quarta-feira, 8 de abril de 2015

Exposição 'Persona' reúne desenhos que promovem discussão de gênero

Personagem Dita do artista Douglas Cândido  (Foto: Arquivo pessoal / Douglas Cândido)
Através de desenhos e uma instalação, questões relacionadas a gênero, identidade e sexualidade vem à tona e se tornam objeto de discussão com a exposição 'Persona', aberta para a visitação entre os dias 10 de abril e 26 de junho em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Uma vernissageserá realizada no dia 9 de abril, quando o artista visual Douglas Cândido vai apresentar o seu trabalho na Galeria Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina.
A exposição reúne mais de dez desenhos feitos utilizando a técnica nanquim e um desenho sobre a parede com giz, além de uma intervenção. A proposta é atrair o publico jovem para galeria e que eles transitem pelos corpos e respeitem a arte. De acordo com o curador da exposição, André Vitor Brandão, o nome 'Persona' refere-se aos vários personagens criados pelo artista e retratados na exposição. “Ele cria personagens fictícios e que esses personagens têm identidades que ele chama de possíveis e são seres andrógenos que não tem gênero, ele dá nome aos personagens e características”, explica.
Personagem Renildo do artista Douglas Cândido (Foto: Douglas Cândido/ Arquivo pessoal)Personagem Renildo do artista Douglas Cândido
(Foto: Douglas Cândido/ Arquivo pessoal)
Com 312 sacos com conteúdo vermelho, o artista Douglas Cândido compôs uma intervenção que chama atenção para crimes contra homossexuais. “A instalação fala sobre a transfobia e homofobia e remete aos homicídios contra homossexuais em 2013. Foram 312 casos, então, Douglas encheu essa mesma quantidade com líquido vermelho e esses sacos ficam suspensos e com jogo de iluminação”, comenta o curador.
Sobre a instalação que chama-se 'Sublimação', o  artista da exposição, Douglas Cândido, revela que intenção é ser chocante. “A ideia foi trabalhar sobre esses corpos que são assassinados. Os corpos são massacrados e vão a óbito e muitas vezes não são diagnosticadas a causa das suas mortes. A proposta é que o vermelho saia dentro dessa sacola. O Brasil é o país que mais mata o público gay”, destaca.
Sobre os desenhos dos personagens que dão nome à exposição, Douglas explica que busca referências no real. “Construo essas personagens e que acabam ganhando vida fora do desenho e traz referências de um universo LGBT, que é real. Esses desenhos são simples e feitos com técnica nanquim com o uso de caneta hidrográfica. Busquei inspiração também em obras de Picasso, e seus planos e distorções” relata Cândido.
Douglas conta que a exposição surgiu do trabalho de conclusão de curso em Ares Visuais. “ Sou militante da causa gay e inscrevi a exposição 'Disforia' no 7º Salão Único em Recife e decidi fazer uma ampliação dela. Este trabalho discute a relação do corpo e como esse corpo é rotulado e é um personagem que transita entre o universo masculino e feminino”, ressalta Cândido.
Além da vernissage e a visitação, Douglas prevê a realização de três ações, uma visita mediada, uma palestra que vai apresentar o Trabalho de Conclusão e ainda a mostra de cultura Ziggy, no Jardim da Galeria de Artes, com previsão para maio.
Douglas Cândido dos Santos é graduado em Artes Visuais na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ele tem 26 anos de idade e é natural de Recife, mas mora em Petrolina há cinco anos.
Serviço:
Exposição 'Persona'
Datas: 10 de abril a 26 de junho
Horário: 8h às 20h
Local: Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc, que fica localizado na Rua Pacífico da Luz, nº 618, no Centro da cidade.
Contato: (87) 3866-7454

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certificados

 Aqui compartilho alguns certificados com meus colegas professores/as para o primeiro dia de aula, leitor iniciante, primeiros artistas,  al...