segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Obama defende solução diplomática para crise na Ucrânia

Barack Obama e Angela Merkel fazem pronunciamento nesta segunda-feira (9) na Casa Branca após reunião em que discutiram crise na Ucrânia (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)Barack Obama e Angela Merkel fazem pronunciamento nesta segunda-feira (9) na Casa Branca após reunião em que discutiram crise na Ucrânia
O presidente norte-americano Barack Obama afirmou nesta segunda-feira (9) que a Rússia violou o acordo acertado com a Ucrânia e enviou mais tanques e artilharia para os rebeldes separatistas no leste ucraniano, em vez de se retirar do território vizinho. Obama fez pronunciamento ao lado da premiê da Alemanha, Angela Merkel, após uma reunião entre os dois líderes na Casa Branca, em Washington.
Obama disse que as agressões russas reforçam a unidade internacional e defendeu uma solução diplomática para a crise na Ucrânia. Segundo o presidente, a possibilidade de uma solução militar sempre foi pequena, porque a Rússia tem uma força militar poderosa. Além disso, disse esperar que o prejuízo da Rússia com as sanções impostas se tornem alto o suficiente a ponto de o presidente russo Vladimir Putin preferir uma solução diplomática. E acrescentou que os Estados Unidos podem aumentar as sanções à Rússia caso as conversas diplomáticas não sejam suficientes.
Obama e merkel discutem crise na Ucrânia, entre outros temas, durante reunião na Casa Branca nesta segunda (9) (Foto: REUTERS/Bundesregierung/Guido Bergmann/Handout)Obama e merkel discutem crise na Ucrânia, entre outros temas, durante reunião na Casa Branca nesta segunda (9)

O presidente afirmou que concorda com Merkel de seguir com a estratégia da Otan de reforçar sua presença no leste da Europa e trabalhar com o FMI para dar ajuda financeira à Ucrânia. Ele também afirmou que se a Rússia continuar a apoiar os separatistas o país ficará ainda mais isolado.

No entanto, os Estados Unidos ainda não decidiram se vão fornecer armas à Ucrânia, mas que examinam muitas opções de ajuda ao país europeu. "A possibilidade de armas letais para defesa é uma dessas opções que são avaliadas, mas ainda não tomei uma decisão sobre isso", disse.
Obama disse que não há dúvidas de que a diplomacia falhou nesta semana com a Rússia, mas que os Estados Unidos continuarão unidos com a Europa nesta questão. Já Merkel defendeu que, caso a diplomacia com a Rússia falhe, a Europa e os Estados Unidos devem explorar outras opções.

A premiê alemã disse que também não vê uma solução militar para a crise na Ucrânia. “Se em um determinado momento alguém diga que o sucesso não é possível, então os EUA e a Europa devem sentar e tentar explorar outras possibilidades do que se pode fazer”, afirmou.
Merkel, por sua vez, indicou que a paz na Europa está em jogo no conflito da Ucrânia se o principal de integridade territorial do continente for ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartão Natal