quarta-feira, 10 de junho de 2015

Festas Juninas do Nordeste

Além do tempo frio, os meses junho e julho são famosos por serem a época das tradicionais festas juninas. Os arraiás tomam conta do país inteiro, desde festas de bairro até grandes eventos que levam pessoas de outras regiões até os destinos das festividades.
A música, a comida típica e as clássicas danças e jogos fazem das festas juninas um programa para toda a família. No Nordeste, a tradição é ainda mais forte, já que a região foi o berço das festividades no Brasil. As comemorações nordestinas são consideradas as mais animadas do país e têm cada vez mais atraído turistas para apreciar suas tradições.
Conheça algumas das melhores festas de São João do Nordeste e programe-se para curtir uma das épocas mais gostosas do ano!

CARUARU – PERNAMBUCO
A festas juninas no município pernambucano são famosas pela marcante decoração multicolorida das palhoças e pelo ritmo do forró pé de serra. As quadrilhas movimentam centenas de pessoas e apresentações de artistas consagrados como Zé Ramalho e Dominguinhos já são marcas registradas no município.
Nessa época do ano, centenas de turistas se deslocam para o Nordeste para festejar o São João em Caruaru.


ARACAJU – SERGIPE
Fogueiras, fogos de artifício e o ritmo do baião são as marcas das festas juninas na capital de Sergipe. O famoso Arraiá do Povo se espalha pelas ruas e invade pousadas e restaurantes. As festividades se espalham por todo o estado, fazendo de Sergipe um dos melhores destinos para celebrar o São João.
Festa Junina em Aracaju


Festas Juninas Nordeste
O beiju é típico das festas juninas (Foto: Tristão da Cunha).

SALVADOR – BAHIA

A capital da Bahia se destaca por ser a cidade com as maiores festas juninas do Brasil. Durante todo o mês de junho as fogueiras e bandeirinhas coloridas podem ser vistas em todos os cantos de Salvador. As apresentações das quadrilhas populares acontecem no Pelourinho e atraem centenas de turistas e moradores para dançar ao som do forró. A gastronomia junina da Bahia também é indispensável: aluá, beiju, munguzá e caldo de milho verde são alguns dos pratos tradicionais.

Festas Juninas Nordeste


CAMPINA GRANDE – PARAÍBA 
Considerada “A Maior Festa Junina do Mundo”, a festividade no município de Campina Grande acontece durante todo o mês de junho. As quadrilhas, os tocadores de sanfona e apresentações de artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho e Aviões do Forró atraem turistas do Brasil inteiro. As festas acontecem noParque do Povo, um espaço com 42 mil metros quadrados e que recebe mais de 300 barracas de comidas e bebidas típicas. Acontece também o famoso casamento coletivo, com dezenas de casais que se comprometem em meio ao ritmo do forró pé de serra.
Festas Juninas


O tradicional Arroz de Cuxá (Foto: Marcelo Soares/Flickr)
O tradicional Arroz de Cuxá (Foto: Marcelo Soares/Flickr)
SÃO LUÍS – MARANHÃO
As festividades da época em São Luís são marcadas pelas apresentações do bumba-meu-boi, que geralmente acontecem em praças no centro da cidade. O famoso Balcão do Forró, um espaço onde os trios se apresentam, e os tradicionais quitutes como mingau de milho e arroz de cuxá são as marcas registradas do São João em São Luís.



MOSSORÓ – RIO GRANDE DO NORTE
A cidade é famosa por ter expulsado o bando de Lampião há 80 anos e, durante as festividades juninas, acontece a encenação da resistência dos moradores: a famosa Chuva de Bala no País de Mossoró. A comida típica e as apresentações de grandes artistas da música nacional também fazem de Mossoró uma das cidades com a mais animada celebração de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário