No começo o nome da festa era Joanina, para homenagear João Batista, primo de Jesus. Segundo os historiadores, o termo festa junina tem duas explicações: pode ter surgido por acontecer no mês de junho, a expressão pode ter originado dos países católicos da Europa em referência a três santos Católicos: no dia 13 é o dia de Santo Antônio; no dia 24 de junho comemora-se o dia de São João e no dia 29 é o dia de São Pedro.
Muitos historiadores acreditam que as comemorações juninas surgiram na época
pré-gregoriana. Era uma maneira de celebrar a fartura das colheitas que ocorriam no solstício de verão. Era realizada uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra.
pré-gregoriana. Era uma maneira de celebrar a fartura das colheitas que ocorriam no solstício de verão. Era realizada uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra.
As comemorações foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, no período colonial quando o Brasil era governado por Portugal. O Brasil recebeu muitas influências de vários países como portugueses, franceses, chineses e espanhóis. Os franceses e espanhóis foram nossas influências para a dança, o que podemos observar nas quadrilhas juninas. Os fogos de artifício, uma tradição das festas do mês de junho, são originados da China. As vestimentas também receberam influência dos povos europeus.
Há duas explicações para o termo: festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida ao Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Os elementos culturais recebidos de muitas culturas foram misturados aos costumes dos brasileiros. Hoje em dia cada Região no Brasil tem suas representações culturais diversificadas e muito ricas.
Uma tradição marcante no período junino é a culinária. As comidas desta época do ano são feitas com milho, em consequência da boa colheita do milho no período. Os pratos típicos fazem a festa dos que saboreiam iguarias como canjica, pamonhas, bolos de milho, caldos, curau, pipoca, milho cozido e assado e tantas outras comidas deliciosas que fazem parte da junina.
As Festas Juninas fazem parte do calendário de eventos de várias cidades de Pernambuco. É uma época muito alegre e colorida que tem um gostinho de infância. O Nordeste é rico em tradições e costumes e uma delas é a época dos festejos juninos. Em Pernambuco você vai encontrar muita animação, música boa para dançar, comidas deliciosas e um povo que gosta muito de receber gente que vem visitar o Estado. Aproveite para se divertir em uma das cidades pernambucanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário