Quando se fala em redes sociais, é difícil se
manter sempre atualizado. Com plataformas surgindo a todo o momento e usuários
curiosos por novos tipos de interação, as marcas precisam se esforçar para
seguir tantas tendências.
Pequenas Empresas & Grandes
Negócios consultou três especialistas no assunto para ajudar o
empreendedor a posicionar seu negócio no mundo digital: Edney Souza, Leslie
Orsioli, e Marcelo Salgado. Eles deram dicas de estratégias de interação e
marketing em diversas redes sociais.
1. Vai entrar numa rede nova?
Antes de entrar em uma rede social, o empreendedor
deve avaliar se o público de sua empresa está nela. E depois, se a presença da
marca naquele ambiente vai atender às necessidades do público-alvo. Se a decisão
for por entrar na mídia social, ele deve, então, manter-se ativo. Uma regra
básica é tentar preservar a interação com o cliente na plataforma em que a
discussão começou, a menos que seja necessário fornecer dados sigilosos.
2. Novas plataformas, novas estratégias.
Hoje, o empreendedor deve estar pronto para
desenvolver estratégias de marketing que sejam mais abrangentes. Além de se
preocupar com as mídias sociais – como Facebook, Twitter e Google + –, é
importante estar atento a outras plataformas. Para diversificar o conteúdo,
vale a pena investir no YouTube, em blogs, no Tumblr e em aplicativos, como
WhatsApp e Snapchat (em que a interação pode ser feita por meio do disparo de
mensagens para listas de clientes, por exemplo).
3. Sua empresa é de nicho?
Se a sua marca trabalha com casamentos, moda,
decoração e beleza, por exemplo, certamente sua estratégia não pode ignorar o
Pinterest. Viagem e turismo? Instagram não pode faltar. Quando se tem um
produto específico, é importante identificar onde seu público está e estreitar
laços para investir em ações focadas.
4. De olho na qualidade.
Criar materiais que transmitam credibilidade ao
cliente da marca e saber otimizar buscas no Google devem ser prioridades do
empreendedor. Além de investir em publicidade ou anúncios pagos, é importante
adotar estratégias de SEO para melhor a presença em buscas orgânicas. Para
isso, o bom conteúdo é a melhor estratégia.
5. Amplie o alcance de sua página no Facebook.
No caso do Facebook, é importante criar conteúdos
com potencial de viralização e compartilhamento. Muitas empresas não têm essa
percepção e não investem em material que se aplica ao dia a dia das pessoas.
6. Vale a pena pagar?
Investir em mídia sempre pode ser um ótimo recurso
quando há conteúdo de qualidade a ser divulgado e com alta possibilidade de
compartilhamento. Se você produziu uma excelente notícia, por que não fazê-la
chegar a um número maior de pessoas? É em torno disso que o Facebook vem
trabalhando sua estratégia. Desde que a decisão de comprar anúncios seja bem
planejada (e posteriormente, justificada em relatórios de performance), a
estratégia de promover conteúdo em mídias sociais pode ser um bom investimento.
7. Está lá? Interaja!
Se sua marca está numa rede social, interaja com os
usuários independentemente de sexo ou idade. Toda interação é humana e dos dois
lados deve haver alguém disposto a conversar sem preconceitos. Quem define como
o usuário vai ser, acaba errando. Não existe uma regra de comportamento. Quem
tem mais de 50 anos não necessariamente escreve de maneira séria, não abrevia
palavras ou deixa de usar emoticons. O importante é não ficar calado.
8. Comportamento nas redes.
Mais do que uma questão de linguagem, o comportamento
do público reflete sua faixa etária. Os jovens, por exemplo, interagem com mais
frequência nas mídias sociais, mas com propósitos diferentes de seus pais ou
avós. Acostumados a compartilhar mais conteúdo, em geral, eles usam as redes
para manter contato com seus amigos. Enquanto isso, a audiência mais madura
sente maior necessidade de se expressar quando o assunto envolve reclamações
sobre produtos e serviços ou atenção na busca por informações. Identificar o
comportamento do seu público é essencial para interagir da melhor forma.
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