quarta-feira, 3 de junho de 2015

AV2 - PEDAGOGIA - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III - UNOPAR

Questão 1

Nota: Não gerada
O atendimento hospitalar é um direito assegurado à criança e adolescente pela legislação. Segundo as orientações do MEC (2002):
"Cumpre às classes hospitalares e ao atendimento pedagógico domiciliar, elaborar estratégias e orientações para possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular, no âmbito da educação básica e que encontram-se impossibilitados de frequentar escola, temporária ou permanentemente e, garantir a manutenção do vínculo com as escolas por meio de um currículo flexibilizado e/ou adaptado, favorecendo seu ingresso, retorno ou adequada integração ao seu grupo escolar correspondente, como parte do direito de atenção integral" (MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf)
Tomando como base o texto e a legislação, é correto afirmar que
I – Pela LDB 9394/96 que enfatiza a obrigatoriedade de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais.
II – A Resolução n.02/01 – CNE/CEB institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e prevê que os sistemas de ensino se integrem aos sistemas de saúde.
III - A Resolução n.02/01 – CNE/CEB preconiza que seja oportunizado atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em função de tratamento de saúde, sendo em caso de internamento ou de tratamento domiciliar.
Assinale a opção correta

Alternativas

  • 1 -
    Estão corretas as alternativas I e II.
  • 2 -
    Estão corretas as alternativas II e III.
  • 3 -
    Estão corretas as alternativas I e III.
  • 4 -
    Todas as questões estão corretas.

Sua resposta

2 -
Estão corretas as alternativas II e III.

Questão 2

Nota: Não gerada
"A participação da criança hospitalizada na vida escolar, mesmo em regime domiciliar de estudos, faz com que se perceba ainda membro de uma classe, fortalece seu desejo de pertencimento social, e o afastamento prolongado ou ausências esporádicas da escola não produzirão tantos prejuízos acadêmicos" (ORTIZ e FREITAS, 2001, p. 72. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/415/420).
Assim, a pedagogia hospitalar. Partindo do texto é correto afirmar que:
I – Configura como um campo de atuação do pedagogo na educação não escolar, com o fim de assegurar atendimento à criança hospitalizada e promovendo o apoio necessário à continuidade do processo ensino aprendizagem.
Para isso
II - É necessário elaborar estratégias e orientações para possibilitar acompanhamento pedagógico e educacional a crianças e adolescentes que se encontram em situação de internamento ou afastadas das atividades escolares em função de doença.
Assinale a opção correta

Alternativas

  • 1 -
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
  • 2 -
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • 3 -
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • 4 -
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não se relaciona com a proposição I.

Sua resposta

1 -
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.

Questão 3

Nota: Não gerada
"A cada nova O trabalho pedagógico em hospitais apresenta diversas interfaces de atuação e está na mira de diferentes olhares que o tentam compreender, explicar e construir um modelo que o possa enquadrar. No entanto, é preciso deixar claro que tanto a educação não é elemento exclusivo da escola quanto a saúde não é elemento exclusivo do hospital. O hospital é, inclusive, segundo definição do Ministério da Saúde, um centro de educação" (FONTES, 2005, p. 121 , Disponível em:
Tomando como base o texto, é correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A educação é um elemento da escola, não sendo possibilitada ao aluno em situação hospitalar. Em caso de internamento, cabe ao hospital fazer uma adaptação do que é ensinado na escola, transpondo para um currículo especializado o que deve ser trabalhado com o aluno, conforme sua enfermidade.
  • 2 -
    Para atuar com crianças e adolescente em situação de internamento é necessário o preparo e formação adequada do profissional da educação, sendo necessário que o professor esteja habilitado para atuar frente à diversidade humana e diferentes experiências culturais.
  • 3 -
    Conforme a legislação, somente o pedagogo habilitado na formação inicial pode atuar na pedagogia hospitalar, sendo vedada essa formação na formação continuada, inclusive em nível de especialização.
  • 4 -
    Somente pode atuar em classes hospitalares o pedagogo que teve em sua formação inicial, isto é na sua graduação, conhecimentos da área da saúde.

Sua resposta

2 -
Para atuar com crianças e adolescente em situação de internamento é necessário o preparo e formação adequada do profissional da educação, sendo necessário que o professor esteja habilitado para atuar frente à diversidade humana e diferentes experiências culturais.

Questão 4

Nota: Não gerada
Leia o fragmento do texto abaixo sobre a Educação do campo.
"O longo caminho da construção do processo identitário das escolas do campo foi marcado por avanços e retrocessos. Com base nas Diretrizes Operacionais para a Educação básica nas Escolas do Campo, confirmamos a característica móvel da identidade, determinada pela negociação e pela identificação. As escolas do campo atendem à diversidade, às características dos alunos que vivem no meio rural, por isso, a importância de levar em conta as especificidades do povo do campo sem perder de vista o que é comum a todos, permitindo o acesso à ciência e à tecnologia" (BRASIL, 2007, p. 13. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educacaocampo.pdf ).
Sobre a Educação do campo é correto afirmar que:
I - A educação do campo sempre teve tratamento periférico na legislação, sendo que, as alterações que ocorreram não foram ao acaso, mas fruto da luta desenvolvida pelos movimentos sociais.
II - A educação do campo só passou a ser reconhecida com a implantação da resolução que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo que apresenta um conjunto de princípios e procedimentos para adequação do projeto institucional das escolas do campo.
III - No seu art. 5º, a Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002, defende que sejam estabelecidas propostas pedagógicas das escolas do campo, respeitando as diferenças e o direito à igualdade, cumprindo o que preconiza a legislação e contemplando a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.
IV - Segundo a Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002, compete ao governo federal organizar um currículo único para as escolas do campo, respeitando suas características e atendendo todas as etapas de ensino.
Assinale a opção correta

Alternativas

  • 1 -
    Estão corretas as alternativas I, II e III.
  • 2 -
    Estão corretas as alternativas II, III e IV.
  • 3 -
    Estão corretas as alternativas I, III e IV
  • 4 -
    Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.

Sua resposta

4 -
Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.

Questão 5

Nota: Não gerada
"O estudo indica que a educação, enquanto ensino rural esteve historicamente presente em parte considerável dos discursos dos governantes, mas na prática, não se respeitou o homem do campo como prioridade em seus currículos escolares e direito à educação. Foram e continuam sendo discursos de cooptação dos movimentos sociais" (FERREIRA, 2011, disponível em:http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/1/413_546_publipg.pdf).
Com base no texto e nos estudos realizados, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica da educação do campo.

Alternativas

  • 1 -
    É necessário incluir no momento atual, no debate político e pedagógico da educação do campo, os saberes necessários aos seus sujeitos, considerando que estes podem contribuir na preservação e na transformação de processos culturais.
  • 2 -
    Pensar a educação do campo é compreendê-la como educação dos sujeitos do campo e não para os sujeitos, construindo uma educação do povo do campo e não apenas com ele, nem muito menos para ele.
  • 3 -
    Para que a escola do campo tenha sua identidade e seja é importante lutar pela definição de políticas públicas, sendo desnecessária a reestruturação de currículos e formação de professores.
  • 4 -
    Reconhecer a educação do campo em sua plenitude requer refletir também sobre a formação inicial e continuada do professor e sobre o seu papel e seu preparo para atuar nesse espaço educativo.

Sua resposta

3 -
Para que a escola do campo tenha sua identidade e seja é importante lutar pela definição de políticas públicas, sendo desnecessária a reestruturação de currículos e formação de professores.



OBS.: ENVIADAS SEM NENHUM ERRO.

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