segunda-feira, 6 de abril de 2015

EDGAR DEGAS - (PESQUISA ESCOLA FEITO)

Edgar Degas nasceu em Paris em 19 de julho de 1834. Provindo de uma família de banqueiros, teve a educação padrão da classe alta no Lycée Louis le Grand. Depois de estudar direito por pouco tempo, decidiu tornar-se um artista, trabalhando com mestres conceituados e passando muitos anos na Itália, considerada então a “escola de aperfeiçoamento” das artes.

Adquiriu um estilo que o tornaria famoso e diferente dos seus colegas: a pintura histórica. Apesar desse particular não deixou de continuar a pintar as cenas de ópera e concertos, mulheres e finalmente, as bailarinas. Sim, as famosas bailarinas que o tornaram um pintor de renome. Desta série que perdurou ao longo do final do seu glorioso percurso artístico, as mais famosaspinturas são, sem dúvida, A primeira bailarina e A aula de dança. Nestes trabalhos o francês usou vivamente os tons vibrantes, que vigoraram vulgarmente ao longo da sua vida. Porém, durante este período os seus trabalhos tornaram-se muito expressivos, alarmantes, assustadores. A bailarina parece que voa e o ambiente em torno dela é inspirador e implacável. Um quadro vivo, uma obra-prima inquestionável.

Embora as pinturas de Degas aparentem serem espontâneas, elas eram na verdade produções de estúdio cuidadosamente planejadas, construídas a partir de muitos croquis e estudos. Sua arte era do tipo que ocultava sua artificialidade.

Degas era um homem intensamente introspectivo e fechado, e externamente sua vida nada tinha de especial, exceto por seu serviço na Guarda Nacional durante o cerco prussiano de Paris em 1870-1. Fez uma visita prolongada a Nova Orleans para ver seus irmãos em 1872-3, mas, embora tenha pintado diversos quadros enquanto lá esteve, ignorou os lados exóticos e especificamente americanos da vida em Louisiana, acreditando que um artista apenas poderia produzir bons trabalhos em seu ambiente adequado.

Já no início da década de 1870 Degas apresentava problemas com sua visão, e nos anos 1880 ela se deteriorava alarmantemente. Mas ele continuou a trabalhar muito, embora cada vez mais com o pastel, meio menos desgastante fisicamente. Encontrou uma variedade não imaginada de efeitos de cores e texturas, e seus trabalhos feitos com pastel são tão reconhecidos quanto suas pinturas a óleo. Isto também é verdadeiro para as esculturas de Degas: traduziu as bailarinas e os nus que tão frequentemente desenhou para estatuetas lindamente modeladas.

Degas sempre foi uma personalidade amarga, de humor cruel, distante e com consciência de classe social. Embora tivesse um dom para a amizade com umas poucas felizardas, nunca se casou. Na década de 1890 tornou-se cada vez mais ranzinza e isolado, mas foi capaz de trabalhar até 1912. Seus últimos anos foram patéticos: passou muito de seu tempo vagando pelas ruas de Paris, famoso, mas indiferente à sua fama e quase alheio à Guerra Mundial que assolava o norte. Morreu em 27 de setembro de 1917.

Devido à sua brilhante técnica, hoje, as pinturas de Edgar Degas são das mais procuradas pelos compradores de todo o Mundo. Em2004 um trabalho de Degas de nome As corridas no Bois de Boulogne foi vendido na Sotheby’s pela quantia espantosa de cerca de 10 milhões de Euros, ao lado de O tomateiro, de Pablo Picasso e de alguns outros trabalhos do seu eterno «amigo-rival» Edouard Manet.

Pinturas


Retrato da família Bellelli, 1860, Museu de Orsay 
Retrato da família Bellelli, 1860, Museu d’ Orsay
AS LAVADEIRAS 
Esboço de Lavadeiras, 1876 – 1878
Place_de_la_Concorde 
PLACE DE LA CONCORDE
Depois da concepção de Place de La Concorde, enquanto nos seus antigos quadros têm bastante dinamismo, a composição deste não permitiu tal coisa. As figuras deslocam-se, perece, vagarosamente – o que é óbvio pois representava um passeio. Existe uma quase ausência de personagens na praça parisiense. Figuram duas meninas que não se sabe a quem pertencem, de onde vêm nem para onde vão. Demonstram um sorriso implacável e constrangedor, comparável ao de Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Dois velhos de cara triste, deambulando com cartola posta, e barba arranjada, muito ecléticos. Parecem infelizes. E esta atmosfera triste realça-se mais com os trajes dos personagens, cinzas ou pretos.
Não se sabe ao certo como reagiram as pessoas ao quadro, sabe-se, porém, que ficaram eternizadas expressões de cansaço, no público. Pareciam tristes ao ver a obra. Degas já não era a mesma coisa.
A BANHEIRA
A banheira
A banheira, 1886, Museu de Orsay. Este quadro é um dos mais importantes e representativos trabalhos de Degas. Como de costume exibe uma «gama» de inspirações que se revelam entre Dominique Ingres e o seu próprio estilo. Este é dos poucos quadros em que o artista trabalha uma paleta de cores impressionista e partilha um estilo um pouco semelhante ao de Manet. Atraído pelo corpo feminino, Degas trabalhava muito o quotidiano, sendo este trabalho um exemplo do seu gosto pelo quotidiano mais «doméstico», digamos assim. É necessário afirmar que este trabalho é o melhor de toda a célebre série Mulheres no seu toilette.

Mulheres no seu toilette

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degas2La Sortie du Bain (1895)
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images
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petite danseuse de 14 ans
“La Petite Danseuse de Quatorze Ans”
(“Pequena Dançarina de Catorze Anos”)
1881, é uma escultura de uma jovem estudante de dança chamada Marie van Goethem
A escultura foi feita originalmente em cera, uma escolha incomum de material para uma escultura da época, vestida com uma saia de algodão com uma fita no cabelo, assentada em uma base de madeira, antes que fosse lançada em 1922 em bronze.
A relação entre Marie van Goethem e Edgar Degas é um dos debates. Era costume em 1880 que os «Pequenos Ratos” da Ópera de Paris buscassem a proteção de ricos entre os visitantes na porta traseira da ópera. A bailarina representada era um dançarina da Ópera que Degas conheceu. A sua família era miserável, tendo mesmo uma irmã prostituta. Estudou balé até os dezesseis anos, já depois de Degas a ter esculpido, até que teve que se prostituir para conseguir viver.
Escandalizado, Degas fez com que a bailarina muito jovem se deixasse desenhar. Começou com simples esboço, depois as telas e depois, uma escultura revolucionária que viria a mudar o mundo. Degas a esculpiu com o propósito de deixar bem marcados os seus sentimentos face àquela miséria fútil, na qual viviam milhares de parisienses. A sua face mostra o árduo trabalho com o qual conviveu.
O trabalho recebeu críticas mistas. A maioria dos críticos ficou chocada com a peça e pensaram que era feia, que parecia um espécime médico, em parte porque Degas exibiu dentro de uma caixa de vidro. Alguns consideraram a cabeça e o rosto grotescos e primitivos. A partir daí, o mundo começou a refletir sobre aquele aristocrata que se atreveu a provocar a sociedade e Degas foi, de algum modo, rejeitado e até mesmo humilhado. Mas ninguém pode se esquecer que ele mudara a visão conservadora e eclética do mundo e anos mais tarde, a famosa escultura tornou-se um ícone desta forma de Arte.
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A primeira bailarina, 1878, Museu d’Orsay

As bailarinas

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Degas3degas Dancer (Danseuse).
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Outras

Cavalos de Corrida numa Paisagem, 1894, Museu Thyssen-Bornemisza
Cavalos de Corrida numa paisagem, 1894, Museu Thyssen-Bornemisza
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Race horses
Degas 1Degas - Antes da Corrida
- Cafe Concert Singer
Cafe Concert Singer
Auto-retrato, Museu de Orsay
Autorretrato, Museu d’ Orsay
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L’absinthe
madame Valpiçon degas
Madame Valpiçon
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Vor dem spiegel, 1889
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Promenade by the sea
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Young spartans exercising
Paisagem, cerca de 1869 - 1870
Paisagem,  1869 – 1870

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