sexta-feira, 23 de junho de 2017

VIAGENS EXCURSÃO


“Vivemos em um mundo maravilhoso que está cheio de beleza, encanto e aventura. Não há um limite para as aventuras que podemos ter sempre que as buscarmos com os olhos bem abertos”

1. Aumenta a sua criatividade

Um estudo recente realizado pela “Academy of Management Journal” descobriu que as pessoas que trabalharam e viveram experiências profissionais no exterior são mais imaginativas e criativas do que as que permaneceram em seu país de origem.
Por quê? É devido à imersão cultural, ao fato de descobrir e ter que lidar com novas perspectivas.

2. Faz você confiar mais nos outros

Viajar pelo mundo aumenta a sua confiança na humanidade. Comprovar que existem pessoas tão boas faz com que seja mais fácil confiar nos outros

3. Melhora a sua capacidade de resolver problemas

Um estudo realizado pelo “Journal of Personality and Social Psychology” concluiu que os estudantes que viveram no exterior têm 20% mais chance de resolver uma tarefa em um PC do que aqueles que não viajaram.
Por quê? O simples fato de viver em outra cultura durante um período de tempo prolongado abre a sua mente e o ajuda a entender que uma coisa pode ter múltiplos significados diferentes.

4. Torna você mais humilde

Este mesmo estudo também descobriu que as crianças que costumam viajar para o exterior são mais humildes do que as que não viajam.

5.  Abre a sua mente

Aproveitar uma viagem para experimentar coisas novas nos predispõe a ter novas experiências também em nossa vida cotidiana.
Além disso, viajar com uma certa frequência faz com que seus medos se dissipem e faz com que você seja muito mais valente.

6. Aumenta a lucidez 

Foram realizadas muitas pesquisas que demonstram como a natureza pode melhorar a sua memória.
A razão é óbvia: ao ar livre podemos refrescar os sentidos de uma forma que não é possível fazer em outros contextos.
Um novo estudo publicado na revista Environmental Psychology descobriu que as pessoas que simplesmente olharam uma fotografia da natureza, durante apenas 40 segundos, melhoraram o enfoque e a atuação em sua seguinte tarefa. Logicamente o efeito se amplifica se o seu contato com a natureza é maior.

7. Faz você se reinventar

Viajar ajuda às pessoas a redescobrirem o significado de suas vidas, a embarcarem em um novo começo ou se concentrarem em um propósito.
Viajar nos ajuda a ver nossa vida sob uma certa distância, tanto física como metaforicamente. E isso nos ajuda a enxergar tudo com mais clareza.

8. Faz você mais feliz

Sejam umas férias, uma viagem ou um piquenique no parque, estas atividades relaxam e reduzem o seu nível de estresse. Isso ocorre inclusive antes de sairmos de casa, ou seja, notamos esta felicidade desde quando reservamos a nossa viagem.

9. Faz com que você trabalhe melhor

Um estudo recente realizado pela “E.U.A. Travel Association” descobriu que os trabalhadores que desfrutam de todos os seus dias de férias têm 6.5% mais chance de conseguir uma promoção no trabalho do que aqueles que permanecem em seus escritórios.

10. Aumenta a sua paciência

Com que frequência você se zanga porque o metrô está atrasado? Em geral, as esperas colocam a nossa psique à prova, mas administrar nossas reações nestes casos é um bom treinamento de resistência mental.

11. Ajuda a superar uma perda

Quando perdemos alguma coisa (um emprego, uma relação, ou uma pessoa querida), sentimos que perdemos uma parte de nós mesmos, uma parte de nossa alma.
Empreender uma viagem pode ajudar você a restaurar seu sentido do “Eu”, porque viajando não é possível ser apático e viver a vida no piloto automático.

12. Faz você se sentir vivo

Aquela sensação ao descer do avião sabendo que você vai experimentar coisas novas.
Respirar fundo o ar novo e pensar que a vida é tão impressionante e maravilhosa.
Então, o que você está esperando? É hora de partir!

terça-feira, 20 de junho de 2017

POTENCIAÇÃO e EXPRESSÃO



Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais

Exemplo
5x5x5, indicada por 5³

ou seja , 5³= 5x5x5=125

onde :

5 é a base (fator que se repete)

3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base)

125 é a potência ( resultado da operação)

Outros exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5= 5x5x5x5=625
d) 2= 2x2x2x2x2=32

O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.

Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo
c) 5 Lê-se: cinco elevado a quarta potência
d) 2 Lê-se: dois elevado a quinta potência



Por convenção temos que:

1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base,

exemplo
a) 8¹ = 8
b) 5¹ = 5
c) 15¹ = 15

2) todo o número elevado ao expoente zero é igual a 1
exemplo
a) 8º=1
b) 4º=1
c) 12º=1


EXERCÍCIOS

1) Em 7² = 49, responda:

a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?

2) Escreva na forma de potência:

a) 4x4x4=
b) 5x5
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7
e) 2x2x2x2x2x2x2=
f) cxcxcxcxc=

3) Calcule a potência:

a) 3² =9
b) 8² =64
c) 2³= 8
d) 3³ = 27e) 6³ = 216
f) 2 = 16
g) 3 = 81
h) 3 = 243i) 1 = 1j) 0 = 0l) 1 = 1
m) 10² =100
n) 10³ =1000
o) 15² =225
p) 17² =289
q) 30² =900 

4) Calcule as potências:
a)40² =1600
b)32² =1024 
c)15³ = 3375
d) 30³= 27000
e) 11 =14641 
f) 300² = 90000 
g) 100³ = 1000000
h) 101² = 10201

5) Calcule as Potências:

a) 11² = 121b) 20² = 400
c) 17² =289
d) 0² = 0e) 0¹ = 
f) 1⁶ = 1
g) 10³ = 1.000
h) 470¹ = 470i) 11³ = 1331
j) 67⁰ =1k) 1³⁰ = 1l) 10⁵ = 100000m) 1⁵ = 1n) 15³ = 3375
o) 1² = 1
p) 1001⁰= 1



RADICIAÇÃO
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?

Solução

Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3

Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação

Exemplos

Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3

O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta

assim:

√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49

∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8

∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81

Nota:

Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada


EXERCÍCIOS

1)Descubra o número que :

a) elevado ao quadrado dá 9

b) elevado ao quadrado dá 25

c) elevado ao quadrado dá 49

d) elevado ao cubo dá 8


2) Quanto vale x ?

a) x²= 9 (R:3)
b) x²= 25 (R:5)
c) x²= 49 (R:7)
d) x²= 81 (R:9)

3) Determine a Raiz quadrada:

a) √9 = 3b) √16 = 4
c) √25 = 5
d) √81 = 9
e) √0 = 0
f) √1 = 1
g) √64 = 8
h) √100 = 10

4) Resolva as expressões abaixo:

a) √16 + √36 = 4 + 6 = 10
b) √25 + √9 = 5 + 3 = 8
c) √49 - √4 = 7 - 2 = 5
d) √36- √1 = 6 - 1 = 5
e) √9 + √100 = 3 + 10 = 13
f) √4 x √9 = 2 x 3 = 6



PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO

Primeira propriedade

Multiplicação de potências de mesma base

Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.
exemplos
3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷

conclusão:
conservamos a base e somamos os expoentes.


EXERCÍCIOS

1) Reduza a uma só potência
a) 4³ x 4 ²= 4⁵
b) 7⁴ x 7⁵ = 7⁹
c) 2⁶ x 2²= 2⁸
d) 6³ x 6 = 6⁴
e) 3⁷ x 3² = 3⁹
f) 9³ x 9 = 9⁴
g) 5 x 5² = 
h) 7 x 7⁴ = 7⁵
i) 6 x 6 = 
j) 3 x 3 = 
l) 9² x 9⁴x 9 = 9⁷
m) 4 x 4² x 4 = 4⁴
n) 4 x 4 x 4= 
0) m⁰ x m x m³ = m⁴
p) 15 x 15³ x 15⁴x 15 = 15⁹


2) Reduza a uma só potência:

a) 7² x 7⁶ = 7⁸
b) 2² x 2⁴= 2⁶
c) 5 x 5³ = 5⁴
d) 8² x 8 = 
e) 3⁰ x 3⁰ = 3⁰
f) 4³ x 4 x 4² = 4⁶
g) a² x a² x a² = a⁶
h) m x m x m² = m⁴
i) x⁸ . x . x = x¹⁰
j) m . m . m = 

Segunda Propriedade

Divisão de Potência de mesma base

Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.

Exemplo

a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷

b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³

conclusão : conservamos a base e subtraimos os expoentes

EXERCÍCIOS

1) Reduza a uma só potência


a) 5⁴ : 5² = 
b) 8⁷ : 8³ = 8⁴
c) 9⁵ : 9² = 
d) 4³ : 4² = e) 9⁶ : 9³ = 
f) 9⁵ : 9 = 9⁴
g) 5⁴ : 5³ = 
h) 6⁶ : 6 = 6⁷
i) a⁵ : a³ = 
j) m² : m = 
k) x⁸ : x = x⁷
l) a⁷ : a⁶ = 


2) Reduza a uma só potência:

a) 2⁵ : 2³ =
b) 7⁸ : 7³=
c) 9⁴ : 9 =
d) 5⁹ : 5³ =
e) 8⁴ : 8⁰ =
f) 7⁰ : 7⁰ =

Teceira Propriedade

Potência de Potência

Ao elevar uma potência a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes.

(7²)³ = 7²΄³ = 7⁶

conclusão: conservamos a base e multiplicamos os expoentes.


EXERCÍCIOS

1) Reduza a uma só potência:
a) (5⁴)²
b) (7²)⁴
c) (3²)⁵
d) (4³)²
e) (9⁴)⁴
f) (5²)⁷
g) (6³)⁵
h) (a²)³
i) (m³)⁴
j) (m³)⁴
k) (x⁵)²
l) (a³)⁰
m) (x⁵)⁰

2) Reduza a uma só potência:

a) (7²)³ =
b) (4⁴)⁵ =
c) (8³)⁵ =
d) (2⁷)³ =
e) (a²)³ =
f) (m³)⁴ =
g) (a⁴)⁴ =
h) (m²)⁷ =


EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO


Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :

1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações

EXEMPLOS

1) 5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23

2) 7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44

Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }

exemplos

1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14

2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23

Exercícios

1) Calcule o valor das expressões:
a) 7² - 4 = (R:45)
b) 2³ + 10 = (R:18)
c) 5² - 6 = (R:19)
d) 4² + 7⁰= (R:17)e) 5⁰+ 5³= (R: 126)
f) 2³+ 2⁴ = (R: 24)
g) 10³ - 10² = (R: 900) 
h) 80¹ + 1⁸⁰ = (R: 81)
i) 5² - 3² = (R: 16)
j) 1⁸⁰ + 0⁷⁰ = (R: 1)
2) Calcule
a) 3² + 5 = (R: 14)b) 3 + 5² = (R: 28)
c) 3² + 5² = (R: 34)
d) 5² - 3² = (R: 16)
e) 18 - 7⁰ = (R: 17)f) 5³ - 2² = (R: 121)
g) 10 + 10² = (R: 110)
h) 10³ - 10² = (R: 900)
i) 10³ - 1¹ = (R: 999)

3) Calcule o valor das expressões

a) 2³ x 5 + 3² = (R: 49)
b) 70⁰+ 0⁷⁰ - 1 = (R: 0 )
c) 3 x 7¹ - 4 x 5⁰ = (R: 17)
d) 3⁴- 2⁴: 8 – 3 x 4 = (R: 67)
e) 5² + 3 x 2 – 4 = (R: 27)
f) 5 x 2² + 3 – 8 = (R: 15)
g) 5² - 3 x 2² - 1 = (R: 12)
h) 16 : 2 – 1 + 7² = (R: 56)

4) calcule o valor das expressões:

a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 = (R: 13)
b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ = (R: 25)
c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² = (R: 15)
d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] = (R: 56)
e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) = (R: 11)
f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) = (R: 9)
g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 = (R: 32) 
h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 = (R: 26)

5) calcule o valor das expressões:

a) 5 + 4²- 1 = (R: 20)
b) 3⁴ - 6 + 2³ = (R: 83)
c) 2⁵ - 3² + 1⁹ = (R: 24)
d) 10²- 3² + 5 = (R: 96)e) 11² - 3² + 5 = (R: 117)
f) 5 x 3² x 4 = (R: 180)
g) 5 x 2³ + 4² = (R: 56)
h) 5³ x 2² - 12 = (R: 488)

6) Calcule o valor das expressões:

a) ( 4 + 3)² - 1 = (R: 48)
b) ( 5 + 1 )² + 10 = (R: 46)
c) ( 9 – 7 )³ x 8 = (R: 64)
d) ( 7² - 5²) + ( 5² - 3 ) = (R: 46)e) 6² : 2 - 1⁴ x 5 = (R: 13)
f) 3² x 2³ + 2² x 5² = (R: 172)

7) Calcule o valor das expressões:

a) 4²- 10 + (2³ - 5) = (R: 9)b) 30 – (2 + 1)²+ 2³ = (R: 29)
c) 30 + [6² : ( 5 – 3) + 1 ] = (R: 49)
d) 20 – [6 – 4 x( 10 - 3²) + 1] = (R: 17)
e) 50 + [ 3³ : ( 1 + 2) + 4 x 3] = (R: 71)f) 100 –[ 5² : (10 – 5 ) + 2⁴ x 1 ] = (R: 79)
g) [ 4² + ( 5 – 3)³] : ( 9 – 7)³ = (R: 3 )h) 7²+ 2 x[(3 + 1)² - 4 x 1³] = (R: 73)
i) 25 + { 3³ : 9 +[ 3² x 5 – 3 x (2³- 5¹)]} = (R: 64)

8) Calcule as expressões:

a) ( 8 : 2) . 4 + {[(3² - 2³) . 2⁴ - 5⁰] . 4¹}= (R:76)
b) ( 3² - 2³) . 3³ - 2³ + 2² . 4² = ( R:83)
c) ( 2⁵ - 3³) . (2² - 2 ) = (R: 10)
d) [2 . (10 - 4² : 2) + 6²] : ( 2³ - 2²) = ( R:10)
e) (18 – 4 . 2) . 3 + 2⁴ . 3 - 3² . ( 5 – 2) = (R: 51)
f) 4² . [2⁴ : ( 10 – 2 + 8 ) ] + 2⁰ = (R: 17)
g) [( 4² + 2 . 3²) + ( 16 : 8)² - 35]² + 1¹⁰ - 10⁰ = (R : 9)
h) 13 + ( 10 – 8 + (7 – 4)) = (R: 18)
i) (10 . 4 + 18 – ( 2 . 3 +6)) = (R:46)
j) 7 . ( 74 – ( 4 + 7 . 10)) = (R: 0)
k) ( 19 : ( 5 + 3 . 8 – 10)) = (R : 1)
l) (( 2³ + 2⁴) . 3 -4) + 3² = (R: 77)
m) 3 + 2 . ((3²- 2⁰) + ( 5¹ - 2²)) + 1 = (R: 22)

Exercícios resolvidos Potenciação

Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.


Exemplo:


5 x 5 x 5, indicada por 53
ou seja; 53 = 5 x 5 x 5 = 125




No exemplo acima temos:

· 5 é chamado de base (fator que se repete)

· 3 é chamado de expoente (indica o número de vezes que repetimos a base)

· 125 é a potência (resultado da operação)

Outros exemplos:

· a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8

· b) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81

· c) 52 = 5 x 5 = 25

LEITURA:

· O expoente 2 é chamado de quadrado.

· O expoente 3 é chamado de cubo.

· O expoente 4 é chamado de quarta potência.
· O expoente 5 é chamado de quinta potência.

Assim:
· 72 lê-se: sete ao quadrado
· 63 lê-se: seis ao cubo
· 24 lê-se: dois elevado à quarta potência
· 35 lê-se: três elevado à quinta potência
Observação:
·  Todo número elevado ao expoente 1 é igual à própria base.
· Todo número elevado ao expoente 0 (zero) é igual a 1 (um).
EXERCÍCIOS

1 )Sendo 43 = 64, responda:
 a) Quem é a base?
 b) Quem é o expoente?
 c) Quem é a potência?

(R: a) 4   b) 3    c)  64)
2) Escreva na forma de potência:
 a) 5 x 5
 b) 3 x 3 x 3
 c) 7 x 7 x 7
 d) 2 x 2 x 2 
 e) a x a x a 

(R: a) 5²   b) 3³   c) 7³   d) 2³     e) a³)

3) Calcule as potências:
 a) 23
 b) 42
 c) 54
 d) 05
 e) 16
 f) 30
 g) 40
 h) 62
 i) 241
 j) 670

(R: a) 8  b) 16  c) 625  d) 0   e) 1   f)1   g)1   h)36   i) 24    j) 1)


4) Sendo x = 2, y = 3 e z = 4, calcule:
 a) x2
 b) y3
 c) z5
 d) xy
 e) yx
 f) xz
 g) 3x
 h) 4z
 i) 5y

(R: a) 4  b)8  c)1024  d)8  e)9  f)16  g)9  h)256  i)125)
5 )Calcule:
 a) O quadrado de 11
 b) O cubo de 7
 c) O quadrado de 8
 d) A quinta potência de 2

(R: a) 121  b)343  c) 64  d) 32)

6)Quem é maior?
 a) 23 ou 32
 b) 1120 ou 1201
 c) 560 ou 056

(R: a) 3²= 9   b)120¹=120  c)56 elevado a zero= 1)

7 )Calcule:
 a) 3.102
 b) 5.34
 c) 7.43

(R: a)300   b)405  c)448)

8) Transforme os produtos indicados, em potência:

      
a)5.5.5 =
b)7.7 =
c)8.8.8 =
d)1.1.=
e)6.6.6 =
f)2.2.2.=
g)45.45=
h)68.68.68=
i)89.89.89 =

   (R:a)5³  b)7²  c)8³  d)1²  e)6³  f)2³  g)45²  h)68³  i)89³)


9) Transforme em produto, as potências:

a) 4² =
b) 5³ =

(R:a) 4.4     b) 5.5.5)


10)Escreva como se lê:

a) 4² =
b) 5³ =


(    (R: a)quatro elevado ao quadrado   b) cinco elevado ao cubo)



11)Resolva e dê a nomenclatura:

 4² =

Base =
Expoente =
Potência =


(R: 16  base=4, expoente=2 e potência= 16)

12) Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a:


(R: 1)
13) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual à:

(R: 1)
14) Qual o resultado de 43 ?

(R: 64)

15) Todo número natural elevado a 1 é igual a _______________

(R: a própria base)

16) Escreva as potências com os números naturais e depois resolva-as:

a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c)Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência


(R: a)16²= 256  b)54¹=54  c)0  d)1  e)14³=2744  f)512  g)81  h) 1 000 000  i)1  j)2046


17) Simplifique as expressões numéricas :

a) 5 + 3²2=




b) 7² - 42 + 3 =




c) 10² - 3² + 5=



(R:a)23  b)44 c)96)

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL



Atividades de matemática para imprimir 5 ano
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domingo, 18 de junho de 2017

VELOZES FURIOSOS 7 DUBLADO EM PORTUGUÊS E ESPAÑOL

Velozes e Furiosos 8 Em inglês Filme em Português Brasileiro

Ser Simplesmente Amigo

 Amizade não se explica. Amigos sempre sabem quando serão amigos, pois compartilham momentos juntos, dão forças; estão sempre lado a lado, nas conquistas e nas derrotas, nas horas boas e nas difíceis.

Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito, mas abrir mão de vez em quando. Amizade é como ter um irmão que não mora na mesma casa. É compartilhar segredos e emoções. É compreensão, é diversão. É contar com alguém sempre que precisar. É ter algo em comum, é saber que se tem mais em comum do se imagina. É sentir saudade. É querer dar um tempo. É dar preferência. É bater um ciúme.

Amizade que é amizade nunca acaba, mesmo que a gente cresça e apareçam outras pessoas no nosso caminho, porque amizade não se explica, ela simplesmente existe! Dê valor a suas amizades.

Muito obrigada por sua amizade! Muito, muito obrigada mesmo pela sua amizade, do fundo do coração!

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