sexta-feira, 3 de julho de 2015

Educação: Psicólogo fala da importância da música na sala de aula

Um dos maiores desafios dos professores é despertar o interesse das crianças durante as aulas, principalmente de disciplinas que aparentemente não têm apelo lúdico como a Matemática. O músico e psicólogo pernambucano Samuel Luna, acredita que a música pode ser usada como ferramenta facilitadora do aprendizado. “Samuca”, como também é conhecido, vai abordar essa temática em palestra voltada a professores que acontece no sábado (4) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Samuca mantém há três anos uma página na internet dedicada à alfabetização musical para crianças, o 'Musicalizando'. “O objetivo é passar para os professores o universo da música na escola, de mostrar a importância do compromisso com o lúdico”, declarou Luna. No endereço eletrônico é possível encontrar gratuitamente dicas e atividades que os docentes podem utilizar na sala de aula.
“Desde 2011 é obrigatório o ensino de música no Brasil. E é algo tão importante, que pode ser usado no ensino de Matemática, Português, Inglês e até na Psicologia para trabalhar com crianças especiais ou com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), por exemplo”, contou o psicólogo. Durante a palestra do dia 4 de julho, os professores participantes vão aprender algumas técnicas para unir a arte e o ensino. “Eu costumo dizer que o professor é um pouco artista”, acrescentou Samuel.
A palestra-show 'Musicalizando a Vida Escolar' tem duração de 4 horas, começando a partir das 14h do sábado, e deve abordar outras temáticas relacionadas ao cotidiano dos profissionais da educação. O evento será em uma livraria localizada na Avenida da Integração, no Centro de Petrolina. Estão disponíveis 40 vagas e os participantes recebem certificados. As inscrições são feitas http://www.eventick.com.br/musicalizandopetrolina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3035-2429.

Nenhum comentário:

Postar um comentário