Quem pretende comercializar madeira para fogueiras no período junino em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, deve ficar atento as recomendações da Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã. A orientação serve também para a utilização das fogueiras por parte da população no dia 24, no São João e 29 no dia de São Pedro.
A comercialização da lenha durante o mês de junho é comum na região. Mas, a venda em vias e terrenos públicos devem atender recomendações. “Quem pretende trabalhar com a venda precisa de uma autorização prévia da prefeitura. Tem que procurar a secretaria responsável, manifestar o interesse e indicar o local para que a equipe veja se é viável ou não e se a madeira é extraída de forma legal”, explica o secretário da pasta, Jota Santos.
A venda é proibida em praças, canteiros, ciclovias, locais próximos a residências e vias de circulação intensa de veículos e de pessoas. “São locais em que pode atrapalhar o fluxo de pedestres e também dos veículos porque os interessados em comprar param e corre o risco de causar um acidente. Então, tem que ser um lugar com espaço e estacionamento. Nós temos alguns pontos na cidade adequados para esta atividade”, detalha o secretário.
Para coibir situações irregulares, uma equipe da Secretaria de Ordem Pública fará fiscalizações em toda a cidade. “Ficaremos atentos e se não estiver legalizado, haverá a apreensão do material utilizado. A população também pode passar informações que nós iremos investigar a denúncia”, alerta Jota Santos.
E quem vai acender fogueiras, também deve seguir orientações para evitar acidentes, principalmente na Zona Urbana. “Não pode atrapalhar o tráfego, nem colocar em risco os veículos estacionados. Para acender uma folgueira no asfalto, tem que colocar uma camada de areia ou uma chapa de ferro. O fogo não pode ficar em contato com o asfalto porque danifica a pavimentação. Tem que ter cuidado com a altura também para que não atinja fiações e redes elétricas”, orienta Jota Santos.
A autorização pode ser obtida na Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã. Já as denúncias podem ser feita através da Ouvidoria no número 156 ou pelo telefone (87) 3864.9019, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário