O idoso de 87 anos ferido na manhã desta quarta-feira (22) em acidente da obra da Linha 4 do metrô está em estado muito grave. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital São Lucas, em Copacabana, para onde foi levado, Agrícola de Souza Bethlem foi atingido com gravidade na cabeça e no tórax por uma grade que se soltou com a queda de uma peça de concreto.
De acordo com o boletim médico, o paciente está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e respira por aparelhos. O estado de saúde é considerado "muito grave e inspira cuidados intensivos". A necessidade de uma cirurgia era avaliada pelos médicos da unidade particular de saúde no fim da tarde.
Segundo o consórcio responsável pela obra, a equipe médica fez o primeiro socorro ao pedestre atingido após a queda de aduelas — anéis de concreto que formam os túneis do metrô. As causas do acidente ainda são apuradas.
Guindaste
O secretário de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, afirmou que um guindaste será usado para retirar as duas aduelas que caíram na calçada da praca Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, pela manhã. O material, que pesa oito toneladas no total, derrubou a grade sobre o idoso. A hipótese de mais alguém ter se ferido.
"Só temos a informação de uma pessoa ferida, mas só teremos certeza depois que retirarmos a peça", afirmou o secretário.
O acidente, segundo Osório, ocorreu devido a uma "movimentação do terreno". Ele garante que não há relação com o Tatuzão, aparelho usado nas obras da mesma concessionária. "A maior parte dessas peças caiu dentro do terreno, que é usado como área de estocagem, mas duas delas caíram por cima da grade e atingiu o idoso que passava", relatou Osório, garantindo que não há risco de afundamento para a área.
O Corpo de Bombeiros ficará responsável, segundo o secretário, por retirar a peça. Na área da Nossa Senhora da Paz, as obras do metrô foram paralisadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário