sábado, 25 de abril de 2015

Ventania derruba árvores do bioma Caatinga na Zona Rural de Petrolina

Ventania aconteceu na noite desta quinta-feira  (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)


O Sítio Caiçara, na Zona Rural, distante 38 quilômetros de Petrolina, no Sertão pernambucano, recebeu na noite desta quinta-feira (23) uma rajada forte de vento por volta das 19 h. A ventania durou cerca de 15 minutos, mas foi o suficiente para derrubar muitas árvores do bioma Caatinga.
Espécies como umburana, algarobeira, baraúna e umbuzeiro caíram com o fenômeno. Uma das árvores que fica no quintal da propriedade caiu por cima da fiação elétrica. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) teve que ser chamada para desligar a energia.
Ventos duraram 15 minutos (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)Ventos duraram 15 minutos
O agricultor Raimundo Bosco, de 68 anos, conta que a última vez que percebeu uma ventania semelhante foi há quase 50 anos. “Eu estava dentro de casa quando ouvi um barulho muito forte. Com pouco tempo minha neta olhou e disse que as árvores estavam caindo”, lembrou o agricultor que mora na localidade desde criança.
Sua esposa, Maria Zilda Nunes dos Santos, de 63 anos, agradeceu por não ter sido maior o estrago, mas lamentou perder uma vegetação que ajudou a cuidar. “Ainda bem que estamos todos bem, poderia ter sido pior. Mas é muito triste ver uma coisa que cresceu com a gente se acabar desta forma”, disse.
De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na noite de quinta-feira foram percebidas descargas elétricas. “Tinham nuvens muito carregadas na região. O choque entre as nuvens carregadas em temperatura fria e a temperatura quente do ambiente pode ter provocado a ventania, que são os deslocamentos de ar”, explicou o meteorologista Mário de Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário