A Sabesp começa a entregar a partir desta segunda-feira (9) as contas
de água com multa para quem excedeu a
média do consumo. A sobretaxa na conta foi autorizada pela Agência Reguladora
de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a multa varia entre
40% e 100% para quem consumir mais água neste ano no comparativo entre
fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.
Serão 40% de
multa para quem consumir até 20% a mais do que a média do período anterior e a
taxa de 100% para quem utilizar mais que 20%. A medida é válida somente na
parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os
outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.
Por exemplo,
na conta em que o cliente consumiu 16 metros cúbicos, sendo que a média no
último ano foi de 15 metros cúbicos, o aumento de 6% gera uma multa no valor de
R$ 13,65. Já quando o consumo excede os 20%, como nesta conta em que o gasto
passou de 15 para 19 metros cúbicos, o aumento de 26% gera uma multa de R$
42,38.
Com a
aplicação da sobretaxa, a meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por
segundo de consumo. Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São
Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à
falta de chuvas.
A companhia de
abastecimento se comprometeu a anular a multa nas contas de consumidores que
apresentarem uma justificativa aceitável. Segundo a gerente de Gestão de
Relação com o Cliente da Sabesp, Samanta de Souza, quem não concordar com o
valor da conta pode pedir a revisão.
“Por exemplo,
porque aumentou a família, porque alguém veio morar na casa ou porque teve o
nascimento de uma criança. Quando é nascimento ou casamento, fica mais fácil
porque é só apresentar a certidão anexada da solicitação. Mas caso não haja
essa comprovação, apresenta a conta de energia elétrica de dezembro de 2013 e a
conta de energia elétrica atual, porque o perfil de consumo de energia e de
água é semelhante. Se a gente comprova essa alteração de perfil, faz a mudança
imediatamente”, afirmou.
Já os moradores
de condomínio, que não possuem conta individualizada, terão que se organizar.
“O representante do condomínio é o síndico. Ele traz a ata de reunião de
composição do condomínio, preenche a mesma solicitação disponível na internet e
a gente faz as adequações necessárias para os condomínios”, explicou.
A bonificação
da conta do consumidor que continuar economizando irá continuar.
Bônus
Entre fevereiro e outubro do ano passado, a companhia concedeu bônus de 30% na conta de clientes que economizassem 20% ou mais de água em relação à média de consumo entre dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
A medida foi
adotada para estimular a redução no consumo. Desde novembro, o desconto gradual
passou a ser dado para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%. O
desconto foi prorrogado até o fim de 2015.
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