O Governo do Estado de São Paulo instalou neste sábado (4) um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências com relação ao incêndio que atinge o terminal da empresa Ultracargo no bairro Alemoa, em Santos, no litoral de São Paulo, desde a última quinta-feira (2). De acordo com um comunicado divulgado pelo governo, o gabinete foi instalado na Prefeitura da cidade.
Segundo os bombeiros, ninguém morreu no incêndio. Pelo menos 15 pessoas que trabalhavam no local, entre funcionários e bombeiros, precisaram de atendimento já que inalaram fumaça. Todas foram liberadas.O incêndio começou por volta das 10h da última quinta-feira (2) e atingiu seis tanques de combustível, sendo que, por volta das 18h deste sábado, quatro permaneciam pegando fogo. A temperatura no local chega a 800°C. Ainda não há um prazo para o término dos trabalhos.
Fazem parte do gabinete o vice-governador de São Paulo, Márcio França, os secretários Saulo de Castro (Governo), José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar), Alexandre de Moraes (Segurança Pública) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente), além do comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e do subsecretário de Comunicação, Marcio Aith.
Ainda de acordo com o comunicado, uma equipe com 93 homens do Corpo de Bombeiros, além de brigadistas de outras empresas da região, se revezam no combate às chamas e no resfriamento dos tanques. No momento, o incêndio está contido, mas não controlado, já que, neste sábado, ocorreu uma nova explosão. O Corpo de Bombeiros precisou aumentar a área de isolamento.
Também neste sábado, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, falou pela primeira vez sobre o incêndio. O prefeito disse que o município está empregando todos os recursos para combater o fogo e que a cidade está preparada para qualquer emergência.
Já a Secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, alertou a população sobre a aparição de peixes mortos na região. Apesar de não poder afirmar se existe uma relação entre os animais e o incêndio, ela recomenda que a população não consuma os peixes.
O Secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Junior, tranquilizou a população quanto aos riscos que podem ser causados pela poluição. "A Cetesb está monitorando constantemente o ar de toda a região e diz que não há nenhum indício de contaminação", diz.
De acordo com a Defesa Civil de Cubatão, as equipes de plantão estão monitorando o município, já que as chamas e a fumaça estão direcionadas para a cidade. Nesta sexta-feira, duas pessoas acionaram as autoridades reclamando de fuligem na região do bairro Jardim Casqueiro. As unidades de atendimento de saúde emergencial da cidade não receberam nenhum caso relacionado a possíveis efeitos da fumaça do incêndio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário