Dessa vez, foi o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), do GovernoEstaal, que apresentou a evolução dos números em relação aos anos anteriores, como também a superação da média do Sistema Educacional de Petrolina, em relação aos números gerais no Sertão Médio São Francisco e no Estado de Pernambuco, como demostram os gráficos a baixos.
Em Petrolina, a evolução dos índices internos ajudou no aumento da qualidade do ensino de Matemática e Português, disciplinas que são avaliadas pelo sistema.
A Secretária Executiva de Ensino e Gestão Escolar, Profª Lindamária Amorim, ressalta que o aumento nos números se deve ao desempenho efetivo e ao acompanhamento das turmas, enfatizando as matrizes de habilidade e a aplicação dos testes simulados nas respectivas turmas avaliadas, ou seja, do 3º, 5º e 9º anos. “A gente também destacao empenho e a participação dos gestores e professores”.
O secretário de Educação, Cel Heitor Leite, salienta que a boa notícia
é mais um incentivo para todos os que fazem a educação do sistema municipal, na busca de avanços e de qualidade no setor. “É possível, mediante esses resultados, planejar e ampliar ainda mais as estratégias visando à melhoria dentro da sala de aula, a partir da avaliação de ações e investimentos que estejam dando resultados satisfatórios e contribuindo para a melhoria do ensino,”pontua.
é mais um incentivo para todos os que fazem a educação do sistema municipal, na busca de avanços e de qualidade no setor. “É possível, mediante esses resultados, planejar e ampliar ainda mais as estratégias visando à melhoria dentro da sala de aula, a partir da avaliação de ações e investimentos que estejam dando resultados satisfatórios e contribuindo para a melhoria do ensino,”pontua.
Já para o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, os números do SAEPE indicam que o município está no caminho certo, ao fazer a opção de eleger a EDUCAÇÃO como prioridade da gestão. Basta ver os resultados como estes do SAEPE, do IDEB, e os internos, que fortalecem ainda mais o lema“Petrolina, cidade que educa”.
Etapa de Escolaridade |
Edição
| Evolução das Proficiências Médias da Rede Municipal de Petrolina | |
MATEMÁTICA | LÍNGUA PORTUGUESA | ||
3º Ano EF
| 2014 | 521,3 (Elem.II) | 527,3 (Básico) |
2013 | 514,4 (Elem. II) | 531,5 (Básico) | |
2012 | 525,9 (Elem. II) | 543,5 (Básico) | |
5º Ano EF
| 2014 | 211,4 (Básico) | 198,8 (Básico) |
2013 | 204,6 (Básico) | 188,0 (Básico) | |
2012 | 198,9 (Básico) | 183,2 (Básico) | |
9º Ano EF
| 2014 | 254,9 (Básico) | 244,3 (Básico) |
2013 | 251,0 (Básico) | 241,1 (Básico) | |
2012 | 253,8 (Básico) | 241,2 (Básico) |
Etapa de Escolaridade | Proficiências Médias de Petrolina na Rede Municipal, GRE- S.M.S.F e Estado de Pernambuco | ||||||
LÍNGUA PORTUGUESA | MATEMÁTICA | ||||||
Municipal | GRES.M.S.F. | PE | Municipal | GRES.M.S.F | PE | ||
3º Ano EF | 2014 | 527,3 | 508,4 | 490,8 | 521,3 | 506,7 | 495,5 |
5º Ano EF | 2014 | 198,8 | 198,0 | 177,9 | 211,4 | 201,3 | 188,9 |
9º Ano EF | 2014 | 244,3 | 232,1 | 225,2 | 254,9 | 240,6 | 230,0 |
*SAEPE*– O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco que tempor objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada
período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para agestão escolar. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos.Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco-IDEP
período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para agestão escolar. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos.Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco-IDEP
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