UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS PETROLINA DIRETÓRIO ACADÊMICO ANTÕNIO CONSELHEIRO
Carta aberta à sociedade.
O Diretório Acadêmico da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina vem, por meio desta nota, tornar públicas as decisões dos estudantes em assembleia, na ultima sexta-feira, 20.
O corpo estudantil decidiu por retomar as atividades curriculares, entendendo que a homologação das 280 vagas para concurso de efetivos foi uma conquista significativa e abre diálogos com as entidades responsáveis por administrar a universidade para pautarmos outras necessidades?
Contudo, discordamos do longo prazo aprovado para o escalonamento destas vagas, por entender que, desta forma, o problema não será resolvido, visto que o numero de vagas que compõem o calendário de escalonamento não supre a necessidade mínima de docentes na instituição, que até o ultimo senso apresenta défice de 416 professores efetivos e que neste longo período de tempo o número de docentes que deixam a universidade, pelos mais diversos motivos (aposentadoria, óbito, demissão, etc.) tende a agravar este quadro.
Reafirmamos a necessidade de se realizar um processo de seleção simplificada amplo para abarcar estas e outras necessidades da universidade durante este período de preenchimento das vagas escalonadas e a efetivação desse processo sempre que as necessidades da universidade assim o pedirem.
Seguiremos organizados e lutando não só pela seleção simplificada, mas também pelas demais demandas da universidade. Pautaremos também o debate e a luta acerca da autonomia financeira e administrativa da UPE, por considerarmos que o processo subordinativo que amarra essa instituição ao governo do estado deve ser entendido como ponto fulcral dos muitos problemas que a universidade enfrenta hoje.
Saudações Estudantis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário