quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Av 1 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos

1)
Esta língua é conhecida como a raiz de todas as outras línguas sinalizadas que foram disseminadas pelo planeta. Sua difusão se deu em decorrência da ida de professores surdos que trabalharam com o religioso Charles L"Epée (desenvolvedor da metodologia "Sinais Metódicos" – tradução para o português) a outros países, multiplicando essa metodologia. A que língua o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Língua Francesa de Sinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Língua Espanhola de Sinais.
  • c)
    Língua Americana de Sinais.
  • d)
    Língua Brasileira de Sinais.
  • e)
    Língua Portuguesa de Sinais.
2)
Os surdos necessitam de uma política educacional que atenda suas necessidades, portanto, necessitam de uma política linguística que norteie sua formação bilíngue. Assim, podemos afirmar que:
I.A proposta pedagógica para o surdo se restringe às adaptações curriculares.
II.As práticas pedagógicas devem conceber a LIBRAS apenas como um instrumento.
III.A LIBRAS não é apenas uma língua de instrução, mas sim de ensino e aprendizagem.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
  • a)
    I e III, apenas.
  • b)
    III, apenas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II, apenas.
  • d)
    I e II, apenas.
  • e)
    I, II e III.
3)
Leia e analise o trecho abaixo:
Segundo o decreto 5626/2005, a LIBRAS é uma _________________________ natural, relacionada aos costumes e ________________________ da comunidade surda brasileira que nasceu da _________________ de comunicação das pessoas surdas.
Quais palavras preenchem corretamente as lacunas acima?

Alternativas:
  • a)
    Abordagem; deveres; incapacidade.
  • b)
    Ciência; direitos; imposição.
  • c)
    Língua; cultura; necessidade.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Linguagem; mitos; inaptidão.
  • e)
    Área de conhecimento; necessidades, imposição.
4)
Em relação ao processo de inclusão escolar, sabemos que este se apresenta de forma complexa, mas o respeito à diferença linguística não deve ser a única mudança dentro do espaço educacional. Dentro das políticas educacionais, deve também se considerar a história da educação do surdo e sua cultura. Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Para além da língua, deve-se mudar a concepção que se tem sobre o surdo e a surdez.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O mais importante é que o surdo aprenda a língua majoritária oral do país em que vive.
  • c)
    A presença do intérprete de LIBRAS garante a aprendizagem do aluno surdo.
  • d)
    O aluno surdo deve aprender em escolas especiais visto as dificuldades que apresenta.
  • e)
    A inclusão do surdo no ensino regular não deve ser parte das políticas educacionais.
5)
Para que a leitura ocorra, a criança passa por diferentes estágios de aprendizagem dentre eles o logográfico, o alfabético e o de pseudopalavras. Ana é uma criança que ao final do primeiro ciclo é capaz de ler fluentemente e compreender a leitura que realiza. Podemos afirmar que esta fluência foi possibilitada pela capacidade de:

Alternativas:
  • a)
    Decodificar palavras.
  • b)
    Codificar pseudo palavras.
  • c)
    Utilizar rota fonológica.
  • d)
    Utilizar desenho e cores.
  • e)
    Utilizar rota lexical.
    Alternativa assinalada

sábado, 1 de dezembro de 2018

O PRESIDENTE ELEITO, JAIR BOLSONARO CRITICA AMBIENTALISTAS

Resultado de imagem para JAIR BOLSONARO VIAJA PARA CERIMONIA DE CADETE
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), criticou hoje (30) parte da comunidade de ambientalistas, acusando-a de achar que é dona do meio ambiente. Ele também afirmou que a decisão sobre quem será o futuro ministro do Meio Ambiente ainda não foi tomada e há “meia dúzia” de nomes sendo avaliados.
O presidente eleito disse que o futuro ministro terá de ser afinado com o Ministério da Agricultura e  estar disposto a enfrentar o que voltou a chamar de “indústria da multa”. 
"Quero preservar, mas não dessa forma que vêm fazendo nos últimos anos. Dessas multas no campo, 40% vai para ONG. Isso vai deixar de existir”.
Ele viajou ao município fluminense para acompanhar a formatura de aspirantes a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), cerimônia que acontece amanhã (1º). Bolsonaro se formou nesta instituição em 1977, há 41 anos.
Bolsonaro disse que nos últimos 25 anos esteve em Resende cerca de três vezes por ano. Segundo ele, é uma oportunidade não apenas para rever amigos e relembrar os tempos em que passou na Aman, mas também para comer um dos seus lanches predileto.
O dono é Giordani Costa Cardoso, 50 anos. Natural de São Paulo, ele chegou à Resende depois de viver em Queimados, município da Baixada Fluminense. “Cheguei aqui em 1994. Dormi no banco da praça. E instalei minha barraquinha”, lembra.
O food truck amarelo que chama a atenção existe há apenas um ano. Antes, ele trabalhava com uma barraquinha de cachorro quente. O trabalho é feito em parceria com a esposa, Valquíria de Fátima Rodrigues, de 47 anos. Com formação em culinária no Senac, ela incrementou o sanduíche.
“Já tenho três vídeos com Bolsonaro e algumas fotos. Mas essa visita agora foi diferente. Estou trêmula até agora. Fiz o lanche para o presidente”, contou Valquíria.
Giordani conta que Bolsonaro o visita há cerca de 10 anos. “Ele chega de repente. Senta no banquinho, pede o pão com linguiça.”
Dessa vez, ele não queria cobrar, mas relata que Bolsonaro insistiu e pagou R$ 100 pela iguaria. “Eu soube em cima da hora. Quando foi 5 horas da tarde começou coronel, tenente, major e almirante me ligando. Quando eu cheguei aqui para abrir o food truck já tinha segurança”, diz Giordani
O dono do Hot Dog do Senhor afirma que fará mudanças no negócio. A começar pelo nome do Big Dogão, o lanche predileto de Bolsonaro. “O dele é o top de linha. É de 30 centímetros com linguiça pura de porco, queijo cheddar e catupiri da Polenguinho. Eu vou mudar de nome. Vai se chamar Lanche do Presidente.”

domingo, 14 de outubro de 2018

Votos válidos: Bolsonaro, 58%; Haddad, 42%

O resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta, dia 10, e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
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Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
·         Jair Bolsonaro (PSL): 49%
·         Fernando Haddad (PT): 36%
·         Em branco/nulo/nenhum: 8%
·         Não sabe: 6%

sábado, 13 de outubro de 2018

BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS

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Brasil, como é bom saber que o povo brasileiro abriu os seus olhinhos... Dia 28/10, iremos poder sentir um prazer enorme em poder sentir orgulho em dizer: O Brasil não é de LULA o BRASIL não é do PT, chega de CORRUPÇÃO, somos democráticos e podemos escolher quem quisermos, sabemos que o petista Haddad junto com sua cúpula, chegou mudar as cores de sua campanha, mas sabe porque aconteceu isto? Para tentar induzir e achar que o povo brasileiro é idiota, te digo com segurança, PT nós somos brasileiros/as, e somos honestos, dignos e merecemos algo melhor... #PTNÃO#NUNCAMAIS...
Somos livres e temos nossas escolha: É BOLSONARO É 17 É O BRASIL E SUA NAÇÃO BRASILEIRA... SINTO-ME ORGULHOSA POR TODOS QUE ESTAMOS PELO BRASIL.... VIVA AO BRASIL.
BRASIL ACIMA DE TUDO
DEUS ACIMA DE TODOS

domingo, 23 de setembro de 2018

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Fonologia e Sinais do Contexto Familiar e Educacional

1)
O que é um Ponto de Articulação?

Alternativas:
  • a)
    É o local onde pesquisadores se encontram para articularem as novas formas de expressão e comunicação por intermédio dos sinais.
  • b)
    É o ponto no qual precisamos parar, refletir e iniciar um processo de articulação para que as questões deem andamento.
  • c)
    É um ponto onde se consegue articular bem, de forma gestual e precisa, o que se pretende expressar.
  • d)
    É um local no qual se articulam questões de comunicação e interpretação.
  • e)
    É um parâmetro que está relacionado ao local onde o sinal é sinalizado no corpo do emissor.
    Alternativa assinalada
2)
Assim como as CM foram sendo acrescentadas, as combinações dos demais parâmetros também vão sendo acrescidos com a inovação da língua, o mesmo ocorre nas línguas orais, com o ponto e o modo articulatório. Quanto à dominância, quando houver diferentes CMs, como devemos proceder com as mãos?

Alternativas:
  • a)
    As mãos devem se movimentar lentamente para que o conteúdo a ser expressado possa ser compreendido facilmente.
  • b)
    A mão ativa deve produzir o movimento e a mão passiva, servir de apoio.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A mão direita precisa ficar parada, enquanto a mãe esquerda se articula.
  • d)
    Gesticulam-se as duas mãos em tempos diferentes.
  • e)
    As mãos precisam fazer diferentes gestos para comunicar a mesma coisa.
3)
Sobre o tema Configuração de Mão, leia e analise o trecho abaixo:
Cada Configuração de Mão, criada por Ferreira-Brito, assume posições e formas diferentes, sendo algumas com os dedos ____________________ e outras com os dedos __________________.
Assinale a alternativa cujas palavras indicadas completam as lacunas acima corretamente:

Alternativas:
  • a)
    Apontados; dobrados.
  • b)
    Fechados; estendidos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Em movimento; parados.
  • d)
    Gesticulando; estáticos.
  • e)
    Imóveis; móveis.
4)
Outra característica importante para descrever o movimento é a sua velocidade, que pode carregar algumas variáveis durante a realização do sinal. Quais são essas variáveis?

Alternativas:
  • a)
    Velocidade, força, tensão e tração.
  • b)
    Potencialidade, envergadura, velocidade, capacidade.
  • c)
    Tensão, retenção, continuidade e refreamento.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Retração, ação, força e longitude.
  • e)
    Uniformidade, elasticidade, vigor e potencialidade.
5)
Leia e analise as duas afirmações abaixo:
1ª – Em LIBRAS, o Ponto de Articulação de alguns sinais está próximo ao corpo.
PORQUE
2ª – Em LIBRAS, alguns sinais necessitam do uso de Expressões Faciais.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas:
  • a)
    As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b)
    As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • d)
    A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e)
    As duas afirmações são falsas.

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Fonologia e Sinais do Contexto Familiar e Educacional

1)
A Língua Brasileira de Sinais é atualmente denominada LIBRAS. Em que ano ela passou a ser denominada assim?

Alternativas:
  • a)
    1823.
  • b)
    1940.
  • c)
    2015.
  • d)
    1993.
    Alternativa assinalada
  • e)
    1968.
2)
Leia e analise o trecho abaixo:
Para soletrar as letras com as mãos, devemos soletrar em velocidade ________________, formando as palavras com clareza. Entre as letras soletradas em cada palavra, devemos ________________ curta ou mover a mão _______________ para o lado esquerdo, como se estivesse empurrando a palavra já soletrada para o lado.
Assinale a alternativa que completa as lacunas respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    Rápida; pular; direita.
  • b)
    Intermediária; descansar; esquerda.
  • c)
    Devagar; acelerar; direita.
  • d)
    Lenta; respirar; esquerda.
  • e)
    Normal; dar pausa; direita.
    Alternativa assinalada
3)
Sobre algumas regras da sinalização em LIBRAS, leia e analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Para sinalização do horário é realizado movimento rotacional.
( ) É importante lembrar que dizemos 14h00 ou16h00, nunca mencionamos o período – manhã, tarde ou noite.
( ) Na LIBRAS ocorre, em alguns casos, a incorporação de movimento, da repetição para destacar uma informação.
( ) A LIBRAS tem regras gramaticas próprias, assim como as outras línguas.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta, em ordem:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    V – F – V – F.
  • c)
    V – F – V – V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    V – V – V –V.
  • e)
    F – F – F – F.
4)
O que são Sinais Compostos?

Alternativas:
  • a)
    São sinais cujas características são demarcadas conforme a configuração do tipo de gesto ou aceno.
  • b)
    São aqueles que precisam de duas bases de sinais preexistentes para então criar um novo sinal.
    Alternativa assinalada
  • c)
    São caracterizados por sua base que se diferencia dos demais devido ao fator de complexidade intrínseco ao tipo de sinal realizado.
  • d)
    São formas e expressão complexas que demonstram um maior entendimento do sentimento que pretende ser expresso.
  • e)
    São expressões duplas ou múltiplas cujas bases se duplicam.
5)
Em relação as Configurações de Mão (CM), considere as afirmações a seguir:
I. As Configurações de Mão de uma das mãos não pode ser diferente da outra mão configurada.
II. Ferreira-Brito (1995) foi uma das primeiras linguistas que destacou os cinco parâmetros da LIBRAS.
III. A configuração da mão pode ser mantida constante durante a articulação de um sinal.
Estão CORRETAS somente as afirmações: 

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I e III.
  • e)
    III.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Homens e Mulheres: São diferentes mas iguais?

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“Após milhares de anos de domínio masculino, estamos agora no limiar da era feminina, quando as mulheres se erguerão à sua adequada proeminência, e o mundo inteiro reconhecerá a harmonia entre homem e mulher”.
A mulher disse que o marido era consumido pelo trabalho, e que quando finalmente encontrava tempo para falar com ela, criticava-a e ficava lhe dando ordens. O marido disse que a mulher não tinha respeito por ele e não dava ouvidos a nenhuma de suas sugestões.
“Por que você acha que sua mulher deve ouvi-lo?” “Porque uma mulher deve ouvir seu marido,” foi a resposta. “Mas por que uma mulher deve ouvir o marido?” “Por que o homem é o chefe da casa.”
“Não,” “A primeira coisa que você como homem deve obedecer é o edito de que ‘um homem deve honrar sua mulher mais que a si mesmo.’ Então a mulher justa terá um marido que pode respeitar e amar. Se o homem não cumpre o seu papel, então é a mulher que deve respeitosamente chamar-lhe a atenção.”
Homens e Mulheres: São diferentes mas iguais?
A sociedade contemporânea está apenas começando a mergulhar nas reais distinções entre homens e mulheres. Além das óbvias diferenças fisiológicas, existem também diferenças na maneira de pensar, falar e se comportar.
A fim de entender a natureza essencial do homem e da mulher, devemos afastar a subjetividade e olhar pelos olhos de Deus. Todo ser humano, seja homem ou mulher, foi criado pelo mesmo propósito – fundir corpo e alma para tornar eles próprios e o mundo um local melhor e mais sagrado. Em seu serviço a Deus, não há absolutamente distinção entre um homem e uma mulher; a única diferença é na maneira pela qual o serviço se manifesta.
Quais são as diferenças entre homens e mulheres?
Homem e mulher representam duas formas de energia Divina; são os elementos masculino e feminino de uma única alma.
Deus não é masculino nem feminino, mas tem duas formas de emanação: a forma masculina, mais agressiva, e a feminina, mais sutil. Para um ser humano levar uma vida plena, ele ou ela deve ter ambas as formas de energia: o poder da força e o poder da sutileza; o poder de dar e o poder de receber. O ideal é que essas energias se fundam sem conflitos. Os homens são fisicamente mais fortes. Por natureza, ele geralmente é mais agressivo e externamente orientado. Em contraste, uma mulher geralmente encerra o ideal da dignidade interior. Algumas pessoas confundem essa sutileza com fraqueza; na verdade, é mais forte que a mais agressiva força física que se possa imaginar. A verdadeira dignidade humana não grita; é uma voz forte, constante, que fala lá de dentro. A natureza da mulher, embora sutil, não é fraca. E a natureza de um homem, embora agressiva, não é bruta. Para que homem e mulher sejam completos, cada qual deve possuir ambas as energias. A resposta não é que homens e mulheres tentem ser semelhantes. Todos devem ser eles mesmos, percebendo que Deus concedeu a cada um de nós habilidades únicas com as quais vamos atrás dos nossos objetivos, e que nossa responsabilidade fundamental é tirar vantagem delas.
Qual é a verdadeira ligação para ambos os sexos?
Embora o feminismo com justo direito clame pelo fim da dominação e abuso masculino, e por direitos iguais para as mulheres, é vital chegar à raiz da distorção – de que nosso foco na vida, como homens ou mulheres, não deve ser simplesmente satisfazer o próprio ego ou as próprias necessidades, mas sim servir a Deus. A verdadeira libertação feminina não significa meramente buscar a igualdade num mundo masculino, mas liberar os aspectos femininos da personalidade de uma mulher e usá-los em benefício da humanidade.
Para que homem e mulher sejam completos, devem possuir as duas energias. Após tantos anos de domínio masculino, estamos no limiar de uma verdadeira era feminina. Chegou a hora de a mulher elevar-se à sua verdadeira proeminência, quando o poder sutil da energia feminina é realmente liberado para nutrir o poder patente da energia masculina. Já provamos que podemos usar nossa força para matar os demônios que nos cercam; vamos agora aprender a alimentar a Divindade interior.
Homens e mulheres devem concretizar seus respectivos papéis iguais e esforçar-se para complementar um ao outro na luta conjunta para melhorar a vida. A fim de corrigir o abuso do domínio masculino, os homens devem concentrar-se em usar suas qualidades dominantes para o bem. Devem aplicar sua força para proteger e preservar o caráter feminino, ajudando as mulheres a concretizar seu verdadeiro potencial para expor a Divindade, da qual o mundo precisa tão desesperadamente nos dias de hoje. Aprenda o que significa ser homem ou mulher, sobre a energia feminina e masculina. Aprenda a fazer jus ao seu potencial, a equilibrar essas energias para levar uma vida produtiva e com significado – uma vida Divina. E finalmente, aprenda a valorizar e a respeitar seu parceiro, homem ou mulher.