segunda-feira, 6 de março de 2017

Av 2 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1)Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA? 

Alternativas:
  • a)
    Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
  • b)
    Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
  • c)
    Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
  • d)
    Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
  • e)
    Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
2)Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?

Alternativas:
  • a)
    Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna. 
  • b)
    Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade. 
  • c)
    Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
  • d)
    Nenhuma das anteriores.
  • e)
    Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
3)Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas:
  • a)
    A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
  • b)
    Os colégios protestantes e o humanismo.
  • c)
    A ampliação dos currículos.
  • d)
    Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
  • e)
    A e D estão corretas.
4)Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?

Alternativas:
  • a)
    Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
  • b)
    Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
  • c)
    As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura. 
  • d)
    As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
  • e)
    As escolas isoladas.
5)A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?


Alternativas:
  • a)
    As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar. 
  • b)
    Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
  • c)
    Todas as alternativas estão corretas
  • d)
    O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
  • e)
    A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.

Av 1 - Pedagogia - Licenciatura - Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico

1)O segundo grande momento do pensamento filosófico foi o socrático. Movimento liderado por Sócrates que mudou o eixo da filosofia – inaugurando a ética- e mudando o espaço de sua discussão. O pensamento deixou o interior dos palácios e ganhou a praça púbica, a ÁGORA. Criticando os sofistas e atraindo a admiração dos jovens, Sócrates provocou também o desafeto de outros que o combatem por considerá-lo um perigo para as tradições da pólis e uma má influência para a juventude. Admirado e criticado, Sócrates foi figura controversa e causou problemas à sociedade da época..

Assinale a alternativa que representa a postura filosófica de Sócrates.

Alternativas:
  • a)
    Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
  • b)
    Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
  • c)
    Porque passa a questionar somente a religião da época.
  • d)
    Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
  • e)
    Porque passa a questionar o agir do  homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza
2)Sócrates representou um divisor de águas no pensamento ocidental porque passou a investigar temas sobre o agir humano. Antes, os primeiros investigadores ou primeiros filósofos, ou, os pré-socráticos se ocupavam com outros aspectos relacionados à realidade. Ou seja, eles pesquisavam sobre os fenômenos da natureza ( origem do universo, chuva, sol, etc..), o mundo físico.

Assinale a alternativa correta que representa o tema central da investigação dos primeiros filósofos.
Alternativas:
  • a)
    Os primeiros filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos investigavam a veracidade dos mitos.
  • b)
    Os primeiros filósofos investigavam a physis, o mundo físico.
  • c)
    Antes de Sócrates não havia pensamento filosófico considerável
  • d)
    ser é conhecido pelos sentidos;
  • e)
    nada sabemos sobre o ser.
3)Na busca pela verdade, Sócrates elaborou um método conhecido como MAÊUTICA que se divide em duas partes: ironia e a maiêutica. A ironia tem um duplo aspecto: a refutação e a maiêutica( que se repete aqui). A primeira significa não responder à pergunta formulada, mas retomar a resposta do interlocutor e demonstrar as contradições nela contidas. A função da refutação é a libertação do espírito preparando-o para encontrar a solução. Esse foi o método utilizado por Sócrates para ensinar porque ele considerava o ensino como uma missão da qual ele não podia fugir. 
Como se constituía esse método?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
  • a)
    Sócrates busca, através das perguntas, destruir o saber constituído para reconstruí-lo na busca da definição do conceito.
  • b)
    O método socrático ou a maiêutica consistia em decorar todos os ensinamentos de Sócrates.
  • c)
    Sócrates quer sobrepor-se aos seus adversários mostrando que só ele detém um grande conhecimento.
  • d)
    Não é intenção de Sócrates discutir suas teorias e sim aceitar as opiniões dos seus interlocutores;
  • e)
    Sócrates reconhece sua incapacidade de argumentar e apresenta respostas prontas que ele aprendeu nas suas "conversas";
4)Antes de Sócrates, o mundo grego conheceu os filósofos naturalistas ou pré-socráticos. Dentre eles podemos destacar Heráclito. Para ele, a realidade se constitui pelas mudanças porque nada é eterno ou fixo. Dele temos o fragmento registrado: ‘Ninguém se banha no mesmo rio duas vezes. O rio não é o mesmo e o homem também não’.
Assinale a resposta correta que representa o pensamento de Heráclito.
Alternativas:
  • a)
    Para Heráclito não se deve entrar no mesmo rio, duas vezes.
  • b)
    Para Heráclito tudo deveria permanecer, no mesmo modo. A verdade está na permanência
  • c)
    Para Heráclito, o mundo se constitui dos contrários e de movimento.
  • d)
    Heráclito era extremamente sistemático e por isso não gostava de ir duas vezes ao mesmo lugar.
  • e)
    Heráclito foi um poeta e gostava de criar frases de efeito
5)Filha dos gregos, a Filosofia tem data e local de nascimento específicos e também um “pai”, considerado o primeiro filósofo datado historicamente: Tales. Mileto, a cidade de Tales, ficava na Jônia, atual Turquia, uma das colônias micênicas desenvolvidas após a invasão dos dóricos. É exatamente aí, portanto, na Jônia, no século VI a. C. que surgiu a primeira proposta filosófica. 

Como ficou conhecida a primeira forma de conhecimento filosófico?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
  • a)
    Porque começa a fazer muitas perguntas sobre tudo e incomodar as pessoas
  • b)
    Porque, era um soldado do exercito ateniense e Filosofia era uma atividade para aristocráticos
  • c)
    Porque passa a questionar somente a religião da época.
  • d)
    Porque é jogador e não gosta de trabalhar, Logo, se ocupar e fazer perguntas e nunca encontrar as respostas.
  • e)
    Porque passa a questionar o agir do  homem, os valores sociais e deixa de problematizar a physis a natureza

Filho tenta salvar pai e os dois morrem carbonizados em Petrolina Sertão Pernambucano


Um incêndio ocorrido na noite deste domingo(05), em um prédio da Avenida 7 de setembro, próximo a Metalúrgica Peixinho, deixou dois mortos, carbonizados:  pai e filho. Por volta das 21 horas, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado urgente e se dirigiu para o local. Havia um incêndio no prédio e depois que os bombeiros debelaram as chamas, dois corpos foram achados, o do Pai Edogib, que era proprietário do prédio e de seu filho Juscelino que ficava sempre com o pai, o ajudando nas horas de folga.
O filho estava na casa da mãe, quando viu as chamas.  correu para tentar salvar o pai, houve uma explosão, segundo testemunhas e o rapaz não retornou. O corpo de bombeiros achou os dois corpos carbonizados dentro da oficina.
Os corpos foram recolhidos para o IML.

Fonte: Petrolina em destaque

domingo, 5 de março de 2017

Lembre-se siga adiante porque a vida continua mesmo que você não volte!

Imagem Histórica: Em 1914, um menino acorrentou sua bicicleta em uma árvore antes de seguir para lutar na 1ª. Guerra Mundial.

O menino nunca retornou.

A árvore não teve escolha senão continuar crescendo e levando a bicicleta do menino junto.

Possível lição: Lembre-se que a vida continua mesmo que você não volte!



Fonte: Vinicius de Santana


Inscrições para Marinha somente segunda-feira dia 06/03/2017

As inscrições para o concurso público de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) se encerram nesta segunda-feira (6).
De acordo com a Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), o concurso tem 1.240 vagas e é direcionado a homens solteiros, que tenham entre 18 anos completos e menos de 22 anos (no primeiro dia do mês de janeiro de 2018).
As inscrições estão disponíveis no site www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br o valor das inscrições custam R$ 30,00.


Av2 - Pedagogia - Arte, Educação e Música

1)
De acordo com as reflexões realizadas nas web aulas, como podemos explicar o significado de uma releitura de uma obra de arte?

Alternativas:
  • a)
    Uma releitura é uma cópia fiel de uma obra de arte, com todos os seus detalhes.
  • b)
    Fazemos uma releitura quando escrevemos um texto sobre uma determinada obra de arte.
  • c)
    Ao fazer uma releitura, é necessário sugerir mudanças na obra de arte original.
  • d)
    A releitura está relacionada com a interpretação de uma obra de arte, segundo o olhar de quem refaz.
2)
O mundo é repleto de sons. As crianças exploram os sons que estão ao seu redor. Assinale a alternativa que contenha somente exemplos de sons culturais.

Alternativas:
  • a)
    Buzina, canto de pássaro e telefone.
  • b)
    Telefone, sirene e buzina.
  • c)
    Buzina, telefone e som da chuva.
  • d)
    Choro de um bebê, sirene e buzina.
3)
De acordo com Mukhopadhyay e Moses (1994), a troca cultural, assim como a troca de códigos, não requer o abandono de identificações primeiras do seu grupo cultural. Dessa maneira, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas sobre o multiculturalismo.
I. O reconhecimento da diferença é o ponto de partida para que se viva em harmonia.
II. É necessário que a escola seja um ambiente propício para o diálogo e o respeito às diferenças.
III. O professor deve defender seus princípios, sua cultura, suas crenças como verdades absolutas, ajudando o aluno a construir a sua personalidade.
IV. O professor deve ser imparcial e aberto a determinados assuntos e situações.

Alternativas:
  • a)
    Somente as afirmações I e II estão corretas.
  • b)
    As afirmações I, II e III estão corretas.
  • c)
    As afirmações I, II e IV estão corretas.
  • d)
    As afirmações I, III e IV estão corretas.
4)
De acordo com Cava (2008), a junção entre os meios tecnológicos, os meios audiovisuais, mais as artes plásticas e os sinais visuais, pertence às artes visuais. Qual alternativa apresenta outros exemplos de artes visuais?

Alternativas:
  • a)
    Desenho, pintura e imagens fotográficas.
  • b)
    Escultura, dança e colagem.
  • c)
    Expressão corporal, colagem e figuras tridimensionais.
  • d)
    Modelagem, imagens cinematográficas e teatro.
5)
As frases abaixo referem-se ao conceito de leitura de uma obra de arte. Dentre as alternativas apresentadas, qual delas está correta?

Alternativas:
  • a)
    Não é possível ler uma obra de arte, já que a arte é composta por imagens e não por textos.
  • b)
    Ler uma obra de arte significa pesquisar o que o autor quis dizer ao produzir determinada obra, de modo literal.
  • c)
    Ao ler uma obra de arte, significamos, interpretamos as cores, formas, texturas, sons e imagens presentes na obra de arte, segundo nosso ponto de vista.
  • d)
    Ao ler uma obra de arte, elencamos os defeitos que estão evidentes na obra de arte.

Av1 - Pedagogia - Arte, Educação e Música

1) Segundo Martins (1998), a arte é um tipo de representação simbólica de objetos e ideias, que também podem ser visuais, sonoros, gestuais ou corporais. De acordo com essa concepção, quais as linguagens artísticas da arte?

Alternativas:
  • a)
    Música, teatro, ginástica e dança.
  • b)
    Música, artes visuais, teatro e escultura.
  • c)
    Música, artes visuais, teatro e dança.
  • d)
    Música, expressão corporal, teatro e pintura.
2)
Assinale a alternativa que contém afirmações corretas sobre o desenho no ambiente escolar.
I. O professor deve interferir no desenho da criança, para que ela aprenda os modelos adequados para a sua faixa etária;
II. O professor não deve interferir no desenho da criança;
III. Ao pedir um desenho, o professor precisa se certificar que a criança tenha um repertório imagético sobre o tema a ser trabalhado.
IV. Os desenhos prontos, para colorir, são indicados para desenvolver a criatividade da criança.

Alternativas:
  • a)
    As alternativas I e III estão corretas.
  • b)
    As alternativas II e III estão corretas.
  • c)
    As alternativas III e IV estão corretas.
  • d)
    As alternativas II, III e IV estão corretas.
3)
As orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) sobre o trabalho com arte na escola, se baseiam na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa proposta apresenta a articulação de três Eixos ou Campos Conceituais, quais são esses eixos?

Alternativas:
  • a)
    Produção, fruição e reflexão.
  • b)
    Produção, memorização e reflexão.
  • c)
    Fruição, reflexão e apreciação.
  • d)
    Fruição, apreciação e reflexão.
4)
De acordo com Penna (1990), o processo de musicalização está relacionado com o desenvolvimento das percepções necessárias para que o indivíduo possa ser sensível à música. Qual das alternativas abaixo apresenta outra afirmação correta sobre o assunto.

Alternativas:
  • a)
    A vivência musical promovida pela musicalização, permite apenas o desenvolvimento de práticas musicais. Não há um desenvolvimento de outras habilidades ou competências.
  • b)
    A musicalização infantil pode ser compreendida como um processo de educação musical, por meio de um conjunto de ações, inclusive, ações lúdicas.
  • c)
    O desenvolvimento musical acontece somente de acordo com a aptidão da criança, ou seja, somente algumas crianças podem se desenvolver.
  • d)
    Somente as crianças podem ser musicalizadas.
5)
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o trabalho com música deve desenvolver que tipo de capacidades?

Alternativas:
  • a)
    Reconhecer manifestações artísticas de outras culturas, já que a cultura do outro é considerada sempre como uma cultura melhor.
  • b)
    Copiar modelos existentes, estipulados pelo professor, já que as crianças ainda não conseguem criar.
  • c)
    Descobrir-se como ser capaz ou incapaz de desenvolver-se musicalmente.
  • d)
    Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros e produções musicais.

Present Continuous V – Activities (Atividades)

Hello people!
Selecionei na internet, algumas atividades  / exercícios que poderão ajudar vocês “friends” a praticar o “Present Continuous”, e ajudar você “teacher” a aplicar alguns exercícios em sala de aula, resolvendo questões, criando frases ao observar as figuras, etc.

Observem:

Primeiramente vamos relembrar o verbo "to be" para utilizarmos na construção de frases:
GOOD JOB!