quarta-feira, 20 de maio de 2015

Estimular criatividade da criança na escola é tema de oficina em Petrolina

Seminário discutirá assuntos relacionados à educação das crianças (Foto: Prefeitura de Guarujá / Divulgação)

As crianças são naturalmente criativas, adoram aprender e são extremamente curiosas, mas então porque o sistema educacional tem formado adultos sem criatividade? Esse é um dos temas do 'Workshop Para Pais e Professores' que acontece a partir desta quarta-feira (20), às 20h, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo o ministrante do workshop, João Lino, a escola vem matando a criatividade das crianças. “A escola dá muito mais valor para o conteúdo do que para a criatividade. Não que a teoria não seja importante, mas tem que ter pesos iguais. De nada adianta ter conteúdo sem fazer nada com ele. O objetivo do conteúdo é criar”, afirma.
Para Lino, os principais problemas nas escolas são a indisciplina e falta de atenção dos alunos. “O que percebo é que os professores não têm tempo para pesquisar novos conteúdos, para enriquecer a aula. Uma aula não precisa ser divertida, mas tem que ser interessante para estimular os estudantes a usar o que eles têm de melhor que são a curiosidade e a criatividade”, disse.
O palestrante explica que não é educador, mas sempre foi apaixonado pelo tema. “Tive a experiência de trabalhar na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Minha esposa é educadora, muitos amigos são professores, então a educação sempre foi um tema presente nas nossas conversas. Eu ficava pensando em soluções para ajudar a Educação, o que poderia ser feito para que o aprendizado fosse algo mais atrativo para todos”, contou.
João acredita que esse é um problema que não é exclusivo do Brasil, mas da maior parte dos países. “A preocupação do sistema educacional é levar a criança para o ensino médio, do ensino médio para a faculdade e da faculdade para o mercado de trabalho. E dessa forma são formadas adultos sem criatividade”, afirmou.
O palestrante mantém um http://www.parapaiseprofessores.com.br/pesquisa.asp?busca=all&t=&tipo=a&i=&ifinal=&if=&iffinal=&d=&te=&tatv=&ar=&lo=&tem=&mat=&limit=0,13&id=442&janela=1&erro= onde são apresentados projetos simples, como, por exemplo, um ioiô feito com CDs, que pode ser usado para ensinar Física. “O trabalho que proponho é muito simples, incentivar a criatividade em casa, praticamente de graça, com materiais que seriam jogados no lixo. A mesma coisa pode ser feita nas escolas”, explicou Lino.
Nesta quarta-feira a palestra vai apresentar o tema que será desenvolvido na oficina da quinta-feira (21) e da sexta-feira (22), onde os adultos vão aprender técnicas que estimulem as crianças. No sábado (23), o último dia do workshop, os pais poderão apresentar aos filhos o que aprenderam. Os encontros serão em um livraira localizada na Avenida da Integração, no Centro da cidade, e a inscrição é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3035-2429.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certificados

 Aqui compartilho alguns certificados com meus colegas professores/as para o primeiro dia de aula, leitor iniciante, primeiros artistas,  al...