quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CODEVASF RECUPERA BARRAGEM NONAGENÁRIA EM TERRA NOVA


1919. Esse foi o ano em que, segundo os moradores de Terra Nova, interior de Petrolina, foi construída uma das mais importantes barragens da região rural do município. Hoje, nonagenária, está seca, devido à grande estiagem que o sertão pernambucano atravessa. Já não pode ser usado para tomar banho, pescar ou para matar a sede dos animais. Entretanto, um trabalho de recuperação realizado pela CODEVASF tenta reverter essa situação.

Com um investimento de cerca de R$ 120 mil, o leito da barragem está sendo aprofundado, retirando o material assoreado ao longo dos anos. Além disso, será feita a correção de vazamentos que se instalaram nas paredes da barragem. É o primeiro serviço de recuperação realizado na barragem em toda a sua história, segundo o presidente da associação dos moradores local, Humberto Vieira da Silva. “Já foram feitos mutirões e obras emergenciais, mas nunca foi realizado um serviço assim, com uso de máquinas pesadas, recuperando o bojo e as paredes da barragem”, diz.

Com o início das obras, a água já começa a brotar do solo, e o animal já dispõe de uma fonte para saciar a sede. Com a reforma e a aproximação da estação chuvosa, Humberto Silva prevê um aumento da disponibilidade de água para os animais. Segundo ele, o aumento da capacidade da barragem deve ser capaz de sustentar os animais por toda a estação seca que se seguirá.  Segundo a associação de moradores local, em Terra Nova vivem mais de oitenta famílias, cerca de 320 pessoas. Essa barragem é responsável por matar a sede da criação de todas elas, e ainda de Tanque Velho, Curral Queimado e adjacências. São mais de mil pessoas no total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário