segunda-feira, 6 de julho de 2015

Detran: Bicicletas são inclusas em exame prático

Wenderson Batista Diretor da 8ª Ciretran de Petrolina explicou no Programa ´Nossa Voz´ o que muda a partir de agora para quem está tirando habilitação.
Desde o dia (01) todos os candidatos à habilitação no Detran-PE terão que demonstrar respeito aos ciclistas, mantendo a distância lateral de 1,5 metro das bicicletas durante os exames práticos. A iniciativa é inédita no Brasil e tem como meta estimular o convívio saudável entre motoristas e ciclistas. Pernambuco inovou e já instalou no pátio de exames práticos do órgão duas bicicletas estáticas com um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito.
Wenderson Batista Diretor da 8ª Ciretran de Petrolina explicou o que muda a partir de agora para quem está tirando habilitação, ele disse que o artigo já existe no CTB desde quando foi reformulado e com isso o que Pernambuco saiu na frente foi em focar o tema “O motorista seja ele qual for tem que procurar tem um bom convívio com os ciclistas as pessoas têm que se conscientizar que em cima daquele objeto vai uma vida”. Ele lembrou que os motoristas ainda são passivos de multa e quem não respeitar à distância de 1,5 metro pode sofrer infração de R$ 85,13.
Batista destacou também que até o mês de maio foram qualificados mais de 2.550 instrutores de autoescolas a respeito do tema “A bicicleta como modal de transporte”. A capacitação ocorreu em todas as regiões do Estado e os mesmos focarão nas aulas teroricas essa informação aos novos condutores, “Esse pessoal quando vierem irão se deparar com esse novo protótipo e para fixar em mente que o trânsito tem que ser educado” pontuou.
É importante lembrar que as faltas cometidas pelos candidatos serão avaliadas como médias, subtraindo dois pontos (nos casos de o condutor ultrapassar a bicicleta ou não respeitar a distância lateral de 1,5 m).
O Diretor ainda deixou um recado para os condutores ”Sorte para quem está tirando agora, mas os que já são habilitados busquem respeitar não à lei mas sim, os ciclistas que são humanos também”, finalizou.(Site da Grande Rio FM-Simone Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário