Baquetebol - Nos Estados Unidos é um dos esportes mais praticados
O basquetebol é um esporte altamente popular nos Estados
Unidos. Aqui no Brasil, nós temos vários atletas de expressão que deixaram suas
marcas não apenas aqui em nosso país, mas que também ficaram mundialmente
conhecidos, como é o caso de Hortência, Paula, Janeth e Oscar Schmidt. Mas,
infelizmente, esse esporte não tem aceitação popular em nosso país, de modo que
sua prática se restringe às escolas e aos clubes, como ocorre com o handebol.
Afirma-se que o basquete foi criado em 1891 por James
Naismith, um pastor presbiteriano que era professor de Educação Física na
Associação Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts, nos Estados
Unidos. Conta-se que um grupo de alunos, impedidos de praticarem esportes ao ar
livre devido ao frio, pediu para que o professor criasse um jogo coletivo que
pudesse ser praticado em locais fechados. Como resposta ao pedido, Naismith
dividiu os alunos em dois times, combinou que os alunos só poderiam andar com a
bola desde que a batessem no chão e definiu o objetivo: ganhava o jogo o time
que acertasse mais vezes a bola ao cesto. Conta-se que no início, todas as
vezes que a bola era acertada no cesto, precisavam pegá-la com o auxílio de uma
escada. Só mais tarde alguém teve a ideia de cortar o fundo da cesta, fazendo
com que a bola caísse de volta à quadra. As regras foram oficializadas,
primeiro no próprio clube, no boletim da ACM em 1892, e mais tarde em 1932, com
a fundação da Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA).
Oficialmente, as medidas da quadra de basquete têm as
dimensões de, no mínimo, 26m de comprimento por 14m de largura. As cestas devem
ficar fixadas em estruturas a 3,05m de distância do chão e localizadas nas
extremidades da quadra. As partidas têm a duração de quatro tempos de 10
minutos, com exceção do campeonato estadunidense (NBA), em que os tempos duram
12 minutos.
A marcação de pontos do basquetebol se difere dos outros
esportes: no futebol, no handebol e no voleibol, qualquer marcação soma um
ponto à equipe. Não é assim no basquete: arremessos feitos em situação de
lances-livre valem um ponto; cestas em condições normais de jogo somam dois
pontos; e, quando o arremesso é executado antes da linha situada a 6,2m da
cesta, o time ganha três pontos (por isso, essa linha também é conhecida como
linha dos três).
Como já foi dito, o jogador só pode andar com a bola,
quicando-a (batendo-a no chão). Por isso, considera-se falta quando:
a) o jogador der mais de dois passos sem bater a bola;
b) segurá-la por mais de cinco segundos sem arremessá-la,
seja para a cesta ou para outro jogador de sua equipe;
c) ficar mais de três segundos dentro do garrafão ou tocar
no braço e na mão de quem estiver com a bola.
Para finalizar, serão elencados a seguir os fundamentos do
basquetebol:
- Jump: é um tipo de arremesso feito a partir de um salto.
Isso ocorre para dificultar que o marcador impeça o lance;
- Bandeja: esse arremesso é executado correndo em direção
à cesta;
- Rebotes: quando se erra um arremesso, há a oportunidade
de reaver a bola para sua equipe: isso é chamado de rebote;
- Fintas: são os movimentos que os jogadores fazem com a
bola, cujo objetivo é o de enganar o adversário.
Fundamentos
Empunhadura geral
É feita com os dedos e a parte calosa das mãos, polegares
um de frente para o outro nas laterais da bola. Não é correto segurar a bola
com as palmas da mão.
Manejo de corpo
São movimentos corporais utilizado no basquete que visam
facilitar a aprendizagem dos fundamentos com a bola. Esses movimentos incluem:
finta, giro, mudança de direção, mudança de ritmo e parada brusca.
Finta
Pela frente, por trás, reversão, por baixo das pernas e em
passe livre.
Giros ou rotações
Para frente e para trás.
Falando sobre tempo:
Paragens
A um tempo e a dois tempos. Podendo ser chamado de jump, uma jogada ao
qual o atleta da um tempo no ar para executar um arremesso.
Corridas
De frente, lateral, de costas, zigue-zague e perseguições.
Drible
·
Drible de
progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona
congestionada e avançar no terreno sem encostar no corpo do adversário .
·
Drible de proteção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para
garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade
de defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola.
"Roubar" a bola do adversário é considerado um drible de proteção.
·
Drible pedalada - Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do
basquetebol por cima da bola.
Regras
Regras de Drible
Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para
iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o
pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá
deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.
·
Jogador recebe a bola com um dos pés
no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.
·
Jogador recebe a bola com os dois pés
no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
·
Jogador recebe a bola no ar e um dos
pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô.
·
Jogador recebe a bola no ar e cai com
os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado
pé-de-pivô.
Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante
uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a
seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois
passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo,
executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.
Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também
não pode: driblar a bola, pegá-la com as mãos e driblá-la novamente; Não pode
driblar a bola com ambas as mãos; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja,
conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados
drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.
Passe
O passe tem como objetivo a colocação da bola num
companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de
finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de
passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das
costas, etc.
Passe com uma mão
Usado para lançar a bola mais longe.
Técnicas determinantes:
1. Jogue a bola com uma mão.
Passe de peito
Como o nome indica, com a bola à altura do peito é
arremessada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é
que darão força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no
final do gesto técnico.
Técnicas determinantes:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços;
4. Executar a rotação dos pulsos;
5. Após a execução do passe, deve-se ficar com as palmas das
mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo.
Passe picado ou quicado
Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o
alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá um objetivo comum ao do passe de
peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito.
Técnicas determinantes:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços.
Passe de ombro
É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido.
A bola é lançada como no lançamento de uma bola no baseball (daí o nome). É um
tipo de passe com uma trajetória linear (sem arco), e em direção ao alvo.
Técnicas determinantes:
1. Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro;
2. Colocar o cotovelo numa posição levantada;
3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola;
4. Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as
distancias maiores.
Passe por cima da cabeça
É usado quando existe um adversário entre dois jogadores
da mesma equipe.
Técnicas determinantes:
1. Elevar os braços acima da cabeça;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.
Utilização dos passes
Passes de peito e picado ou quicado
Utilizado em curtas e médias distâncias.
Passe por cima da cabeça
Também utilizado em curtas e médias distâncias, sendo mais
específicos para o pivô.
Passe de ombro
Utilizado em médias e longas distâncias, sendo muito
utilizados em contra ataques.
Arremesso /
Lançamento na Passada
Driblar e jogar a bola na cesta.
Bandeja
É um arremesso que tem que dar dois passos: o primeiro de
equilíbrio e o segundo de distância. Que pode ser feito em movimento com passe
ou driblando.
Com uma das mãos
Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na
perna da frente, a bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas
simultaneamente a elevação da bola acima da cabeça.
Jump
Driblando em direção a cesta e parando numa posição de
equilíbrio, flexionando as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da
cabeça com ambas as mãos e executar o arremesso no momento mais alto do pulo.
Rebote
É a recuperação da bola após um arremesso não convertido.
Assistência
Assistência é um passe certeiro que encontra outro
companheiro de equipe, e acaba convertido em cesto. O jogador que faz a
assistência é tão importante como o jogador que marca o cesto
Enterradas /
Afundanço
Enterrada ou afundaço no basquetebol.
É movimento que conjuga o salto e a colocação com firmeza
da bola diretamente na cesta. O termo utilizado na NBA é "Dunk" que
descreve a mesma situação e que é executado de uma forma habilidosa, este
movimento é executado normalmente quando o jogador que o executa está isolado.
Ponte-aérea
É quando um jogador lança a bola diretamente a um de seus
parceiros, que pula recebe a bola e finaliza a jogada arremessando a bola antes
de tocar o chão. Também pode ser feita com um jogador arremessando a bola na
tabela com outro jogador pegando o rebote e finalizando a jogada imediatamente
em seguida com arremesso ou enterrada. Esta jogada é conhecida como alley-oop na NBA.
Toco / Bafo
É um bloqueio brusco ao movimento da bola que foi ou está
sendo arremessada a cesta por um adversário.
Entrosamento de
equipe
Passar a bola de mão-em-mão até chegar alguém que possa
fazer a cesta com tranquilidade. Isso é trabalho de equipe.
o Jogo
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