Quando o assunto é
sucesso, postura profissional e boa relação com os colegas no ambiente de
trabalho são aspectos fundamentais. Como a maioria das pessoas passa mais tempo
na empresa do que em casa, com os amigos e a família, ter um bom relacionamento
com todos aqueles que nos cercam é essencial para a nossa vida. De acordo com a
psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento, Meiry Kamia, atitudes
simples como cumprimentar os colegas, trabalhar com bom humor e ter iniciativa
- podem transformar positivamente o ambiente e tornar o dia a dia muito mais
produtivo.
Confira sete dicas
da especialista que podem ajudar na sua carreira:
1. CUMPRIMENTE AS
PESSOAS: quem
não gosta de ser recebido com um sorriso e um sonoro “bom dia”? Muitas pessoas,
por chegarem cansadas, com sono, não percebem que não cumprimentam os colegas.
Olhar nos olhos significa reconhecer as pessoas como seres humanos.
Cumprimentá-las é um sinal de respeito, pois mostra que você as reconhece como
seus semelhantes e mantém o caminho aberto para o contato. Não cumprimentar
significa ignorar a presença do colega, e isso fecha qualquer tentativa de
contato.
2. TRABALHE COM BOM
HUMOR: o
sorriso traz leveza para qualquer ambiente de trabalho. É muito bom trabalhar
com pessoas bem humoradas porque estão sempre sorrindo e são mais otimistas. O
sorriso é um cartão de visitas que mostra que você está disposto e aberto ao
contato humano. Uma cara fechada denuncia uma pessoa que não quer interagir, ou
que está nervoso com alguma coisa, e isso, naturalmente, afasta as pessoas.
Muitas vezes, o dia a dia do trabalho e as preocupações fazem com que as
pessoas se esqueçam de sorrir, e as pessoas não percebem que elas mesmas acabam
“contaminando” o ambiente com seu mau humor e preocupações.
3. ACEITE AS
DIFERENÇAS: o
grande problema dos relacionamentos reside nas diferenças. É difícil aceitar
pessoas que pensam e se comportam diferentes de nós. Procure aceitar que as
pessoas são diferentes porque possuem histórias de vida, valores e culturas
diferentes e por isso podem enxergar o mundo de um jeito diferente do seu.
Aprenda a se colocar no lugar dos outros e compreender seus pontos de vistas.
Compreender o outro significa não julgá-lo, e aceita-lo mesmo quando ele não
concorda com o seu ponto de vista.
4. OFEREÇA AJUDA: tenha
iniciativa. Se você perceber que um colega seu está com dificuldade e você pode
ajuda-lo, não pense duas vezes! Ofereça ajuda! Aja com os outros da mesma forma
como você gostaria que as pessoas agissem com você. É muito bom poder construir
um ambiente de trabalho em que as pessoas colaboram umas com as outras. Então,
comece por você!
5. FIQUE LONGE DAS
FOFOCAS: a
fofoca muitas vezes contamina o ambiente de trabalho. Não faça parte de
conversas que fazem comentários maldosos com relação a colegas de trabalho.
Caso alguma informação chegue até você, pare e pense: “se você passar essa
informação adiante as consequências serão positivas ou negativas?”, “isso
melhorará ou piorará o ambiente de trabalho?”. Se a informação não for ajudar
então não passe adiante. Deixe que a informação morra com você.
6. TENHA UMA
POSTURA MADURA: evite
melindres, ou ficar na posição de vítima. Caso o seu departamento ou você mesmo
tiver que enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem chiliques, sem
chororôs, sem buscar outros culpados. Baseie-se na realidade e foque na
resolução dos problemas. É muito ruim trabalhar com pessoas emocionalmente
imaturas.
7. SAIBA RECEBER E
DAR FEEDBACKS: para
construir um bom relacionamento é preciso fazer ajustes, por isso saber dar e
receber feedbacks é fundamental. Para alguns, receber feedbacks é mais difícil
porque somos resistentes à críticas, por isso ele se torna um grande desafio.
Reconhecer com humildade que é preciso melhorar em alguns aspectos é muito
importante e fundamental para construir relacionamentos baseados na confiança.
Saber dar feedbacks também é uma habilidade difícil pois poucos sabem como
fazê-lo de forma assertiva e objetiva, de forma a promover o crescimento das
pessoas. Mas a confiança advinda do hábito do feedback é base forte para bons
relacionamentos e parcerias de trabalho.
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