • a)
    Aprimoramento de suas características pessoais, das quais é portador desde o nascimento.
  • b)
    Interação do indivíduo com os outros indivíduos, pertencentes ao seu meio social.
  • c)
    Submissão às experiências que o meio ambiente possibilita para cada indivíduo.
  • d)
    O aprimoramento das características pessoas no ambiente que frequenta.
  • e)
    Das características que estão prontas desde o nascimento.
4)
O geneticista Craig Venture, dono da empresa de pesquisas genética Ventura, completou em 2001 o sequenciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA).
Pesquisas como esta são coerentes com qual Teoria de Desenvolvimento estudada?

Alternativas:
  • a)
    Ambientalista
  • b)
    Inatista
  • c)
    Interacionista
  • d)
    Vygotskiana
  • e)
    Piagetiana
5)
A Teoria Interacionista tem como principal representante qual pesquisador do desenvolvimento humano?

Alternativas:
  • a)
    Piaget
  • b)
    Vygotsky
  • c)
    Bandura
  • d)
    Skinner
  • e)
    Freud

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Decepção amorosa causa medo de se apaixona

Você construiu um relacionamento baseado em cumplicidade e troca de carinhos. Fez mil planos com o par. Ao lado do seu amor, o bem-estar era tão grande que foi inevitável tornar-se dependente daquele afeto.
Porém, de um ponto em diante, o relacionamento começou a desandar. De repente, a relação começa a ficar conturbada, você descobre que muito do que tinha imaginado a respeito do outro não era de fato verdadeiro e, então, vem a decepção --e, muitas vezes, o medo de se apaixonar novamente.
"As decepções são sempre muito dolorosas, porque nos relacionamentos amorosos há um investimento afetivo", diz a psicóloga Elisa Villela, doutora em desenvolvimento humano pela USP (Universidade de São Paulo).
"Para algumas pessoas, a dor é tão grande que é similar a uma morte. Mas é uma morte de sonhos, expectativas, o fim da esperança de estar com alguém e ter um final feliz", diz a psicóloga Heloisa Fleury, mestre em Ciências pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e professora do Instituto Sedes Sapientiae, espaço de ensino e especialização para profissionais da área de saúde mental. 
De acordo com os especialistas, sofre mais quem tende a idealizar o parceiro e a ignorar todos os aspectos negativos da pessoa amada. "Quem se apoia muito nas próprias expectativas de como o outro deveria ser acaba deixando de lado evidências de que algo insatisfatório está ocorrendo. Isso evidentemente favorece uma enorme decepção", diz Heloisa.
 

Medo de amar

 
Diante de uma traumática decepção amorosa, é comum que se cultive a dor por um tempo e que se continue a evitar paixões mesmo depois de se restabelecer emocionalmente. Essa precaução quase sempre está fundamentada em um temor de passar por tudo novamente e voltar a sofrer.
 
"Algumas pessoas têm grande dificuldade de lidar com as decepções e frustrações e passam a acreditar que, se algo deu errado num relacionamento, o mais provável é que o episódio se repita dali em diante, só que com outro parceiro", afirma o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, doutor em ciências médicas pela USP (Universidade de São Paulo). A notícia boa é que não há nenhuma evidência que justifique esse temor.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Municípios receberão dinheiro da repatriação no dia 30 de dezembro.Veja os valores de algumas cidades do sertão

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O governo alterou a data fixada para o repasse dos recursos da multa da repatriação aos Municípios, antecipando em dois dias. A publicação da edição extra do Diário Oficial da União (DOU), traz expressamente, que esses recursos serão transferidos, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a partir do dia 30 de dezembro. O texto anterior da Medida Provisória 753/2016 estabeleceu que a verba da multa será repassada aos Estados imediatamente, e aos Municípios a partir de 1.º de janeiro de 2017.
Em novembro vários municípios de Pernambuco receberam pouco mais de R$ 1 milhão de reais oriundos da multa de repatriação. Há expectativa é que esses municípios recebam valor semelhante nesta segunda parcela. Todos os municípios brasileiros receberão o recurso, que vem sendo utilizado, na maioria dos casos, para realizar o pagamento de servidores e fornecedores.
Valores pagos referentes a primeira parcela:
– Cabrobó – R$ 1.386.364,13
– Belém do São Francisco – R$ 1.039.773,09
– Orocó – R$ 866.477,58
– Santa Maria da Boa Vista – R$ 1.559.659,64
– Parnamirim – R$ 1.039.773,09
– Cedro – R$ 693.182,06
– Salgueiro – R$ 1.906.250,67
– Serrita – R$ 1.039.773,09
– Lagoa Grande – R$ 1.2013.068,61
– Petrolina – R$ 5.411.184,23
– Petrolandia – R$ 1.386.364,13
– Itacuruba – 519.886,55
– Floresta – R$ 1.386.364,13

Vaquejada é reconhecida como patrimônio cultural no Nordeste

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Após conquistar apoio entre a maioria dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), em 20 estados, a Vaquejada avança no reconhecimento da prática como um legado cultural, especialmente no Nordeste, onde gera o sustento de várias famílias.
O estado de Alagoas acaba de reconhecer a vaquejada, rodeio e laço como patrimônio cultural do estado. A Lei nº 7.851 foi sancionada no dia 22 deste mês pelo governador Renan Filho. Segundo a Lei, as atividades são reconhecidas como expressões artístico-culturais pertencentes ao patrimônio cultural do estado de natureza imaterial.
A legislação estadual está em sintonia com a Lei Federal 13.364/2016, sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB), em 30 de novembro deste ano, elevando a atividade bem como o rodeio, à condição de patrimônio cultural imaterial e como manifestação da cultura nacional.
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) comemoram mais essa iniciativa estadual que eleva a vaquejada ao patamar que essa atividade já ocupa, na prática, em todo o Nordeste. Entendem que ações dessa natureza, amparadas por lei, só reforçam a necessidade de assegurar a preservação dessa manifestação secular no berço de sua origem.
Na esfera federal, as duas entidades ainda travam uma batalha para garantir, de uma vez por todas, a constitucionalidade da prática. Movidas por esse propósito, a ABQM e ABVAQ se preparam para retomar, em 2017, a luta pela aprovação da PEC 50/2016, da PEC 270/16 e do PLS 377/2016, que regulamentam a vaquejada e as demais modalidades esportivas equestres e estão em tramitação no Congresso.
Com a aprovação, os defensores da Vaquejada esperam encerrar um capítulo de ruídos e mal-entendidos gerados pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional uma lei do Ceará que pretendia regulamentar a vaquejada, em outubro deste ano. Na sequência, os efeitos dessa decisão vêm gerando distorções nas informações que circulam sobre o assunto entre estudiosos do tema, entre profissionais da imprensa e até entre juristas.
De acordo com o advogado Henrique Carvalho, defensor da Vaquejada, a decisão do STF gerou interpretações equivocadas, usadas especialmente pelos opositores da causa. “A Vaquejada não está proibida em todo o país e isso já foi esclarecido pelo próprio STF”, reforça.
Outros reforços à lei sancionada em Alagoas estão a caminho, por meio de projetos que já tramitam em outros estados do Nordeste, como Paraíba, Pernambuco e Piauí. Em novembro deste ano, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, defendeu que a vaquejada faz parte do patrimônio cultural brasileiro e como tal deve ser defendida.

Cerimônias de posse e transmissão de cargo de prefeito de Petrolina ocorrem neste domingo

 

Os novos prefeito e vice-prefeita de Petrolina, Miguel Coelho e Luska Portela, assumem os cargos oficialmente neste domingo (). O evento será realizado em duas cerimônias: a posse no Sesc, a partir das 17h, e, em seguida, a transmissão de cargo na sede da Prefeitura, por volta das 19h. As duas solenidades serão abertas ao público. 
No Sesc, além da posse de Miguel e Luska, serão oficialmente nomeados os 23 vereadores eleitos da capital do São Francisco. A cerimônia será conduzida pela Câmara Municipal e terá espaço para discursos do presidente da Câmara, Osório Siqueira, e do prefeito Miguel Coelho. 
Ao término da posse, Miguel e Luska seguem a pé direto para a sede da Prefeitura de Petrolina. No prédio municipal, o novo prefeito será recebido pelo atual gestor, Julio Lóssio, para a transmissão de cargo. Os dois prefeitos assinam documento de início e término de cada mandato. Após a transferência de cargo, Miguel se dirigirá até a sacada do gabinete para falar ao público que assistirá em frente ao prédio da Prefeitura.
Para a realização do evento, será montada uma estrutura de apoio da Guarda Municipal e para o trânsito do entorno da sede municipal. A expectativa é de que todo evento encerre em torno das 20h30. 
Serviço: 
Posse de Miguel, Luska e vereadores 
Local: Sesc – Rua Pacífico da Luz, 618, Centro 
Horário: 17h 
Transmissão de cargo 
Local: sede da Prefeitura – Avenida Guararapes, Centro 
Horário: após a posse, por volta das 19h 


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

IRREGULARIDADE COM OS ESTAGIARIOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA-PE

Sinceramente, estamos tristes com a forma que nós estagiários fomos tratados pela prefeitura de Petrolina.
São muitos atrasos referentes ao pagamento da bolsa auxilio e muita cobrança no trabalho. É possível assimilar o papel do estagiário como os antigos trabalhos escravos, sem direitos e sem vez, não estamos brigando por apenas R$ 634,00, estamos indignados porque a prefeitura não nos dá respostas e muito se fala que o financeiro não irá se responsabilizar por esta falha incompetente.
Trata-se de duas folhas de pagamento,do mês de novembro e dezembro, Queremos respostas imediatas assim também como devidas providencias. Houve um erro humano e alguém precisa se responsabilizar por isso, querem justificar dizendo que tudo não passou de uma falta de comunicação, o que é espantoso no século XXI com inúmeras ferramentas não nos repassarem avisos importantes.
Excelentíssimo Senhor Prefeito Júlio Emilio Lossio, hoje alguém da sua equipe nos dá o prazer de tornar público este caso para que próximos estagiários que virão não passem pelo que estamos passando.
Damos o mesmo sangue que qualquer outro profissional competente daria por seu trabalho, mas estamos com papéis inversos, pagando para trabalhar.
Se responsabilizem não somente pelos R$ 634,00mas pelo compromisso que vocês fizeram conosco, o mesmo compromisso que tivemos durante todo esse contrato que ao nosso ver não passou de algo que foi forjado para beneficiar os cofres da prefeitura, pois o mesmo tinha validade de 1 ano no entanto foi reincidido.


Att, Estagiarios da Prefeitura Municipal de Petrolina.

É nossa nota de fortalecimento para receber os pagamentos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL). Agência Estado. Imagem em CC, alguns direitos reservados.
Hoje, 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data estabelecida desde 1998 pela Organização das Nações Unidas – ONU com o objetivo de gerar discussões sobre a situação das pessoas com deficiência, seus direitos e necessidades.

Segundo a ONU, aproximadamente 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência física ou mental, das quais cerca de 80% em países em desenvolvimento. No Brasil existem, segundo dados do censo do IBGE 2010, 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência, o que corresponde a 23,9% da população total. Isso é quase 1 a cada 4 brasileiros, mas pouco as vemos nas ruas, escolas e ambientes de trabalho, ou ocupando espaços políticos e de poder. Por quê?
O fator limitador é o meio em que a pessoa está inserida, as barreiras e limitações nos espaços públicos e privados, nos meios de transporte e nos meios de comunicação, e não o limite individual da pessoa com deficiência. Desconhecimento, preconceito e falta de vontade política impedem o pleno desenvolvimento do potencial dessas pessoas e sua autonomia. Assim, muitas ficam confinadas ao espaço doméstico, sem acesso a educação e saúde, e quase sempre a cargo de uma mulher, a quem o papel de cuidadora ainda é tradicionalmente atribuído.
Mulheres e meninas com deficiência 
A invisibilidade a que as pessoas com deficiência estão sujeitas é apenas um dos aspectos dessa realidade. Dados da ONU mostram, e o governo brasileiro reconhece, que entre as pessoas com deficiência, mulheres e meninas são as mais vulneráveis à violência e ao abuso.
 Entre as pessoas mais pobres do mundo, 20% têm algum tipo de deficiência. Mulheres e meninas com deficiência são particularmente vulneráveis a abusos. Pessoas com deficiência são mais propensas a serem vítimas de violência ou estupro, e têm menor probabilidade de obter ajuda da polícia, a proteção jurídica ou cuidados preventivos. Cerca de 30% dos meninos ou meninas de rua têm algum tipo de deficiência, e nos países em desenvolvimento, 90% das crianças com deficiência não frequentam a escola.
Os Estados Partes tomarão todas as medidas apropriadas para assegurar o pleno desenvolvimento, o avanço e o empoderamento das mulheres, a fim de garantir-lhes o exercício e o gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais estabelecidos na presente Convenção.
Uma vez que a violência, a ausência de acesso a serviços básicos e de oportunidades afetam de maneira particularmente perversa a população negra, é provável que a situação seja ainda mais crítica nessa população.
Portadoras de Direito
Tradicionalmente as pessoas com deficiência têm sido vistas com condescendência e como objeto de caridade, quando devem ser tratadas como sujeitos de direito, de maneira igualitária e com respeito às suas diferenças e necessidades específicas, com regras que garantam seu pleno atendimento e autonomia.
Em 3 de maio de 2008 foi aprovada e entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. No mesmo ano, o governo brasileiro ratificou a Convenção e seu Protocolo, que desse modo obtiveram equivalência de emenda constitucional e devem orientar os esforços para garantir vida digna e plena a pessoas com todo tipo de deficiência.
Os princípios gerais da Convenção são os seguintes:
a)    O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas;
b)    A não discriminação;
c)     A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade;
d)    O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade;
e)    A igualdade de oportunidades;
f)      A acessibilidade;
g)    A igualdade entre o homem e a mulher;
h)    O respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade.

Políticas públicas brasileiras
No Brasil, as políticas de acessibilidade e oportunidade igualitária para pessoas com deficiência estão a cargo da  Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Alguns dos programas voltados a essa população são:
  • Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego): criado pelo Governo Federal, em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
  • Benefício de Prestação Continuada, da Previdência Social, a pessoas de baixa renda. Contempla o BPC na Escola, para garantir a permanência na escola de pessoas com deficiência beneficiárias do BPC até os 18 anos de idade, e o BPC Trabalho, para capacitar profissionalmente pessoas com deficiência, entre 16 e 45 anos,
  • Crédito Acessibilidade, em parceria com o Banco do Brasil: destinado ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.
  • Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes.
  • Obrigatoriedade da audiodescrição da TV aberta nacional: programa ainda não implementado, que consiste na narração que descreve elementos visuais e qualquer informação necessária para que os deficientes visuais possam compreender a programação.
Estigma 
A data de hoje deve servir para lembrar que as questões que envolvem a situação das pessoas com deficiência estão longe de ser resolvidas. Além da falta de políticas públicas e da aplicação insatisfatória das que já existem, a pessoa com deficiência enfrenta diversos estigmas na vida em sociedade. Crianças com deficiência são aceitas com restrições e desconfiança até nas melhores escolas particulares. Há casos de pais e mães de alunos sem deficiência que não aceitam bem a presença de crianças com necessidades especiais. Ou quando aceitam, não passa disso: aceitação. Raramente há um real acolhimento.
O mercado de trabalho também tem dificultado a plena autonomia dessa população. Apesar da Lei de Inclusão Social, que prevê a contratação de pessoas com deficiência, e do constante monitoramento e autuação por parte do Ministério do Trabalho, as empresas alegam que há dificuldade em encontrar profissionais qualificados, o que infelizmente é verdade, em virtude do acesso deficiente dessa população à educação básica, profissionalizante e superior, mas é verdade também que muitas empresas não estão dispostas a investir nas adaptações necessárias para receber essas pessoas, como demonstra um levantamento citado na página da ONU Brasil .
Felizmente há exceções, e o Senac é um desses exemplos. A entidade tem um programa sólido de contratação de pessoas com deficiência, e quem como eu frequenta ou frequentou o Senac São Paulo tem a oportunidade de constatar isso em suas unidades.  A página do programa de contratação.
Uma questão pessoal
Como mãe de um jovem de 18 anos de idade portador de deficiência física (mobilidade reduzida), autonomia foi sempre a palavra de ordem aqui em casa. Reconhecemos que somos pessoas privilegiadas do ponto de vista socioeconômico e por isso meu filho pôde ter até agora acesso a excelente educação e atendimento global de saúde, o que não deveria ser privilégio, e sim um direito de todo cidadão e toda cidadã, especialmente aqueles e aquelas em situação de vulnerabilidade.
Mas autonomia não basta. A pessoa com deficiência precisa e merece ser vista como igual, obviamente com respeito às suas particularidades. Ela não precisa de compaixão. Não precisa ser ajudada o tempo todo, ainda mais de maneira ostensiva. Não precisa de conselhos, comparações com outras pessoas com deficiência, muito menos de apoio religioso, exceto se solicitado. Pessoas raramente têm múltiplas deficiências, mas tem gente que parece sempre achar que é preciso falar com a pessoa com necessidades especiais (incluindo aí o idoso) mais alto ou mais devagar.